
Embora o número de brasileiros nas academias tenha crescido enormemente, nem todos sabem os verdadeiros efeitos que a atividade física proporciona no corpo. Uma dúvida muito comum é se a musculação emagrece.
Assim como qualquer atividade, a musculação proporciona a queima de calorias, perda de gordura e ganho de massa muscular, ou seja, dependendo da intensidade do treino, a musculação emagrece. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.
Índice
Primeiro, o mais importante
- Para emagrecer é necessário conciliar musculação com atividade aeróbica. Enquanto o exercício com peso fortalece e modela os músculos, o exercício aeróbico acelera o metabolismo e estimula a perda de gordura.
- Quanto maior o volume de massa magra no corpo, maior é o gasto de energia para manter a musculatura, independente se o corpo está em repouso ou em movimento.
- A musculação é um treino de força que aumenta o volume e tônus muscular através do uso de pesos e exercícios com diversas repetições em treinos de curta, média ou longa duração.
Musculação para perder peso: Saiba tudo sobre o assunto
Embora muitas pessoas acreditem que o exercício aeróbico é a melhor solução para perder peso, pois estimula o gasto calórico, muitas vezes não sabem que a musculação pode ser uma atividade física tão ou ainda mais eficaz no treino de quem deseja emagrecer. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Como a musculação ajuda a perder peso?
Além disso, a musculação ajuda a acelerar o metabolismo, o que resulta no gasto de energia durante a atividade física e depois do treino - um treino de resistência mantém o corpo gastando calorias por 48 horas.
Depois do treino de força, o corpo inicia o processo de reparação e construção muscular. Esse processo gasta muita caloria... só para você ter uma ideia, uma pessoa gasta em média 500 calorias para reparar os músculos da perna.
Ainda no processo de reparação muscular, a principal fonte de energia é a gordura do corpo, pois o corpo não precisa de uma fonte de energia rápida nesse momento, pois o processo é longo e leva cerca de 24 horas, por esse motivo é importante fazer intervalo entre os treinos.
Ainda sobre o gasto de calorias, quanto mais massa magra você tiver, mais calorias serão gastas para manter a estrutura muscular. Para equilibrar esse processo, realize uma dieta para emagrecer.
Quais são os demais benefícios da musculação para perder peso?
O treino de musculação ajuda a melhorar a resistência à insulina. Quando o nível desse hormônio está desregulado, ocorre o aumento dos níveis de glicose no sangue, resultando no aumento do peso e do volume de gordura, principalmente na região do abdômen.
Não podemos deixar de mencionar, que a musculação aumenta o fluxo sanguíneo no intestino levando a secreção dos hormônios GLP-1, PP e PPY, que auxiliam na redução do apetite.
Também ocorre a diminuição dos níveis do hormônio grelina, associado ao controle da fome. Para finalizar, ocorre controle do hormônio leptina, que é responsável pela sensação de saciedade e secretado pelo tecido adiposo.
Para garantir o emagrecimento através da musculação evite cargas elevadas e priorize um treino contínuo, com poucas pausas que durem no máximo 30 segundos, e movimentos que ativem grupos musculares grandes, pois quanto mais músculos forem trabalhados, maior será o gasto calórico total.
Além disso, procure aprender como se calcula o peso ideal e busque manter uma alimentação que supra suas necessidades nutricionais, mas ajude a emagrecer. Muitas pessoas recorrem ao jejum intermitente, caso queira apostar nessa tendência, procure orientação médica.
Qual a importância do exercício aeróbico para quem deseja emagrecer?
Ao garantir mais fôlego, o atleta consegue realizar treinos em intensidade moderada ou alta. Desse modo você consegue se exercitar por mais tempo e com carga elevada.
Quais outras atividades auxiliam na perda de peso?
- Corrida: pode ser feita após a musculação com o objetivo de manter ou aumentar a massa muscular e aumentar o gasto energético em fase de repouso. Não recomendamos que a corrida seja feita antes do treino de musculação.
- Aula de spinning e jump: são consideradas aulas funcionais, pois aceleram o metabolismo e favorecem a queima de calorias durante e após o treino. Para conciliar com a musculação, recomendamos que os exercícios sejam realizados em dias alternados.
- Treino funcional: geralmente exercícios funcionais envolvem movimentos como correr, saltar e agachar e ativam todos os grupos musculares. Realize em dias alternados com a musculação para não sobrecarregar o corpo.
- Atividades aquáticas como natação e hidroginástica são excelentes, pois queimam muitas calorias e são de baixo impacto, ou seja, qualquer pessoa pode fazer.
Resumo
Depois da leitura desse texto, você entendeu como a musculação pode auxiliar em seu processo de emagrecimento, principalmente quando é associada com exercícios aeróbicos e funcionais.
É importante mencionar que os resultados ocorrem progressivamente, principalmente quando você concilia com uma alimentação balanceada e descanso para alcançar resultados duradouros. Recomendamos que você busque auxilio de um nutricionista ou nutrólogo, bem como de um educador físico para acompanhá-lo durante o processo de emagrecimento.
(Fonte da imagem destacada: Ron Lach/ Pexels.com)