Ultima atualização: 5 de agosto de 2021

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Você sabia que quando falamos de sacarose, estamos falando de açúcar comum? É um dissacarídeo digerível. Sua composição consiste em uma molécula composta de dois monossacarídeos (glicose e frutose) que podem ser digeridos por humanos.

Neste post discutiremos a origem, características e propriedades - entre outras coisas - da sacarose. Continue lendo para saber tudo o que você precisa saber sobre ela!




Pontos Principais

  • Os carboidratos (aos quais a sacarose pertence) são essenciais para nossa vida diária. Seu propósito mais importante é fornecer energia e melhorar o sabor dos alimentos.
  • A sucralose, em particular, é especialmente importante para nossas funções motoras. Ele também promove o rápido fornecimento de glicose para o cérebro e músculos, e é um carboidrato essencial para o desenvolvimento das funções cognitivas e da atividade física.
  • O açúcar refinado (de qualquer cor) vem da cana-de-açúcar e da beterraba sacarina. Entretanto, devido ao seu alto conteúdo calórico, ele deve ser consumido com cautela.

O que você precisa saber sobre a sacarose

A partir do momento que você começar a se preocupar com o que você consome, você encontrará inúmeras menções de glicose, sacarose, frutose e sucralose. Esta quantidade esmagadora de informação pode ser um pouco intimidadora no início. Então nós compilamos as perguntas mais essenciais a serem feitas ao estudar a sacarose e seus amigos.

pastel de chocolate

Quem pode resistir a um bolo de chocolate? A culpa não tem lugar quando você consome doces com moderação. (Fonte: Alexander Dummer, 132694/pexels.com)

O que é sacarose?

A sacarose é o principal adoçante usado pelos seres humanos. Devido à sua fácil acessibilidade (e conseqüente baixo preço), ele é usado em todo o mundo para produzir e adoçar alimentos. Neste ponto pode haver confusão: o açúcar é diferente da sacarose? Qual é a diferença entre o açúcar branco e o açúcar contido na fruta, por exemplo?

Nós temos que entender que açúcar é sinônimo de sacarose. Há apenas uma diferença entre o açúcar de mesa branco (refinado) e o açúcar encontrado naturalmente em frutas e outros alimentos. Este último não foi separado de outros componentes. Em outras palavras, elas são substâncias quimicamente idênticas (1).

Sua importância pode ser abordada de dois pontos de vista. A primeira é a sacarose como tal e seu papel na vida em geral no planeta Terra. O segundo está ligado ao seu consumo humano.

Para que é utilizada a sacarose?

A sacarose é um dos principais produtos da fotossíntese. Nas plantas, ele é transportado das folhas para o floema para prover o resto da planta com energia (3). Ela também pode influenciar o corpo humano de diferentes maneiras. Entretanto, seu propósito mais importante é fornecer energia e melhorar o sabor dos alimentos.

Assim, alega-se que a ingestão de sacarose causa a interação de dois sistemas cerebrais diferentes

  1. Regulação de alimentos e homeostase energética.
  2. O sistema de recompensa do cérebro (2).

Onde podemos encontrar sacarose?

Aqui está uma pequena lista dos alimentos mais ricos em sacarose (5)

  • Melão
  • Clementine
  • Abacaxi
  • Damasco
  • Pêssegos
  • Mandarim
  • Damasco
  • Laranja
  • Apple

Agora, o açúcar refinado (seja qual for a cor), que é encontrado em quase todos os restaurantes, vem da cana de açúcar e da beterraba (4).

azucar

Beterraba de açúcar - também conhecida como "sugar beet" em inglês.(Fonte: aixklusiv, 4138196/pixiebay.com)

Fórmula e estrutura química da sacarose

O nome químico da sacarose é alpha-D-Glucopyranosyl-(1→2)-beta-D-Fructofuranoside. Sua fórmula é C12H22O11.

Como mencionado, sacarose se refere ao açúcar comum. É um dissacarídeo, uma molécula composta de dois monossacarídeos (glicose e frutose).

