Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Suas pernas estão pesadas e cansadas? Então você não está sozinho com esta reclamação. As pernas pesadas são uma doença generalizada que afeta as mulheres em particular. É particularmente comum no verão. O calor pode frequentemente levar à vasodilatação de nossas veias. Sentado e de pé por horas na vida cotidiana também não é a melhor coisa para pernas cansadas.

Os sintomas típicos, além da sensação de pernas pesadas, são pés inchados, sensação de formigamento nas pernas e pés, varizes ou dor. (1) Neste artigo, nós gostaríamos de lhe explicar exatamente o que são pernas cansadas ou pesadas e o que causa esta reclamação. Nós também lhe daremos nossas melhores dicas e truques para lutar contra isso.




O mais importante

  • Pernas cansadas são um sinal de distúrbio circulatório e são uma queixa para muitas pessoas. O inchaço e a sensação de pernas pesadas são sinais típicos.
  • As causas podem ser diferentes. A falta de exercício, uma dieta pobre ou uma tensão excessiva pode fazer com que as pernas se sintam cansadas e pesadas.
  • Um estilo de vida saudável com a dieta correta e exercício suficiente pode prevenir a síndrome das pernas cansadas.

Definição: O que são pernas cansadas ou pesadas?

O que exatamente são pernas cansadas ou pesadas? Nossas pernas fazem uma enorme quantidade de trabalho todos os dias. Nossos músculos e veias das pernas trabalham sem parar para bombear o sangue coletado de volta para o coração. O sangue é bombeado contra a força da gravidade.

Então é perfeitamente compreensível que as pernas às vezes fiquem cansadas após um esforço prolongado. O aumento da temperatura no verão causa sintomas mais freqüentes porque as veias se expandem, tornando mais difícil o transporte do sangue.

Background: O que causa cansaço ou pernas pesadas?

Pernas cansadas podem ser causadas por muitas coisas. Sentado e de pé por um longo tempo faz as veias mais fracas e a bomba muscular não pode funcionar corretamente. Então, pernas cansadas ou pesadas são um sinal de má circulação. Também é possível que a causa seja uma predisposição genética.

A seguir entraremos em mais detalhes sobre as causas mais comuns.

Pernas cansadas por falta de exercício

A falta de exercício tem um grande papel quando se trata de desconforto. Cada passo que você dá aumenta o fluxo sanguíneo. As veias se tornam fracas quando você não se move o suficiente.

Mover-se mais na sua vida diária ajuda a ter um estilo de vida mais saudável. (Fonte da imagem: Francesco Gallarotti / Unsplash)

Caminhadas de trinta minutos por dia já fortalecem a circulação sanguínea e são muito eficazes. Especialmente se você sentar por um longo tempo, é importante mover seus pés a cada 30 minutos ou mais. Então lembre-se de uma coisa: o exercício é geralmente a solução mais importante para pernas cansadas!

Pernas cansadas por deficiência de minerais

Uma deficiência de minerais como ferro, zinco, cálcio ou magnésio pode causar pernas cansadas. Especialmente as pessoas que praticam muitos esportes devem certificar-se de que suas lojas de minerais estejam cheias.
Se você tem dores fortes ou está inseguro, você deve procurar atendimento médico.

Por exemplo, o magnésio contribui para a função muscular normal. Se você for ao médico para um exame de sangue, você também pode ver se você tem uma deficiência de ferro, que também pode ser uma causa de pernas cansadas.

Suplementos nutricionais ou uma dieta mais saudável e consciente é útil para um estilo de vida mais saudável e para sintomas como pernas cansadas e pesadas. É freqüentemente chamada de Síndrome das Pernas Inquietas (RLS) se você também sentir um formigamento ou contração desconfortável em suas pernas. Neste caso, é melhor conversar com seu médico. (2)

Pernas cansadas devido ao excesso de peso

O excesso de peso também pode levar a pernas cansadas e pesadas. Se você está acima do peso, você tem diferentes sintomas e o desenvolvimento de doenças crônicas pode ser promovido. Você pode descobrir se você está acima do peso olhando o seu Índice de Massa Corporal (IMC).

