
Como escolhemos
A proteína hidrolisada é um dos tantos suplementos protéicos disponíveis e, talvez, um dos menos conhecidos. Este tipo de proteína foi previamente digerida por peptídeos e/ou aminoácidos para facilitar sua assimilação no intestino. Existem proteínas hidrolisadas de Whey, caseína, colágeno, soja e trigo, para citar apenas alguns exemplos.
Embora o trinômio proteína-esportes-músculo seja indiscutível, nem todas as proteínas são destinadas a fortalecer os músculos. Algumas são essenciais para o cuidado da pele e das articulações, enquanto alguns peptídeos são capazes de promover a saúde cardiovascular, digestiva e imunológica. Você quer saber mais? Então este artigo é para você.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Proteínas hidrolisadas:nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de compra: o que você precisa saber sobre proteína hidrolisada
- 4.1 O que é exatamente a proteína hidrolisada?
- 4.2 Quais são as diferenças entre a proteína hidrolisada, a isolada e a concentrada?
- 4.3 Quais os benefícios da proteína hidrolisada?
- 4.4 Quais tipos de proteínas hidrolisadas existem?
- 4.5 Quais são as principais vantagens do colágeno hidrolisado?
- 4.6 A proteína hidrolisada é recomendada para atletas?
- 4.7 Qual o melhor momento para consumir a proteína hidrolisada?
- 4.8 Quais são as vantagens e desvantagens da proteína hidrolisada?
- 4.9 Quais contra-indicações a proteína hidrolisada tem?
- 5 Critérios de compra
- 6 Resumo
O mais importante
- Uma proteína hidrolisada é aquela que foi pré-digerida, ou seja, que suas longas cadeias de aminoácidos (unidades básicas) foram separadas, em peptídeos e/ou aminoácidos livres, com o objetivo de facilitar sua assimilação pelo intestino.
- As proteínas hidrolisadas possuem amplos usos na nutrição, medicina e indústria alimentar. A maioria dos suplementos de proteína hidrolisada do mercado são destinados para atletas que desejam aumentar sua massa muscular e para pessoas adultas que procuram manter a firmeza e suavidade da pele.
- Para escolher a melhor proteína hidrolisada é importante considerar alguns critérios de compra básicos: fonte protéica, propriedades funcionais, alérgenos e ingredientes adicionados.
Proteínas hidrolisadas:nossa recomendação dos melhores produtos
As proteínas hidrolisadas são comuns em espaços esportivos, academias, e, no caso do colágeno, em centros de estética. Treinadores, nutricionistas, esteticistas ou outros profissionais podem recomendar este tipo de produto. No entanto, após uma análise completa, selecionamos nossos produtos favoritos e vamos apresentar abaixo:
- Uma ótima opção de proteína hidrolisada
- Uma proteína hidrolisada saborosa
- O melhor colágeno hidrolisado
Uma ótima opção de proteína hidrolisada
Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.
Este Whey é uma ótima fonte de proteína hidrolisada. Numa embalagem de 962g, com 145 calorias por porção, é em pó e com sabor de chocolate. Este tipo de proteína em pó tem uma melhor absorção comparada a outros tipos de proteína. Tem um baixo teor de carboidratos, calorias e gorduras totais.
Uma proteína hidrolisada saborosa
Este proteína hidrolisada em pó é feita a partir do soro do leite. Em uma embalagem de 837g, é livre de hormônios ou aditivos. Com um sabor de mousse de maracujá, fica mais fácil para consumir. É livre de glúten e lactose.
O melhor colágeno hidrolisado
Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.
Este colágeno hidrolisado rico em proteínas é ideal para a saúde da pele, unhas e cabelo. Com um agradável sabor de tangerina, é rico em vitaminas B e C, sem adição de açúcar. É ideal para manter o corpo saudável. Em uma embalagem com 270g, serve cerca de 18 porções, você deve consumir 1 porção por dia.
Guia de compra: o que você precisa saber sobre proteína hidrolisada
O que é exatamente a proteína hidrolisada?
Então, uma proteína hidrolisada é aquela que foi pré-digerida mediante um processo de hidrólise enzimática ou química para facilitar sua assimilação ou modificar suas propriedades funcionais.
