Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Dormir é vital. Para humanos, para animais, isso não importa. Mas o que realmente acontece com o corpo quando isso não funciona? Deitar bem acordado à noite e não conseguir dormir é desagradável. Mas muitas outras pessoas sentem o mesmo todos os dias. Se isso acontecer uma vez - tudo bem.

Mas se acontecer de novo e de novo, pode causar danos a longo prazo. Não tem um efeito forte apenas no exterior, mas especialmente no interior. Além das olheiras, existem outros aspectos que podem ser perigosos. Neste artigo você não encontrará apenas algumas informações sobre isso. Mas também dicas que o ajudarão a dormir melhor.




O mais importante

  • Existem diferentes tipos de distúrbios do sono. Mas não importa a forma que você tenha, isso é ruim para o corpo. Gradualmente, a situação vai piorando e é por isso que sempre deve ser tratada imediatamente.
  • Quando você não consegue dormir, isso exige muito de suas forças. Psicologicamente, mas também fisicamente. A curto prazo, geralmente se percebe que há muito cansaço. Mas a longo prazo pode ficar pior.
  • Existem pílulas para dormir. Mas antes que um vício possa se desenvolver, deve-se recorrer a remédios caseiros ou alternativas. Não só pode ser trabalhado antes de ir para a cama, mas já ao longo do dia. As medidas preventivas são uma boa maneira.

Definição: O que são problemas de sono?

É comum ter problemas para dormir. Existem dois tipos diferentes. Primeiro, há problemas ao adormecer. Neste caso, as pessoas acham difícil conseguir dormir à noite. Isto pode acontecer apesar do cansaço e pode levar várias horas antes de funcionar.

Em segundo lugar, há problemas para dormir durante a noite. Não é possível dormir durante toda a noite. Normalmente, sem nenhuma razão em particular, como barulho ou outros possíveis distúrbios, as pessoas acordam várias vezes por noite. (7)

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Existem diferentes tipos de problemas de sono. Você pode sofrer de problemas ao adormecer ou ficar dormindo. (Fonte da imagem: Unsplash/ Kinga Cichewicz)

Há também problemas agudos, de curto prazo e crônicos do sono. Não é raro você ter problemas para adormecer, mas se isso acontecer com mais freqüência, pode ter um impacto em seu corpo. Não apenas fisicamente, mas também psicologicamente. (4) Se você está tendo problemas para dormir, você deve monitorar e documentar isto durante um período de tempo.

Assim que você perceber que você acorda mais de três vezes por semana, você deve obter ajuda. Noites sem dormir especialmente prolongadas durante um período de mais de três meses não são boas para o seu corpo. (1)

Background: O que você deve saber se você não consegue dormir

A seguir, você encontrará as informações mais importantes sobre o porquê de você não conseguir dormir. Nós também respondemos outras perguntas, por exemplo, sobre o procedimento ou o que está disponível.

Por que não consigo dormir?

Há inúmeras razões pelas quais você não consegue adormecer. A tabela a seguir lista algumas delas. Veja qual deles se aplica a você e tente trabalhar contra eles. Especialmente a longo prazo, é útil rastrear as causas de volta à sua origem. Além disso, se você sente que está cansado, é útil descobrir qual é o problema.

Razões Exemplos
Fatores externos Isto inclui fatores como o tempo elevado de tela. Mas o ruído, a luz ou a temperatura também são fatores decisivos.
Fatores de saúde se você tem condições médicas, provavelmente não pode adormecer. A longo prazo, você deve ter sido examinado por um médico.
Fatores psiquiátricos Cada vez mais, problemas de sono ocorrem quando doenças mentais estão presentes. A depressão pode ocorrer como resultado de estresse

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O que fazer quando eu não consigo dormir?

Mais abaixo no artigo você encontrará remédios caseiros e outras dicas que você pode usar. Estes devem ajudar você. Tente coisas diferentes. Se não houver melhora, consulte um médico e peça conselhos. Durante uma consulta inicial com um médico, os próximos passos podem ser discutidos.

