
Como escolhemos
O óleo de krill é o suplemento ideal para quem se preocupa com a saúde do cérebro e do coração. É uma fonte natural de ômega 3, que pode ser consumida na forma de óleo ou cápsulas. Além de reduzir o colesterol e os triglicerídeos, o óleo de krill é um poderoso agente anti-inflamatório.
Embora não tenha a mesma popularidade de outros suplementos com ômega 3, as propriedades do óleo de krill estão chegando ao conhecimento de todos. Mas quem deveria tomar óleo de krill? Qual é a diferença desse produto e o óleo de peixe? Como deve ser tomado? Todas essas perguntas serão respondidas ao longo deste Guia.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Melhores suplementos com óleo de krill: Nossas recomendações
- 4 Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o óleo de krill
- 4.1 O que exatamente é o óleo de krill?
- 4.2 Quais nutrientes o óleo de krill oferece?
- 4.3 Quais são os benefícios do óleo de krill?
- 4.4 Por que o óleo de krill protege a saúde do cérebro melhor do que outras fontes de ômega 3?
- 4.5 Por que o óleo de krill é tão eficaz na redução do colesterol e dos triglicerídeos?
- 4.6 Para quem é indicado o consumo do óleo de krill?
- 4.7 Quais são os tipos de suplementos com óleo de krill e qual devo tomar?
- 4.8 Quais são as diferenças entre o ômega 3 do óleo de krill e da semente de chia e linhaça?
- 4.9 Quais são as vantagens do óleo de krill em relação ao óleo de fígado de bacalhau?
- 4.10 Quais são as funções da astaxantina no organismo?
- 4.11 O óleo de krill pode causar reações adversas?
- 4.12 Quais são as contraindicações do óleo de krill?
- 5 Critérios de Compra
- 6 Resumo
O mais importante
- O óleo de krill é composto por ômega 3 (EPA e DHA), colina, fosfolipídeos, vitamina E e astaxantina (provitamina A). É obtido a partir de um crustáceos chamado krill antártico, cujo nome científico é Euphausia superba.
- O óleo de krill faz bem para o coração, pele, olhos e articulações, mas sua principal função como suplemento é melhorar e preservar a saúde cerebral.
- Esse superalimento é encontrado na forma de cápsulas e gotas, embora este último seja menos frequente.
Melhores suplementos com óleo de krill: Nossas recomendações
Embora todos os suplementos com de óleo de krill pareçam iguais, eles não são. A concentração de ômega 3, o sabor e o preço variam de acordo com a marca. O processamento recebido pelo krill até a extração de seu óleo e fabricação das cápsulas é um forte determinante da qualidade final do produto.
Se você deseja fazer uma compra segura, recomendamos abaixo os melhores suplementos com óleo de krill:
- Óleo de krill com alto padrão de qualidade
- Óleo de krill puro e sustentável
- Suplemento de óleo de krill com astaxantina
- Ótima opção de Óleo de krill 500mg
Óleo de krill com alto padrão de qualidade
Fabricado segundo os mais altos padrões de qualidade, com 100% de Neptune Krill Oil (NKO), famoso por seu perfil exclusivo de ácidos graxos, este suplemento da Now Foods vem com 120 cápsulas de 500 mg de óleo de krill e contém naturalmente astaxantina e fosfolipídios.
Foi submetido a testes contra contaminantes perigosos, como PCBs, dioxinas, mercúrio e outros metais pesados e possui 6 certificações, que atestam desde sua qualidade produção (Underwriters Laboratories) à conformidade com os padrões do FDA (GMP) e produção sustentável (Friend of the Sea).
Óleo de krill puro e sustentável
Este suplemento com 60 cápsulas de 500 mg da Essential Nutrition é produzido com óleo de krill 100% puro. Extraído a frio por meio da tecnologia Superba Boost, possui certificação de sustentabilidade da Marine Stewardship Council (MSC).
Toda sua cadeia de produção é rastreável, desde o processo de captura do krill nas águas da Antártida até o encapsulamento do óleo. É livre de metais pesados, etoxiquina, contaminantes, PCBs, dioxinas e solventes químicos.
Suplemento de óleo de krill com astaxantina
O suplemento mineral à base de óleo de krill da VitGold vem em uma embalagem com 60 cápsulas de 1000mg, que vão ajudar a reduzir os radicais livres e a prevenir o envelhecimento celular precoce. Contém ômega 3, astaxantina e fosfolipídeos.
