Ultima atualização: 3 de outubro de 2021

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Como um atleta, desempenho e aumento de resultados são uma alta prioridade na sua vida. Você está procurando maneiras naturais de aumentar seu desempenho de forma sustentável e sem riscos à saúde, ao mesmo tempo em que aperta seu tecido conjuntivo e impulsiona seu metabolismo? Então OPC é exatamente a coisa certa para você.

Em nosso teste de OPC 2022 nós lhe damos as informações mais importantes sobre o efeito do antioxidante e explicamos como a substância contribui para a regeneração de seus músculos e qual dosagem é recomendada. Além disso, explicamos os formulários nos quais o OPC está disponível e apresentamos a você as preparações mais bem classificadas e de melhor qualidade.




O mais importante

  • OPC é um dos antioxidantes mais poderosos do mundo e ajuda a combater os radicais livres. Especialmente para os atletas, isto os ajuda a ter o melhor desempenho possível.
  • O extrato de semente de uva é a melhor fonte de OPC. Farinha de semente de uva e óleo não são boas fontes de OPC.
  • Uma dieta saudável é a solução para minimizar o número de radicais livres no corpo.

OPC: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar OPC

O que é OPC e como ele funciona?

OPC é uma abreviação e significa "oligomeric proanthocyanidins" (proantocianidinas oligoméricas). A substância é atribuída ao grupo de antioxidantes e tem um efeito anti-inflamatório no organismo. O antioxidante é extraído das sementes de uva e vendido como suplemento alimentar. (1, 2)

OPC é extraído de sementes de uva. (Fonte de imagem: pixabay.com / Free-Photos)

OPC em particular não é um dos antioxidantes mais vendidos sem motivo, pois é um dos mais poderosos de seu tipo. Para os seres humanos, o suplemento alimentar tem inúmeros benefícios. Nós resumimos os mais importantes de uma lista para você

  • Lutando contra os radicais livres (3, 4)
  • Anti-envelhecimento
  • Manutenção da saúde
  • Aumento significativo no efeito da vitamina C
  • Renovação e proteção de células humanas
  • Fortalecimento do tecido conjuntivo
  • Promoção da elasticidade dos vasos sanguíneos
  • Redução da pressão arterial (5, 6)
  • Aumentar o metabolismo (7)
  • Diminuição dos níveis de lipídios no sangue (8)
  • Diminuição dos níveis de açúcar no sangue (9, 10)
  • Aperfeiçoamento da memória (11)

Para entender os efeitos do OPC, é importante saber o que é um antioxidante.

O que são antioxidantes?

Como o nome sugere, eles são dirigidos contra as oxidações. Estes são processos químicos nos quais uma molécula desiste de um elétron. Na vida cotidiana, a ferrugem é um bom exemplo disso. Isto não significa que nossos corpos enferrujam internamente; na verdade, a oxidação é boa para nós porque libera energia que podemos usar.

São os chamados radicais livres, quase subprodutos que são criados durante a oxidação, que nos causam problemas. Os radicais livres danificam nutrientes em nosso corpo, tais como proteínas, e causam estresse oxidativo. Isto pode causar doenças e interferir na regeneração. (12)

Os antioxidantes eliminam essas substâncias nocivas e assim garantem um bom equilíbrio no organismo. As inúmeras outras funções dos OPCs, que já foram listadas acima, também podem ser derivadas disso. Também temos um bom vídeo para você sobre os numerosos benefícios de tomar OPC:

Quais são os benefícios de OPC para os atletas?

Muitos atletas podem se beneficiar do efeito do OPC, porque o OPC aumenta a regeneração muscular e tem uma influência positiva sobre o metabolismo. (13, 14) Para os atletas em particular, a proteção contra os radicais livres é uma vantagem importante para uma recuperação ótima e, portanto, um desempenho constante.

Como já mencionado, o OPC impulsiona o metabolismo. Um metabolismo ativo é importante para que o organismo possa usar os nutrientes fornecidos de forma sensata.

Assim, um atleta pode suprir melhor seus músculos e ter um melhor desempenho. O efeito positivo sobre o tecido conjuntivo também é interessante para atletas fortes. Isto pode prevenir o aparecimento de estrias, que são causadas pelo acúmulo de músculos.

