Ultima atualização: 3 de outubro de 2021

Como escolhemos

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165Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste vegan do Omega 3 2021. Aqui nós apresentamos todos os suplementos vegan ômega 3 que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet. Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o melhor suplemento vegan ômega 3 para você.

Você também pode encontrar respostas para as perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se quiser comprar um suplemento vegan ômega 3.




O mais importante

  • Os ácidos graxos ômega-3 são substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo. Eles têm efeitos positivos sobre a visão, o coração e as funções cerebrais.
  • Também é possível obter todos os tipos de ômega-3 através de uma dieta vegana, adicionando óleo de linhaça ou de algas à nossa dieta diária.
  • Pode ser difícil atender às exigências diárias de ômega-3 somente através de suplementos de óleo de linho. Os suplementos enriquecidos com DHA e EPA são uma alternativa muito conveniente para os veganos.

Ômega 3 vegano: nossa recomendação dos melhores produtos

Guide: Questions you should ask yourself before buying a vegan omega-3 supplement

O que são os ácidos graxos ômega-3?

Os ácidos graxos ômega-3 pertencem ao grupo de gorduras insaturadas comumente conhecido como "gorduras boas". Eles fornecem materiais de construção importantes para o bom funcionamento do nosso organismo e são, portanto, essenciais para a vida. Existem três ácidos graxos ômega-3 diferentes

  • Ácidos alfa-linolênicos (ALA)
  • Ácido eicosapentaenóico (EPA)
  • Ácido docosahexaenóico (DHA)

Uma vez que nosso corpo não pode produzir esses ácidos graxos por si só, é importante absorvê-los através de uma dieta saudável. Fontes valiosas de ácidos graxos ômega-3 são principalmente animais (especialmente peixes como salmão, atum ou cavala).

Como o ômega 3 é mais comumente encontrado em produtos animais, os veganos precisam dar atenção especial à sua dieta. Preparações com ômega 3 vegan podem ser muito úteis para combater uma deficiência de ômega 3. (Fonte da imagem: pixabay.com / stevepb)

Entretanto, também existem alimentos veganos à base de plantas, como nozes, sementes de chia ou certos tipos de óleos, que podem nos permitir manter uma dieta rica em ômega-3.

Para que os ácidos graxos ômega-3 são importantes?

Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Os ácidos graxos ômega-3 suportam o cérebro e o coração em suas funções e são responsáveis por manter a pressão arterial normal, assim como os níveis normais de triglicerídeos e colesterol no sangue.

Tipo omega-3 Função
ALA Manter o colesterol normal no sangue
DHA Manter níveis normais de triglicerídeos e função cerebral normal
EPA Manter níveis normais de colesterol e pressão arterial normal

Possíveis sintomas de uma deficiência de ômega-3 são fadiga, fraqueza muscular, visão fraca, problemas de concentração e problemas de pele.

Como posso obter ácidos graxos ômega-3 como um vegano?

Como foi dito acima, a fonte mais comum de ômega-3s está nos alimentos para animais. Portanto, é difícil atender à exigência diária normal recomendada de pelo menos 0,3g em uma dieta vegan.

As nozes são uma fonte natural vegana de ômega-3, assim como as sementes de linhaça e chia ou certos tipos de vegetais. (Fonte da imagem: unsplash.com / Tom Hermans)

Certos alimentos vegetais, como nozes ou óleo de linhaça, são ricos em ácido alfa-linolênico. No entanto, a ingestão de DHA e EPA é difícil em uma dieta vegana porque este tipo de ômega-3 vem quase exclusivamente de fontes marinhas.

A conversão do ALA em DHA e EPA cobre apenas parte da nossa exigência diária de ômega-3. É por isso que é importante obtê-los de outras alternativas veganas, como, por exemplo, preparações feitas a partir de óleo de algas.

As preparações de ômega-3 de algas ou óleo de linhaça facilitam a absorção de ALA, bem como de DHA e EPA, a fim de cobrir a necessidade completa de ômega-3 em uma dieta vegana.

Qual é a alternativa para os suplementos vegan ômega-3?

A melhor alternativa para o produto é seguir uma dieta rica em ômega-3s. Alguns alimentos veganos que têm níveis mais altos de ômega-3 são leguminosas, tais como grão-de-bico e feijão, vegetais verdes, tais como couve, ervas e plantas silvestres. Entretanto, no caso de uma possível deficiência de ômega-3, é altamente recomendável consultar o seu GP.

Decisão: Que tipo de suplemento vegan ômega-3 existe e qual é o mais adequado para mim?

Se você decidiu complementar sua dieta vegan com suplementos ômega-3, existem basicamente duas opções diferentes

  • Suplementos do óleo de algas
  • Suplementos feitos de linhaça ou óleo de linhaça

Cada um dos dois produtos está disponível sob a forma de gotas ou cápsulas. Aqui nós apresentamos as vantagens e desvantagens de cada tipo de suplemento para ajudar você a decidir.

Quais são as características de um suplemento vegan ômega-3 feito de óleo de algas e quais são as suas vantagens e desvantagens?

As preparações de óleo de algas estão disponíveis como gotas e cápsulas. Para aqueles que não querem o sabor do peixe, a segunda, naturalmente, será a melhor opção, pois você também pode encontrá-los sem sabor ou, por exemplo, com sabor de limão.

