Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Apenas pare de fumar - não seria legal? Deixar de fumar a curto prazo é um grande sucesso, mas o verdadeiro desafio é continuar sendo um não-fumante a longo prazo. Infelizmente, a pura força de vontade não é, então, muitas vezes suficiente. Para finalmente permanecer livre de fumaça mesmo em situações estressantes, você precisa de estratégias e ferramentas sensatas.

Com nosso artigo queremos dar a você uma visão geral do porquê vale a pena parar de fumar. Nós explicamos o que você e seu corpo têm que esperar ao parar de fumar e mostramos estratégias e ferramentas. Para que você consiga ser e permanecer livre de fumaça - para sua saúde.




O mais importante

  • Deixar de fumar tem muitos benefícios financeiros e de saúde para você. Quanto mais cedo você parar de fumar, melhor. Se você quer ter filhos, você deve parar de fumar um ano antes de planejar engravidar para garantir a fertilidade normal.
  • Quando você para de fumar, você pode experimentar sintomas de abstinência de nicotina que podem durar de alguns dias a semanas. Estes incluem problemas de concentração, desejos, irritabilidade e depressão.
  • Além da sua força de vontade, estratégias e auxílios adequados o ajudarão a deixar de fumar, apesar dos sintomas de abstinência.

Histórico: Parando de fumar - o que você deve saber

Agora é do conhecimento geral que fumar é ruim para a sua saúde. No entanto, muitos fumantes não conseguem se livrar de seu vício e cair fora do vagão de novo e de novo. A seguir, nós gostaríamos de explicar os antecedentes e os efeitos do fumo e de parar de fumar.

Por que eu deveria parar de fumar?

O fumo afeta sua saúde. Os cerca de 5.000 produtos químicos nocivos no tabaco promovem doenças cardiovasculares e muitos tipos de câncer (1). Além disso, a nicotina, uma substância viciante, reduz os vasos sanguíneos e pode levar à calcificação das artérias.

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As toxinas contidas nos cigarros são viciantes e prejudicam sua saúde. Portanto, há muitas razões pelas quais vale a pena parar de fumar (Fonte da foto: Basil MK/ Pexels)

Finalmente, fumar aumenta o risco de um derrame ou ataque cardíaco e danifica os pulmões, causando tosse e acúmulo de muco nas vias respiratórias e até mesmo doença pulmonar. Fumar durante a gravidez também tem conseqüências fatais para o feto (2).

A taxa de nascimentos prematuros é significativamente maior nas mães que fumam do que nas mães que não fumam. Fumar frequentemente deixa os recém-nascidos com deficiências mentais e físicas de longo prazo (3).

Quais são os benefícios de parar de fumar?

Deixar de fumar traz inúmeros benefícios para a saúde, mas também para a carteira. Em média, os fumantes pagam 150 euros por mês para acabar com seu vício (4). É muito dinheiro que você pode investir em coisas mais agradáveis. A seguir, listamos 5 vantagens de parar de fumar.

  1. Redução do risco de câncer: Já alguns anos depois de parar de fumar, o risco de desenvolver inúmeros tipos de câncer é reduzido. O risco de câncer de pulmão de um ex-fumante é reduzido pela metade dez anos depois de parar de fumar.
  2. Menor risco de doenças cardiovasculares: Apenas 2 anos depois de parar de fumar, o ex-fumante tem quase o mesmo risco de doença cardiovascular que alguém que nunca fumou. Além disso, parar de fumar melhora o tratamento de doenças cardiovasculares pré-existentes.
  3. Melhoria/prevenção de doenças e infecções do trato respiratório: Após apenas alguns meses, as queixas respiratórias como tosse ou muco são visivelmente reduzidas. Mesmo no caso de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) existente, parar de fumar melhora os sintomas e prolonga a vida.
  4. Redução da infertilidade e vantagens na gravidez: Homens fumantes são mais freqüentemente afetados pela impotência do que os não-fumantes. Deixar de fumar também reduz o risco de complicações na gravidez.
  5. Corpo e psique: Com a cessação do fumo, a aptidão física aumenta, a descoloração dos dedos e dentes desaparece, assim como os maus odores. Além disso, a pele parece mais fresca porque se torna mais macia (5). Quando você deixa de fumar, você também recupera o controle sobre sua vida e não é mais uma vítima do seu vício de fumar. Você pode usar o tempo e dinheiro que você ganhou de uma maneira diferente e você não fica mais irritado quando não consegue satisfazer seu vício (6).