Esteja ciente, entretanto, de que a porcentagem de músculo e gordura desempenham um grande papel. Se o seu IMC é maior ou igual a 30, então é recomendável que você perca peso. Uma dieta saudável e exercício físico são essenciais para perder peso se você não tiver outras doenças. Nós ilustramos os valores do IMC em uma tabela abaixo para você. (3)

Índice de Massa Corporal (IMC)
Underweight under 18.5
Normal 18.5 - 24.9
Overweight 25.0 - 29.9
Obese over 30.0

Pernas cansadas do exercício

Depois de um programa de exercícios excessivamente intenso, você também pode sentir as pernas pesadas e cansadas. Se esta condição ocorre com mais freqüência e causas relacionadas a doenças podem ser excluídas, a intensidade das atividades esportivas é responsável por ela.

Talvez a causa mais comum de pernas pesadas e cansadas seja um treinamento muito duro e períodos de recuperação muito curtos. Os músculos estão cansados e o corpo ainda não completou o processo de regeneração.

A falta de minerais como cálcio, ferro ou magnésio também desempenha um papel importante aqui. Descansar, colocar as pernas para cima ou fazer massagens são úteis.

Pernas cansadas: As melhores dicas e truques contra isso

Muitas vezes as reclamações ocorrem após um dia extenuante e longo, que foi passado principalmente sentado ou em pé. O que você pode fazer para melhorar o seu bem-estar? Reduzir o consumo de álcool, beber água suficiente e evitar roupas justas são algumas delas. Nós gostaríamos de lhe apresentar algumas outras dicas e truques úteis.

Quais movimentos ajudam contra pernas cansadas?

Como você já leu, o exercício é muito importante para se manter saudável. Caminhar, andar de bicicleta, nadar ou exercícios simples para as veias das pernas (veja abaixo) podem levar a um estilo de vida melhor e mais em forma. Encontre algo que você aprecie e faça dele seu hobby, porque então você está fazendo algo pela sua alma e pela sua saúde ao mesmo tempo.

Ao invés de pegar o elevador, pegue a escada. Ao invés de levar o carro para curtas distâncias, caminhe ou ande de bicicleta. Pequenas mudanças fazem uma grande diferença. Mas tenha sempre o cuidado de não esforçar as pernas. Se você achar que você tem excesso de exercícios ou que suas pernas estão cansadas, faça uma pausa.

Quais remédios fitoterápicos existem para pernas cansadas?

Na medicina herbácea, as seguintes plantas medicinais são conhecidas por proporcionar alívio natural para queixas venosas como pernas pesadas e cansadas(4)

  • Uva vermelha: Reduz a vasodilatação e previne o edema. Também protege contra a inflamação.
  • Groselha-negra: Melhora a função das veias das pernas e previne trombose e varizes.
  • Witch hazel: Esta planta é conhecida por suas propriedades de aperto de tecidos e vasoconstritoras. Ele suporta a circulação sanguínea e assim ajuda a reduzir a sensação de pernas cansadas.
  • Óleo de lavanda: Algumas gotas no seu banho de pés não só farão bem à sua pele, mas também acalmarão e relaxarão as pernas cansadas.
  • Vassoura de açougueiro: Estimula a circulação do sangue e age como um anti-inflamatório. A planta medicinal inibe a quebra das enzimas e fortalece as veias.

Mais dicas para pernas cansadas

Sapatos planos

Sapatos planos e andar descalço são bons para as veias. Usar sapatos de salto alto frequentemente pode levar a problemas nas veias e, portanto, pernas cansadas. Tente evitar saltos altos, pois eles são muito estressantes para as pernas e pés. (5)

Calçados planos e confortáveis são muito importantes para proteger suas pernas e pés o máximo possível. Sapatos de salto alto podem ter sérias desvantagens para as veias. (Fonte de imagem: Inja Pavlic / Unsplash)

É particularmente saudável andar descalço, pois isso fortalece os ligamentos e os músculos. Se você estiver na praia durante suas férias de verão, uma caminhada no chão arenoso é uma ótima massagem nos pés.

Meias de compressão

Pernas pesadas também podem ser evitadas com o uso de meias de compressão. As veias são comprimidas, as válvulas nas veias podem fechar melhor e o fluido não pode mais vazar para os tecidos. Existem 4 classes diferentes de meias de compressão. Seu médico irá prescrever as meias certas para você. (6)

Exercícios nas veias

A falta de exercício faz o sangue se acumular nas veias das pernas. Nós listamos 4 exercícios simples para você melhorar seu fluxo sanguíneo. Estes exercícios podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar.

