Ultima atualização: 3 de outubro de 2021

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Óleo de coco. Uma maldição ou uma benção? Alguns o elogiam como um óleo milagroso que também pode ajudar você a perder peso. Outros a condenam, dizendo que é veneno. Apesar das opiniões divergentes, o óleo de coco está muito em voga neste momento. Mas o que é verdade? Se você está fazendo esta pergunta a si mesmo, você veio ao lugar certo.

Em nosso grande teste de óleo de coco 2022 nós respondemos as perguntas mais freqüentes sobre óleo de coco. Nós também comparamos os melhores óleos de coco do mercado e explicamos o que você deve procurar idealmente antes de comprar. Depois de ler este artigo, você estará em dia com os últimos desenvolvimentos.




O mais importante

  • O óleo de coco é uma gordura vegetal que consiste principalmente de ácidos graxos saturados. Suas propriedades benéficas são atribuídas ao seu alto teor de ácido láurico.
  • Há muitos usos diferentes para o óleo de coco, tais como cuidados com o cabelo e o corpo ou proteção contra carrapatos.
  • É feita uma distinção entre o óleo de coco refinado e o óleo de coco virgem. Os tipos resultam da forma como eles são produzidos. O óleo de coco virgem tem mais nutrientes do que o óleo de coco refinado.

Óleo de côco: nossa recomendação dos melhores produtos

Critérios de compra e avaliação do óleo de coco

Ao comprar óleo de coco, você deve prestar atenção a certos aspectos, tais como:

Os óleos de coco não diferem muito uns dos outros. Entretanto, a produção de óleo de coco não é particularmente amiga do meio ambiente ou justa. Portanto, quando se trata de critérios de compra, também é importante prestar atenção ao cumprimento de seu papel como um cidadão responsável.

Conteúdo de ácido láurico

O conteúdo de ácido láurico pode estar entre 45 e 55%. Varia dependendo das condições climáticas, assim como do frescor e da maturação dos cocos. O ácido láurico é um ácido graxo. Muitas das boas propriedades atribuídas ao óleo de coco estão relacionadas ao ácido láurico.

Explicaremos exatamente o que são essas perguntas mais tarde na seção de perguntas. Nem todas as embalagens indicam o conteúdo de ácido láurico. Portanto, pode ser difícil decidir no local da loja de acordo com este critério. Entretanto, se isto for importante para você, você deve fazer seu pedido pela internet. Normalmente é indicado lá.

Selo orgânico da UE

É geralmente conhecido que os produtos orgânicos são bons ou pelo menos melhores para o meio ambiente do que os produtos não orgânicos. Se os recursos forem conservados, cocos de alta qualidade também estarão disponíveis a longo prazo.

Os coqueiros crescem em áreas tropicais. Elas eram frequentemente cultivadas por pequenos agricultores, mas devido à alta demanda, agora também há mais monoculturas.

Em comparação com o óleo de palma, o cultivo do coco é ainda mais prejudicial ao meio ambiente. Isto porque o óleo de palma atinge quase sete vezes o rendimento do coqueiro na mesma área.

Portanto, se você não quer passar sem coco e quer garantir um consumo sustentável, comprar óleo de coco com este selo é indispensável.

Comércio Justo

Sustentabilidade inclui não apenas o aspecto ecológico, mas também o social.

Comércio justo significa bens que são produzidos e comercializados sob condições justas.

Condições justas e preços justos garantem a contratação de funcionários treinados que garantem a criação de óleo de coco de alta qualidade. Também permite que os fazendeiros vendam os cocos em muito boa qualidade, já que eles não precisam mais baixar os preços.

Assim, a quantidade não é mais preferida em relação à qualidade. Condições justas também são essenciais para proporcionar meios de vida e oportunidades para os agricultores e trabalhadores. Portanto, em nome da sustentabilidade e da sua consciência, respeitar estes selos é essencial.

Quantidade

Como o óleo de coco é relativamente caro, vale a pena comprar potes maiores para economizar um pouco de dinheiro.

Você pode armazenar óleo de coco por até 1,5 a 2 anos.

Você não tem que se preocupar em ficar rançoso se você não o usar com rapidez suficiente. O óleo de coco consiste quase exclusivamente de ácidos graxos saturados. Estes são pouco sensíveis à oxidação e, portanto, não se estragam rapidamente. Nos supermercados você encontrará frequentemente potes que oferecem de 200ml a 500ml.

No entanto, você também pode encontrar potes de 1000ml ou conjuntos na internet. Se você não sabe muito sobre óleo de coco e quer experimentar primeiro, recomendamos que você compre um pote que seja o menor possível.