Então você vê: deixar de fumar vale a pena para você. Você também faz algo bom para o meio ambiente, porque você produz menos lixo e nenhuma fumaça tóxica. Então, do que você está esperando?

Quais são as desvantagens de parar de fumar e o que posso fazer a respeito disso?

É claro, deixar um vício não é fácil. Deixar de fumar vem com alguns efeitos colaterais que nós não queremos esconder de você. Para ter certeza de que você vai se manter firme, nós temos a estratégia certa para você na tabela a seguir.

Desvantagem Estratégia
Aumento da irritabilidade Exercício, meditação e troca com o ambiente social.
Cansaço e distúrbios do sono Se possível, construir pequenas fases de recuperação na vida cotidiana e, se necessário, recorrer a remédios caseiros como a valeriana ou um leite quente com mel para facilitar o adormecimento.
Anseios Tenha uma dieta balanceada e beba bastante líquido, mantenha à mão lanches saudáveis como nozes ou frutas.
Dificuldade de concentração Divida as tarefas em seções e permita-se pausas.
Humor deprimido Envolva-se em atividades sociais ou um novo hobby que traga uma sensação de realização e diversão. Se o problema for grave, consulte um psicólogo e procure terapia, se necessário.

Agora que você sabe o que esperar, você está preparado e não vai desistir facilmente. Os fortes sintomas de abstinência duram cerca de uma semana. Nossas estratégias o ajudarão a lidar melhor com elas.

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Quando você deixa de fumar, os primeiros dias a semanas são os piores. Os sintomas psicológicos e físicos de abstinência se tornam perceptíveis. Agora é hora de ficar com ele! (Fonte da imagem: Andrea Piacquadio/ Pexels)

Finalmente, fumar é um hábito ou ritual. Além de nossas estratégias acima, ele pode ajudá-lo a substituir o fumo por um novo ritual (7). Por exemplo, se você tem um desejo por um cigarro, coma uma maçã em vez disso ou mande um SMS para um amigo.

O que acontece com o corpo quando você para de fumar?

Agora você provavelmente está se perguntando o que exatamente acontece no seu corpo que é suposto melhorar tanto a sua saúde. Há também um rumor de que deixar de fumar leva ao aumento de peso. A resposta é sim, a maioria das pessoas realmente ganham peso depois que param de fumar.

Deixar de fumar não necessariamente leva ao aumento de peso.

Por um lado, isto se deve a uma mudança no metabolismo: fumantes queimam cerca de 200 kcal a mais por dia porque o corpo tem que combater as toxinas.

Por outro lado, no entanto, é porque o hábito de fumar é substituído por outros maus hábitos. Ao invés de um cigarro, você tem uma barra de chocolate. Mas a boa notícia é que a decisão é sua: se você substituir o cigarro por uma caminhada depois do trabalho, você queimará as calorias novamente. Seu corpo também vai se acostumar a parar de fumar e suas necessidades calóricas vão se nivelar.

Na tabela a seguir listamos as fases em detalhes, o que exatamente acontece com o seu corpo em que momento.

Tempo processo no corpo
após 20 minutos melhoria da circulação do sangue, pressão arterial e retorno do pulso ao normal
após 8 horas o conteúdo de monóxido de carbono é reduzido a um nível normal, de modo que haja oxigênio suficiente para seus órgãos no sangue novamente
após 24 horas Já agora o risco de ataque cardíaco é significativamente reduzido.
após 2 dias Seus terminais nervosos se recuperam: você sente e cheira melhor novamente
após 2 semanas até 3 meses estabilização da circulação e função pulmonar.
após até 9 meses Todos os sintomas respiratórios melhoram: falta de ar, muco, congestão sinusal, tosse.
depois de 1 ano O risco de doença coronariana cai para 50% do de um fumante.
depois de 5 anos O risco de vários cânceres e de derrame cai enormemente para o de um não fumante.
depois de 10 anos O risco de morrer de câncer de pulmão cai para metade do de um fumante.