  1. Balançar os pés: Este exercício pode ser feito de pé ou sentado. Levante seus dedos dos pés e calcanhares alternadamente.
  2. Exercício de apoio de pés: Fique de pé com os pés em posição de apoio de pés. Levante seu calcanhar e mantenha as bolas dos seus pés no chão.
  3. Rolos de pés: Você pode fazer este exercício enquanto estiver sentado. Levante os dedos dos pés e mantenha seus calcanhares no chão. Agora role alternadamente no sentido horário e no sentido anti-horário.
  4. Aperte osdedos dos pés: Este exercício pode ser feito deitado ou sentado. Mantenha seus calcanhares no chão e levante os dedos dos pés.

Conclusão

Cansado, pernas pesadas podem ter muitas causas diferentes. Na maioria dos casos, porém, a causa é um estilo de vida pouco saudável. A falta de exercício, uma dieta pouco saudável ou excesso de trabalho devido a atividades esportivas erradas ou muito intensas são muitas vezes a razão para pernas cansadas. Para muitas pessoas, esta síndrome é pior nos meses de verão.

No entanto, também pode ser um sinal de uma doença grave, e é por isso que você deve consultar um médico mesmo que seus sintomas sejam muito graves. Cansado, pernas pesadas levam a veias enfraquecidas e má circulação. Você pode tentar diferentes métodos para prevenir o problema.

Mais exercício, a dieta certa, os sapatos certos ou até mesmo meias de compressão podem ajudar. Na maioria dos casos, você não precisa tomar medicamentos fortes de imediato. Mesmo pequenas e simples mudanças na vida cotidiana ou até mesmo ervas medicinais e suplementos dietéticos podem ter efeitos efetivos.

Fonte da imagem: lightpoet/ 123rf

Referências (6)

1. Piazza, G. (2014, August 11). Varicose veins. Circulation, 130(7), 582–587 http://circ.ahajournals.org/content/130/7/582
Fonte

2. Guo, S., Huang, J., Jiang, H., Han, C., Li, J., Xu, X., Zhang, G., Lin, Z., Xiong, N., & Wang, T. (2017). Restless Legs Syndrome: From Pathophysiology to Clinical Diagnosis and Management. Frontiers in aging neuroscience, 9, 171. https://doi.org/10.3389/fnagi.2017.00171
Fonte

3. U.S. Department of Health & Human Services. Assessing your weight and health risk. (n.d.)
Fonte

4. Alonso MJ. Plantas medicinales útiles en los trastornos circulatorios de las piernas [Medicinal plants useful in the cure of circulatory problems in legs]. Rev Enferm. 2005 Mar;28(3):25-8. Spanish. PMID: 15871340.
Fonte

5. Di Sipio, E., Piccinini, G., Pecchioli, C., Germanotta, M., Iacovelli, C., Simbolotti, C., Cruciani, A., & Padua, L. (2018). Walking variations in healthy women wearing high-heeled shoes: Shoe size and heel height effects. Gait & posture, 63, 195–201. https://doi.org/10.1016/j.gaitpost.2018.04.048
Fonte

6. Rabe E et al. Indications for medical compression stockings in venous and lymphatic disorders: An evidence-based consensus statement. Phlebology 2018;33(3):163-184.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudo científico
Piazza, G. (2014, August 11). Varicose veins. Circulation, 130(7), 582–587 http://circ.ahajournals.org/content/130/7/582
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Estudo científico
Guo, S., Huang, J., Jiang, H., Han, C., Li, J., Xu, X., Zhang, G., Lin, Z., Xiong, N., & Wang, T. (2017). Restless Legs Syndrome: From Pathophysiology to Clinical Diagnosis and Management. Frontiers in aging neuroscience, 9, 171. https://doi.org/10.3389/fnagi.2017.00171
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Estudo científico
U.S. Department of Health & Human Services. Assessing your weight and health risk. (n.d.)
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Estudo científico
Alonso MJ. Plantas medicinales útiles en los trastornos circulatorios de las piernas [Medicinal plants useful in the cure of circulatory problems in legs]. Rev Enferm. 2005 Mar;28(3):25-8. Spanish. PMID: 15871340.
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Estudo científico
Di Sipio, E., Piccinini, G., Pecchioli, C., Germanotta, M., Iacovelli, C., Simbolotti, C., Cruciani, A., & Padua, L. (2018). Walking variations in healthy women wearing high-heeled shoes: Shoe size and heel height effects. Gait & posture, 63, 195–201. https://doi.org/10.1016/j.gaitpost.2018.04.048
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Rabe E et al. Indications for medical compression stockings in venous and lymphatic disorders: An evidence-based consensus statement. Phlebology 2018;33(3):163-184.
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