Guia: Perguntas freqüentes sobre óleo de coco respondidas em detalhes

O óleo de coco é um tópico controverso. Para mantê-lo informado sobre a situação atual deste óleo da moda, nós fornecemos as informações mais importantes para você aqui.

O que é óleo de coco?

O óleo de coco, também chamado de óleo de coco, é extraído do coco. Consequentemente, é uma gordura vegetal. O óleo de coco é apenas líquido acima de 23 graus. Em qualquer coisa abaixo disso, ela se torna sólida e, portanto, também é chamada de gordura de coco. É também de cor branca a amarelada.

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O óleo de coco é obtido a partir da carne do coco, também chamada de copra.
(Fonte de imagem: Tijana Drndarski/unsplash)

Também é muito durável porque consiste principalmente de ácidos graxos saturados. O ácido láurico constitui uma grande parte deles, junto com o ácido mirístico e o ácido palmítico. (1) As propriedades promotoras da saúde são freqüentemente atribuídas ao primeiro.

Por exemplo, grande parte do ácido láurico é transportado diretamente para o fígado, onde é então convertido em energia e metabólitos, ao invés de ser armazenado como gordura. Estes metabolitos incluem corpos cetônicos, que podem ser usados como uma forma de energia por tecidos extra-hepáticos, como o cérebro e o coração.(2)

Dos ácidos graxos saturados, o ácido láurico tem demonstrado contribuir menos para o acúmulo de gordura. Entretanto, estudos do seu efeito sobre o colesterol sérico contradizem uns aos outros. Além disso, o ácido láurico e a monolaurina são usados como agentes antimicrobianos. Isto se deve à sua comprovada atividade antimicrobiana contra bactérias gram-positivas e uma série de vírus e fungos. (2) Isto os torna bons para a extração de petróleo.

Para que pode ser usado o óleo de coco?

O óleo de coco pode ser usado para diversos fins. Por exemplo, ele pode ser usado para as seguintes coisas, entre outras

  • como um tratamento de cuidado do cabelo
  • como um creme para pele seca
  • para extração de petróleo
  • para cozinhar e assar
  • como um repelente de carrapatos

O último ponto pode parecer surpreendente, mas é verdade. Um estudo na Universidade Livre de Berlim descobriu que apenas 10% do ácido láurico repele 81 a 100% de todos os carrapatos por até seis horas. (3) Uma vez que o ácido láurico é encontrado mais fortemente no óleo de coco, ele oferece boa proteção contra carrapatos.

O popular óleo também pode ser usado para animais como cães, gatos ou cavalos para proteção de carrapatos, cuidados com o pêlo ou como um suplemento nutricional. Para este último uso, os óleos de coco projetados para animais prometem mais energia e bem-estar.

O óleo de coco também é bom para a higiene oral devido ao seu alto teor de ácido láurico. Como já mencionado acima, ele tem um efeito antimicrobiano.

Se você gosta da cozinha asiática, você definitivamente deve usar óleo de coco para fritar ou assar. O óleo de coco adiciona um toque tropical especial.

O óleo de coco é saudável?

Se você tem estudado óleo de coco por um tempo, você provavelmente já se deparou com a declaração "óleo de coco é veneno" do professor universitário Prof.

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Os coqueiros são muito populares. Eles realçam o sabor de cada refeição. Mas infelizmente o óleo de coco não é uma das gorduras mais saudáveis.
(Fonte da imagem: Jessica Wilson / unsplash)

Esta frase e a palestra que a acompanhou causaram muita excitação e vento contrário. Muitos, portanto, se perguntavam o que era verdade. Ela está definitivamente certa sobre uma coisa: o óleo de coco não é saudável. Entretanto, estas afirmações de que é saudável não surgem do nada.

Argumentos profissionais

Em um estudo tailandês, os sujeitos receberam 30ml de óleo de coco virgem por 8 semanas. Após este período, verificou-se que os participantes tinham níveis significativamente aumentados de colesterol lipoproteico de alta densidade (HDL). (4) O mesmo foi encontrado em um estudo semelhante que durou 12 semanas. (5)

Níveis mais altos de colesterol lipoproteico de alta densidade (HDL) podem reduzir o risco de derrame ou ataque cardíaco. Ainda não é possível dizer se o óleo de coco virgem pode realmente levar a uma redução no risco cardiovascular. Isto só poderia ser determinado por estudos com pacientes que têm um baixo nível de HDL-C e que precisam aumentar seus níveis de HDL-C. (4)

