Ultima atualização: 5 de outubro de 2021

Como escolhemos

17Produtos analisados

29Horas investidas

8Estudos avaliados

87Comentários coletados

Quem não conhece esta sabedoria? A chave para uma vida longa e saudável está em nossa dieta! O aumento da expectativa de vida na Alemanha e na Europa, bem como a menor incidência de certas doenças são em grande parte graças à ciência - claro! - mas também a uma dieta boa e equilibrada.

A vitamina B3, também mais comumente chamada de niacina, é um nutriente que é fácil de ser ignorado. Parece que é apenas mais uma vitamina no complexo de vitamina B. Mas infelizmente, a falta desta molécula causou todo tipo de enfermidades físicas e mentais nos tempos antigos.

Ainda hoje, infelizmente, a deficiência de niacina é mais generalizada do que se poderia pensar.... mesmo aqui na Europa! Você já ouviu falar em pelagra? Continue lendo para saber tudo sobre niacina e como fazer para ter certeza de que você está tomando os melhores suplementos de vitamina B3.




O mais importante

  • A vitamina B3 é uma molécula solúvel em água. É considerado um nutriente essencial e, portanto, deve ser consumido na dieta diária.
  • Uma deficiência de niacina pode levar a uma doença potencialmente fatal: Pellagra. Neste guia, nós explicamos tudo sobre esta doença e como você pode preveni-la.
  • Se você quiser comprar um suplemento alimentar que contenha niacina, há muitas opções diferentes no mercado. Descubra exatamente o que procurar neste guia.

Guia: Tudo o que você precisa saber sobre niacina

Niacina, também chamada de vitamina B3, é uma vitamina solúvel em água que é absolutamente essencial em várias reações enzimáticas. Ele previne a oxidação prematura do organismo. Uma deficiência de niacina causa pelagra, uma doença com sintomas neurológicos, cutâneos e digestivos que pode ser fatal se não for tratada a tempo.

As pessoas que sofrem de deficiência grave de niacina podem desenvolver pelagra.
(Fonte de imagem: Raths: 20921548/ 123rf.com)

O que é niacina ou vitamina B3 e qual é seu papel no organismo?

A vitamina B3, ou niacina, é um composto molecular necessário para o bom funcionamento do organismo e regula a homeostase (equilíbrio) de vários processos corporais. A niacina não pode ser produzida pelo organismo e deve ser obtida a partir de alimentos ou dietas. Por este motivo, é considerado um nutriente essencial (1).

O termo niacina abrange várias moléculas que são todas muito ligeiramente diferentes umas das outras, como o ácido nicotínico ou niacinamida. Estes permitem que o corpo execute as seguintes funções corretamente (2):

Parte do corpo afetado efeito da niacina
Sistema endócrino carboidrato, gordura e metabolismo proteico  síntese de hormônio de produção de energia crescimento e desenvolvimento
Sistema nervoso transmissão de impulsos nervosos  proteção nervosa
Sistema cardiovascular equilíbrio dos níveis de colesterol
Pele proteção da pele

Quais alimentos contêm niacina?

Niacina é solúvel em água: dissolve-se na água e repele a gordura. Por esta razão, ela não pode ser armazenada no corpo com tanto sucesso quanto as vitaminas lipossolúveis (A, E e K) e deve, portanto, ser ingerida diariamente através da alimentação. A tabela a seguir lista os alimentos que contêm mais niacina (3):

Alimentos miligramas de niacina por 100 gramas
Atum 22
Amendoim 14
Frango 10
Carne de porco 8
Carne bovina 6
Cogumelos 6
Grãos inteiros 3
Abacate 2
Ervilhas 2
Batata doce 1

Existem muitas fontes animais e vegetais de niacina. Para obter o máximo de niacina destes alimentos, sempre escolha produtos frescos e não cozinhe demais. A niacina é absorvida no estômago e assim entra rapidamente na circulação (2).

