
Um dos termos mais usados quando o assunto é emagrecimento é “metabolismo lento”. Embora muitas pessoas saibam que existe uma relação entre o metabolismo e o peso corporal, poucas entendem esse processo.
Em poucas palavras, o metabolismo transforma o alimento ingerido em energia. Com o metabolismo lento, esse processo é igualmente devagar e ocorre menor gasto de energia, resultando em ganho de peso. Mas é possível acelerar o metabolismo, continue a leitura e aprenda.
Índice
Primeiro, o mais importante
- O processo metabólico é dividido em duas partes: catabolismo, em que ocorre a quebra das moléculas dos alimentos, e anabolismo, em que ocorre o fornecimento de energia e nutrientes para o organismo.
- O metabolismo lento pode ser causado por alguma disfunção no organismo. Quem está com a resposta metabólica devagar, costuma gastar menos energia e ganha peso.
- Com uma alimentação balanceada e prática de atividade física, ocorre uma adaptação positiva das enzimas responsáveis pelo aumento do metabolismo.
Metabolismo lento: como reverter esse quadro
O que é metabolismo?
Na primeira etapa ocorre a reação catabólica que consiste em transformar o alimento ingerido em moléculas menores para que percorram o sistema digestivo.
A segunda etapa consiste em uma sequência de reações anabólicas. O alimento processado na primeira etapa fornece ao organismo os nutrientes necessários para manter o metabolismo basal, funções vitais do organismo.
Quais são as principais causas do metabolismo lento?
- Dormir pouco: uma pessoa adulta deve dormir entre seis e nove horas para o descanso do corpo. Quando você não dorme o suficiente, o metabolismo pode ficar lento.
- Longas horas sentado: quem passa muitas horas sentado para estudar ou trabalhar, pode sofrer com o metabolismo lento.
- Períodos prolongados em jejum: quem passa muitas horas sem comer, não gasta muitas calorias, pois quando você não se alimenta direito, o corpo diminui a velocidade e intensidade da queima de calorias.
- Uso de medicamentos: Alguns remédios podem ajudar a retardar o metabolismo e causam aumento de apetite, resistência à insulina, aumento da glicemia e armazenamento de gordura.
- Faixa etária: com o avanço da idade, o metabolismo diminui naturalmente, sendo que após os 30 anos de idade, a taxa metabólica basal diminui entre 1% e 2% anualmente.
- Gênero: geralmente, os homens possuem um percentual de gordura menor e massa muscular maior do que as mulheres nessa mesma idade.
Alimentação e o metabolismo lento
O mesmo fenômeno ocorre em quem realiza dieta restritiva e fornece ao organismo apenas o aporte calórico suficiente para manter a taxa metabólica basal, fazendo com que o metabolismo desacelere para conservar a energia.
Ella Olsson/ Pexels.com)
Relação entre atividade física e metabolismo lento
Nesse sentido, para reverter o metabolismo lento, sugerimos prática de atividade física diariamente, sendo atividade aeróbica e treino funcional os mais indicados para acelerar o metabolismo.
Como acelerar o metabolismo com dicas simples
- Comer de três em três horas: lembra o que falamos sobre períodos prolongados em jejum? Quando você demora a comer, o organismo entende que deve diminuir o gasto de energia e exige uma compensação.
- Mantenha uma dieta saudável: enquanto as proteínas demandam bastante energia para serem absorvidas e as gorduras boas ajudam na quebra de moléculas de gordura ruins do organismo, essa combinação retarda a liberação da glicose fornecida pelos carboidratos.
- Aumente o consumo de fibras: alimentos ricos em fibras exigem maior esforço do organismo durante a digestão, além de retardar a liberação de glicose e prolongar a sensação de saciedade.
- Utilize termogênicos: café, gengibre, pimentas e chá verde ajudam a estimular a termogênese, aumentam a taxa metabólica e resultam em um metabolismo acelerado.
- Prática de atividade e repouso: depois de praticar atividade física, ocorre aumento da taxa metabólica e o gasto calórico se mantém elevado por algumas horas após o treino. Mas é importante respeitar o tempo de descanso do corpo, para recuperar o tecido muscular.
Sinais que seu metabolismo está lento
- Ganho de peso.
- Cansaço mental e físico.
- Pele seca.
- Unhas quebradiças.
- Queda de cabelo.
- Enxaqueca.
- Vontade excessiva de comer doces.
Caso apresente esses sintomas e suspeite de metabolismo lento, consulte um médico endocrinologista para realizar um teste de taxa metabólica em repouso. Se os resultados indicarem o metabolismo lento, você poderá fazer um tratamento.
Resumo
Com a leitura deste artigo, você entendeu a importância do processo metabólico no organismo e como um metabolismo lento pode provocar malefícios, enquanto um metabolismo acelerado é fundamental para manter o corpo saudável e em forma.
Caso você esteja com o metabolismo lento, pode manter uma alimentação saudável, atividade física e incluir os termogênicos para acelerar o processo de transformação de alimentos em nutrientes e energia. Esperamos que tenha gostado deste artigo.
(Fonte da imagem destacada: Huha Inc./ Unsplash.com)