Os seguintes pontos podem ser considerados. Estas variam e são apenas algumas das muitas soluções possíveis. (6)

  • Diário de sono por 14 dias: O médico lhe pedirá para anotar seus sintomas todos os dias. É claro, isto pode durar mais de 14 dias. É também uma opção que pode ser feita antes de uma visita ao médico. Desta forma, o médico pode ter uma primeira impressão.
  • Questionários sobre o sono: Esses questionários variam em comprimento e incluem perguntas sobre a sua situação atual. Eles são principalmente sobre o seu sono, mas também lhe serão feitas perguntas sobre o seu ambiente e possíveis problemas. Dependendo do questionário, ele será avaliado. É possível que isto revele as primeiras causas.
  • Actometria: Este já é um exame possível e estendido. A condição do corpo é observada ao longo de vários dias ou semanas. Isto inclui, por exemplo, medir o quão ativo você é. Durante todo o período, você está em seu ambiente habitual. No entanto, seus valores são observados dia e noite e depois analisados. (8)

Por que eu não consigo dormir depois de beber álcool ou café?

Foi cientificamente comprovado que pequenas quantidades de álcool realmente promovem um bom sono. No entanto, ele impede que você durma durante a noite e geralmente tem um efeito negativo na qualidade do sono. O despertar frequente interrompe as fases do sono e torna cada vez mais difícil voltar a um sono profundo. (5)

Em alguns casos, os comprimidos para dormir são prescritos. Não há nada a ser dito contra isso por um curto período de tempo. Entretanto, se essas drogas forem tomadas por um longo período de tempo, uma dependência pode se desenvolver.

Isto, por sua vez, perturba o sono e tem o efeito oposto. Outros medicamentos também podem ter um efeito negativo sobre o sono. Você pode ler sobre isso no folheto informativo como um efeito colateral. (5)

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A cafeína no café pode ter um efeito negativo sobre a qualidade do seu sono. (Fonte da imagem: Nathan Dumlao / Unsplash)

O café tem um efeito sobre o sono. Mas somente se houver cafeína dentro dela. É por isso que uma grande parte da população bebe café para acordar pela manhã. Mas não é útil pouco antes de ir para a cama. Além de aumentar a freqüência cardíaca, ele também aumenta os movimentos intestinais e estimula o fluxo de urina. Todos esses são fatores que promovem o sono de má qualidade. (5)

Faz mais sentido comer uma dieta balanceada ao longo do dia. Nutrição alcalina ou jejum intermitente pode valer a pena tentar. Também é importante beber líquidos suficientes. Garrafas de água de aço inoxidável podem ajudar a lembrá-lo de beber o suficiente.

Quais são os diferentes tipos de distúrbios do sono?

A tabela abaixo lista algumas das condições previamente diagnosticadas relacionadas ao sono. O diagnóstico de um só deve ser feito por um médico e, é claro, deve ser tratado sob supervisão.

Tipos Definição
Insônia crônica Isto se refere a problemas permanentes de sono. Não importa se é difícil adormecer ou permanecer adormecido. O fator decisivo aqui é o período de tempo.
Síndrome das pernas inquietas como o nome sugere, esta é uma condição das pernas onde elas nunca estão paradas. Isto pode variar de formigamento a dor.
Apneia do sono Esta é uma parada da respiração. A pessoa afetada não respira regularmente. Isto deve ser tratado em qualquer caso.
Circadian sleep-wake rhythm disorder Aqui o chamado relógio interno da pessoa não está no ritmo. Isto ocorre freqüentemente em trabalhadores por turnos ou durante viagens com horários diferentes.
Narcoelepsia É uma doença neurológica. As pessoas afetadas adormecem durante o dia apesar do sono suficiente à noite.

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Como posso dormir melhor?