Agora que você sabe exatamente o que está acontecendo no seu corpo, você pode se motivar melhor para parar de fumar. Apenas tenha em mente o que melhorou neste momento e o que continuará a melhorar se você continuar assim.

Por que eu não posso parar de fumar?

Se você acha difícil parar de fumar, é provavelmente porque você é viciado em nicotina. Esta substância contida no tabaco é um veneno e é viciante. O efeito em sua psique é a razão pela qual você tem um anseio por cigarros: Em pequenas doses, a nicotina tem um efeito estimulante e produz sentimentos de felicidade a curto prazo.

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Especialmente em situações estressantes ou por hábito, as pessoas procuram por um cigarro. A dependência psicológica e física torna particularmente difícil parar de fumar na vida cotidiana. (Fonte de imagem: Emre Keshavarz/ Pexels)

Subjetivamente, a substância tem um efeito concentrador e reduz os sentimentos de ansiedade e fome, inquietação e estresse - não menos importante, satisfazendo a pressão viciante (8). Então você vê, fumar é um círculo vicioso, porque a nicotina é viciante e assim produz sintomas de abstinência que têm que ser satisfeitos por fumar de novo e de novo.

Quando eu tenho que parar de fumar se eu quiser ficar grávida?

O fumo não afeta apenas a potência dos homens, mas também a fertilidade das mulheres. Os fumantes estão em desvantagem em relação aos não-fumantes no que diz respeito à função dos ovários e à maturação e implantação dos óvulos. Isto torna a fertilização mais difícil. Após cerca de um ano, a fertilidade de uma mulher volta ao normal (9).

Portanto, você deve parar de fumar o mais cedo possível, mas no máximo cerca de um ano antes de você planejar engravidar.

Quanto tempo leva depois de parar de fumar até que eu não tenha mais vontade de fumar?

O quão forte é seu desejo de fumar também depende do quanto você fumou. Além do vício físico já descrito, o vício psicológico causa problemas para muitas pessoas. Em qualquer caso, vale a pena reduzir o estresse, já que a retirada de uma substância viciante já exige energia e força de vontade, e o estresse adicional pode aumentar o risco de recaída.

O desejo de fumar já pode diminuir nas primeiras semanas.

Basicamente, entretanto, fumar é como qualquer outro vício: Os desejos podem permanecer e uma recaída não pode ser descartada mesmo depois de 20 anos.

No entanto, o desejo já pode diminuir nas primeiras semanas e se tornar cada vez menor ao longo dos meses. A força de vontade é sempre necessária - mas vale a pena perseverar (10).

Pare de fumar: As melhores dicas

Agora que você sabe porque deixar de fumar vale a pena e o que acontece com seu corpo, nós lhe daremos algumas dicas de como deixar de fumar com sucesso e permanentemente.

Como eu posso parar de fumar?

Muitos fumantes tentam parar de fumar por conta própria por enquanto. No entanto, a taxa de sucesso somente na primeira tentativa é de no máximo 6%. Alguns fumantes acham útil reduzir lentamente seu consumo de cigarros para deixar de fumar. Com este método, no entanto, a dependência psicológica permanece e muitas vezes pode ser difícil de ser moderada.

A cessação imediata do fumo é recomendada do ponto de vista da saúde.

Por esta razão, muitos fumantes deixam de fumar completamente de um dia para o outro, o que é mais aconselhável do ponto de vista da saúde, mas também pode promover sintomas de abstinência.

É importante ter à mão auxílios adequados para o caso de o abandono do fumo ameaçar falhar.

