Ultima atualização: 4 de outubro de 2021

Os músculos do pescoço são uma das áreas musculares mais importantes do corpo humano. Músculos saudáveis do pescoço são, portanto, importantes para a boa forma e o bem-estar. Entretanto, toda a área do pescoço e os músculos do pescoço podem às vezes se sentir tensos, endurecidos ou com cãibras. Isso levanta a questão, de onde vem a dor no pescoço e como eu posso combatê-la com sucesso?

Aqui você pode descobrir tudo o que você precisa saber para treinar e relaxar seus músculos do pescoço. Nós também lhe dizemos como você pode contrabalançar a tensão sem ajuda médica. Você ficará surpreso ao saber que muitos milagres podem ser alcançados em casa e que você pode aliviar seus músculos do pescoço com o treinamento e relaxamento certos.




O mais importante

  • Os músculos do pescoço são músculos complexos no pescoço do corpo humano. Através desses músculos, podemos esticar, estender, dobrar e inclinar nosso pescoço.
  • A dor no pescoço ou nos músculos do pescoço pode ter várias causas. Um médico deve sempre ser consultado para descobrir a causa exata.
  • Se recomendado pelo médico, os músculos do pescoço podem ser fortalecidos e relaxados através de exercícios. Entre outras coisas, isto pode aliviar e prevenir a dor.

Definição: O que são os músculos do pescoço?

A musculatura do pescoço pode ser descrita como a musculatura dorsal contínua e, portanto, também é definida como a musculatura dorsal autóctone. (1) Funcionalmente, os músculos do pescoço são responsáveis por vários movimentos da cabeça, extensão, inclinação e flexão.

Assim como qualquer outro músculo do corpo humano, os músculos do pescoço também podem causar dor física devido a uma grande variedade de gatilhos. No entanto, estes podem muitas vezes ser aliviados através de treinamento e relaxamento direcionados.

Informações de base: O que você deve saber sobre a estrutura e função dos músculos do pescoço

Antes de lhe apresentarmos as melhores técnicas possíveis de treinamento e relaxamento para os músculos do pescoço, faz sentido primeiro ter uma idéia desses músculos com informações de fundo.

Nós respondemos as perguntas mais freqüentes em alguns parágrafos para esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Por que os músculos do pescoço são importantes?

Para ajudá-lo a entender exatamente por que seus músculos do pescoço podem se sentir tensos, endurecidos ou apertados, é importante ter uma visão geral das funções dos músculos do pescoço. O pescoço em geral é responsável pela mobilidade da cabeça.

Anatomicamente, isto também inclui as áreas da coluna cervical e os chamados receptores que são responsáveis pela profundidade e sensibilidade superficial. (2)

Nackenmuskulatur

Os músculos do pescoço são alguns dos músculos mais importantes do corpo humano. Como eles são responsáveis pela mobilidade da cabeça, eles estão envolvidos em quase todos os movimentos que fazemos. Portanto, é particularmente importante que os músculos do pescoço estejam sempre saudáveis. (Fonte da imagem: pixabay/ whiteitesession)

No entanto, estes componentes anatômicos não são suficientes para a mobilidade completa da sua cabeça, e é precisamente aqui que os músculos do pescoço se tornam importantes. Afinal, são esses músculos que permitem que você movimente sua cabeça de diferentes maneiras.

Alongar, alongar, inclinar e dobrar não seria possível sem os músculos do pescoço. Mesmo não usando ativamente os músculos do pescoço e não percebendo-os na vida cotidiana, eles podem ser considerados um dos grupos musculares mais importantes do corpo humano.

Em que regiões consiste a musculatura do pescoço?

Para fazer os mais variados movimentos possíveis, os músculos do pescoço precisam de vários grupos musculares subordinados. Os músculos do pescoço são formados por dois grupos maiores: o anterior e o posterior.

A musculatura anterior do pescoço é caracterizada pelo fato de estar anatomicamente na região anterior do pescoço e, portanto, também é parcialmente considerada como sendo a musculatura do pescoço.