Ótima opção de Óleo de krill 500mg
O suplemento de óleo de krill da Vitafor é feito pela Fitoway, marca tradicional no ramo. São 60 cápsulas de 500mg cada, fazendo deste um ótimo composto para que você possa manter uma rotina saudável.
Guia de Compras: O que você precisa saber sobre o óleo de krill
Além de ser uma excelente fonte de ômega 3, esse superalimento é rico em outros nutrientes que desempenham um importante papel na saúde de crianças e adultos.
Se quiser saber mais sobre o óleo de krill, continue lendo esta seção, na qual serão examinadas as características, usos e diferenças desse suplemento.

Embora todos os suplementos com óleo de krill pareçam iguais, eles não são. A concentração de ômega 3, o sabor e o preço variam de acordo com a marca. (Fonte: Elnur Amikishiyev: 68846512 / 123rf.com)
O que exatamente é o óleo de krill?
Quais nutrientes o óleo de krill oferece?
Segundo a Dra. Tina Sampalis, Professora do Departamento de Cirurgia Experimental da Universidade de Montreal: “É a sinergia dos componentes nutricionais que torna este óleo tão benéfico para problemas de saúde dos mais distintos, incluindo cólica e irritabilidade associadas à tensão pré-menstrual, níveis elevados de colesterol ou dor nas articulações".
Quais são os benefícios do óleo de krill?
- Protege a saúde do coração e os vasos sanguíneos. O ômega 3 tem ação hipolipemiante (isto é, diminui o colesterol e os triglicerídeos), anti-inflamatória e antitrombótica (previne a formação de coágulos). Reduz substancialmente o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares.
- Previne a aterosclerose, isto é, o acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias (placas) no interior das artérias. Ele reduz o risco de um ataque cardíaco ou AVC, pois, quando essas placas crescem em excesso, podem obstruir um vaso sanguíneo e provocar sua ruptura.
- Diminui o colesterol total, o colesterol "ruim" (LDL) e os triglicerídeos no sangue. Reduzindo, portanto, o risco de esteatose hepática não alcoólica.
- Age como neuroprotetor, uma vez que os ácidos graxos ômega 3 do óleo de krill (EPA e DHA) são fundamentais para o desenvolvimento cerebral de bebês e crianças. Também protege de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer. Além disso, o EPA e o DHA melhoram a memória, a concentração e o aprendizado.
- Aumenta a sensação de bem-estar. Melhora o ânimo e está relacionado com uma menor incidência de depressão.
- Ajuda no tratamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
- Alivia os sintomas da tensão pré-menstrual. Por exemplo, cólica, irritabilidade e sensibilidade nos seios.
- Diminui inflamações. É um excelente complemento ao tratamento da artrite reumatoide, osteoartrite e doença inflamatória intestinal (doença de Crohn e colite ulcerativa).
- Retarda o envelhecimento. A astaxantina e a vitamina E do óleo de krill são poderosos antioxidantes que combatem o dano oxidativo. Sem dosagens adequadas de antioxidantes, maior o risco de envelhecimento precoce, aterosclerose, doenças renais, oculares e neurodegenerativas, além de câncer, entre diversas outras condições.
- Ajuda a manter a pele saudável. A astaxantina protege a pele contra a radiação solar, previne manchas causadas pelo sol e retarda o fotoenvelhecimento da derme.
- Ajuda a normalizar a pressão arterial.
- Promove o desenvolvimento adequado da visão em crianças e previne inúmeras doenças oculares, tanto na população adulta como na infantil. Diminui o risco de degeneração macular associada à idade, catarata, síndrome do olho seco e úlceras na córnea. Esses benefícios se devem ao ômega 3 chamado DHA (ácido docosahexaenóico) e à astaxantina.
Por que o óleo de krill protege a saúde do cérebro melhor do que outras fontes de ômega 3?
Por que o óleo de krill é tão eficaz na redução do colesterol e dos triglicerídeos?
O resultado disso é que, em pouco tempo e em doses baixas, o óleo de krill é capaz de reduzir o colesterol e os triglicerídeos no sangue.