Quais são as conseqüências de ser deficiente em niacina?

A quantidade diária recomendada de niacina depende do sexo e da idade de cada pessoa. Em geral, um adulto necessita entre 14 e 16 miligramas (mg) de niacina por dia. Aqui estão as quantidades exatas, dependendo do grupo populacional (3):

Grupo populacional Quantidade diária recomendada de niacina (miligramas por dia)
Bebês (até 6 meses) 2
Bebês (até 12 meses) 4
Crianças 1-3 anos 6
Crianças 4-8 anos 8
Adolescentes 9-13 anos 12
Homens jovens 14-18 anos 16
Mulheres jovens 14-18 anos 14
Homens (maiores de 18 anos) 16
Mulheres (maiores de 18 anos) 14
Mulheres grávidas 18
Mulheres amamentando 17

Carne, peixe, ovos, vários vegetais e até mesmo leite contêm niacina: felizmente a deficiência de niacina não é muito comum. Atualmente, uma deficiência de vitamina B3 é encontrada principalmente nos seguintes grupos populacionais (2, 4)

  • Pessoas desnutridas: Pessoas com distúrbios alimentares que fazem uma dieta muito baixa em calorias.
  • Pessoas que sofrem de má absorção intestinal: Doenças como a doença de Crohn, que afetam a absorção de nutrientes no trato digestivo, podem levar a uma deficiência de niacina. As pessoas que foram operadas e estão faltando parte do trato digestivo também podem sofrer.
  • Pessoas que dependem do álcool: As pessoas viciadas em álcool também são frequentemente desnutridas. No mundo ocidental, o alcoolismo é a principal causa da deficiência de niacina.

Uma deficiência de niacina pode levar aos seguintes sintomas e problemas de saúde (2)

  • Diarréia
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Problemas de memória
  • Confusão mental
  • Alucinações
  • Pele seca
  • Mudanças na pigmentação da pele
  • Depressão
  • Câncer

A deficiência grave de niacina é chamada de pelagra (5). Esta doença pode levar à morte se a pessoa não for tratada a tempo e tiver os seguintes sintomas: Diarréia, demência e dermatite.

vitamin b3 ist in vollkorngetreide zu finden

Niacin em alimentos é relativamente insensível ao calor e ao armazenamento prolongado.
(Fonte da imagem: Esquina: 43680781/ 123rf.com)

O que acontece se você tiver uma overdose de niacina?

Por mais que uma deficiência de niacina possa ser fatal, uma overdose de niacina também é prejudicial para o organismo. A quantidade máxima diária recomendada deste nutriente é de 35 mg por dia para um adulto saudável. Aqui está a quantidade máxima de niacina que cada grupo populacional deve consumir (3):

Grupo populacional Quantidade máxima recomendada de niacina (miligramas por dia)
Bebês (até 6 meses) Desconhecido
Bebês (até 12 meses) 10
Crianças 1-3 anos 10
Crianças 4-8 anos 10
Adolescentes 9-13 anos 15
Homens jovens 14-18 anos 30
Mulheres jovens 14-18 anos 30
Homens (maiores de 18 anos) 35
Mulheres (maiores de 18 anos) 35
Mulheres grávidas 35
Mulheres lactantes 35
Mulheres lactantes 35

Se você consumir muita niacina através de sua dieta, ela será automaticamente excretada pelo corpo. No entanto, isto não acontece se você tomar um suplemento vitamínico com niacina (ou um suplemento de niacina pura) além disso. Se isso acontecer, você irá experimentar os seguintes sintomas (6)

  • Vermelhidão da pele: Também conhecida como "rubor", esta vermelhidão da pele é causada pela expansão das veias. Este sintoma aparece cerca de 30 minutos depois de tomar um suplemento vitamínico que contém mais de 30 mg de niacina.
  • Mal-estar geral: dor de cabeça, tonturas e pressão sanguínea fraca que podem levar a desmaios.
  • Intolerância à glicose: A ingestão de doses muito altas de niacina (1000 - 3000 mg/dia) pode interromper o metabolismo dos carboidratos. Este sintoma é especialmente perigoso em diabéticos.
  • Danos no fígado: Se você tiver uma overdose de niacina durante um longo período de tempo, podem ocorrer danos no fígado. Nos piores casos, a falha hepática pode até mesmo ocorrer.