Como resultado, a longa cadeia de aminoácidos que compõe uma proteína é dividida em peptídeos menores e em aminoácidos livres, que podem ser absorvidos rapidamente (2).
Quais são as diferenças entre a proteína hidrolisada, a isolada e a concentrada?
Sua absorção é mais lenta do que a proteína hidrolisada. As isoladas e concentradas de soro do leite (Whey) e soja geralmente são usadas como matéria prima para os hidrolisados (2).
Além disso, alguns dos peptídeos obtidos a partir da hidrólise protéica podem ter propriedades funcionais, o que significa que as proteínas hidrolisadas oferecem um benefício extra para a saúde.
Por exemplo, os peptídeos de caseína melhoram a absorção de cálcio, enquanto os peptídeos de soja reduzem o colesterol (3).
Características | Proteína concentrada | Proteína isolada | Proteína hidrolisada |
---|---|---|---|
Porcentagem de proteínas | 35-80% | Ao menos 90% | Entre 75 e 92% |
Fontes protéicas utilizadas | Whey Protein (soro lácteo) e proteína de soja | Whey Protein e proteína de soja | Whey Protein, proteína de soja, de trigo, caseína (leite de vaca), colágeno, carne bovina |
Contém lactose? | Sim, existem marcas sem lactose | Sim, existem marcas sem lactose | Muito pouca quantidade, existem marcas livres de lactose |
Solubilidade (capacidade para dissolver em água) | Muito boa, dissolve na água sem empelotar | Regular | Regular |
Sabor natural (sem saborizantes artificiais adicionados) | Neutro | Neutro | Amargo, quanto maior a hidrólise, maior o sabor amargo (embora os fabricantes tenham se esforçado para fornecer proteínas hidrolisadas agradáveis para os consumidores) |
Quais os benefícios da proteína hidrolisada?
Entre os benefícios das proteínas hidrolisadas podemos mencionar:
- Oferecem um excelente perfil de aminoácidos, já que em sua elaboração são utilizadas matérias primas de alto valor biológico que contém todos os aminoácidos, tais como as proteínas isoladas e concentradas, como as proteínas de Whey, soja, caseína, proteína de carne bovina, clara de ovo, entre outras (1).
- São assimiladas rapidamente devido a pré-digestão que a hidrólise fornece. Os di e tripeptídeos, cadeias formadas pela união de 2 e 3 aminoácidos, respectivamente, são absorvidos extremamente rápido pelo intestino (4).
- Constituem em um dos melhores complementos da dieta dos atletas já que fornecem todos os animoácidos ramificados, incluindo o BCAA (ramificados), que favorecem a recuperação muscular. Podem ser consumidos durante ou depois do treino, para estimular a síntese protéica no músculo e melhorar seu desenvolvimento (4, 5).
- Os peptídeos de caseína aumentam a absorção de cálcio , previnem as cáries dentais e evitam a desmineralização do esmalte dental (3).
- O colágeno hidrolisado colabora com a preservaçao da saúde articular. Nos casos de osteoartrite e artrite reumatóide o colágeno melhorou a inflamação e a dor nas articulações afetadas (6).
- O colágeno hidrolisado mantém a suavidade e firmeza da pele. É um dos produtos mais consumidos para combater o envelhecimento da pele, conservar sua elasticidade e minimizar rugas (7).
- A proteína hidrolisada é fundamental no tratamento de diversas doenças que ocorrem pela má absorção de nutrientes (doença de Crohn, pancreatite) ou nas que existe uma dificuldade para metabolizar certos aminoácidos (fenilcetonúria, tirosinemia) (2, 3).
- Muitas proteínas hidrolisadas são hipoalergênicas. A hidrólise enzimática rompe as cadeias de aminoácidos que compõe todas as proteínas integrais e são obtidos peptídeos de diferentes tamanhos, cujo poder alergênico é nulo. De todos os modos, toda fórmula hipoalergênica deve ser certificada pelas autoridades competentes (2).
- Colaboram com a digestão: peptídeos obtidos pela hidrólise do glúten e da caseína podem ajudar no tratamento da diarréia. Além disso, os peptídeos de caseína podem regular a sensação de fome e os esvaziamento gástrico (3).
