Ultima atualização: 5 de agosto de 2021

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Neste artigo vamos aprender sobre as propriedades da planta Moringa oleifera, o nome científico de uma árvore com incontáveis propriedades. Embora originário da Ásia, ele se espalhou por muitas partes do mundo nos últimos anos. E não é surpreendente, pois há cada vez mais evidências científicas dos benefícios que ela pode nos trazer.

Praticamente todas as suas partes podem ser usadas. Folhas, vagens, raízes, flores, sementes e cascas são usadas para aumentar os níveis de energia. Além disso, suas propriedades podem ajudar a prevenir e complementar o tratamento de várias doenças. Por todas estas razões, muitas pessoas chamam esta planta de "árvore milagrosa" ou "árvore da vida".




O mais importante

  • A moringa é rica em proteínas, vitaminas A, B, C, cálcio e ferro. Ele tem um poderoso efeito anti-inflamatório e antioxidante.
  • A folha é usada principalmente, pois tem um alto efeito antioxidante.
  • De acordo com a FAO, "os produtos Moringa têm propriedades antibióticas, tripanossomo e hipotensão, antiespasmódicas, anti-ulcerosas, anti-inflamatórias, hipocholesterolemicas e hipoglicêmicas".

Moringa: nossa recomendação dos melhores produtos

Abaixo está uma seleção dos melhores suplementos Moringa na Internet. Em geral, o foco está no pó de folhas e sementes de Moringa, como você pode ver por si mesmo. Nesta seção nós oferecemos diferentes formatos para que você possa escolher aquele que melhor se adapte ao seu estilo de vida.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre Moringa

Aqui estão alguns dos fatos mais importantes sobre Moringa. Entre outras coisas, você aprenderá sobre sua origem e o tipo de pessoas que são recomendadas a consumi-la. Além disso, você aprenderá contra que doenças pode ser um bom aliado e qual é o seu preço mais comum na Internet. Esperamos que você ache interessante.

Mujer con moringa

Moringa é o complemento ideal para uma dieta saudável.
(Fonte: Puhhha: 48201369/ 123rf.cm)

O que é Moringa e de onde ela vem?

Moringa é uma árvore nativa do norte da Índia, Etiópia, Filipinas e Sudão. Pode atingir uma altura de 8 a 12 metros e é muito resistente às condições climáticas. Esta é uma das razões pelas quais é considerado como tendo grande potencial como um recurso agronômico local.

De acordo com a organização Action Against Hunger: "as áreas onde Moringa está atualmente localizada coincidem com áreas onde a desnutrição é especificamente afetada". Nas últimas décadas, e devido à sua adaptabilidade, seu cultivo tem se expandido em muitos países. Na Espanha (especificamente em Almería) já existem grandes plantações desta planta.

Quem é recomendado Moringa para consumo?

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) recomenda o consumo de folhas de Moringa para mulheres grávidas. Também é recomendado para mães lactantes e crianças pequenas. Também é interessante para veganos e vegetarianos, pois é uma fonte adicional de proteína, cálcio e ferro.

Seu alto conteúdo de ferro faz da Moringa um suplemento muito interessante para pessoas que sofrem de anemia. Esta doença é causada principalmente pela falta deste mineral. Em resumo, a Moringa pode ser usada como um suplemento natural para tratar diferentes doenças e enfermidades.

Vector moringa

A Moringa é considerada um "superalimento" graças às suas muitas propriedades.
(Fonte: Solomatina: 82515503/ 123rf.com)

A moringa é benéfica para a anemia?

Sim, a Moringa pode ajudar a melhorar os níveis de ferro no sangue das pessoas com anemia. A anemia é uma doença causada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis suficientes, que são responsáveis por fornecer oxigênio aos diferentes tecidos do nosso corpo. Outra de suas funções é remover o dióxido de carbono do organismo.