A musculatura posterior do pescoço, também chamada de musculatura profunda do pescoço, é anatomicamente mais complexa. Ele consiste de um total de quatro músculos subordinados, todos referidos como músculos da cabeça em sua designação médica.

Assim, isto inclui tanto o músculo da cabeça reta posterior pequena quanto o grande. Assim como os músculos oblíquos superiores e inferiores da cabeça. Assim, os músculos do pescoço consistem de vários músculos diferentes e, portanto, tendem a ser complexos. (3)

Como posso saber se meus músculos do pescoço estão equilibrados e saudáveis?

Uma musculatura do pescoço equilibrada e saudável e é indispensável para um estilo de vida de qualidade. Os músculos do pescoço são responsáveis pelos movimentos da cabeça e dificilmente há um minuto no dia em que eles não estão ativos. É por isso que você deve sempre se certificar de que os músculos do seu pescoço estejam equilibrados e saudáveis.

Se você tem dor na região do pescoço, você deve procurar aconselhamento médico e não autoteste.

Você pode rapidamente descobrir por si mesmo se os músculos do seu pescoço são saudáveis. Se você não tem nenhum problema com seu pescoço ou músculos do pescoço na vida cotidiana, é seguro assumir que não há nada de errado com a sua saúde.

Para testar isso, você pode mover cuidadosamente sua cabeça em diferentes direções para ver se você percebe alguma mobilidade limitada em uma determinada área.

Entretanto, se você notar problemas com os músculos do pescoço na vida cotidiana, você não deve fazer um autoteste de mobilidade. Em tais situações, é uma boa idéia documentar exatamente quando a dor ocorre e como ela se manifesta. Com esta documentação, você deve então visitar um médico e ter seus sintomas esclarecidos.

De onde vem a minha dor no pescoço?

A dor nos músculos do pescoço pode ser atribuída a várias causas. Para um diagnóstico definitivo, você deve sempre consultar seu médico.

Entretanto, nós gostaríamos de explicar algumas possíveis razões pelas quais a dor nos músculos do pescoço pode ocorrer. Por exemplo, é possível que a dor nos músculos do pescoço seja causada por nervos apertados.

Muitos nervos diferentes correm pelo pescoço, incluindo o occipitalis major. Isso ocorre exatamente entre a primeira e a segunda vértebras cervicais. (4) É possível, portanto, que este nervo fique apertado durante os esportes ou movimentos cotidianos, causando dor no pescoço.

Nackenmuskulatur

O pescoço é uma área complexa do corpo humano. Igualmente complexas, portanto, são possíveis razões pelas quais os músculos do pescoço, ou o pescoço em geral, doem. Uma razão possível para uma sensação dolorosa no pescoço pode ser o beliscão dos nervos. (Fonte: unsplash/ Dylan Sauerwein)

Também é possível que seus músculos do pescoço estejam sobrecarregados. Você pode ter puxado ou apertado os músculos do seu pescoço durante um movimento incomum ou particularmente extenuante.

Os músculos doridos também podem causar uma sensação desagradável no pescoço. Entretanto, é importante que você sempre consulte um médico antes de tirar quaisquer conclusões sobre as possíveis causas de sua dor no pescoço.

Por que meu músculo do pescoço está inflamado?

Como já explicamos, a dor nos músculos do pescoço pode ser causada por coisas diferentes. Outra possibilidade é a inflamação muscular.

Esta é uma doença inflamatória do tecido muscular. Pode ser causado por infecções ou patógenos virais ou bacterianos, por exemplo, mas também por lesões nos músculos. (5)

Inflamação dos músculos do pescoço pode causar uma sensação desconfortável na área.

Em alguns casos, às vezes parece uma dor muscular de longa duração. A luta contra os músculos inflamados do pescoço só pode ser enfrentada com sucesso se a causa exata tiver sido identificada.

Se for uma infecção, por exemplo, a medicação certa pode proporcionar alívio. Se for uma lesão muscular, o descanso geralmente ajuda e, se necessário, certos ungüentos medicinais para uso externo.