OPC influencia a recuperação do corpo e, portanto, oferece grandes vantagens para os atletas. (Fonte da imagem: unsplash.com / Markus Spiske)

Qual é a alternativa ao OPC?

A principal razão para comprar OPC é o seu efeito antioxidante. Alternativamente, existem, é claro, outros fornecedores de antioxidantes. Blueberries em particular contêm muitos, mas eles também são encontrados em tomates ou até mesmo em grãos de café.

Entretanto, se você quer consumir mais antioxidantes e não consegue alcançar sua dosagem com alimentos normais, você deve definitivamente recorrer ao OPC. Ela tem uma densidade antioxidante muito alta e é excelentemente metabolizada pelo organismo.

Existem três tipos de OPC, dos quais a substância pode ser obtida. O ingrediente básico é sempre a semente de uva, que é então processada em três tipos diferentes

  • Extrato de semente de uva
  • Óleo de semente de uva
  • Farinha de semente de uva

Os produtos convencionais OPC são sempre extrato de semente de uva, pois é a mais alta qualidade dos três quando julgados pelo seu efeito antioxidante.

Essencialmente, então, a diferença entre estes produtos é o seu valor e, por extensão, o seu preço. A farinha de semente de uva, por exemplo, é significativamente mais barata do que o extrato de semente de uva, mas tem um efeito significativamente menor sobre a saúde humana. Como já mencionado, o extrato de semente de uva é o pano de fundo do OPC convencional e, portanto, tem os efeitos positivos acima mencionados para o organismo.

Decisão: Que tipos de OPC existem e qual é o mais adequado para você?

Extrato de semente de uva é frequentemente oferecido em combinação com vitaminas, na maioria das vezes com vitamina C. Portanto, você tem que decidir entre os dois produtos

  • oPC convencional
  • OPC e vitamina C

A interação de OPC e vitamina C é muito interessante. As duas substâncias influenciam uma à outra para que ambas tenham um efeito melhor. (15)

A vitamina C tem um efeito antioxidante entre outros benefícios para a saúde. Estudos têm mostrado que o OPC pode aumentar dez vezes o efeito da vitamina C.

Isto também significa que você só precisa consumir 10% da dose diária de vitamina C para alcançar o mesmo efeito. Além disso, o OPC pode regenerar moléculas de vitamina C usadas por meio de reações redox, para que o corpo possa usá-las várias vezes.

O que distingue o OPC convencional e quais são as suas vantagens e desvantagens?

OPC convencional refere-se a OPC puro sem adição de vitaminas. Há cápsulas de OPC, bem como pó de OPC puro. A decisão pode ser tomada de acordo com a preferência pessoal. Não há vantagens ou desvantagens.

Vantagens
  • Um pouco mais barato
  • dosagem possível independentemente da vitamina C
Desvantagens
  • Compra separada de vitamina C e OPC mais cara
  • mais inconveniente ao usar ambos

O que distingue OPC e vitamina C e quais são suas vantagens e desvantagens?

OPC é freqüentemente oferecido junto com outras vitaminas, mas a combinação com vitamina C faz mais sentido devido à interação especial. Como já mencionado, as duas substâncias influenciam e fortalecem uma à outra, de modo que seu efeito é significativamente melhorado. Em combinação, entretanto, este produto está disponível apenas na forma de cápsulas e não como pó.

Vantagens
  • Mais barato do que comprar separadamente
  • 2 em 1 facilita o uso
Desvantagens
  • A dosagem não é possível independentemente
  • Não disponível como pó

Critérios de compra: Você pode usar esses fatores para comparar e avaliar os produtos OPC

A seguir, mostraremos quais aspectos você deve considerar ao decidir entre os muitos produtos OPC em oferta. Aqui nós mostramos os critérios que você pode usar para decidir qual OPC é o melhor:

Nos parágrafos seguintes, nós explicaremos quais são os critérios individuais.

Origem

Como já mencionado, faz a diferença como a semente de uva é processada. Não vale a pena mencionar a farinha de semente de uva como fonte de OPC, pois seu conteúdo é extremamente baixo em relação a outras fontes. A situação é semelhante com o óleo de semente de uva. Aqui o conteúdo é significativamente mais alto do que na farinha de semente de uva, mas ainda não há comparação com o extrato de semente de uva.