Medicamento como auxílio

Produtos substitutos, como comprimidos, pastilhas de nicotina ou adesivos, podem aliviar os sintomas da abstinência e, assim, facilitar a desistência (11). Estes não requerem receita médica, mas também não estão cobertos por seguro saúde. Os cigarros eletrônicos também são freqüentemente usados como meio de retirada.

Isto é presumivelmente menos prejudicial à saúde do que fumar, mas também não é inofensivo. Portanto, do ponto de vista da saúde, somente a cessação completa do fumo é recomendada (12).

Motivação

Para manter a atitude mental correta e permanecer motivado, você pode fazer uso de vídeos ou podcasts disponíveis e tematicamente apropriados. Você também pode manter um diário das situações em que você é particularmente tentado e evitá-las. Você também pode registrar progressos e sucessos em sua agenda para se motivar.

A terapia comportamental também pode ser bem sucedida, identificando os estímulos nos quais o desejo de fumar ocorre. (13) Juntamente com um terapeuta, são então procuradas alternativas comportamentais para substituir o tabagismo (14).

Alternativa significa

Hipnose ou acupuntura também são usadas para a cessação do fumo, mas nenhuma prova científica da eficácia desses métodos foi encontrada até o momento. Entretanto, esses métodos têm ajudado algumas pessoas. O efeito para você provavelmente virá de uma atitude positiva, no máximo (15).

Conclusão

Com nosso artigo você agora sabe porque você deve parar de fumar e o que acontece com o seu corpo nas diferentes fases depois que você parar de fumar. Com a ajuda das estratégias e ferramentas que listamos, você pode mudar seus hábitos e fazer algo bom para o seu corpo e sua carteira.

Fonte dasfotos: Popov/ 123rf

Referências (15)

1. Sasco AJ, Secretan MB, Straif K. Tobacco smoking and cancer: a brief review of recent epidemiological evidence. Lung Cancer. 2004 Aug;45 Suppl 2:S3-9. doi: 10.1016/j.lungcan.2004.07.998. PMID: 15552776.
Fonte

2. Abraham M, Alramadhan S, Iniguez C, Duijts L, Jaddoe VW, Den Dekker HT, Crozier S, Godfrey KM, Hindmarsh P, Vik T, Jacobsen GW, Hanke W, Sobala W, Devereux G, Turner S. A systematic review of maternal smoking during pregnancy and fetal measurements with meta-analysis. PLoS One. 2017 Feb 23;12(2):e0170946. doi: 10.1371/journal.pone.0170946. PMID: 28231292; PMCID: PMC5322900.
Fonte

3. Apotheken-umschau.de: Nikotinabhängigkeit (Nikotinsucht)
Fonte

4. Abnr.de: 2017: Rauchen kostet. Nichtrauchen kostet nichts! / ABNR
Fonte

5. Okada, Haruko C. M.D.; Alleyne, Brendan B.S.; Varghai, Kaveh; Kinder, Kimberly M.D.; Guyuron, Bahman M.D. Facial Changes Caused by Smoking, Plastic and Reconstructive Surgery: November 2013 - Volume 132 - Issue 5 - p 1085-1092 doi: 10.1097/PRS.0b013e3182a4c20a
Fonte

6. Dkfz.de: Zehn Gründe, mit dem Rauchen aufzuhören
Fonte

7. Gesundheit.de: Nikotin-Entzugserscheinungen bekämpfen
Fonte

8. Lungenaerzte-im-netz.de: Nikotinsucht » Was ist Nikotinsucht? » Lungenaerzte-im-Netz
Fonte

9. Gesundheit.gv.at: Rauchen aufhören vor einer Schwangerschaft
Fonte

10. Praxistipp.focus.de: Mit dem Rauchen aufhören: Das sind die Phasen der Regeneration
Fonte

11. Heydari G, Masjedi M, Ahmady AE, Leischow SJ, Lando HA, Shadmehr MB, Fadaizadeh L. A comparative study on tobacco cessation methods: a quantitative systematic review. Int J Prev Med. 2014 Jun;5(6):673-8. PMID: 25013685; PMCID: PMC4085918.
Fonte