A dor nos músculos do pescoço pode irradiar para outras partes do meu corpo?

A dor nos músculos do pescoço às vezes pode causar efeitos colaterais e irradiar para outras partes do corpo. Entretanto, é importante também verificar esses sintomas com seu médico.

Alguns sintomas podem estar relacionados à dor no pescoço, mas outros sintomas podem estar relacionados a outras fontes de dor. A queixa mais comum sobre dores no pescoço é a dor de cabeça. (6)

Se você tem experimentado um aumento da dor no pescoço ultimamente, e você também tem frequentemente dores de cabeça, pode haver uma conexão entre essas duas reclamações.

A dor de cabeça pode, portanto, ser aliviada por medicamentos contra dores de cabeça. Mas se elas são realmente causadas por uma área dolorosa no pescoço, as dores de cabeça só podem desaparecer a longo prazo se você controlar a dor nos músculos e pescoço do pescoço.

[/kb_faq]

Músculos do pescoço: As melhores dicas e truques para músculos do pescoço treinados e relaxados

Na seção anterior explicamos porque a área do pescoço, incluindo os músculos do pescoço, é uma área anatomicamente complexa. Muitas vezes, as sensações dolorosas nesta área não podem ser rastreadas de volta ao gatilho real sem um diagnóstico médico.

Entretanto, é indispensável determinar isso. Esta é a única maneira de tomar ações direcionadas contra a dor e alcançar alívio.

Desde que seu médico permita e o recomende, você pode fazer certos exercícios para fortalecer e relaxar os músculos do seu pescoço.

Entretanto, estes exercícios não podem ajudar apenas se você já tiver problemas no seu pescoço. Você também pode fazer estes exercícios se você quiser evitar que seus músculos do pescoço fiquem tensos e apertados.

Treine seus músculos do pescoço

Uma maneira eficaz de manter seus músculos do pescoço em forma é treiná-los especificamente. É especialmente importante fazer os exercícios regularmente. Somente se você repetir os exercícios regularmente você poderá desenvolver músculos e fortalecer seus músculos do pescoço a longo prazo.

A variação e a regularidade são a chave para o sucesso do treinamento.

Neste capítulo nós lhe daremos algumas dicas e truques úteis sobre como fortalecer seus músculos do pescoço. Nós nos certificamos de apresentar a você o maior número possível de diferentes métodos de treinamento. Desta forma você pode variar seu treinamento e adicionar muita variedade à sua rotina de exercícios.

Entretanto, os exercícios listados aqui são apenas sugestões. Você só deve fazer os exercícios quando você se sentir bem e quando se sentir confortável para fazê-los. Você não deve forçar seu corpo ou tentar fazer os exercícios se você tiver reclamações físicas.

Treinar em casa sem equipamento

Se você não está registrado em uma academia ou prefere treinar em casa ao invés de em um ambiente desconhecido, exercícios específicos sem equipamento são a melhor opção para você. A vantagem é que você pode fazer exercícios sem equipamento a qualquer momento e em qualquer lugar. Você é, portanto, 100% flexível.

Este tipo de treinamento é particularmente adequado para você se você é um iniciante e ainda está se familiarizando com os vários exercícios. Nesses casos, é melhor treinar com seu próprio peso corporal.

Esta é uma maneira fácil de começar a treinar seus músculos do pescoço e você também pode prevenir possíveis dores através de um treinamento direcionado e controlado. (7)

Treinar na academia com equipamentos

Se você está registrado em uma academia e gosta de praticar esportes lá, é uma boa idéia treinar seus músculos do pescoço na academia. Especialmente se você está treinando seus músculos do pescoço há muito tempo e gostaria de aumentar o nível de dificuldade. Você pode aumentar o nível de dificuldade, por exemplo, usando mais peso para levantar ou repetir um exercício com mais freqüência.