O extrato de semente de uva é 333 vezes mais forte e o óleo de semente de uva 14 vezes mais forte que a farinha de semente de uva de acordo com Robert Franz, um respeitado especialista em saúde.

É por isso que é importante ir para o extrato de semente de uva se você quiser estocar no OPC. Um bom vídeo sobre este tópico é o seguinte:

Conteúdo OPC

A dosagem recomendada para OPC é de 150 a 300mg para adultos. Dependendo das necessidades individuais, dosagens de até 1000mg são úteis. Especialmente atletas e pessoas com doenças podem se beneficiar com isso.

Aqueles que o tomam preventivamente devem se sentir seguros entre 150 e 500mg em uma base permanente. Infelizmente, é difícil determinar uma exigência diária exata de OPC, já que esta é muito individual. Atletas que são expostos a um estresse mais oxidativo através do treinamento tendem a ter uma exigência maior.

A exigência diária exata do OPC é difícil de definir, pois depende principalmente do próprio estresse oxidativo. (Fonte da imagem: unsplash.com / Maja Petric)

Além disso, muitos produtos indicam um valor percentual que deve determinar o conteúdo OPC do extrato de semente de uva. Você deve sempre prestar atenção ao método usado para determinar o valor.

Determinação do conteúdo OPC

Há três métodos comuns que podem ser usados para determinar o conteúdo OPC de um extrato de semente de uva com diferentes graus de precisão:

Método Precisão
Método Bate / Smith Impreciso
Método vanilina Precisão média
Método de HPLC Exato

Como exatamente os métodos funcionam não é realmente importante. É muito mais importante que você compare apenas as porcentagens de dois produtos que foram determinados usando o mesmo método. Por exemplo, dois produtos podem ter um conteúdo de cerca de 95% de OPC, determinado pelo método Beta/Smith, e assim parecem ser o mesmo.

Entretanto, de acordo com o método HPLC, o valor pode ser de 55% para um produto e 40% para o outro, o que novamente mostra uma diferença. Bons valores também são cerca de 95% de conteúdo OPC de acordo com Bate/Smith, cerca de 65% de acordo com Vanillin e cerca de 55% de acordo com HPLC.

Qualidade (selo, local de fabricação)

Como em praticamente todos os suplementos alimentares, sempre faz sentido olhar para o local de fabricação e a presença de possíveis selos de qualidade. A Alemanha é um verdadeiro padrão de qualidade devido às muitas especificações e restrições da Lei de Alimentos.

Produtos do Leste, como a Polônia, etc., podem conter impurezas mais rapidamente. Além disso, sempre faz sentido procurar por outros selos. Não apenas "Made in Germany" significa qualidade, mas também, por exemplo, selos orgânicos ou certificados de laboratórios prestam homenagem à qualidade.

Testes laboratoriais

Você encontrará frequentemente certificados de laboratórios na série de imagens do produto. Estes confirmam a qualidade de várias maneiras. Um certificado de um laboratório independente que confirma o conteúdo do OPC de acordo com um método é exemplar aqui, para que você possa ter certeza de que o valor do produto está correto. Também é muito útil buscar a confirmação de um laboratório que testou o produto quanto a aditivos nocivos e impurezas.

Fatos que vale a pena saber sobre o OPC

O que são alimentos que contêm OPC?

OPC não é apenas um suplemento alimentar, mas também é encontrado em alimentos normais. Especialmente as cascas (se elas existirem) são muito ricas em OPC. A seguir preparamos uma tabela para você com alimentos de vários tipos e o conteúdo OPC correspondente por 100g de alimento.

Alimento Teor de OPC em 100g / ml de alimento
Uvas, verdes 21,71mg
Blueberries 43,98mg
Ameixas (com casca ) 152,62mg
Cranberries 178,03mg
Amêndoas 95,99mg
Avelãs 168,39mg
Chocolate amargo 154,20mg
Vinho tinto 33,99 mg

Como você pode ver, é difícil consumir regularmente mais de 100 ou 200mg de OPC na vida cotidiana. É por isso que os produtos OPC são tão populares e uma boa ajuda para obter antioxidantes suficientes.