- Os peptídeos de Whey Proten são antioxidantes, anticancerígenos, anti-hipertensivos e estimulam a proliferação de linfócitos (células defensivas) (3).
- Existem peptídeos derivados da hidrólise das proteínas do leite, soja, frutos do mar e clara de ovo que possuem atividade antioxidante e combatem os radicais livres que causam envelhecimento e doenças (8).
- Protegem o sistema cardiovascular: os peptídeos de soja reduzem o risco de sofrer doenças cardíacas e diminuem os níveis de colesterol total e LDL ("colesterol ruim") no sangue (8). Os peptídeos derivados do soro do leite (Whey) e da caseína exercem um efeito anti-hipertensivo, ou seja, diminuem a tensão arterial (3).
Quais tipos de proteínas hidrolisadas existem?
- Elementar: a proteína foi hidrolisada por completo e o produto consite em aminoácidos livres, que são as unidades básicas que constituem as proteínas. Não exigem nenhum tipo de processo digestivo. Este tipo de fórmula é utilizado com finalidades médicas específicas, por exemplo, alergias alimentares graves e fenilcetonúria.
- Semi-elementar: é realizada uma hidrólise parcial e o suplemento consiste em peptídeos, principalmente di e tripeptídeos, que são os que são assimilados mais rapidamente. Exigem um breve processo digestivo. As proteínas hidrolisadas de soro do leite, caseína, colágeno e proteína de soja são exemplos que representam este grupo de produtos.
Quais são as principais vantagens do colágeno hidrolisado?
A proteína hidrolisada é recomendada para atletas?
O consumo de proteína hidrolisada estimula a síntese protéica no músculo (5). Como se não fosse suficiente, as proteínas hidrolisadas são preparadas para fornecer quantidades significativas de BCAA (leucina, isoleucina e valina).
Essas substâncias são essenciais para a recuperação muscular e a síntese de novas proteínas (10). Porém, não adianta consumir a proteína hidrolisada se não for acompanhada de uma dieta equilibrada e exercícios físicos adequados.
Qual o melhor momento para consumir a proteína hidrolisada?
Assim como acontece com a maioria dos suplementos protéicos, imediatamente após o treino, para aproveitar a janela anabólica, que é o período durante o qual o organismo é mais receptivo aos nutrientes.
Mas existe outro momento perfeito para ingerir as proteínas hidrolisadas: durante as atividades físicas. Sua fácil assimilação e a digestão os tornam o melhor lanche para este período.
No entanto, isso é recomendado apenas para atletas que praticam atividades físicas prolongadas (mais de 90 minutos) com alto desgaste.
Quais são as vantagens e desvantagens da proteína hidrolisada?
No entanto, estes suplementos são caros e nem sempre são a melhor opção. Na seguinte tabela vamos mostrar as vantagens e desvantagens da proteína hidrolisada.
Quais contra-indicações a proteína hidrolisada tem?
Por outro lado, as pessoas que vivem com alguma doença renal devem evitar estes complementos, já que implicam em uma sobrecarga no rim já danificado (11).
Critérios de compra
A proteína hidrolizada é a mais cara que existe devido ao processamento que a matéria prima sofre até se tornar peptídeos e aminoácidos. Para não desperdiçar seu dinheiro, é fundamental que você não tome decisões apressadas e avalie cuidadosamente os produtos tendo em conta estes critérios de compra:
Fonte protéica
As matérias primas a partir das quais são obtidas as proteínas hidrolisadas são: Whey Protein (isolado ou concentrado), proteína de soja (isolada ou concentrada), caseína, proteína da clara de ovo, proteína de carne bovina, colágeno (bovino ou marinho), proteína de trigo, entre outras fontes.
Uma proteína hidrolisada sempre vai oferecer um bom perfil de aminoácidos e vai ser de fácil assimilação, mas é importante ter em conta a origem para saber se o suplemento é apto para vegetarianos ou veganos.
Por exemplo, o colágeno hidrolisada pode vir das escamas de peixe ou de ossos de bovinos, por isso não será apto para veganos, nem vegetarianos.
Propriedades funcionais
Como explicamos anteriormente, alguns peptídeos fornecem outros benefícios, além de fornecer aminoácidos. Estes peptídeos funcionais podem proteger o coração, melhorar a imunidade, reduzir o colesterol "ruim" ou diminuir a pressão sanguínea.