Nackenmuskulatur

Os músculos do pescoço também podem ser treinados efetivamente na academia. É particularmente importante realizar os exercícios individuais com precisão. Desta forma, o grau de dificuldade pode ser aumentado passo a passo. (Fonte de imagem: Unsplash/ Danielle Cerullo)

No entanto, você deve sempre se certificar de estar totalmente informado sobre as funcionalidades do equipamento esportivo. Esta é a única maneira de garantir que você faça os exercícios no equipamento corretamente e não danifique seus músculos. (8) É por isso que é uma boa idéia fazer os exercícios com um instrutor de fitness no início do seu treinamento na academia.

Reforço com o Theraband

O Theraband é uma banda elástica longa e larga que é usada em muitos esportes diferentes. Caracteriza-se pelo fato de que os exercícios podem ser realizados de uma maneira particularmente direcionada e controlada.

Portanto, se você preferir fazer um pouco mais de exercício para os músculos do seu pescoço, a banda térmica é uma boa escolha. Você pode levá-lo facilmente com você aonde quer que você vá, então este treinamento muscular também é particularmente flexível.

Relaxando os músculos do pescoço

Os músculos do pescoço também podem ficar cada vez mais tensos ou apertados. Isto geralmente acontece quando a postura correta não é mantida na vida cotidiana ou durante certos movimentos. Há várias maneiras de neutralizar esta tensão.

Neste capítulo nós lhe mostraremos algumas variações sobre como você pode relaxar com sucesso seus músculos do pescoço. Estes exercícios de relaxamento podem ajudá-lo a se sentir melhor em sua região do pescoço. Entretanto, se o seu pescoço permanecer tenso apesar do alongamento, você deve parar de fazer os exercícios e consultar um médico.

Relaxamento através de alongamento, Pilates e yoga

Uma maneira de relaxar os músculos do pescoço é através de exercícios especiais de alongamento. (9) Exercícios de alongamento muitas vezes vêm sob yoga ou Pilates. Portanto, ao procurar por exercícios de alongamento para relaxar os músculos do pescoço, você também deve procurar por exercícios sob estas áreas.

Exercícios específicos de ioga podem relaxar seus músculos do pescoço e aliviar a tensão. (Fonte da imagem: unsplash / Zen Bear Yoga)

É importante que você só se estique até onde o seu corpo permite. (10) Caso contrário você pode danificar seus músculos e deixá-los ainda mais tensos.

Relaxamento através da massagem

Uma massagem também pode ser relaxante para os músculos do pescoço. Ao escolher uma massagem, tenha em mente que existem muitos tipos diferentes de massagem. Algumas massagens usam mais pressão, outras menos.

Antes de reservar sua massagem, você deve ter certeza do tipo de massagem que você quer. O prático de uma massagem é que ela não apenas relaxa seus músculos, mas também dá à sua mente uma pequena e tranqüila pausa.

Conclusão

Os músculos do pescoço são um sistema muscular complexo e são extremamente importantes para a mobilidade da cabeça. Ele garante que o pescoço possa ser esticado, estendido, inclinado e dobrado. Devido a essas funções de longo alcance, é, portanto, ainda mais perceptível quando os músculos do pescoço doem. As razões para isto podem ser, por exemplo, infecções, movimentos errados ou nervos beliscados.

Para reduzir a dor ou tensão no pescoço, os músculos do pescoço podem ser especificamente treinados ou esticados. O treinamento pode ser iniciado assim que for recomendado por um médico.

É importante variar o treinamento e adaptá-lo ao seu próprio nível de treinamento. Esta é a única maneira de treinar com sucesso, aliviar a dor e possivelmente até mesmo preveni-la.