Propriedades da sacarose

Afastando-se do exclusivamente químico e sua relação com o fisiológico, a sacarose tem diversos usos, principalmente no campo da gastronomia:

Propriedade Descrição
Sweetens Não importa o que seja, se você colocar açúcar, vai ser mais doce, será mais doce
Aumento da saciedade Alimentos ricos em sucralose tendem a satisfazer a fome muito mais que outros alimentos (7)
Exacerbation of flavour Chefs de todo o mundo estão bem cientes de que o uso do açúcar é necessário para realçar o sabor de certos pratos
Textura e brilho para superfícies de alimentos Se você estiver interessado em dar um toque único às suas sobremesas, você deve dominar o uso do açúcar
Pontos de congelamento e cristalização Cada bom cozinheiro deve saber como o uso da sacarose afeta os pontos de congelamento e cristalização dos pratos que eles preparam.

Como a sacarose influencia nossa saúde?

Como já mencionado, o principal e mais importante papel da sacarose é o fornecimento de energia que vem com seu consumo. Esta bondade ou virtude da sacarose é na verdade uma espada de dois gumes, pois a ligação entre obesidade e consumo de sacarose não é incomum.

Estudos afirmam que não há ligação direta entre consumo de açúcar ou carboidratos e ganho de peso. Isto porque há muitos fatores extras a considerar (2). Entretanto, a questão é bem simples:

Todas as dietas - paleo, keto, entre outras - trabalham com a mesma lógica: déficit calórico. Você deve gastar mais energia do que você consome se quiser perder peso (8).

Por que a ingestão de sacarose deve ser moderada?

Por todas as razões acima, você precisa ter cuidado - ou ficar longe - de alimentos com muita sacarose. Em geral, qualquer coisa com adição de açúcar é alta em calorias e baixa em nutrientes. Nós não estamos lhe dizendo para desistir de bolos e waffles juntos, mas recomendamos que você esteja ciente

  1. Suas calorias de manutenção. Ou seja, as calorias que seu corpo precisa consumir diariamente para manter seu peso.
  2. As calorias do que você está consumindo.

Somente sabendo o quanto - o máximo possível - está entrando em seu corpo e o quanto está saindo você pode tomar o curso de ação necessário para alcançar seu objetivo.

midiendo comida

Medir proporções não significa comer pouco e morrer de fome. Você tem que encontrar o equilíbrio. (Fonte: Steve Buissinne, 695723/pixabay.com)

O exercício é importante quando se consome muita sacarose?

Todos os itens acima devem ser complementados com exercício. Por um lado, os nutricionistas afirmam que não é necessário fazer esporte para perder peso. Entretanto, a verdade é que este não seria um bom post se não aproveitássemos a oportunidade para lembrá-lo de como é importante para sua saúde que você pratique esportes.

Além de queimar calorias, isso permitirá que você esteja com um déficit calórico maior (note, um déficit calórico sustentável não é superior a 400 kcal). O esporte é essencial para o seu desempenho no dia-a-dia. Isso afetará positivamente sua disposição e, contra-intuitivamente, você terá mais energia (10).

Sacarose e seus efeitos sobre as funções cognitivas

Neste ponto, a ciência é bastante categórica:

Uma nutrição cerebral adequada mantém a integridade estrutural e funcional dos neurônios (9).

Carboidratos (aos quais a sacarose pertence) são essenciais para o funcionamento ideal do organismo e, em particular, do cérebro. Os neurônios precisam de glicose (140 g por dia para serem exatos) para manter sua integridade e funcionalidade (9).

Além disso, há evidências de que o consumo de um alimento ou bebida açucarada está associado a outros benefícios. Estes incluem o aumento do alerta mental, melhores tempos de reação, melhor capacidade de resolver problemas matemáticos e redução da fadiga (9).

A sacarose, quando incluída em uma dieta balanceada, tem propriedades importantes. Ela promove o rápido fornecimento de glicose para o cérebro e músculo. É essencial para o desenvolvimento das funções cognitivas e da atividade física (9).