Contra-argumentos

Entretanto, também há estudos que provam o contrário. Em 8 ensaios clínicos e 13 estudos relacionados, descobriu-se que o óleo de coco aumentava o colesterol total e o colesterol lipoproteico de baixa densidade (LDL) geralmente mais do que os óleos vegetais insaturados cis. (6, 7)

Diz-se frequentemente que o óleo de coco tem as propriedades benéficas dos MCTs. Mas apenas 13% na verdade consiste dos ácidos graxos de comprimento médio.(1)

Como níveis altos de colesterol lipoproteico de baixa densidade (LDL) liberam sua carga de colesterol na parede arterial, causando bloqueio e inflamação, é uma das principais causas de aterosclerose. Ou seja, o acúmulo de resíduos de colesterol e gorduras nos vasos sanguíneos arteriais. (1)

Em última análise, os estudos contradizem uns aos outros e seria necessário realizar estudos clínicos de longo prazo em humanos. (7) Outro problema é que muitos estudos não especificam o tipo de óleo de coco que eles usam, o que pode levar a diferenças nos resultados. O estilo nutricional das pessoas do teste durante os estudos também desempenha um papel importante. O que é consumido no lado também influencia os resultados.

O óleo de coco ajuda na perda de peso?

Outro tópico controverso é a questão de se o óleo de coco pode ajudar você a perder peso.

Pro

Houve dois ensaios clínicos com participantes com excesso de peso que perderam peso ao redor da cintura depois de tomar óleo de coco diariamente. (8, 5) No primeiro estudo, 20 homens tomaram 2 colheres de sopa de óleo de coco por 4 semanas.(8)

No segundo estudo, as mulheres fizeram isso por 12 semanas. As mulheres também tiveram que seguir uma dieta pobre em carboidratos e se exercitar por 50 minutos por dia. (5) Dependendo do exercício e dieta anteriores, isto pode ter sido um fator de perda de peso. O ácido lácico é frequentemente classificado como uma gordura de cadeia média (MCT), especialmente no contexto do óleo de coco.

Em um estudo comparativo com o óleo MCT e azeite de oliva por oito semanas, o primeiro grupo perdeu peso. (9) A partir disso, muitos concluem que esses resultados também devem se aplicar ao óleo de coco, uma vez que ele tem um alto teor de ácido láurico.

Contra

Entretanto, deve-se notar que o ácido láurico age biologicamente como um ácido graxo de cadeia longa. O óleo de coco contém apenas cerca de 13% de ácidos graxos verdadeiros de cadeia média. (1) Consequentemente, o óleo de coco não tem o mesmo efeito que o óleo MCT.

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Por mais agradável que seja, o óleo de coco infelizmente não ajuda você a perder peso. Os ácidos graxos de cadeia média, no entanto. Mas como o óleo de coco tem apenas uma pequena quantidade deles, ele não tem essas propriedades.
(Fonte de imagem: Bill Oxford / unsplash)

Isto também é confirmado por um estudo publicado em 2017. Também descobriu que o óleo de coco não aumenta a sensação de saciedade, como alguns afirmam. Em geral, os resultados da pesquisa neste contexto são limitados e faltam estudos clínicos de longo prazo. (10)

Dicas para perda de peso

Se você quer combater sua gordura na barriga, é melhor fazer um treinamento contínuo de intensidade moderada (MICT) ou um treinamento de alto intervalo (HIIT). Ambos os tipos de treinamento são igualmente eficazes, mas o HIIT é mais eficiente em termos de tempo. (11)

Você também deve iniciar uma dieta de baixo teor de carboidratos ou mediterrânea para perder peso. Ambas as dietas têm se mostrado bem sucedidas em um estudo de 2 anos. Entretanto, dietas com baixo teor de gordura não são recomendadas. Os sujeitos perderam menos peso nessas dietas do que nas outras duas. (12)

Não é possível perder peso especificamente no abdômen, mas apenas para treinar seus músculos especificamente. (13) Perder peso em áreas específicas do corpo através de um treinamento específico é, portanto, um mito, assim como é um mito que só o óleo de coco ajuda a perder peso.

Quais os tipos de óleo de coco que existem?

O óleo de coco é dividido em óleo de coco refinado e virgem. Eles diferem na forma como são produzidos.

Tipo Descrição
Óleo de côco refinado O óleo de côco é obtido por meio de um processo industrial. É trabalhado com altas temperaturas e agentes químicos
Óleo de côco virgem O óleo de côco é obtido por um processo biológico. É mais suave, o que significa que mais nutrientes são retidos

Agora que sabemos aproximadamente quais são as diferenças entre os dois tipos de óleo de coco, vamos examiná-los mais de perto e examinar suas vantagens e desvantagens.

