Ultima atualização: 4 de outubro de 2021

Hoje em dia, muitas pessoas passam uma grande parte de suas horas de vigília sentadas. Isto começa no trabalho no escritório, continua no carro na estrada e finalmente termina em casa no sofá. Se nós não exercitarmos - ou, no outro extremo, se exercitarmos demais - isto pode levar a reclamações nos músculos das costas, tais como imobilidade e tensão.

Então o que fazer para uma coluna saudável? A seguir, vamos analisar mais de perto a anatomia dos músculos das costas e qual a função que eles servem. Além disso, apresentaremos reclamações de costas que podem ocorrer devido aos músculos das costas, assim como as possíveis causas. Finalmente, medidas para combater e prevenir essas reclamações serão apresentadas.




O mais importante

  • Os músculos das costas consistem de diferentes músculos, que são divididos em grupos musculares superficiais e profundos. A interação desses músculos e outros componentes do corpo permite o movimento, bem como a proteção dos delicados tecidos subjacentes.
  • Como os músculos das costas são responsáveis por permitir e restringir o movimento, várias queixas podem se desenvolver, tais como músculos tensos, sobrecarregados ou encurtados. Eles são causados principalmente pelo uso excessivo, subutilização, desequilíbrio e estresse.
  • As medidas para remediar esses problemas são baseadas em particular no relaxamento e na construção dos músculos das costas. Entretanto, estes devem sempre ser selecionados e adaptados em relação às suas causas. No entanto, para um efeito duradouro, os gatilhos problemáticos também devem ser eliminados.

Definição: O que significa o termo "músculos das costas"?

Os músculos das costas são os músculos ao longo das costas. Eles são uma parte essencial do sistema músculo-esquelético. Além da mobilidade, eles também asseguram a respiração e a estabilização da coluna vertebral e do corpo em geral em interação com outros grupos musculares, tais como os músculos abdominais (1, 2, 3).

Background: O que você deve saber sobre seus músculos das costas

A fim de escolher as medidas mais eficazes para construir uma coluna saudável, você deve primeiro entender melhor os próprios músculos das costas, assim como as possíveis causas e os diferentes tipos de problemas de coluna. Agora nós lhe daremos alguma visão sobre isso.

Quais são as funções dos músculos das costas?

Os músculos das costas desempenham duas funções como parte do sistema músculo-esquelético: Proteção e movimento. No curso do movimento, no entanto, funções opostas podem ser observadas. Enquanto os músculos das costas iniciam o movimento em diferentes níveis, eles também podem restringi-lo.

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Os músculos das costas consistem de muitos músculos diferentes que atuam na coluna vertebral. Sua interação com outras partes do corpo permite o movimento, bem como a proteção dos tecidos sensíveis subjacentes. (Fonte da imagem: Joyce McCown / Unsplash)

Esta restrição de movimento é chamada de estabilidade. Aqui, os músculos das costas proporcionam equilíbrio e oferecem proteção às estruturas sensíveis das articulações, discos intervertebrais, assim como aos tecidos circundantes (1, 2, 3, 4).

Como está estruturada a musculatura do dorso?

A anatomia dos músculos das costas é dividida em músculos superficiais - extrínsecos - e profundos - intrínsecos - intrínsecos. Estes dois grupos musculares são separados pela fáscia toracolombar. Como o nome sugere, os músculos profundos das costas ficam ao longo da coluna vertebral abaixo dos músculos superficiais.

Os músculos das costas profundas exercem um efeito nas articulações da coluna vertebral e são fornecidos pelos rami posteriores dos nervos espinhais. Ela pode ser dividida nas três camadas seguintes.

  • Camada superficial: Aqui é onde está localizado o músculo splenius, que é composto pelos músculos splenius cervicis e splenius capitis. Estes músculos são responsáveis pela rotação e extensão do pescoço e da cabeça.
  • Camada média: Esta consiste de um grupo muscular maior chamado musculus erector spinae. Elas causam flexão lateral e extensão da cabeça, pescoço e coluna vertebral.
  • Camada profunda: Inclui o musculi intertransversarii. Semelhante às camadas anteriores, sua área de responsabilidade é a flexão lateral, rotação e extensão da cabeça e coluna vertebral.

