Ultima atualização: 15 de outubro de 2021

Mais e mais pessoas estão tentando comer saudável de alguma forma. Atualmente, os tópicos de saúde estão mais presentes nas mídias sociais e na televisão. Devido à influência dos chamados influenciadores na sociedade, muitas pessoas de diferentes idades e grupos sociais seguem uma tendência tão saudável. Quer seja mudando para uma dieta vegetariana ou mesmo vegana, ou mudando para uma dieta alcalina.

Muitas vezes as pessoas nem sabem como começar com uma dieta saudável. Neste artigo nós gostaríamos primeiro de explicar a você o que é realmente uma dieta alcalina e como você pode comer uma dieta alcalina. Então, vamos abordar os benefícios, as diferenças entre os alimentos ácidos e alcalinos. Também vamos explicar definições importantes relacionadas à dieta alcalina. Finalmente, nós lhe damos dicas alternativas importantes sobre adoçamento de refeições e bebidas.




O mais importante

  • Uma dieta alcalina pode ter um efeito positivo sobre os níveis de pH dos diferentes fluidos corporais. Uma dieta adaptada poderia assegurar um equilíbrio entre alimentos ácidos e alcalinos.
  • Uma dieta alcalina inclui beber muita água e comer frutas e vegetais. Comer alimentos ricos em sódio, como ovos, massas ou arroz, tem um efeito ácido sobre o corpo. No entanto, às vezes o corpo precisa desses mesmos alimentos.
  • Uma dieta rica em alcalinidade pode reduzir o risco de doenças. Por exemplo, ele pode prevenir doenças crônicas, inflamações no corpo, pressão alta, deficiência de magnésio e derrames. Entretanto, isto não significa que uma dieta alcalina elimina completamente estas doenças.

Nutrição alcalina: O que você deve saber

Uma dieta alcalina é importante para o corpo. Todos provavelmente sabem que o ditado "O que você come é o que você recebe" não só existe há muito tempo, mas pode ser visto no corpo. Por esta razão, você mesmo pode contribuir para um corpo que funcione bem. Ao mudar para uma dieta alcalina, você deve se informar sobre quais alimentos são bons para o seu corpo e quais não são. Para fazer isso, você primeiro tem que distinguir quais produtos são saudáveis e quais são insalubres.

O que é uma dieta alcalina?

Em geral, uma dieta alcalina é uma forma de nutrição que tenta se alimentar excessivamente com alimentos que formam alcalinos. Como é conhecido de outras formas de nutrição, o consumo de alimentos também é limitado em uma dieta alcalina. Você não precisa abrir mão de alimentos insalubres como o açúcar, mas você deve mudar para produtos alcalinos. Os alimentos alcalinos contêm muita fibra, nutrientes e minerais, que são importantes para um organismo que funciona bem e para um metabolismo ideal.

O princípio do ácido-ash está frequentemente associado com a nutrição alcalina. Ela é a base de uma dieta alcalina e pode ser comparada ao fogo, porque o fogo deixa cinzas. Sua dieta causa uma reação química em seu corpo. Os alimentos também deixam cinzas ou resíduos. Uma certa quantidade de alimento pode ser bem queimada e o resto não pode ser quebrado pelo corpo e é excretado. (1)

O que é pH?

A dieta alcalina traz o equilíbrio dos fluidos corporais. Os níveis de pH são uma parte importante disso, pois são determinados pela densidade mineral dos alimentos que você come. Alguns cientistas acreditam que um nível de pH equilibrado pode prevenir doenças. O valor do pH, escrito como o valor de Hydrogenii do lago, indica quão ácido ou alcalino é um fluido corporal.

A escala para valores de pH é definida entre 0 e 14. A regra é que quanto menor o valor, mais ácido é o fluido corporal. Isto se refere a como um alimento ácido ou alcalino afeta um fluido corporal. O nível médio do pH em um ser humano é em torno de sete, mas o nível normal do pH é diferente para cada órgão. Para se manter saudável, é importante ter um valor de pH adequado. A tabela abaixo lista os valores comuns de pH para cada um dos fluidos corporais.

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Líquido corporal Valor de pH Sangue circa 7.40 Suco gástrico circa 1.2 - 3.0 Saliva circa 7.0

(2)

O que é o equilíbrio ácido-base?