Se você estiver tomando um suplemento de vitamina B3, você deve evitar o consumo de álcool.
(Fonte de imagem: Zerbor: 32270049/ 123rf.com)

O que eu tenho que tomar cuidado quando tomo um suplemento de vitamina B3?

Neste guia, nós lhe falamos sobre as conseqüências negativas de uma overdose de niacina. Aqui nós resumimos novamente o que poderia causar problemas ao tomar uma preparação de niacina. Se você tiver qualquer outra pergunta sobre o assunto, por favor, pergunte ao seu médico ou farmacêutico. Estes especialistas em saúde estão lá para ajudar e aconselhar você.

Efeitos colaterais (2, 6, 8)

  • Lavagem facial: Uma sensação de calor e rubor facial pode ser evitada ao evitar tomar mais de 30 mg por dia de niacina.
  • Desconforto abdominal, náusea e diarréia: Este efeito colateral é infelizmente um sintoma muito comum em pessoas que tomam um suplemento de niacina. Este pode ser o caso tanto de suplementos somente de niacina quanto de suplementos multivitamínicos. É possível aliviar esse desconforto espalhando a quantidade de niacina que você toma ao longo do dia ou tomando essas vitaminas com algum alimento.
  • Diabetes: Se você é diabético, você deve evitar tomar altas doses de niacina (30 gramas ou até mais). Se você tomar altas doses por mais de 4-8 semanas, você pode ter mais problemas para controlar seus níveis de açúcar.
  • Lesão hepática: não exceder o limite diário de niacina: isto pode levar a lesão hepática e, em casos extremos, a falência hepática.

Interações com outros medicamentos e substâncias (6)

  • Álcool: O álcool, se tomado ao mesmo tempo que o álcool, pode promover a ocorrência de danos ao fígado. Como ambas as substâncias também dilatam as veias, o avermelhamento da pele freqüentemente ocorre no rosto e nas mãos.
  • Tratamento da gota: Os suplementos de niacina podem tornar as drogas que reduzem os níveis de ácido úrico menos eficazes.
  • Drogas anti-epilépticas: Os suplementos de niacina podem possivelmente causar interações negativas com tais drogas.
  • Anti-hipertensivos: os suplementos de niacina podem interferir com o funcionamento adequado desses medicamentos: os medicamentos mais comuns para baixar a pressão sanguínea podem interagir com os suplementos de niacina.
  • Hipolipemias: devido ao efeito da niacina sobre os níveis de colesterol, sua combinação com estatinas ou outros produtos hipolipêmicos não é recomendada.
  • Antidiabéticos: Lembre-se de que a niacina pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e afetar a produção de insulina. Este efeito está em completo contraste com os efeitos das drogas antidiabéticas.
  • Adesivos de nicotina: As pessoas que querem parar de fumar com a ajuda de adesivos de nicotina e tomar suplementos de niacina ao mesmo tempo podem experimentar um avermelhamento da pele mais freqüente.

Pessoas que devem limitar sua ingestão de suplementos de niacina (3, 6)

  • Abusadores do álcool: Os possíveis efeitos colaterais que podem ocorrer com a combinação dessas duas substâncias tornam desaconselhável a combinação das mesmas.
  • Hepatopatas: Para pessoas que já têm problemas com seu fígado, os suplementos de niacina podem piorar as coisas.
  • Pessoas com diabetes ou que têm problemas com açúcar no sangue: Os suplementos de vitamina B3 podem tornar mais difícil o controle dos níveis de açúcar no sangue. Para pessoas predispostas ao diabetes, os suplementos de niacina podem fazer a doença irromper.