Embora os músculos superficiais das costas estejam localizados nas costas, eles se dedicam principalmente a mover os ombros, bem como a apoiar a respiração. Eles são em sua maioria mais longos e maiores do que os músculos das costas profundas. O grupo muscular superficial consiste em músculos da região suboccipital, assim como outros músculos como os músculos trapézio e latissimus dorsi (1, 2, 3, 5).

Quais reclamações podem ser rastreadas até os músculos das costas?

A dor nas costas é freqüentemente dividida em dois grupos principais: dor nas costas específica e não específica. Embora dores nas costas específicas possam ser atribuídas a uma doença tratável específica, isto não é possível com dores nas costas não específicas.

Os músculos podem se tornar tensos.

Estas são baseadas principalmente em causas mais gerais, tais como músculos tensos, sobrecarregados ou encurtados. Dor no pescoço e pescoço rígido também são consequências freqüentes.

Uma variedade de reclamações funcionais pode se desenvolver rapidamente aqui devido a estes problemas musculares. Se os músculos superficiais das costas são negligenciados, eles podem regredir, resultando em redução da circulação e tensão do sangue.

Os músculos podem ser encurtados.

Se os músculos de sustentação dos músculos profundos das costas não estiverem suficientemente estressados, eles podem encurtar, o que em casos extremos pode até alterar a mecânica das articulações.

Um distúrbio na interação dos tendões, músculos e ligamentos pode alterar a fixação das articulações, causando o seu bloqueio e dor.

Se essas reclamações persistirem por um longo período de tempo, há o risco de que elas passem de agudas para crônicas. Se exceder 12 semanas, é geralmente referido como dor crônica (6, 7, 8, 9).

Quais são as possíveis causas de reclamações com os músculos das costas?

Uma variedade de circunstâncias pode desencadear problemas com os músculos das costas. A lista a seguir deve lhe dar uma visão geral das diferentes causas.

  • Sobrecarga devido a trabalho físico pesado
  • Subcarga devido à falta de exercício
  • Desequilíbrio devido a uma deformação unilateral
  • Tensão devido a hábitos pouco saudáveis, como obesidade, fumo e álcool
  • Fatores ergonômicos desfavoráveis, tais como um ambiente de trabalho incorreto
  • Aspectos psicológicos, tais como estresse, conflitos e insatisfação

Embora esta lista dê uma visão geral dos possíveis gatilhos, você ainda deve ter em mente que as reclamações são geralmente causadas por uma interação de diferentes componentes. No entanto, é um bom guia para a terapia (4, 6, 7, 9, 10).

Músculos das costas: medidas para uma coluna saudável e forte

Entretanto, antes de se lançar no treinamento com motivação, você deve primeiro definir seu objetivo. Os músculos das suas costas deveriam ser aumentados ou afrouxados? Ou ambos são necessários? Devem ser tomadas outras medidas?

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Reclamações tais como dores não específicas nas costas ou no pescoço podem frequentemente ser rastreadas até músculos tensos, sobrecarregados ou encurtados nas costas. (Fonte da imagem: Afif Kusuma / Unsplash)

Pode ajudar a analisar as causas de suas reclamações. Se você ainda não tiver nenhum problema com seus músculos das costas, muitas dessas medidas também podem ser tomadas como uma medida preventiva, de acordo com seu estilo de vida, para evitar reclamações.

Como os músculos das costas podem ser relaxados?

Existem várias maneiras de aliviar a tensão nos músculos das costas. O tratamento geralmente tem como objetivo aliviar a dor através do afrouxamento dos músculos. A tabela descreve algumas opções de tratamento que podem ser usadas, dependendo da situação.