O equilíbrio ácido-base é importante para a saúde e é composto por diferentes sistemas tampão. O sistema tampão tenta regular e equilibrar as flutuações dos valores de pH no corpo. Neste processo, o excesso de ácidos ou bases são transportados para fora do corpo. Se houver excesso de ácido no corpo, as substâncias em excesso podem ser exaladas através dos pulmões. O corpo é composto por 80% de bases e 20% de ácidos.

Isto também é chamado de equilíbrio ácido-base. Por causa dos alimentos que o corpo humano come todos os dias, geralmente são 80% de ácidos e apenas 20% de bases. Mas na verdade o princípio diz que 80% das bases e apenas 20% dos ácidos devem ser tomados. Nesse caso, o equilíbrio ácido-base pode não estar em equilíbrio. (3) Entretanto, você deve saber que nem todos os alimentos azedos são ruins para o corpo. Por exemplo, um limão com sabor ácido é alcalinizante.

Como você faz para comer uma dieta alcalina?

Comer uma dieta alcalina pode parecer magra no início, mas não é tão difícil fazer a troca. Você tem que ter certeza que os alimentos que você come têm uma alta densidade de fibras e minerais valiosos. Uma refeição rica em substâncias alcalinas ajuda o corpo a desintoxicar e impulsiona o metabolismo.

Fast food deve ser excluído de uma dieta alcalina

Você definitivamente deve ficar longe de fast food, comida de conveniência e bebidas doces o máximo possível. Estes produtos não só prejudicam seus próprios órgãos, mas também deixam marcas negativas, como o excesso de gordura em seu corpo. Você deve primeiro beber água suficiente ou chá não adoçado. A quantidade mais adequada seria de dois a três litros por dia.

Basische Ernährung

Brócolis, alface, cenouras e azeitonas são ricos em minerais e fibras valiosas. Eles são bem adequados para uma dieta alcalina. (Fonte de imagem: Dan Gold/ Unsplash)

Como já é conhecido de uma dieta saudável, comer muitos vegetais não é apenas saudável, mas também uma regra em uma dieta alcalina. Seja espinafre, brócolis, alface, batata, beterraba e lentilhas são de grande importância aqui. Eles contêm muita fibra e ao mesmo tempo têm poucos carboidratos.

Quais são os benefícios de uma dieta alcalina?

Uma dieta alcalina tem muitas vantagens para o corpo e também poderia prevenir certas doenças. Como os alimentos ricos em alcalinos são ricos em fibras e minerais valiosos, isso poderia minimizar o risco de pressão alta, colesterol alto, pedras nos rins e derrame. Fibra refere-se a alimentos de origem vegetal e minerais valiosos que todo organismo precisa, como sódio, cálcio, potássio, ferro e magnésio. Os minerais são muito importantes para ossos fortes e estáveis.

A manutenção de uma boa estrutura óssea poderia ser suportada por uma dieta alcalina. Além disso, os hormônios de crescimento podem ser produzidos mais e a absorção de vitamina D pode ser aumentada, o que pode proteger ainda mais os ossos. (4)

Uma vez que os alimentos alcalinos são baixos em carboidratos, isto poderia ajudar a garantir um peso saudável. A minimização de produtos ácidos pode evitar que seu corpo fique acima do peso. Isto poderia baixar os níveis de leptina, ou hormônios do apetite, que afetam sua fome. Uma pesquisa publicada em uma revista britânica descobriu que uma dieta alcalina pode ajudar a prevenir o câncer. O nível de pH equilibrado pode proteger contra inflamação nos ossos ou no sangue. Ele também poderia fortalecer seu sistema imunológico e protegê-lo de dores crônicas e doenças. (5)

Para quem é adequada uma dieta alcalina?

Uma dieta alcalina não tem limite de idade e não exclui nenhum grupo de tipos dietéticos. Todos devem comer fibras e minerais valiosos o suficiente, pois isso pode fortalecer o corpo.

Se o valor do pH estiver abaixo de 7, a hiperacidez pode estar presente.

Como o metabolismo do oxigênio pode diminuir com a idade, a nutrição alcalina é de maior importância para as pessoas mais velhas.

Se o corpo for excessivamente acidificado, este tipo de nutrição pode ser particularmente adequado. Os nutrientes ingeridos poderiam criar um equilíbrio no nível de pH, o que inicialmente significaria que não haveria acidificação. No entanto, se você fizer uma dieta não saudável e unilateral, o corpo não será capaz de quebrar uma certa proporção, também chamada de resíduos, e isto, por sua vez, pode levar à hiperacidez. (6)

Qual é a diferença entre alimentos ácidos e alcalinos?