Óleo de coco refinado

Também é chamado de RBD (Refined-Bleached-Deodorized). O óleo de coco é extraído da seguinte forma: Após a colheita, os cocos são armazenados durante meses para secar. Então a polpa da fruta, também chamada de copra, é esmagada e aquecida fortemente. É então pressionado mecanicamente.

Para remover a cor, aromas e odores e para mudar a consistência, o óleo é refinado, descolorado e desodorizado após a prensagem. O óleo fracionado também é classificado nesta categoria.

Vantagens
  • também pode suportar temperaturas muito altas e é particularmente adequado para fritar e assar
  • neutro no sabor
Desvantagens
  • Vitamina E é perdida
  • alguns destes óleos são endurecidos com hidrogênio, o que pode resultar em ácidos graxos trans perigosos

Óleo de coco virgem

Este também é chamado de VCO (Óleo de Coco Virgem). Aqui, o óleo de coco é extraído por prensagem a frio ou por outros processos mecânicos suaves. Além disso, nenhum produto químico é adicionado. No processo de produção, é feita uma distinção entre o método seco e o método úmido.

No primeiro, a polpa do fruto é seca com calor e depois prensada a frio. A maioria dos óleos de coco é produzida desta forma. No método úmido, o óleo de coco é extraído do leite de coco fresco.

Vantagens
  • maior qualidade devido ao método de preservação de nutrientes
  • sem aditivos químicos
  • mais sabor
  • menos umidade com método seco e, portanto, maior vida útil
Desvantagens
  • há diferentes métodos para compressão a frio, portanto o termo pode ser enganoso

Qual óleo de coco você escolher deve depender do seu uso pretendido.

Quais alternativas existem para o óleo de coco?

Como o estudo de 2016 já citado mostrou, é melhor substituir o óleo de coco por ácidos graxos cis. Estes têm menos fatores para doenças cardiovasculares.(6) Estes ácidos graxos cis são encontrados em:

  • Óleo de colza
  • óleo de nozes
  • e azeite de oliva

Portanto, se você está procurando uma alternativa mais saudável, você deve procurar por eles. Mas o óleo MCT também é uma alternativa. Você pode tomá-lo como um suplemento dietético. Alguns estudos têm até mostrado que isso pode ajudar você a perder peso. (14, 15, 16)

Muitas das propriedades positivas atribuídas ao óleo de coco estão principalmente relacionadas aos MCTs, ou seja, aos ácidos graxos de cadeia média. Como você pode ver, o óleo de coco pode ser facilmente substituído, mas nenhum outro óleo pode competir com seu sabor tropical.

Fonte da imagem: Yastremska/ 123rf.com

Referências (16)

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Fonte

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Wissenschaftlicher Artikel
Frank M. Sacks: Coconut Oil and Heart Health: Fact or Fiction? In: Circulation. Band 141, Nr. 10, 10. März 2020, S. 815–817, doi:10.1161/CIRCULATIONAHA.119.044687, PMID 31928069
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Wissenschaftlicher Artikel
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Klinische Studie
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Klinische Studie
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Klinische Studie
Shai I, Schwarzfuchs D, Henkin Y, Shahar DR, Witkow S, Greenberg I, Golan R, Fraser D, Bolotin A, Vardi H, Tangi-Rozental O, Zuk-Ramot R, Sarusi B, Brickner D, Schwartz Z, Sheiner E, Marko R, Katorza E, Thiery J, Fiedler GM, Blüher M, Stumvoll M, Stampfer MJ; Dietary Intervention Randomized Controlled Trial (DIRECT) Group. Weight loss with a low-carbohydrate, Mediterranean, or low-fat diet. N Engl J Med. 2008 Jul 17;359(3):229-41. doi: 10.1056/NEJMoa0708681. Erratum in: N Engl J Med. 2009 Dec 31;361(27):2681. PMID: 18635428.
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Klinische Studie
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Klinische Studie
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Klinische Studie
St-Onge MP, Jones PJ. Greater rise in fat oxidation with medium-chain triglyceride consumption relative to long-chain triglyceride is associated with lower initial body weight and greater loss of subcutaneous adipose tissue. Int J Obes Relat Metab Disord. 2003 Dec;27(12):1565-71. doi: 10.1038/sj.ijo.0802467. PMID: 12975635.
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Klinische Studie
St-Onge MP, Ross R, Parsons WD, Jones PJ. Medium-chain triglycerides increase energy expenditure and decrease adiposity in overweight men. Obes Res. 2003 Mar;11(3):395-402. doi: 10.1038/oby.2003.53. PMID: 12634436.
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