A anemia por deficiência de ferro é a anemia mais comum e sua principal causa é a falta de ferro. Isto é quando a produção de glóbulos vermelhos não é mais ótima. A deficiência de ferro pode ser causada pela perda de sangue ou por uma dieta pobre. Também ocorre em pessoas com baixa capacidade de absorver ferro de alimentos.

Quanto custam os suplementos Moringa?

Moringa é geralmente um produto acessível e é freqüentemente comprado online. A tabela a seguir dá uma indicação dos diferentes preços e formatos nos quais ela pode ser encontrada. Você também terá que levar em conta os custos de envio, que variam dependendo do local, da quantidade do produto e da empresa.

Tipo Preço
Hoja em pó A oferta de 500 gr varia geralmente entre 10 e 25 euros.
Folha moída em cápsulas Varia de acordo com a marca e quantidade. No entanto, há uma oferta variada de produtos que varia de 15 a 20 euros.
Folha moída em comprimidos Varia de acordo com a marca e quantidade. O mais comum é entre 10 e 20 euros.
E óleo de semente   De 11 a 35 euros, dependendo da quantidade.

Quais são os usos da Moringa ?

Quase tudo pode ser usado a partir da árvore Moringa. Diferentes partes têm sido utilizadas para a produção de biomassa, forragem para animais e biogás. Também são produzidos adubos, adubos, cana de açúcar, mel, medicamentos e purificadores de água (sementes em pó), entre outras coisas. Além disso, todas as partes da planta são comestíveis

  • Folhas: contêm uma grande quantidade de proteínas, ferro, potássio, cálcio, nove aminoácidos essenciais e vitaminas A, B e C. Eles são comidos frescos ou secos (melhor na forma de pó) e podem ser adicionados a saladas, iogurtes, sopas, chás de ervas e smoothies. As folhas moídas são a opção mais fácil disponível na Espanha.
  • Pods: contêm sementes ricas em proteínas e ácidos graxos ômega-3. Eles podem ser comidos cozidos, como se fossem um vegetal.
  • Sementes: elas também podem ser comidas verdes, assadas, em pó e em infusão de chá.
  • Casca: raízes e flores também podem ser comidas.
  • Óleo de semente: é doce e pode ser usado tanto para cozinhar quanto para fazer sabonetes e cosméticos. Nutre a pele, unhas e cabelos.

Qual é a quantidade diária recomendada?

Depende muito da idade do indivíduo. Crianças de até 3 anos de idade são recomendadas a tomar 8 gramas (gramas) diariamente. Para mulheres que amamentam, a quantidade é de 16 gramas. Todos os outros adultos saudáveis podem consumir até 24 gramas por dia. É importante não exceder a dose recomendada para evitar efeitos colaterais e sempre acompanhar as refeições.

Moringa en polvo

Moringa está disponível em diferentes formas: pó, cápsulas ou folhas secas.
(Fonte: Uliasz: 21642150/ 123rf.com)

Qual é a composição nutricional da Moringa?

A Moringa tem inúmeras vitaminas. Na tabela seguinte você pode ver todas as propriedades desta árvore exótica que tem sido usada desde os tempos antigos. Especificamente, a tabela lista os nutrientes por 100 gramas de folha de moringa seca. Desta forma, você terá uma referência antes de comprar um suplemento Moringa.

Composição Quantidade
Kcalories 205
Carbohydrates 38.2 gr
Protein 27 gr
Fibre 19.2 gr
Fats 2.3 gr
Calcium 2003 mg
Iron 28.2 mg
Magnesio 368 mg
Phosphoro 204 mg
Potassium 1324 mg
Vitamina E 113 mg
Vitamina B1 2,64 mg
Vitamina B2 20.5 mg
Vitamina B3 8.2 mg
Vitamina C 17.3 mg

Quais são as propriedades mais importantes da Moringa?