Fonte da imagem: pixabay/ Mariolh

Referências (10)

1. Carlson GW. Surgical anatomy of the neck. Surg Clin North Am. 1993 Aug;73(4):837-52.
Fonte

2. Kohan EJ, Wirth GA. Anatomy of the neck. Clin Plast Surg. 2014 Jan;41(1):1-6.
Fonte

3. O'Daniel TG. Understanding Deep Neck Anatomy and Its Clinical Relevance. Clin Plast Surg. 2018 Oct;45(4):447-454.
Fonte

4. Goyal N, Jain A. Variant communication of phrenic nerve in neck. Surg Radiol Anat. 2019 Feb;41(2):151-152.
Fonte

5. Rana RS, Moonis G. Head and neck infection and inflammation. Radiol Clin North Am. 2011 Jan;49(1):165-82.
Fonte

6. Tolentino GA, Bevilaqua-Grossi D, Carvalho GF, Carnevalli APO, Dach F, Florencio LL. Relationship Between Headaches and Neck Pain Characteristics With Neck Muscle Strength. J Manipulative Physiol Ther. 2018 Oct;41(8):650-657.

7. Ylinen. J. Physical exercises and functional rehabilitation for the management of chronic neck pain. Eura Medicophys 2007; 43:119-32.
Fonte

8. Khan, Muhammad; Soomro, Rabail Rani; Ali, Syed Shahzad. The effectiveness of isometric exercises as compared to general exercises in the management of chronic non-specific neck pain. Pakistan Journal of Pharmaceutical Sciences . Sep2014, Vol. 27 Issue 5, p1719-1722. 4p.
Fonte

9. Häkkinen A, Kautiainen H, Hannonen P, Ylinen J. Strength training and stretching versus stretching only in the treatment of patients with chronic neck pain: a randomized one-year follow-up study. Clin Rehabil. 2008 Jul;22(7):592-600.
Fonte

10. Tunwattanapong P, Kongkasuwan R, Kuptniratsaikul V. The effectiveness of a neck and shoulder stretching exercise program among office workers with neck pain: a randomized controlled trial. Clin Rehabil. 2016 Jan;30(1):64-72.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo científico
Carlson GW. Surgical anatomy of the neck. Surg Clin North Am. 1993 Aug;73(4):837-52.
Ir para a fonte
Artigo científico
Kohan EJ, Wirth GA. Anatomy of the neck. Clin Plast Surg. 2014 Jan;41(1):1-6.
Ir para a fonte
Estudo científico
O'Daniel TG. Understanding Deep Neck Anatomy and Its Clinical Relevance. Clin Plast Surg. 2018 Oct;45(4):447-454.
Ir para a fonte
Estudo científico
Goyal N, Jain A. Variant communication of phrenic nerve in neck. Surg Radiol Anat. 2019 Feb;41(2):151-152.
Ir para a fonte
Artigo científico
Rana RS, Moonis G. Head and neck infection and inflammation. Radiol Clin North Am. 2011 Jan;49(1):165-82.
Ir para a fonte
Estudo científico
Tolentino GA, Bevilaqua-Grossi D, Carvalho GF, Carnevalli APO, Dach F, Florencio LL. Relationship Between Headaches and Neck Pain Characteristics With Neck Muscle Strength. J Manipulative Physiol Ther. 2018 Oct;41(8):650-657.
Estudo científico
Ylinen. J. Physical exercises and functional rehabilitation for the management of chronic neck pain. Eura Medicophys 2007; 43:119-32.
Ir para a fonte
Artigo científico
Khan, Muhammad; Soomro, Rabail Rani; Ali, Syed Shahzad. The effectiveness of isometric exercises as compared to general exercises in the management of chronic non-specific neck pain. Pakistan Journal of Pharmaceutical Sciences . Sep2014, Vol. 27 Issue 5, p1719-1722. 4p.
Ir para a fonte
Artigo científico
Häkkinen A, Kautiainen H, Hannonen P, Ylinen J. Strength training and stretching versus stretching only in the treatment of patients with chronic neck pain: a randomized one-year follow-up study. Clin Rehabil. 2008 Jul;22(7):592-600.
Ir para a fonte
Artigo científico
Tunwattanapong P, Kongkasuwan R, Kuptniratsaikul V. The effectiveness of a neck and shoulder stretching exercise program among office workers with neck pain: a randomized controlled trial. Clin Rehabil. 2016 Jan;30(1):64-72.
Ir para a fonte
Resenhas