Como é possível que o seu ambiente seja decisivo, você pode fazer algumas mudanças aqui. Preste atenção no que o incomoda quando você se deita na cama à noite. Mude a temperatura para se adequar a você. Talvez você esteja muito quente ou muito frio? Uma temperatura ambiente entre 14 e 18 graus é recomendada. (3)

A luz também é um fator de influência. Às vezes muita luz perturba seu sono. Demasiada luz faz a cabeça pensar que é hora de se levantar novamente. Como resultado, geralmente não é possível adormecer. Mesmo antes de ir para a cama, você pode começar a escurecer a luz. Isto ajudará o seu corpo a relaxar e se ajustar ao sono. (3)

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Há algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a dormir melhor. A luz tem um grande papel nisso. (Fonte da imagem: Meru Bi / Pexels)

Provavelmente o fator mais comum que perturba o sono é o ruído. Mesmo quando bebês, nós tentamos adormecer em completo silêncio. É claro que há exceções, mas também há casos extremos. Pessoas que são muito sensíveis ao ruído devem minimizar a fonte do ruído. Às vezes a música suave ou o som do mar também ajuda a adormecer melhor.

Cada um deve encontrar seu próprio ritmo. (3) Um ponto que muitas vezes é considerado uma causa de problemas no sono é um ambiente desconhecido. Seja durante uma noite com amigos ou em férias. As circunstâncias geralmente são completamente diferentes. Talvez seja possível que você realize um ritual lá de casa também. Ou um cheiro, um objeto ou até mesmo um pijama pode ajudar. (3)

Quais são as conseqüências se eu não consigo dormir?

Se acontecer de você não conseguir adormecer, você não precisa se preocupar. No entanto, não conseguir dormir por um longo período de tempo irá afetar seu corpo. É feita uma distinção entre fatores físicos e psicológicos. Após um curto período de tempo, você sentirá que está dormindo menos e que não tem tanta energia. (9)
A psique também sofre de muito pouco sono.

Entre os fatores físicos, há, por exemplo, um aumento do risco de doenças cardíacas. O risco de desenvolver o diabetes também aumenta. Um sistema imunológico fraco tem um grande papel nisso. Ele também pode ser um gatilho para várias outras doenças. (9)

Você também pode sentir dores musculares ou nas articulações. Em suma, o corpo não pode se regenerar o suficiente. Também é visível no exterior. Além das olheiras, a retenção de água também pode aumentar. As mulheres em particular estão correndo um grande risco aqui. (9)

As conseqüências psicológicas tornam-se visíveis gradualmente. A partir de uma inquietação inicial, que geralmente é notada, mudanças de humor extremas podem ocorrer. Como resultado, as pessoas afetadas ficam mais irritáveis e caem em conflitos com mais freqüência. O estresse que aumenta ao longo do dia também piora esta situação. (9)

Você também não terá um desempenho tão bom se não conseguir dormir. O pouco sono também pode afetar sua capacidade de concentração. No pior caso, você pode ter alucinações ou mesmo problemas de memória. (9)

Eu não consigo dormir: As melhores dicas e truques para ajudá-lo a dormir

Remédios caseiros ou algo totalmente diferente? Nos pontos seguintes nós resumimos maneiras de ajudar você a dormir melhor. Tente coisas diferentes e às vezes pode levar um pouco mais de tempo para ver um efeito.

Remédios caseiros que ajudam você a dormir melhor

Os conhecidos remédios caseiros podem fazer maravilhas. Por exemplo, eles também podem ajudar com problemas de sono, acalmando o corpo e preparando-o para o próximo estado de sono. Abaixo você encontrará alguns dos mais populares.

Chás de ervas medicinais

As misturas de chá são usadas em uma grande variedade de áreas. Um bem conhecido é o chá de urtiga. Especialmente quando é hora de ir dormir, o calor é benéfico para o corpo. O chá é muito adequado para isso. Vários chás de ervas, em particular, têm efeitos positivos. Uma das variedades mais conhecidas aqui é a valeriana. A Valeriana acalma e ajuda a acalmar o estresse ou outros tumultos internos.

Banhos e óleos

Se você não gosta de tomar chá, há também banhos que têm um efeito calmante. Os perfumes suaves das ervas podem ajudá-lo a se acalmar. As flores de lavanda são particularmente adequadas. Eles têm um efeito indutor do sono e, juntamente com as folhas coloridas, criam uma atmosfera agradável.