A sacarose e seu efeito na cicatrização de feridas

Um estudo de 2013 investigou o assunto. As propriedades da sacarose em relação à cicatrização de feridas foram analisadas. Também incluiu o desempenho da sacarose em comparação com outros produtos convencionais, muito mais caros.

A sacarose resulta em um maior grau de maturação da derme e, portanto, pode ser associada a um maior grau de qualidade de cura (1).

chica haciendo yoga

Além disso, você pode conhecer pessoas com os mesmos objetivos que você. (Fonte: Andrea Piacquadio, 8687577/pexels.com)

Sacarose e o sistema de recompensa do cérebro

O açúcar tem propriedades viciantes. Estas são mediadas pelo sistema opióide e podem ser bloqueadas por antagonistas, como o nalaxone (11).

Assim, estas propriedades seriam fatores condicionantes em dietas hipercalóricas (11). Entretanto, é necessário parar e discutir o que significa dependência e o que a dependência de açúcar implica.

Dizer que alguém é viciado em algo significa afirmar que o organismo dessa pessoa está operando sob a suposição de que esse algo é necessário para seu funcionamento normal (12).

Como exemplo, se tomarmos Damien e lhe dermos heroína por 20 dias seguidos -considerada uma dose adequada-, seu organismo, no 21º dia, será viciado em heroína.

Seu consumo torna-se uma necessidade. Por causa disso, se Damien não usar, ele vai começar a se sentir mal (esta é a síndrome da abstinência, onde o corpo procura o que tem recebido e acha que precisa). Se isto persistir e piorar, ele pode morrer (13).

Claramente, o vício da sacarose não fará o mesmo com você. Você não vai morrer por não comer açúcar quando você anseia por algo doce. Entretanto, foi documentado que as pessoas que deixam de consumir açúcar sofrem, por alguns dias, de irritabilidade, dificuldade para dormir, neblina mental, entre outros sintomas.

Nossa conclusão

A quantidade de informação disponível sobre diferentes tipos de dietas, suas exigências e seus resultados é algo do qual se deve fugir. Alguns sugerem a dieta Paleo, outros a dieta keto. Outros recomendam o jejum intermitente. Qual opção você deve escolher? Uma boa dieta é uma dieta equilibrada.

E sim, isso significa que você pode comer pizza ou bolo de vez em quando sem se sentir culpado. Não é sustentável comer 100% saudável durante todo o ano. A vida ocidental tem muitas tentações para viver de brócolis. Entretanto, nós recomendamos que você sempre mantenha o seu consumo de alimentos com adição de açúcar sob controle. Perder peso é extremamente difícil quando você está literalmente viciado no que você precisa desistir.

(Fonte da imagem em destaque: Adrianne Andersen: 2254100/ pexels)

Referências (13)

1. Zamora Navarro Salvador, Pérez Llamas Francisca. Importancia de la sacarosa en las funciones cognitivas: conocimiento y comportamiento. Nutr. Hosp. [Internet]. 2013 Jul [citado 2021 Mar 29] ; 28( Suppl 4 ): 106-111.
Fonte

2. Lisbona Catalán Arturo, Palma Milla Samara, Parra Ramírez Paola, Gómez Candela Carmen. Obesidad y azúcar: aliados o enemigos. Nutr. Hosp. [Internet]. 2013 Jul [citado 2021 Mar 29] ; 28( Suppl 4 ): 81-87.
Fonte

3. Lunn JE. Sucrosa Metabolism. Encyclopedia of Life Sciences [Internet]. 2015 [citado 10 enero 2021];.
Fonte

4. Morrison G, Newbegin JJ. Something about sugar; its history, growth, manufacture and distribution. [Internet]. 1997 [citado 10 marzo 2021];
Fonte

5. Foods Highest in Sucrose. [Internet] nutritiondata.self.com [Citado 2021]
Fonte

6. Definición de solubilidad
Fonte

7. Partearroyo Teresa, Sánchez Campayo Elena, Varela Moreiras Gregorio. El azúcar en los distintos ciclos de la vida: desde la infancia hasta la vejez. Nutr. Hosp. [Internet]. 2013 Jul [citado 2021 Mar 29] ; 28( Suppl 4 ): 40-47.
Fonte