A Moringa é muito interessante do ponto de vista nutricional. É notado por promover o crescimento do leite materno e por ser um antioxidante. Ele também ajuda a combater os danos dos radicais livres prevenindo o envelhecimento, reduzindo as rugas e os sinais de envelhecimento. Outras propriedades são as seguintes

  • Antibiótico
  • Contra o tripanossomo
  • Antiespasmódico
  • Anti-ulcerosas
  • Anti-inflamatório
  • Hipocholesterolemico
  • Hipoglicémica

Critérios de compra

Nesta seção nós apresentamos alguns dos fatores de compra mais importantes ao escolher os preparativos para a Moringa. Antes de escolher o suplemento mais adequado, nós recomendamos que você considere a eficácia. Possíveis efeitos colaterais, preço, alergênios e sabor também devem ser considerados.

Eficácia

As folhas de moringa são ricas em proteínas, vitaminas A, B e C e minerais. Por esta razão, ela é uma das partes mais benéficas desta antiga árvore quando se trata de melhorar nossa dieta. Uma maneira muito eficaz de se beneficiar de seus nutrientes é através do consumo direto ou em cápsulas.

Flor de moringa

A flor moringa pode ser consumida e tem muitos benefícios para a saúde.
(Fonte: Choudhury: 27422822/ 123rf.com)

Efeitos colaterais

Se seguirmos as doses recomendadas pelo produtor e consumirmos Moringa em quantidades razoáveis, não há risco para a nossa saúde. Entretanto, é necessário seguir algumas advertências gerais. As coisas mais importantes a ter em mente podem ser vistas na tabela a seguir:

  1. É hipoglicémico (reduz a quantidade de açúcar no sangue). Portanto, as pessoas com hipoglicemia devem ter um cuidado especial e consultar um especialista.
  2. A casca e a raiz podem ter efeitos abortivos. Portanto, estas partes da planta são melhor evitadas por mulheres grávidas.
  3. É energizante, então é melhor não tomar antes de dormir ou se você sofrer de insônia.
  4. Algumas pessoas que a consumiram com o estômago vazio ou por longos períodos de tempo experimentaram azia ou irritação.
  5. Deve ser sempre tomado com outros alimentos.

Preço

O preço é variável. Depende da parte da árvore a ser consumida, embora sejam principalmente as folhas ou sementes. Também é influenciado pelo formato, que pode ser diretamente em pó, cápsulas, comprimidos ou óleo. Além disso, a quantidade de produto adquirido e se é ou não certificado orgânico ou vegano também são importantes.

Allergens

A maior parte da oferta está concentrada exclusivamente na distribuição de Moringa. Isto significa que normalmente não é combinado com outros ingredientes. Opções com certificação vegan, sem glúten e orgânica estão prontamente disponíveis no mercado. Entretanto, é muito importante consultar os avisos de alergia do fabricante.

Sabor

As folhas moídas oferecidas no mercado têm um sabor suave que pode lembrar chá verde ou algas marinhas. Alguns concentrados podem ter um sabor mais forte que pode ser desagradável para algumas pessoas. Portanto, nós recomendamos que você tenha um pouco de paciência e tente diferentes opções até encontrar a que mais se adequa ao seu gosto. É sempre melhor estar seguro do que arrependido, como diz o ditado popular.

Resumo

Como você leu em todo o nosso artigo, a árvore da Moringa oleifera pode nos fornecer nutrientes essenciais. Os suplementos de moringa são antibióticos, antiulcerosos, antiinflamatórios, hipocholesterolemicos e hipoglicemiantes, entre outras propriedades. Portanto, eles ajudam a curar ou prevenir diferentes doenças.

Moringa é rica em proteínas, vitaminas A, B, C, cálcio e ferro. Devido ao seu alto teor de ferro, ele é especialmente benéfico para pessoas que sofrem de anemia. Também é benéfico para aqueles que seguem uma dieta (como vegetariana ou vegana). É também uma vantagem nutricional para mulheres grávidas, bebês e crianças pequenas.

Esperamos que você tenha gostado do nosso guia para Moringa. Por favor, deixe um comentário ou compartilhe o artigo.

(Fonte da imagem em destaque: Choudhury: 27422822/ 123rf.com)

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