Um banho relaxante à noite pode melhorar a qualidade do seu sono. (Fonte de imagem: unsplash / Roberto Nickson)

Se você preferir evitar o calor, também há óleos como alternativa. O óleo de lavanda também é usado com freqüência. Como um compromisso, o óleo de tomilho também pode ser usado. É suficiente massagear algumas gotas nas costas ou nas mãos.

Compressão fria

A temperatura certa pode ser crucial. Às vezes seu corpo está superaquecido e você não pode adormecer por causa disso. Você pode molhar os panos com água fria e colocá-los em seu rosto. A água deve estar em torno de 18 graus Celsius, porque se estiver muito fria tende a acordar você. Alternativamente, você pode colocar a água cuidadosamente em suas pernas e deixá-la secar.

Leite morno com mel

Este é provavelmente um dos remédios caseiros mais conhecidos para melhorar as insônias. A melatonina é liberada por um ácido láctico que entra no cérebro. Este é o hormônio do sono e pode ser produzido mais facilmente. Por muitos anos, isto tem sido considerado uma absoluta dica de dentro.

Outras formas de dormir

Além dos remédios caseiros, existem, é claro, outras alternativas que podem fazer maravilhas. Estes são geralmente fáceis de integrar na vida cotidiana e têm um grande efeito sobre a qualidade do seu sono. Isto porque eles o distraem de outros pensamentos que poderiam causar um desequilíbrio interno.

Técnicas de respiração

Isso dá a você a oportunidade de se acalmar. Isso também torna sua respiração mais rasa e requer menos oxigênio durante o dia todo. Se você se concentrar nisto, você automaticamente adormecerá. Existem exercícios pré-definidos para isso. Mas é melhor encontrar o seu próprio caminho. (8)

Música ou podcasts

Especialmente se você é um fã de música, esta pode ser uma dica útil. É melhor criar uma playlist de músicas que sejam boas para você com antecedência. Também pode ajudar a ouvir um podcast. É melhor se não for um tópico que o aborreça. (8)

Leitura de livros

Como um bibliófilo, esta é uma boa idéia. Mergulhar em um livro e ler até seus olhos literalmente se fecharem. Em contraste, agora também existem audiolivros. Você pode até mesmo definir quanto tempo eles correm antes de cair no modo snooze por conta própria. (8)

Conclusão

Se você não consegue adormecer, você não está sozinho com este problema. Infelizmente, muito mais pessoas sofrem com isso do que você pensa. Os distúrbios do sono podem ser desencadeados por várias causas. No entanto, só você sabe qual é a verdadeira causa. É por isso que você deve descobrir o que você pode mudar. A longo prazo, noites sem dormir podem deixar você doente.

O resultado não são apenas queixas físicas, como olheiras ou sonolência. Você pode se livrar deste problema a curto prazo, usando remédios. Por períodos mais longos, no entanto, você precisa da ajuda de especialistas. Eles não só oferecem comprimidos como uma solução, mas também têm outras abordagens terapêuticas.

Fonte da imagem: Yuris Alhumaydy / Unsplash

Referências (9)

1. Meir Kryger, Thomas Roth, William Dement
Fonte

2. In diesem Bericht beschäftigen sich verschiedene Ärzte mit dem Thema Schlafstörungen. Es ist ein Leitfaden der vorwiegend für Erwachsene entwickelt wurde.
Fonte

3. Maurice M Ohayon
Fonte

4. Sateia MJ, Doghramji K, Hauri PJ, Morin CM
Fonte

5. Ohayon MM, Zulley J, Guilleminault C, Smirne S, Priest RG
Fonte

6. National Heart, Lung, and Blood Institute
Fonte

7. Sateia MJ, Nowell PD
Fonte

8. Ramakrishnan K, Scheid DC
Fonte

9. Buysse DJ, Reynolds CF 3rd, Kupfer DJ, Thorpy MJ, Bixler E, Manfredi R, Kales A, Vgontzas A, Stepanski E, Roth T, et al.
Fonte

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Artigo científico
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Relatório
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Artigo científico
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Estudo médico
Buysse DJ, Reynolds CF 3rd, Kupfer DJ, Thorpy MJ, Bixler E, Manfredi R, Kales A, Vgontzas A, Stepanski E, Roth T, et al.
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