o que comer antes do treino
Ultima atualização: 16 de abril de 2021

Esta é a dúvida da maioria dos praticantes de atividade física: o que comer antes do treino? Você sabia que se você não se alimentar corretamente antes de treinar, o seu corpo não vai gerar a energia necessária e seus objetivos não serão atingidos?

É por isso que neste artigo nós vamos te mostrar quais alimentos você pode comer antes do treino e quais você pode evitar. Quer tirar essas e muitas outras dúvidas a respeito do tema? Basta continuar a leitura!




Primeiro, o mais importante

  • É essencial você se alimentar antes do treino. O alimento no corpo evitará uma queda de glicose e abastecerá os músculos com energia.
  • O seu objetivo é quem vai dizer o quê e o quanto você vai comer antes do treino.
  • Você pode tomar suplementos antes do treino para aumentar a sua perfomance.

Aprenda tudo sobre o que comer antes do treino

Qual o seu objetivo no treino? Ganho de massa? Perda de gordura? Aumento da capacidade aeróbica? Saiba que para cada pessoa existe um objetivo específico. Consequentemente, existirá uma dieta adequada para cada caso.

Mesmo assim, existem alimentos considerados ideais antes de treinar e outros proibidos. Além disso, diversas dúvidas cercam esse meio. Nós vamos tirá-las a partir de agora. Veja:

Mulher loira sentada no chão olhando para o lado segurando um kettlebell

Ao se alimentar corretamente antes do treino você previne a queda do nível de glicose no sangue. (Fonte: Ella Olsson/ Unsplash.com)

Por que é importante comer antes do treino?

Antes de te dizer o que você deve comer, vamos te explicar o porquê é importante você se alimentar antes do treino. É a alimentação no pré-treino que definirá o desempenho do atleta. Especialistas apontam que existem quatro motivos importantíssimos para você se alimentar antes de treinar. Veja quais são:

  • Prevenir a hipoglicemia (queda do nível de glicose no sangue)
  • Abastecer os músculos do corpo com energia
  • Auxiliar na absorção de sucos gástricos (o que reduz a sensação de fome)
  • Falar para a mente que o seu corpo tem nutrientes para realizar a atividade.

Posso treinar em jejum?

Quando falamos de uma atividade física de baixa intensidade e curta duração, o jejum não é prejudicial. Entretanto, quando o treino é intenso, é de extrema importância que o corpo seja alimentado com energia previamente.
Caso isso não aconteça, o corpo sentirá falta de carboidratos e consequentemente fará com que o seu desempenho caia drasticamente.

Vivian Elizabeth LiaNutricionista do Hospital Albert Einstein
"A refeição pré-exercício tem como manter os níveis de glicose no sangue dentro da faixa de normalidade durante o treino, para que não ocorra hipoglicemia, não se sinta fatigado e tenha um bom rendimento durante a atividade. A composição dessa refeição depende de fatores como horário de início dos exercícios, duração, intensidade e modalidade, e de questões individuais como facilidade de digestão dos alimentos e preferências."

O que comer antes do treino de acordo com cada objetivo?

Saber o que você busca com os seus treinos é muito importante. Esse é um dos fatores que definirá o que você deve comer antes do treino. Isso porque essa alimentação deve suprir o que seu corpo precisará para os momentos da atividade.

Você busca emagrecer? É importante que sejam ingeridos carboidratos complexos, ricos em fibras, bastante tempo antes de treinar.

Quer hipertrofia ou aumento de massa magra? Você também pode optar por carboidratos complexos, entretanto o que não pode faltar é a ingestão de carboidratos simples, como macarrão e arroz branco, por exemplo.

Os alimentos devem ser ingeridos com no mínimo 1 hora de antecedência.

Carboidrato engorda?

Muitas pessoas ao ouvirem a palavra carboidrato logo pensam em aumento de peso corporal e por isso evitam consumi-lo durante o dia. Entretanto, o que a maioria não sabe é que ele é fundamental para o funcionamento do nosso corpo.

O carboidrato é fundamental para o funcionamento do nosso corpo.

Ele engorda? Em excesso o seu consumo pode sim levar ao acúmulo de gordura. Entretanto, vai depender do tipo de carboidrato que você consome (simples ou complexo) e da frequência que a ingestão acontece.

Ele é fundamental para que você tenha energia para as atividades do dia a dia.

Batata doce assada com canela ao lado

Batata doce é um excelente carboidrato para comer antes do treino. (Fonte: Ella Olsson/ Unsplash.com)

O que não comer antes do treino?

Evite com todas as suas forças de alimentos com gordura. Isso inclui molhos gordurosos, frituras, doces, guloseimas e salgadinhos. Todos vilões do exercício físico.

O motivo? Não é apenas porque eles possuem substâncias que fazem mal a saúde não. É porque eles apresentam a digestão muito lenta. Com isso, ao invés de o corpo bombear o sangue para os músculos durante a atividade física, ele também terá que bombear para o resto do corpo para o processo de digestão.

Cuide da sua hidratação: é extremamente importante se hidratar durante o dia e não apenas quando sentir sede.

Posso tomar suplementos antes de treinar?

Sim, principalmente porque eles vão auxiliar no tempo de digestão pré-treino. Os suplementos facilitam a absorção de glicose para ser usada como fonte energética. Muitos deles podem ser usados em conjunto.

Veja a seguir uma lista com as opções mais comuns:

Sugestões de quais alimentos comer antes do treino

Criamos uma tabela com opções de carboidratos, proteínas e frutas para a sua alimentação antes do treino. Lembre-se que os carboidratos são essenciais.

Carboidratos Proteínas Frutas
Batata-doce Ovos Maçã
Grãos integrais Peixes Laranja
Banana Carne vermelha Abacate
Mandioca Queijo cottage Mamão

Dicas práticas importantes

  • A não ser que você esteja fazendo jejum intermitente com acompanhamento profissional de um nutricionista, nunca comece um treino com jejum superior a 4 horas.
  • De igual forma, não inicie o treino de estômago cheio ou coma muito em cima da hora. Pelo menos uma hora antes.
  • Não esqueça de consumir carboidratos antes do treino.
  • A alimentação pós-treino também é bastante importante.
  • Tome água durante o todo o dia, não apenas quando sentir sede.

Suplementos para tomar antes de treinar

Listamos as melhores opções disponíveis no mercado para você tomar antes do treino. Veja:

Resumo

A alimentação antes do treino é de fundamental importância para todos aqueles que treinam. Independentemente do seu objetivo, é necessário se alimentar com carboidratos para abastecer o corpo com energia, que será utilizada durante o treino.

Com isso, você auxilia o seu corpo na prevenção hipoglicêmica, de lesões e do catabolismo proteico. Procure um nutricionista, monte a sua dieta e bons treinos!

(Fonte da imagem destacada: Elena Veselova/123rf.com)

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