Ultima atualização: 4 de outubro de 2021

Assim que os primeiros dias quentes de primavera ou verão chegam, começamos a pensar na nossa "figura de biquíni". Especialmente nossa seção intermediária, ou mais precisamente nossos músculos abdominais, são freqüentemente o foco de nossos pensamentos.

Neste artigo nós explicamos o que são nossos músculos abdominais, como eles estão subdivididos e que função eles têm para o nosso corpo. Nós também explicamos como treiná-los e como eles mudam durante a gravidez.

Finalmente, nós discutimos as causas da dor muscular abdominal e a diferença entre os músculos abdominais masculino e feminino.




O mais importante

  • Os músculos abdominais estão localizados no meio do nosso corpo. Eles desempenham funções importantes para o corpo, como a proteção dos órgãos internos.
  • Existem três grupos de músculos abdominais, diferenciados pela sua localização no abdômen.
  • Os músculos abdominais podem ser treinados através de exercícios direcionados e não direcionados. Entretanto, para resultados visíveis, é necessário estar em um déficit calórico.

Músculos abdominais: O que você deve saber

Eles são parte do nosso corpo, ou melhor, são parte da nossa musculatura: os músculos abdominais. Por causa de sua posição e seu papel no corpo humano, eles não devem ser negligenciados em nenhum treinamento ou treino. Eles servem muito mais do que apenas exibir um pacote de seis.

O que são músculos abdominais?

Os músculos abdominais (Latim: abdômen = barriga) ou também conhecidos como músculos abdominais são os músculos esqueléticos pareados (ao contrário dos músculos dos braços e pernas, eles se originam diretamente do esqueleto) que circundam as áreas abdominal e pélvica. Eles também conectam a caixa torácica à pélvis.

Os músculos abdominais são o antagonista dos músculos das costas ou da coluna vertebral.

Os músculos abdominais servem para inclinar e girar o tronco e para se adaptar às mudanças no volume abdominal, como é o caso da gravidez, por exemplo. Além disso, eles estão envolvidos na exalação e ajuda com a excreção através da imprensa abdominal. Os músculos abdominais são o antagonista direto (contrapartida) dos músculos das costas ou coluna vertebral.

O que são os músculos abdominais?

Os músculos abdominais estão divididos em três categorias de acordo com sua posição:

Grupo muscular subdivisões adicionais
Músculos abdominais frontais músculo reto abdominal reto (musculus rectus abdominis), músculo piramidal (musculus pyramidalis)
Músculos abdominais laterais músculo abdominal oblíquo externo (musculus obliquus externus abdominis), músculo abdominal oblíquo interno (MUsculus obliquus internus abdominis), músculo abdominal transverso (Musculus transversus abdominis)
Músculo abdominal posterior músculo lombar quadrático (Musculus quadratus lumborum), músculo lombar grande (Musculus iliopsoas)

Quais são as funções dos músculos abdominais?

Os músculos abdominais são uma parte importante da musculatura humana. Eles têm várias funções diferentes. Por um lado, todos os músculos abdominais interagem uns com os outros para assegurar uma postura fisiológica e, portanto, saudável e uma marcha ereta.

Por outro lado, eles funcionam para fixar e proteger os órgãos internos. Além disso, a cada grupo muscular são atribuídas outras funções específicas.

Grupo muscular Funções
Músculos abdominais frontais Dobrar o tronco para frente, levantar as pernas, auxiliar na compressão abdominal
Músculos abdominais laterais Tensão do tronco para proteger a coluna vertebral, rotação ou inclinação do tronco, auxiliar na compressão abdominal, endireitar a pélvis, moldar a cintura
Músculos abdominais traseiros Inclinar o tronco, auxiliar na respiração. inclinação do tronco, participação na prensa abdominal, endireitamento da pélvis, moldagem da cintura
músculos abdominais posteriores inclinação do tronco, apoio durante a respiração

Como você pode treinar os músculos abdominais efetivamente?

Existem muitos exercícios diferentes para treinar efetivamente os músculos abdominais. Estes podem ser direcionados especificamente para os músculos abdominais ou uma combinação dos diferentes grupos musculares do corpo.

É particularmente importante treinar o músculo reto abdominal ou reto abdominal. Os exercícios a seguir podem servir como um guia para o seu próximo treino

  • Crunches ou também conhecida como imprensa abdominal
  • Tábuas
  • Sit Ups
  • Aumento de Perna
  • Russian Twist (com peso extra ou sem dependendo da preferência + com levantamento das pernas ou sem)

Dependendo da pessoa, varia a rapidez com que você pode ver os primeiros resultados. Entretanto, é importante estar em um déficit calórico para alcançar resultados visíveis. Mesmo os músculos abdominais mais fortes permanecem sem serem detectados se estiverem escondidos atrás da gordura da barriga.

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Há muitos exercícios variados para treinar especificamente o abdômen. (Fonte da imagem: Victor Freitas / unsplash)

Como os músculos abdominais mudam durante a gravidez?

Durante a gravidez, o bebê ocupa cada vez mais espaço no abdômen para crescer. Por causa disso, os músculos abdominais retos se afastam cada vez mais. Geralmente falando, os músculos, não apenas os músculos abdominais, mas os músculos de todo o corpo, "relaxam" para dar espaço suficiente para o bebê em crescimento.

Uma das principais tarefas dos músculos abdominais retos é estabilizar o tronco. Entretanto, como isto se torna difícil durante a gravidez, os músculos oblíquos e laterais do abdômen também têm que assumir esta tarefa.