12. Apotheken-umschau.de: Schluss mit Rauchen: So hören Sie auf
Fonte

13. Lindson-Hawley N, Thompson TP, Begh R. Motivational interviewing for smoking cessation. Cochrane Database Syst Rev. 2015 Mar 2;(3):CD006936. doi: 10.1002/14651858.CD006936.pub3. PMID: 25726920.
Fonte

14. Lungenarzte-im-netz.de: Nikotinsucht » Therapie » Lungenaerzte-im-Netz
Fonte

15. Spiegel.de: Mit dem Rauchen aufhören: Vier Wege zum Nichtrauchen
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo científico
Sasco AJ, Secretan MB, Straif K. Tobacco smoking and cancer: a brief review of recent epidemiological evidence. Lung Cancer. 2004 Aug;45 Suppl 2:S3-9. doi: 10.1016/j.lungcan.2004.07.998. PMID: 15552776.
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Artigo científico
Abraham M, Alramadhan S, Iniguez C, Duijts L, Jaddoe VW, Den Dekker HT, Crozier S, Godfrey KM, Hindmarsh P, Vik T, Jacobsen GW, Hanke W, Sobala W, Devereux G, Turner S. A systematic review of maternal smoking during pregnancy and fetal measurements with meta-analysis. PLoS One. 2017 Feb 23;12(2):e0170946. doi: 10.1371/journal.pone.0170946. PMID: 28231292; PMCID: PMC5322900.
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Dependência de nicotina (vício de nicotina)
Apotheken-umschau.de: Nikotinabhängigkeit (Nikotinsucht)
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2017: Custos de fumar. Não fumar não custa nada! / ABNR
Abnr.de: 2017: Rauchen kostet. Nichtrauchen kostet nichts! / ABNR
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Investigação científica
Okada, Haruko C. M.D.; Alleyne, Brendan B.S.; Varghai, Kaveh; Kinder, Kimberly M.D.; Guyuron, Bahman M.D. Facial Changes Caused by Smoking, Plastic and Reconstructive Surgery: November 2013 - Volume 132 - Issue 5 - p 1085-1092 doi: 10.1097/PRS.0b013e3182a4c20a
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Dez razões para parar de fumar
Dkfz.de: Zehn Gründe, mit dem Rauchen aufzuhören
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Combater os sintomas de abstinência de nicotina
Gesundheit.de: Nikotin-Entzugserscheinungen bekämpfen
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Vício de nicotina " O que é vício de nicotina? "Médicos Pulmonares na Rede
Lungenaerzte-im-netz.de: Nikotinsucht » Was ist Nikotinsucht? » Lungenaerzte-im-Netz
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Parar de fumar antes da gravidez
Gesundheit.gv.at: Rauchen aufhören vor einer Schwangerschaft
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Pare de fumar: Estas são as fases de recuperação
Praxistipp.focus.de: Mit dem Rauchen aufhören: Das sind die Phasen der Regeneration
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Estudo científico
Heydari G, Masjedi M, Ahmady AE, Leischow SJ, Lando HA, Shadmehr MB, Fadaizadeh L. A comparative study on tobacco cessation methods: a quantitative systematic review. Int J Prev Med. 2014 Jun;5(6):673-8. PMID: 25013685; PMCID: PMC4085918.
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Parar de fumar: Como parar de fumar
Apotheken-umschau.de: Schluss mit Rauchen: So hören Sie auf
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Investigação científica
Lindson-Hawley N, Thompson TP, Begh R. Motivational interviewing for smoking cessation. Cochrane Database Syst Rev. 2015 Mar 2;(3):CD006936. doi: 10.1002/14651858.CD006936.pub3. PMID: 25726920.
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Vício em nicotina " Terapia " Lungenaerzte-im-Netz
Lungenarzte-im-netz.de: Nikotinsucht » Therapie » Lungenaerzte-im-Netz
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Pare de fumar: Quatro maneiras de parar de fumar
Spiegel.de: Mit dem Rauchen aufhören: Vier Wege zum Nichtrauchen
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