Como você evita os radicais livres?

Os radicais livres são causados pelo estresse oxidativo, cuja causa pode ser muito diferente. O esporte, por exemplo, causa um grande estresse oxidativo. Portanto, a origem do estresse não tem necessariamente que ser ruim. Muitas influências externas causam estresse oxidativo. Nós listamos aqui algumas causas típicas para você

  • Fumando
  • Uso de drogas
  • Abuso do álcool
  • certos medicamentos
  • Poluição do ar
  • Distúrbios do sistema imunológico
  • Inflamações e infecções
  • Estresse físico (esportes)

A partir disto pode-se concluir que um estilo de vida saudável é a solução para evitar muitas causas de estresse oxidativo. Você não pode evitar completamente o estresse, nem você deve evitar. O exercício, por exemplo, é totalmente saudável e bom para o corpo, mas também dá origem a radicais livres. O conselho aqui é garantir que você receba antioxidantes suficientes.

Um estilo de vida saudável evita automaticamente muito estresse oxidativo. O fumo é uma das muitas razões para o aumento de radicais. (Fonte da imagem: unsplash.com / Franck V)

Quando você deve tomar OPC?

Há algumas coisas a se ter em mente ao tomar o antioxidante. Para que tenha o melhor efeito, ele deve ser tomado cerca de 30 minutos antes de uma refeição.

Para dosagens mais altas, também é recomendado dividir a ingestão para que o OPC seja tomado antes de várias refeições.

Além disso, as interações com outros medicamentos devem ser levadas em consideração. Uma vez que o OPC tem um efeito de diluição do sangue, ele não deve ser tomado junto com medicamentos para diluição do sangue. Portanto, em tal caso, a ingestão deve ser discutida com o médico. (Fonte da imagem: pixabay.com / Couleur)

Referências (15)

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8. Razavi SM, Gholamin S, Eskandari A, et al. Red grape seed extract improves lipid profiles and decreases oxidized low-density lipoprotein in patients with mild hyperlipidemia. J Med Food. 2013;16(3):255-258. doi:10.1089/jmf.2012.2408
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10. Sapwarobol S, Adisakwattana S, Changpeng S, Ratanawachirin W, Tanruttanawong K, Boonyarit W. Postprandial blood glucose response to grape seed extract in healthy participants: A pilot study. Pharmacogn Mag. 2012;8(31):192-196. doi:10.4103/0973-1296.99283
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11. Ono K, Condron MM, Ho L, et al. Effects of grape seed-derived polyphenols on amyloid beta-protein self-assembly and cytotoxicity. J Biol Chem. 2008;283(47):32176-32187. doi:10.1074/jbc.M806154200
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12. Rahman K. Studies on free radicals, antioxidants, and co-factors. Clin Interv Aging. 2007;2(2):219-236.
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13. Myburgh KH, Kruger MJ, Smith C. Accelerated skeletal muscle recovery after in vivo polyphenol administration. J Nutr Biochem. 2012;23(9):1072-1079. doi:10.1016/j.jnutbio.2011.05.014
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14. Kruger MJ, Smith C. Postcontusion polyphenol treatment alters inflammation and muscle regeneration. Med Sci Sports Exerc. 2012;44(5):872-880. doi:10.1249/MSS.0b013e31823dbff3
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15. Bagchi D, Garg A, Krohn RL, Bagchi M, Tran MX, Stohs SJ. Oxygen free radical scavenging abilities of vitamins C and E, and a grape seed proanthocyanidin extract in vitro. Res Commun Mol Pathol Pharmacol. 1997;95(2):179-189.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Wissenschaftliche Studie
Giovanni B Vignaa, Fabrizio Costantinib, Giancarlo Aldinic, Marina Carinic. Effect of a standardized grape seed extract on low-density lipoprotein susceptibility to oxidation in heavy smokers. 2003 Oct; Volume 52, Issue 10, Pages 1250–1257.
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Randomisierte Kontrollstudie
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Randomisierte Kontrollstudie
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Metaaalyse
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Wissenschaftliche Studie
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Wissenschaftliche Studie
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