Como com qualquer outro suplemento vitamínico, não deixe de verificar com seu médico ou farmacêutico se você estiver grávida ou amamentando. Além disso, no caso de crianças, os pais devem definitivamente procurar aconselhamento médico antes de lhes dar qualquer suplemento vitamínico.

Cada pessoa é diferente e somente um médico pode lhe dar um plano de suplemento vitamínico sob medida para você ou identificar qualquer deficiência.

Uma overdose de niacina, por exemplo, tomando muitos suplementos vitamínicos, pode ter um efeito negativo na sua saúde.
(Fonte de imagem: Gayvoronskaya: 19875896/ 123rf.com)

Critérios de compra

Nesta parte do guia, apresentamos todos os critérios de compra que você deve considerar ao comprar um suplemento niacin. Estes critérios de compra ajudarão você a encontrar um suplemento seguro e eficaz de niacina que fará sua deficiência de vitamina B3 desaparecer em pouco tempo.

Você também pode ler nossas recomendações no topo do guia: todos os produtos apresentados são de alta qualidade.

Dieta vegana e vegetariana

Você é vegano ou vegetariano? Não se preocupe, há muitos suplementos de niacina que são projetados com você em mente. Na verdade, a maioria dos suplementos de niacina ou multivitaminas são 100% veganos ou pelo menos vegetarianos.

Entretanto, se você quiser ter certeza, leia cuidadosamente a lista de ingredientes do produto antes de comprá-lo. Se você comprar um suplemento em forma de cápsula, certifique-se de que a casca da cápsula não contém gelatina: A gelatina é feita a partir de proteínas animais.

Abacate, arroz integral e atum contêm altos níveis de vitamina B3.
(Fonte de imagem: Subbotina: 14649214/ 123rf.com)

Glúten e outros alergênios

Um suplemento de niacina pode conter ainda aditivos ou traços de glúten, soja e nozes. Se você é intolerante a um desses alimentos ou mesmo sofre de outro tipo de intolerância alimentar, nós recomendamos que você leia cuidadosamente o rótulo do suplemento de niacina ou multivitaminas para ter certeza de que este produto está livre de alergênicos.

Um produto de boa reputação terá a lista exata e detalhada de ingredientes em alemão e claramente legível no produto.

Flushing ou vermelhidão facial

Você sofre de uma deficiência aguda de niacina e seu médico prescreveu niacina em altas doses? Então lembre-se que a niacina em altas doses muito provavelmente fará com que você fique com a face e o pescoço nivelados. Uma sensação de calor também é provável que se instale.

Como isto não é muito estético e bastante desagradável, existem preparações de niacina que minimizam este efeito avermelhado. Estes produtos podem ser um pouco mais caros, mas definitivamente vale a pena, especialmente se você já corar facilmente.

Data de validade

Se você exceder a data de validade da sua preparação de niacina, o efeito e a eficácia desta preparação diminuirá gradualmente, mas com certeza. Felizmente, na maioria dos casos, tomar um suplemento vencido não é tóxico.

Para prolongar a vida dos suplementos vitamínicos (incluindo niacina), nós recomendamos que você os armazene em um local fresco e seco, longe de odores agressivos e temperaturas extremas, sejam frios ou quentes.

Conclusão

Embora seja frequentemente negligenciada, a niacina, também conhecida como vitamina B3, é um dos nutrientes mais importantes para o nosso corpo e para o bem-estar geral. Uma dieta equilibrada de carne, peixe e muitos legumes deve normalmente nos dar niacina.... suficiente.

Mas algumas pessoas hoje estão se tornando deficientes. Infelizmente, uma deficiência pode ter conseqüências devastadoras para a saúde e deve ser tratada o mais rápido possível. Em alguns casos extremos, isso pode até mesmo levar à morte.