Medida Descrição
Fisioterapia No âmbito da fisioterapia, os músculos tensos podem ser afrouxados com a ajuda de massagens e exercícios supervisionados.
Técnicas de relaxamento Existe uma variedade de técnicas de relaxamento para os músculos, tais como yoga, meditação e relaxamento muscular.
Alívio O alívio temporário também pode aliviar a tensão nos músculos das costas, mas o descanso na cama não é eficaz.
Tratamento térmico O tratamento térmico local, como almofadas térmicas e gessos térmicos, também pode ter um efeito relaxante e aliviador da dor sobre os músculos.
Ligaduras traseiras As ligaduras traseiras podem ser outro auxílio, pois ajudam a estabilizar a coluna lombar.

Se essas medidas forem usadas em um estágio inicial, elas podem aliviar ou mesmo eliminar a tensão aguda das costas em muitos casos. A ação imediata é de máxima prioridade nesses casos para evitar entrar em uma espiral de dor e desenvolver dor crônica (4, 8, 9, 11).

Como você pode desenvolver os músculos de suas costas?

Os músculos das costas podem ser construídos através de movimentos e exercícios apropriados. Este treinamento é especialmente importante se houver um encurtamento dos músculos. Aqui, uma mistura de treinamento de força e treinamento de resistência é usada para igualmente estressar e treinar os músculos das costas.

O treinamento de coordenação também pode ser usado com freqüência, pois isso deve ajudar os que sofrem a visar conscientemente músculos locais específicos. Os serviços de fisioterapia também podem ser usados em casos mais extremos. Em última análise, o treinamento dinâmico intensivo também deve melhorar a estabilidade do núcleo.

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Uma mistura de medidas para relaxar e construir os músculos das costas, dependendo da situação, geralmente promete o melhor sucesso na luta contra as queixas musculares. (Fonte da imagem: mr lee / Unsplash)

Aqui, entretanto, você deve procurar por opções específicas de treinamento que se ajustem ao seu estilo de vida para evitar erros na execução e não sobrecarregar os músculos das costas (4, 8, 9, 11).

Que outras medidas você pode tomar para prevenir problemas musculares nas costas?

Em última análise, é essencial romper com o comportamento defeituoso. Se você estiver acima do peso, por exemplo, uma mudança equilibrada e consciente da saúde na dieta deve ser feita em combinação com o esporte para evitar sobrecarregar os músculos e para construí-los ao mesmo tempo.

Melhorar suas condições de trabalho.

Uma mudança para melhores condições de trabalho, como um local de trabalho ergonômico, também pode ser útil.

Aqui, a altura certa da mesa e a posição sentada são muitas vezes cruciais. A posição do corpo deve ser mudada regularmente - mesmo em pé - para evitar tensão unilateral e para afrouxar os músculos.

Às vezes a falta de magnésio também pode ser responsável pela tensão. Entretanto, a ingestão de altas doses de suplementos de magnésio deve ser discutida primeiro com um médico (7, 8, 9, 10, 12).

Reduza seu estresse na vida cotidiana.

Neste sentido, a redução do estresse também pode neutralizar a tensão muscular, já que o estresse psicológico pode ter conseqüências físicas negativas.

Portanto, devem ser feitos esforços para resolver conflitos emocionais, tanto no trabalho quanto na vida privada. Se necessário, isto também deve ser feito com apoio psicológico.

Conclusão

Os músculos das costas consistem de uma complexa rede de músculos que estão em constante interação uns com os outros e com outras partes do corpo. Reclamações dos músculos das costas podem, portanto, ser desencadeadas por uma variedade de situações diferentes e, portanto, só devem ser tratadas com consideração a essas causas.

Medidas contra queixas de músculos das costas geralmente seguem duas abordagens: Relaxamento e desenvolvimento dos músculos. Há muitos exercícios e abordagens diferentes que a pessoa afetada pode usar de acordo com sua situação.

Além dessas medidas, entretanto, o estilo de vida problemático - como o gatilho para as reclamações - também deve ser mudado, na medida do possível. Somente então você poderá desfrutar de um retorno saudável e forte a longo prazo.

Fonte da imagem: Nigel Msipa / Unsplash

Referências (12)

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8. Leinmüller, Renate. Rückenschmerzen: Der größte Teil ist myofaszial bedingt, 2008. Dtsch Arztebl International. 1657-105. 31-32. https://www.aerzteblatt.de/int/article.asp?id=61058
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