Na seguinte tabela, vamos mostrar alguns exemplos:
Peptídeos | Efeito benéfico |
---|---|
Peptídeos de soja | Diminuem o colesterol LDL ("ruim") |
Peptídeos de Whey Protein | Reduzem a pressão sanguínea (anti-hipertensivo) e são antioxidantes |
Peptídeos da caseína | Aumentam a absorção de cálcio, promovem a saúde dental e ajudam a tratar a diarréia |
Alérgenos
Embora muitas vezes a proteína hidrolisada possa ser hipoalergênica, as pessoas que sofrem com alguma alergia deve ler atentamente a etiqueta para descartar a presença de alérgenos.
Quem tem a doença celíaca deve evitar as proteínas hidrolisadas de trigo e devem verificar sempre que o suplemento tenha o selo de produto livre de glúten.
Ingredientes adicionados
Os ingredientes adicionados indesejados em uma proteína hidrolisada são os açúcares simples e os aditivos (corantes ou saborizantes) artificiais.
No entanto, existem outros nutrientes que potencializam os efeitos positivos do suplemento. Por exemplo, os suplementos de colágeno hidrolisado podem ter vitamina C, ácido hialurônico, extrato de chá verde ou magnésio.
Resumo
A proteína hidrolisada foi pré-digerida para acelerar seu tempo de assimilação e para que chegue rapidamente ao sangue. Embora a primeira função destes suplementos seja promover aminoácidos ao organismo para a síntese de proteínas, existem peptídeos capazes de melhorar a imunidade, diminuir o colesterol e a pressão sanguínea e combater danos oxidativos.
Para obter a proteína hidrolisada, podem ser utilizadas diferentes fontes, tanto de origem animal como vegetal. O Whey Protein, a caseína e a proteína de soja hidrolisadas são muito recomendadas para atletas, enquanto o colágeno é um complemento que ajuda a cuidar da pele e das articulações.
Se você gostou do nosso guia, não deixe de compartilhar em suas redes sociais com todos os seus amigos.
(Fonte da imagem destacada: Khotjan: 86475481 / 123rf.com)
Referências (11)
1.
Sanz M L. Proteínas en nutrición artificial [Internet]. 2006.
Fonte
2.
Millán Rodríguez F, Vioque J. Los hidrolizados proteicos en alimentación: Suplementos alimenticios de gran calidad funcional y nutricional [Internet]. 2005.
Fonte
3.
Martínez Augustin O, Martínez de Victoria Muñoz E. Proteínas y péptidos en nutrición enteral [Internet]. 2006.
Fonte
4.
Manninen A H. Protein Hydrolysates in Sports and Exercise: A Brief Review [Internet]. J Sports Sci Med. 2004.
Fonte
5.
Beelen M et al. Coingestion of Carbohydrate and Protein Hydrolysate Stimulates Muscle Protein Synthesis during Exercise in Young Men, with No Further Increase during Subsequent Overnight Recovery [Internet]. The Journal of Nutrition. 2008.
Fonte
6.
Trc T, Bohmová J. Efficacy and tolerance of enzymatic hydrolysed collagen (EHC) vs. glucosamine sulphate (GS) in the treatment of knee osteoarthritis (KOA) [Internet]. International Orthopaedics. 2011.
Fonte
7.
Sibilla S et al. An Overview of the Beneficial Effects of Hydrolysed Collagen as a Nutraceutical on Skin Properties: Scientific Background and Clinical Studies [Internet]. The Open Nutraceuticals Journal. 2015.
Fonte
8.
Vioque J, Millán F. Los péptidos bioactivos en alimentación: nuevos agentes promotores de salud [Internet]. 2005.
Fonte
9.
Feferbaum R, Miuki Abe Jacob C, Zamberlan P, Fuchs Tarlovky V. Fórmulas elementales y semi-elementales en pediatría [Internet]. 2010.
Fonte
10.
Salinas García M E et al. Effects of branched amino acids in endurance sports: a review [Internet]. 2014.
Fonte
11.
Gleeson M. Dosing and Efficacy of Glutamine Supplementation in Human Exercise and Sport Training [Internet]. The Journal of Nutrition. 2008.
Fonte