O valor do pH e o valor PRAL são duas coisas diferentes. Quando se diferencia entre alimentos ácidos e alcalinos, o valor PRAL é aquele em que nos concentramos. Este valor indica o grau de acidez. PRAL é a abreviação de Potencial Carga Ácida Renal, que significa "a carga ácida em potencial nos rins". (7) O ácido estomacal não desempenha um papel aqui. O rim é importante para a excreção de ácidos. A tabela ácido-base abaixo lhe dá uma visão sobre os alimentos comuns que são consumidos no dia-a-dia.

Quanto mais negativo o valor PRAL, mais alcalino é o produto alimentar. Ao contrário, quanto mais positivo o valor PRAL, mais ácido é o produto alimentar. Alimentos ácidos e alcalinos metabolizados também são frequentemente associados na ciência com as cores azul (alcalino) e amarelo (ácido). Os valores sempre se referem a 100 gramas.

Alimentos Valor PRAL em mAq

Pão integral 5.30 Pão de trigo 1.80 Manteiga 0.60

O que deve ser considerado em uma dieta alcalina?

Ao comer uma dieta alcalina, a primeira coisa que você deve procurar é a sua cesta de compras na mercearia. Os produtos que você compra devem ser ricos em minerais e fibras. Frutas e vegetais frescos de solos orgânicos e proteínas vegetais devem ser incluídos. Tente comer vegetais crus. A culinária pode perder alguns minerais valiosos.

Você deve evitar o máximo possível os alimentos que levam à hiperacidez. Estes podem ser ovos, massas, arroz ou carne. Entretanto, você não precisa ter medo de incluir estes produtos em suas refeições. É importante ter uma dieta equilibrada e não apenas uma dieta unilateral. Alguns alimentos ácidos podem ser necessários para o corpo se manter saudável.

Que papel a dieta alcalina desempenha na perda de peso?

O fato de a dieta alcalina estar cada vez mais associada à perda de peso pode ter várias razões. Muito pouco exercício pode levar a uma acidificação excessiva do corpo. Por esta razão, é importante fazer exercícios regularmente, mesmo que seja apenas uma caminhada. Atualmente existem dietas finitas e planos de dieta que utilizam alimentos alcalinos. Como os alimentos ricos em alcalinos geralmente têm um baixo número decarboidratos, não é tão errado mudar para uma dieta alcalina quando se perde peso.

Por um lado, o corpo recebe suas vitaminas e minerais necessários através dos produtos alcalinos e, por outro lado, uma refeição de baixa caloria e de fácil digestão está no prato. Por esta razão, uma dieta alcalina agora desempenha um papel importante na perda de peso, como você está fazendo sem açúcar e fast food e isto acelera o processo de perda de peso por muito tempo. O corpo também não pode quebrar os alimentos ácidos tão rapidamente quanto os produtos alcalinos de fácil digestão.

Quão eficaz é uma dieta alcalina para doenças?

Um órgão superacidificado nem sempre é perceptível de imediato, mas cada corpo pode experimentar sintomas diferentes. Os primeiros sinais de um corpo excessivamente acidificado podem ser problemas de pele ou digestivos e cansaço excessivo. Você pode se sentir lento e exausto o dia todo sem falta de sono. Conforme avança, pode levar a uma visão negativa da vida e da depressão.

Estes são possíveis sintomas de acidose, também chamados de hiperacidez. Para parar de se sentir cansado ou letárgico, você poderia começar com uma simples dieta alcalina e efetivamente mudar a situação estressante. Mais feliz - Motivado - Mais livre (Fonte de imagem: Fernando Brasil/ Unsplash) Uma dieta alcalina não só afeta a lentidão, a digestão e a sua pele, mas também pode protegê-lo preventivamente contra doenças graves

Quais alternativas alcalinas existem?

As seguintes são dicas alternativas úteis que você pode usar na sua cozinha diária ou na bebida. Desta forma, você pode apoiar seu equilíbrio ácido-base e, ao mesmo tempo, comer saudavelmente.