8. Finer, N. (2001), Low‐Calorie Diets and Sustained Weight Loss. Obesity Research, 9: 290S-294S.
Fonte

9. Zamora Navarro Salvador, Pérez Llamas Francisca. Importancia de la sacarosa en las funciones cognitivas: conocimiento y comportamiento. Nutr. Hosp. [Internet]. 2013 Jul [citado 2021 Mar 29] ; 28( Suppl 4 ): 106-111.
Fonte

10. Fentem PH. ABC of sports medicine. Benefits of exercise in health and disease. BMJ. 1994;308(6939):1291–5.
Fonte

11. Pedro Navarro, Propiedades adictivas de la sacarosa. Trabajo para optar a Grado en Medicina.
Fonte

12. Koob, G., Volkow, N. Neurocircuitry of Addiction. Neuropsychopharmacol 35, 217–238 (2010).
Fonte

13. Nicole M. Avena, Pedro Rada, Bartley G. Hoebel, Evidence for sugar addiction: Behavioral and neurochemical effects of intermittent, excessive sugar intake, Neuroscience & Biobehavioral Reviews,Volume 32, Issue 1, 2008, Pages 20-39,ISSN 0149-7634, https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2007.04.019.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudo científico
Zamora Navarro Salvador, Pérez Llamas Francisca. Importancia de la sacarosa en las funciones cognitivas: conocimiento y comportamiento. Nutr. Hosp. [Internet]. 2013 Jul [citado 2021 Mar 29] ; 28( Suppl 4 ): 106-111.
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Lisbona Catalán Arturo, Palma Milla Samara, Parra Ramírez Paola, Gómez Candela Carmen. Obesidad y azúcar: aliados o enemigos. Nutr. Hosp. [Internet]. 2013 Jul [citado 2021 Mar 29] ; 28( Suppl 4 ): 81-87.
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Enciclopédia
Lunn JE. Sucrosa Metabolism. Encyclopedia of Life Sciences [Internet]. 2015 [citado 10 enero 2021];.
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Artigo científico
Morrison G, Newbegin JJ. Something about sugar; its history, growth, manufacture and distribution. [Internet]. 1997 [citado 10 marzo 2021];
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Web
Foods Highest in Sucrose. [Internet] nutritiondata.self.com [Citado 2021]
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Dicionário de Oxford
Definición de solubilidad
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Estudo científico
Partearroyo Teresa, Sánchez Campayo Elena, Varela Moreiras Gregorio. El azúcar en los distintos ciclos de la vida: desde la infancia hasta la vejez. Nutr. Hosp. [Internet]. 2013 Jul [citado 2021 Mar 29] ; 28( Suppl 4 ): 40-47.
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Estudo científico
Finer, N. (2001), Low‐Calorie Diets and Sustained Weight Loss. Obesity Research, 9: 290S-294S.
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Estudo científico
Zamora Navarro Salvador, Pérez Llamas Francisca. Importancia de la sacarosa en las funciones cognitivas: conocimiento y comportamiento. Nutr. Hosp. [Internet]. 2013 Jul [citado 2021 Mar 29] ; 28( Suppl 4 ): 106-111.
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Estudo científico
Fentem PH. ABC of sports medicine. Benefits of exercise in health and disease. BMJ. 1994;308(6939):1291–5.
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Tese de graduação
Pedro Navarro, Propiedades adictivas de la sacarosa. Trabajo para optar a Grado en Medicina.
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Estudo científico
Koob, G., Volkow, N. Neurocircuitry of Addiction. Neuropsychopharmacol 35, 217–238 (2010).
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Estudo científico
Nicole M. Avena, Pedro Rada, Bartley G. Hoebel, Evidence for sugar addiction: Behavioral and neurochemical effects of intermittent, excessive sugar intake, Neuroscience & Biobehavioral Reviews,Volume 32, Issue 1, 2008, Pages 20-39,ISSN 0149-7634, https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2007.04.019.
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