Imagem de uma mulher fazendo pilates.
Ultima atualização: 18 de maio de 2021

É muito comum que alunos perguntem ao instrutor se o pilates emagrece mesmo e muitos profissionais ficam em dúvida sobre como responder essa pergunta adequadamente. Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo em que falaremos tudo sobre a relação entre o pilates e o emagrecimento.

Também detalharemos como direcionar o pilates para a perda de peso, tanto com os exercícios realizados durante a aula, quanto a importância de conciliar essa atividade com outras modalidades esportivas e a relevância de uma dieta balanceada. O texto está bastante completo, continue lendo.




Primeiro, o mais importante

  • O pilates tonifica toda a musculatura corporal, principalmente dos músculos abdominais, glúteos e costas. Para realizar os movimentos adequadamente, é necessário controlar a respiração e manter a contração muscular, principalmente da região do core.
  • Em uma aula de pilates com aproximadamente uma hora de duração, você pode perder entre 200 e 400 calorias, dependendo dos exercícios executados. As seções devem ser realizadas pelo menos três vezes e os resultados começam a aparecer a partir de 20 seções ou oito semanas.
  • As aulas de pilates podem ser realizadas individualmente ou em grupo. O ideal é que as aulas sejam ministradas por um fisioterapeuta ou educador físico, pois esses profissionais são preparados para aplicar o método adequadamente.

Pilates emagrece? Como perder peso durante o treino

Muitas pessoas buscam no pilates uma maneira de emagrecer. Embora esse seja um dos benefícios associados ao esporte, não é o principal. No entanto, existem formas de direcionar o pilates para a perda de peso, como vamos detalhar neste guia esportivo.

Imagem de mulheres em uma aula de pilates.

O pilate é uma alternativa para quem deseja emagrecer. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Pilates emagrece mesmo?

O pilates é uma atividade física que envolve o corpo como um todo. Os movimentos do pilates se baseiam em seis princípios básicos, sendo força, respiração, controle, concentração, precisão e fluidez dos movimentos.

Embora essa atividade física não seja voltada ao emagrecimento, todos os exercícios ajudam na estabilização dos músculos do abdômen, promovem mobilidade às articulações e ganho de consciência corporal.

Outro benefício do pilates é acelerar o metabolismo, proporcionando equilíbrio em todo o organismo e proporcionando emagrecimento. Em uma hora de pilates, é possível perder entre 200 e 400 calorias, dependendo dos exercícios realizados.

Geralmente, após as primeiras oito semanas de prática de pilates, é possível perder até 15% da gordura presente no fígado. Melhor ainda se o exercício for associado a uma dieta para emagrecer. Porém, cada pessoa possui uma resposta diferente ao treino.

Em quanto tempo vou começar a emagrecer?

Conforme mencionamos anteriormente, após dois meses de prática de pilates regularmente, sendo três vezes por semana a frequência ideal, é possível perder 13% de gordura do fígado, desde que associado com dieta saudável.

Nesse mesmo período, o metabolismo começa a acelerar, o que promove gasto calórico mesmo quando o corpo estiver em repouso. Geralmente, após 20 sessões de pilates ou em cerca de seis meses, sua resistência, metabolismo e funcionamento do organismo são outros.

Pilates pode ser associado com treino funcional?

O treino funcional utiliza movimentos e peso do próprio corpo para proporcionar o ganho de condicionamento, força e resistência e estimular o emagrecimento saudável.

Tanto que a parceria entre pilates e treino funcional ocorre com cada vez mais frequência. Os benefícios de praticar as duas atividades são: aumentar o desempenho em ambas as modalidades, proporcionar variedade de treinos, elevar o desempenho e prevenir lesões.

Essas atividades também ajudam a fortalecer as articulações dos tornozelos, joelhos, quadris, coluna lombar, coluna torácica, escápulas e quadril, afastando dores na coluna, ombros e joelhos.

Imagem de uma mulher fazendo pilates.

O pilates pode ser realizado com movimentos no solo ou em equipamentos. (Fonte: Maria Charizani/ Pexels.com)

Como ocorre o emagrecimento através do pilates?

Para quem deseja emagrecer, é importante praticar pilates pelo menos três vezes por semana. Entre os primeiros 20 a 30 minutos da aula, as reservas de glicogênio atuam como fonte de energia. Da metade da aula em diante, ocorre o uso das reservas de gordura como fonte de energia, queimando gordura.

Como falamos anteriormente, o treino pode resultar na perda de 200 a 420 calorias, dependerá dos exercícios e equipamentos utilizados no decorrer da aula.

O mais bacana é que com a prática constante de pilates, os músculos se desenvolverão e será necessário um gasto calórico ainda maior para mantê-los e isso resultará na perda de peso do praticante.

Para perda de peso, recomenda-se a prática de exercícios com pesos livres e as populares toning balls, que trabalham diferentes exercícios de maneira progressiva, incentivando o praticante a se desafiar cada vez mais, conquistando resultados maravilhosos.

Como são realizadas as sessões de pilates?

As aulas de pilates podem ser individuais ou em grupos pequenos. As sessões são supervisionadas por um instrutor em pilates, que pode ser um profissional de educação física ou um fisioterapeuta, que analisa as necessidades e limitações de cada aluno e monta um treino com exercícios adequados.

Durante o treino, o professor atenta-se à execução dos exercícios, postura, contração muscular e controle dos movimentos em aulas que são estruturadas em três partes, sendo aquecimento, execução e encerramento.

Na fase de aquecimento, são realizados movimentos de alongamento e exercícios preparatórios para os exercícios executados na fase principal. Na fase de encerramento é realizado o relaxamento do corpo e da mente, proporcionando consciência corporal.

Quais são os demais benefícios do pilates?

O pilates é uma atividade física que proporciona inúmeros benefícios, que ultrapassam o emagrecimento saudável. Alguns dos benefícios estão listados abaixo:

  • Fortalecimento e tonificação muscular.
  • Aumento de flexibilidade.
  • Proporciona um corpo alongado e esbelto.
  • Proporciona melhor rendimento físico em outros esportes.

Resumo

O pilates tem sido uma alternativa para quem busca perda de peso, mas não deseja realizar musculação. Para promover gasto calórico e queima de gordura, recomendamos unir pilates com uma atividade aeróbica, como o treino funcional.

Você deve realizar três sessões de uma hora de pilates por semana para notar os benefícios que começam a aparecer após oito semanas e são significativos após cerca de seis meses de atividade. Esperamos que tenha gostado deste artigo, qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Alexy Almond/ Pexels.com)

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