Se você tiver problemas com seu açúcar no sangue, você deve definitivamente entrar em contato com seu médico ou farmacêutico antes de começar a tomar um suplemento de niacina. Na verdade, a vitamina B3 pode afetar os níveis de colesterol.

No entanto, é melhor tomar a quantidade diária recomendada de niacina através de sua dieta e assim evitar uma deficiência. Cuidado: uma overdose de niacina também pode ter conseqüências desagradáveis, como descrito neste guia.

Se você tiver alguma dúvida, por favor, deixe-nos um comentário. Por favor, encaminhe este artigo para a família e amigos. Obrigado!

(Fonte de imagem da foto de cabeçalho: Baibakova: 133826552/ 123rf.com )

Referências (8)

1. Kelly JJ, Lawson JA, Campbell L V., Storlien LH, Jenkins AB, Whitworth JA, et al. Effects of nicotinic acid on insulin sensitivity and blood pressure in healthy subjects. J Hum Hypertens [Internet]. 2000 Sep 6 [cited 2019 Dec 24];14(9):567–72.
Fonte

2. Villines TC, Kim AS, Gore RS, Taylor AJ. Niacin: The evidence, clinical use, and future directions. Curr Atheroscler Rep. 2012 Feb;14(1):49–59.
Fonte

3. Niacin: Drug Uses, Dosage & Side Effects - Drugs.com [Internet]. [cited 2019 Dec 24].
Fonte

4. Savvidou S. Pellagra: a non-eradicated old disease. Clin Pract [Internet]. 2014 Apr 28 [cited 2019 Dec 24];4(1).
Fonte

5. Villines TC, Kim AS, Gore RS, Taylor AJ. Niacin: The Evidence, Clinical Use, and Future Directions. Curr Atheroscler Rep [Internet]. 2012 Feb 27 [cited 2019 Dec 24];14(1):49–59.
Fonte

6. Niacin — Health Professional Fact Sheet [Internet]. [cited 2019 Dec 24].
Fonte

7. Peechakara B V., Gupta M. Vitamin B3 [Internet]. StatPearls. 2019 [cited 2019 Dec 24].
Fonte

8. H. Stipanuk M, A. Caudill M. Biochemical, physiological, and molecular aspects of human nutrition. 3rd editio. Elsevier; 2013. 948 p.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Kelly JJ, Lawson JA, Campbell L V., Storlien LH, Jenkins AB, Whitworth JA, et al. Effects of nicotinic acid on insulin sensitivity and blood pressure in healthy subjects. J Hum Hypertens [Internet]. 2000 Sep 6 [cited 2019 Dec 24];14(9):567–72.
Ir para a fonte
Villines TC, Kim AS, Gore RS, Taylor AJ. Niacin: The evidence, clinical use, and future directions. Curr Atheroscler Rep. 2012 Feb;14(1):49–59.
Ir para a fonte
Niacin: Drug Uses, Dosage & Side Effects - Drugs.com [Internet]. [cited 2019 Dec 24].
Ir para a fonte
Savvidou S. Pellagra: a non-eradicated old disease. Clin Pract [Internet]. 2014 Apr 28 [cited 2019 Dec 24];4(1).
Ir para a fonte
Villines TC, Kim AS, Gore RS, Taylor AJ. Niacin: The Evidence, Clinical Use, and Future Directions. Curr Atheroscler Rep [Internet]. 2012 Feb 27 [cited 2019 Dec 24];14(1):49–59.
Ir para a fonte
Niacin — Health Professional Fact Sheet [Internet]. [cited 2019 Dec 24].
Ir para a fonte
Peechakara B V., Gupta M. Vitamin B3 [Internet]. StatPearls. 2019 [cited 2019 Dec 24].
Ir para a fonte
H. Stipanuk M, A. Caudill M. Biochemical, physiological, and molecular aspects of human nutrition. 3rd editio. Elsevier; 2013. 948 p.
Ir para a fonte
Resenhas