Curiosamente, o krill é o animal mais abundante na Terra, e seu cardume chega a ter 2 milhões de toneladas. (Fonte: Dmytro Pylypenko: 30693794 / 123rf.com)
Para quem é indicado o consumo do óleo de krill?
- Doença cardíaca existente ou histórico familiar de problemas cardíacos.
- Histórico de degeneração macular associada à idade.
- Síndrome do olho seco.
- Colesterol e triglicerídeos elevados.
- Aterosclerose (acúmulo de placas de ateroma no interior das artérias).
- Dificuldade de concentração ou diminuição da memória.
- Pessoas que querem manter a pele saudável, sem rugas e sem manchas.
- Artrite, osteoartrite e lesões esportivas associadas à inflamação.
- Doença inflamatória intestinal (colite ulcerativa e doença de Crohn).
- Hipertensão.
- Crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou determinadas dificuldades de aprendizagem.
Quais são os tipos de suplementos com óleo de krill e qual devo tomar?
- Óleo de krill em cápsulas: Cápsulas gelatinosas que contêm óleo puro de krill, numa concentração que varia de 500 a 1.000 mg. Possui sabor suave, e muitos fabricantes conseguem evitar o gosto de peixe. Algumas marcas chegam a adicionar aroma artificial (como baunilha). O recomendável é tomar 1 ou 2 cápsulas por dia.
- Óleo de krill em gotas: O sabor natural do óleo de krill puro é muito forte e pode ser desagradável, além de deixar um gosto de peixe na boca e provocar arrotos. Por esse mesmo motivo, essa versão é mais difícil de ser encontrada e pode conter aromatizantes artificiais. A dosagem diária recomendada é de 1 colher de chá ou 5 ml.
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
Seu ômega 3 está associado a fosfolipídios, o que melhora consideravelmente sua assimilação | Não é um produto vegano |
É fonte de EPA e DHA, ácidos graxos. Ômega 3 essenciais para a saúde cerebral e ocular | Não pode ser ingerido por pessoas alérgicas a crustáceos |
Apresenta alta eficácia. Em pouco tempo, produz resultados notáveis | É mais caro do que outros suplementos com ômega 3, como óleo de chia ou de fígado de bacalhau |
É excelente para baixar o colesterol e triglicerídeos, reduzir inflamações, deixar a pele mais bonita, melhorar o humor, aliviar a tensão pré-menstrual e estimular a função cognitiva |
|
É fácil de ingerir. Basta consumir 1 ou 2 cápsulas por dia ou tomar 1 colher de chá de óleo de krill | |
É um produto seguro para a saúde. Praticamente não apresenta efeitos adversos | |
Pode ser consumido por crianças, adultos e idosos |
Quais são as diferenças entre o ômega 3 do óleo de krill e da semente de chia e linhaça?
Quais são as vantagens do óleo de krill em relação ao óleo de fígado de bacalhau?
Além disso, a astaxantina presente no óleo de krill o torna um suplemento ideal para o cuidado da visão e da pele. Ao contrário do óleo de peixe, o óleo de krill é usado para combater o fotoenvelhecimento cutâneo (devido a danos causados pelo sol), caracterizado pelo aparecimento precoce de manchas, rugas e linhas de expressão.
Característica | Óleo de krill | Óleo de peixe | Óleo de chia |
---|---|---|---|
Tipo principal de ômega 3 | EPA e DHA | EPA e DHA | Alfa-linolênico |
Assimilação | Rápida e eficiente | Moderada | Moderada |
Sabor | Quase neutro, não deixa gosto de peixe e apresenta boa tolerância | Pode deixar gosto de peixe na boca | Neutro, possui excelente tolerância |
É indicado para veganos? | Não | Não | Sim |
Fornece astaxantina? | Sim | Não | Não |
Contém vitamina E? | Sim | Sim | Sim |
Fornece vitamina A? | Sim | Sim, especialmente o óleo de fígado de bacalhau | Não |
Quais são as funções da astaxantina no organismo?
Segundo Virtudes Ruíz, cirurgiã e especialista em medicina estética: “A astaxantina é um poderoso antioxidante natural que combate o estresse oxidativo e possui grandes benefícios para a pele, visão e sistema cardiovascular. É 10 vezes mais potente que a vitamina C, 14 vezes mais potente que a vitamina E e 54 vezes mais potente que qualquer outro betacaroteno".
O óleo de krill pode causar reações adversas?