  • Para adoçar: tâmaras, açúcar de coco e xarope de agave são boas alternativas alcalinas ao açúcar. Eles são tão doces quanto o açúcar comercial. Apenas os produtos listados são ainda mais saudáveis.
  • Para refeições: Existem inúmeras receitas que podem ser preparadas exclusivamente a partir de produtos alcalinos. Como já mencionado acima, o consumo de vegetais crus é um componente valioso de uma dieta alcalina. Ao cozinhar, você pode alternativamente usar óleo de coco ou óleo de linhaça ao invés de óleo de girassol.
  • Para bebidas: Todos os tipos de refrigerantes não são alcalinos, mas você pode beber quase todos os sucos com a consciência limpa. Uma alternativa ao leite em seu cereal poderia ser o leite de amêndoa, soja ou aveia. Como o café também não é alcalino, existe, por exemplo, o latte de beterraba, que é feito com beterraba, gengibre, leite de amêndoa e xarope de agave. Há também o latte de curcuma, que, como o nome sugere, é misturado com curcuma ao invés de grãos de café e sua escolha favorita de produto lácteo substituto.

Como você pode ver na lista, existem inúmeras alternativas alcalinas a bebidas, refeições e adoçantes insalubres. Uma dieta alcalina não requer 100% de renúncia a nada, mas sim uma mudança da alternativa pouco saudável para a alternativa saudável.

Conclusão

Uma dieta alcalina desempenha um papel importante na vida de todos nos dias de hoje. Cada vez mais pessoas estão tentando comer uma dieta saudável e alcalina. A dieta alcalina pode ter um efeito positivo em seu corpo. Seja para os órgãos, como os rins, o estômago ou a circulação sanguínea. Este tipo de dieta também tem uma grande influência na perda de peso e na prevenção de doenças.

Como existem alimentos substitutos suficientes e inúmeras receitas, você não precisa abrir mão de nenhum produto completamente. É mais importante comer uma dieta nutritiva e variada. Se você sempre se sente lento e letárgico, você pode ir ao seu médico e ter seus níveis de pH verificados.

Fonte da imagem: Tonobalaguer/ 123rf

Referências (9)

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2. Christiane May-Ropers (2015): Nie wieder sauer: Gesundheit atmen, trinken, essen!: Herbig
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4. Gerry K. Schwalfenberg (2012): The Alkaline Diet: Is There Evidence That an Alkaline pH Diet Benefits Health? doi: 10.1155/2012/727630
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5. S. R. Smith 1 , P. A. Martin, R. H. Edwards (1991): Tumour pH and response to chemotherapy: an in vivo 31P magnetic resonance spectroscopy study in non-Hodgkin's lymphoma. doi: 10.1259/0007-1285-64-766-923.
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6. Herbert Brandstetter(2014): Übersäuerung: Ihr Weg zu einem ausgewogenen Säure-Basen-Haushalt
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7. Vickà Versele, Peter Clarys, Benedicte Deforche, Johan Lefevre, Evelien Mertens, Ruben Charlier, Sara Knaeps, Dirk Aerenhouts (2020): Stability of potential renal acid load.: DOI: 10.1111/1747-0080.12432
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8. Basica. Säureauskunft Nahrungsmittel - Sauer oder basisch schnell im Blick.
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9. Jean-Philippe Bonjour (2011): Protein intake and bone health.: DOI: 10.1024/0300-9831/a000063
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Por que você pode confiar em mim?

acid-ash diet hypothesis
Tanis R Fenton 1 , Andrew W Lyon, Michael Eliasziw, Suzanne C Tough, David A Hanley (2009): Phosphate decreases urine calcium and increases calcium balance: a meta-analysis of the osteoporosis acid-ash diet hypothesis.: doi: 10.1186/1475-2891-8-41.
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Nie wieder sauer
Christiane May-Ropers (2015): Nie wieder sauer: Gesundheit atmen, trinken, essen!: Herbig
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Basenfasten
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The Alkaline Diet
Gerry K. Schwalfenberg (2012): The Alkaline Diet: Is There Evidence That an Alkaline pH Diet Benefits Health? doi: 10.1155/2012/727630
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Tumour pH and response to chemotherapy
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Stability of potential renal acid load
Vickà Versele, Peter Clarys, Benedicte Deforche, Johan Lefevre, Evelien Mertens, Ruben Charlier, Sara Knaeps, Dirk Aerenhouts (2020): Stability of potential renal acid load.: DOI: 10.1111/1747-0080.12432
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Säureauskunft Nahrungsmittel Tabelle
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Protein intake and bone health
Jean-Philippe Bonjour (2011): Protein intake and bone health.: DOI: 10.1024/0300-9831/a000063
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Resenhas