Os suplementos de óleo de algas contêm naturalmente a dosagem necessária de DHA e EPA que os veganos às vezes sentem tanta falta. No entanto, eles são os mais caros do mercado.

Vantagens
  • Fornecimento suficiente de DHA e EPA
  • Diferentes sabores
Desvantagens
  • Mais caro

Quais são as características de um preparo de ômega-3 vegetal feito de óleo de linhaça e quais são suas vantagens e desvantagens?

As preparações de Omega-3 feitas de óleo de linhaça são, em princípio, a alternativa mais ecológica, já que elas contêm apenas ingredientes vegetais da agricultura orgânica. A maioria das preparações feitas a partir do óleo de linhaça, portanto, exibe o selo orgânico, enquanto as preparações vegan ômega-3 feitas a partir do óleo de algas geralmente não o fazem.

Além disso, os preparados de óleo de linhaça são geralmente mais baratos do que o óleo de algas. Entretanto, não devemos esquecer que as preparações de óleo de linhaça não contêm DHA e EPA suficientes.

As preparações de óleo de linhaça enriquecidas com DHA e EPA são, portanto, uma alternativa melhor, mas também mais cara. Também é importante ter certeza de que o produto não contém gelatina, que não é adequada para dietas veganas.

Vantagens
  • Qualidade orgânica
  • Sem sabor
  • Preço mais baixo
Desvantagens
  • Nem sempre é suficiente DHA e EPA
  • Pode conter gelatina

Critérios de compra: Estes são os critérios que você pode usar para comparar e avaliar os suplementos vegan ômega-3

Abaixo mostraremos quais aspectos você pode usar para decidir entre os muitos suplementos vegan ômega-3 possíveis. Os critérios que você pode usar para comparar suplementos vegan ômega-3 incluem

Nos próximos parágrafos, nós explicaremos qual é cada critério.

Quantidade e conteúdo de DHA e EPA

Como já mostramos antes, estes dois tipos de ômega-3 são os mais difíceis de se obter em uma dieta vegana.

Uma deficiência assim como uma overdose de ômega-3 pode ter conseqüências para a saúde. (Fonte da imagem: unsplash.com / Bruno Aguirre)

É por isso que é importante ter certeza de que o produto que você escolhe tem a quantidade certa para atender às suas necessidades diárias. As overdoses também podem levar a problemas de saúde.

Os requisitos podem variar de acordo com a idade, condições médicas ou estilo de vida. Se você não tem certeza da dosagem certa para você, é uma boa idéia consultar seu médico.

Ingredientes e aditivos

Óleo de linhaça e óleo de algas suplementos Omega-3 são geralmente produtos adequados para dietas veganas. Entretanto, é importante ter cuidado com a composição que eles contêm. Nem todos os produtos veganos têm o selo vegan.

Entretanto, se não o fizerem, podem conter vestígios de produtos animais ou, no caso de cápsulas, gelatina. Uma revisão dos ingredientes do produto é sempre recomendada, também para evitar efeitos colaterais ou problemas alérgicos.

Certificação orgânica

Se você certificou-se de que os ingredientes são apropriados para sua dieta vegana, você pode se perguntar se eles também são ecologicamente corretos. Alguns suplementos, especialmente suplementos de óleo de linhaça, substituem fontes animais por ingredientes à base de plantas cultivadas organicamente. Isto também significa que o produto não contém conservantes ou aditivos e, portanto, não tem substâncias nocivas.

Cápsulas ou gotas

Se você usa sua preparação vegan ômega-3 como uma pastilha ou como uma gota também é uma decisão pessoal. As cápsulas geralmente não têm sabor ou são aromatizadas com limão. Para alguém que não gosta do sabor do peixe, esta é uma vantagem distinta. Por outro lado, as gotas são muito úteis se você quiser usar o suplemento naturalmente com uma refeição normal.

Gotas feitas de algas ou óleo de linhaça são perfeitas para refeições frias como saladas, e também são adequadas para crianças que não têm vontade de tomar comprimidos.

Fatos que vale a pena conhecer sobre ômega 3 vegan

Uma dosagem mais alta de ômega 3 pode ter efeitos colaterais?

Uma dosagem mais alta de ômega-3 pode, naturalmente, levar a problemas de saúde. Níveis mais altos de colesterol ou um sistema imunológico mais fraco são algumas das consequências que uma dose mais alta de suplementos de ômega-3 pode ter. Por esta razão, é uma boa idéia discutir primeiro a duração e dosagem do suplemento com seu GP.

Os suplementos vegan ômega-3 são adequados para a gravidez?

Os suplementos de Omega-3 não só são adequados para a gravidez, mas também podem ter efeitos positivos sobre o desenvolvimento da criança. Dadas as propriedades benéficas do DHA e EPA para o desenvolvimento do cérebro e função visual, o Departamento Federal de Nutrição recomenda comer duas porções semanais de peixe do mar durante a gravidez.

Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para o desenvolvimento da criança durante a gravidez (Fonte de imagem: unsplash.com / freestocks.org)

Se, devido a uma dieta vegana, a ingestão de ômega-3 for insuficiente, é claro que é útil complementar o consumo de ômega-3 com suplementos veganos. Neste caso, também é recomendado que você discuta a dosagem com seu GP com antecedência.

Fonte da imagem: pixabay.com / frolicsomepl

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