Embora o benefício mais conhecido do óleo de krill seja o ômega 3, este óleo contém outros nutrientes de grande potencial para melhorar a saúde e prevenir enfermidades. (Fonte: Vgstudio: 43738034 / 123rf.com)
Quais são as contraindicações do óleo de krill?
- Alergia a mariscos (incluindo crustáceos como o krill).
- Distúrbios da coagulação, pois poderia causar hemorragias.
- Presença de doenças crônicas (no coração, rim, fígado ou sistema endócrino). A pessoa deve procurar um médico antes de começar a tomar óleo de krill.
- Gestantes, bebês e crianças menores de 5 anos. Não existem evidências suficientes de que o óleo de krill seja seguro durante esses estágios da vida.
- Em concomitância com Orlistate. Este medicamento inibe a absorção de gorduras e, como consequência, o óleo de krill seria eliminado nas fezes.
Existe casos de uso do óleo de krill no tratamento tópico da síndrome do olho seco, mas esse seria um produto oftálmico de uso externo. Como último aviso, os suplementos com óleo de krill não são indicados para veganos, pois se tratam de um produto de origem animal.
Critérios de Compra
Existem alguns aspectos que você deve avaliar na hora de escolher o melhor óleo de krill, não basta procurar o suplemento que tem menor gosto de peixe. Algumas certificações são muito importantes, pois estão relacionadas com a qualidade final do produto ou o compromisso ambiental da empresa. Os critérios básicos para comprar um excelente óleo de krill são:
- Sabor e aroma
- Método de extração do óleo
- Certificações de sustentabilidade
- Adição de vitamina D
Sabor e aroma
Embora o óleo de krill possa ter um gosto extremamente desagradável, as cápsulas não têm sabor e, em certas marcas, apenas um leve aroma de peixe é percebido. Alguns fabricantes podem adicionar aromatizantes para melhorar a tolerância por parte dos consumidores.
O óleo de krill líquido, em seu estado puro, sempre contém aromatizantes, pois seu sabor natural atrapalharia seu consumo. Além disso, o sabor intenso pode causar arrotos, refluxo e náusea. É possível encontrar o produto na versão natural e em vários sabores, como baunilha.
Método de extração do óleo
Os óleos extraídos por prensagem a frio são de melhor qualidade. O óleo NKO (Neptune Krill Oil) é garantia de excelência, pois seu método patenteado de extração a frio evita a destruição dos nutrientes do krill. Este é o único aprovado pelo FDA (órgão semelhante à ANVISA nos Estados Unidos).
Certificações de sustentabilidade
Embora o krill antártico não seja uma espécie em extinção, é importante procurar alguma certificação no rótulo do produto que indique o compromisso ambiental do fabricante. Por exemplo, se o produto for importado e tiver a certificação da Marine Stewardship Council (MSC), isso significa que foi obtido através da pesca sustentável.

Além de ser uma fonte de ômega 3, este superalimento é rico em outros nutrientes que desempenham um valioso papel na saúde de crianças e adultos. (Fonte: Aleksan: 29954015 / 123rf.com)
Adição de vitamina D
Muitos suplementos com óleo de krill são enriquecidos com vitamina D. Esse nutriente é essencial para o desenvolvimento e a mineralização óssea. Se o óleo de krill for consumido por crianças ou mulheres na menopausa ou pós-menopausa, é aconselhável optar por um produto que contenha vitamina D.
Resumo
O óleo de krill é um superalimento maravilhoso para cuidar de todo o organismo, porque além de ser uma das melhores fontes naturais de ômega 3, também fornece outros nutrientes muito valiosos. Faz bem para o coração, cérebro, fígado, pele, visão, articulações e até para as dores associadas à tensão pré-menstrual.
Outro ponto a favor do óleo de krill é que ele tem pouquíssimas contra-indicações e quase não há efeitos adversos. Além disso, é um suplemento natural, eficaz e fácil de tomar. No entanto, nem todos os suplementos são iguais, por isso é preciso adquirir o óleo de krill da mais alta qualidade para alcançar os efeitos desejados.
Se você achou este Guia útil, nos ajude a alcançar mais pessoas compartilhando nas suas redes sociais ou deixando um comentário.
(Fonte da imagem destacada: Viktoriia Lykhachova: 51812723 / 123rf.com)