É por isso que faz sentido treiná-los especificamente durante este tempo. Eles também servem para apoiar o abdômen e prevenir dores nas costas. Basicamente, pode ser dito que você pode continuar exercitando todos os músculos abdominais durante a gravidez.

Entretanto, é aconselhável exercitar os músculos abdominais retos apenas até a 20ª semana de gravidez. Em geral, qualquer atividade esportiva deve ser discutida com seu médico com antecedência.

Faz sentido exercitar o abdômen todos os dias?

Basicamente, não há certo ou errado quando se trata da freqüência das sessões de treinamento. Isto deve sempre ser adaptado ao seu próprio bem-estar. Entretanto, é recomendado treinar o abdômen conscientemente apenas dia sim, dia não, para dar-lhe o tempo de regeneração necessário. Isto porque os músculos só podem funcionar corretamente se eles tiverem descanso suficiente.

O que pode causar dor muscular abdominal?

A dor muscular abdominal pode ser de várias origens. Na maioria dos casos, eles têm uma origem inofensiva que pode ser remediada por pequenas mudanças. Por um lado, pode ser causado pela sobrecarga dos músculos abdominais, por exemplo, carregando pesos muito pesados durante o exercício.

Esta é a conhecida dor muscular. Isto pode ser remediado de forma rápida e eficaz, descansando um pouco. Neste caso, é melhor abster-se de treinamentos abdominais específicos por alguns dias até que a dor tenha diminuído ou desaparecido.

Então comece com exercícios fáceis e simples e trabalhe seu caminho para cima. Por outro lado, a dor abdominal pode ser causada por má postura.

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É importante treinar o centro do abdômen, pois ele é responsável por uma postura reta, entre outras coisas. (Fonte da imagem: pexels / pixabay)

Eles são a contraparte da coluna vertebral e estão, portanto, diretamente ligados à postura do corpo. Se a dor tem esta origem, exercícios para endireitar a postura e fortalecer as costas ajudarão a contra-atacá-la e evitar mais dor.

Em qualquer caso, recomenda-se uma visita a um médico para descartar uma lesão nos órgãos internos e um disco escorregadio.

Por que os músculos abdominais tremem?

O tremor muscular, também conhecido como tremor, pode ocorrer em qualquer grupo muscular, incluindo os músculos abdominais. Basicamente, podemos dizer que, estritamente falando, nossos músculos sempre tremem um pouco. Isto é um tremor fisiológico, que se refere à contração muscular normal.

Milhares de interações musculares despercebidas ocorrem em nosso corpo. Isto envolve o relaxamento de um músculo. Sua contraparte, por outro lado, tem que ficar tensa para que a interação seja possível. No entanto, o tremor resultante permanece despercebido na maioria dos casos até se intensificar.
Um

aumento no tremor pode ter várias causas.

Entre as razões banais estão, por exemplo, o frio ou o esforço. O nervosismo também pode ser um motivo para os tremores musculares abdominais. Entretanto, há também a possibilidade de que o tremor aumentado possa ser um sinal da doença de Parkinson ou uma indicação de problemas na tireóide.

Em qualquer caso, é aconselhável consultar um médico se você sentir um aumento dos tremores musculares abdominais ou tremores musculares em geral, a fim de descartar causas graves.

Quais alimentos são úteis para os músculos abdominais?

Para ver os resultados com os músculos abdominais, uma combinação de exercício e comida é de enorme importância. Portanto, uma dieta rica em proteínas é essencial. Porque sem proteína, os músculos não podem crescer.

Boas fontes de proteína incluem: Queijo cottage, queijo de coalho magro, queijo de resina, batidos de proteína, ovos, peixe, assim como legumes, porque eles fornecem o material de construção para mais músculos e têm um alto grau de saciedade.

Basicamente, todos têm músculos abdominais, mas em muitos casos eles estão bem escondidos atrás de uma camada de gordura. Para trazê-los à tona, você tem que estar em um déficit calórico.

Existe uma diferença entre os músculos abdominais de homens e mulheres?

Geralmente há uma diferença entre o corpo masculino e o feminino em termos de musculatura. Os homens são inerentemente mais fortes porque eles têm vantagens genéticas sobre as mulheres que lhes permitem construir músculos com mais força.

Primeiramente, os homens têm o hormônio sexual testosterona que está envolvido na construção do tecido muscular e da massa muscular. Isso permite que o sexo masculino torne os músculos maiores e mais largos. Basicamente, cerca de 38% do peso corporal dos homens é massa muscular pura.

Enquanto para as mulheres, a porcentagem é de apenas cerca de 31%. Em segundo lugar, há uma diferença nas células musculares. As chamadas "centrais elétricas" das células, as mitocôndrias, estão mais presentes em células masculinas do que em células femininas. Isto significa que as mulheres produzem menos energia porque lhes falta o número necessário de "centrais elétricas".

Conclusão

Você aprendeu que nossos músculos abdominais são uma parte muito importante da nossa musculatura e, portanto, do nosso corpo. Eles são responsáveis por várias tarefas relevantes no corpo, tais como a proteção dos órgãos internos.

Para que seus músculos abdominais possam desempenhar estas funções corretamente, é importante treiná-los regularmente com exercícios especiais. Mas o treinamento sozinho não é suficiente. Somente a mistura de esporte e nutrição proporciona o efeito desejado e os músculos abdominais aparecem.

Também podem ocorrer dores e tremores nos músculos abdominais. Neste caso, é sempre aconselhável contatar um médico para descartar causas mais sérias.

Fonte da imagem: unsplash/ Alora Griffiths

Referências (8)

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Músculos abdominais
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