pílulas verdes queimador de gordura
Ultima atualização: 3 de setembro de 2020

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Quem dera houvesse uma pílula mágica que nos ajudasse a perder peso! Se alguma vez você já pensou nisso, não está sozinho. A perda de peso é uma tarefa difícil que atormenta cada vez mais pessoas. Com este artigo, queremos mostrar o queimador de gordura, um composto interessante que pode te ajudar na luta contra a gordura, se utilizado com precaução.

Como um bom amante dos suplementos, você já sabe que não existem remédios milagrosos. Mesmo que a estética também seja um fator preocupante, a obesidade é uma ameaça real para a saúde, aumentando as chances de causar diversas doenças. Vamos entender um pouco mais sobre este produto, siga lendo para entender melhor!

O mais importante

  • O queimador de gordura é um produto formulado para favorecer a oxidação dos lipídios e das destruição dos depósitos de gordura.
  • Para que sejam efetivos, os queimadores de gordura devem ser combinados com um programa de exercícios físicos e uma dieta saudável para emagrecimento.
  • Antes de adquirir um queimador de gordura, você deve considerar suas particularidades (exigências alimentares e sensibilidade aos estimulantes) além dos critérios relacionados ao produto (origem, ingredientes e relação custo-benefício).

Os melhores queimadores de gordura do mercado: Nossas recomendações

Acreditamos que o seu bem estar e sua segurança devem estar em primeiro lugar. Por isso, não vamos recomendar produtos cheios de ingredientes desconhecidos e potencialmente perigosos. Escolhemos os melhores suplementos naturais que podem te ajudar na hora de emagrecer sem colocar sua saúde em risco. Estes produtos se destacam por sua simplicidade e transparência. Use com responsabilidade.

O melhor queimador de gordura com cafeína

Este produto tem 210mg de cafeína por cápsula hidrogel, que tem uma absorção muito rápida pelo organismo. É um poderoso estimulante do sistema nervoso central, fornecendo muitos benefícios físicos e mentais para quem consome. Acelera o metabolismo, fornece mais foco, energia e resistência.

O melhor queimador de gordura com taurina

Este suplemento nutricional está disponível em pó, que pode ser misturado com água ou outra bebida de sua preferência. A perda de gordura é um benefício fundamental da taurina (através do metabolismo lipídico melhorado), principalmente em adultos com sobrepeso e obesos. A dose recomendada deve ser verificada com seu médico ou nutricionista.

O melhor queimador de gordura com ginseng

Este suplemento fornece uma dose moderada de ginseng, capaz de estimular o metabolismo sem provocar efeitos colaterais. Contém também Astragalus, fundamental para manter uma rotina saudável. Fornece energia para o dia a dia, auxiliando na rotina e melhorando o desenvolvimento nas atividades físicas.

Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre o queimador de gordura

Os queimadores de gordura são uma série de produtos muito diversos que prometem melhorar a composição corporal, eliminando a gordura armazenada ou impedindo a criação de novos depósitos. Seus efeitos sobre o metabolismo não são perfeitamente conhecidos, por isso devem ser usados com prudência durante a suplementação.

menina correndo e ouve música

Nem todos os queimadores de gordura possuem o mesmo perfil de segurança. (Fonte: StockSnap: 2592247 / Pixabay.com)

O que é o queimador de gordura e como funciona?

Os queimadores de gordura são suplementos ou complementos alimentares utilizados para estimular a perda de peso corporal. Em geral, esse efeito ocorre mediante um aumento do gasto de energia, o que vai exigir uma maior destruição dos lipídios armazenados para obter energia (1).

Estes produtos estimulam a perda de peso corporal.

Dentro do grupo destes suplementos, também é possível encontrar opções que bloqueiam a absorção dos lipídios alimentares. Estes possuem um mecanismo de ação diferente dos queimadores de gordura termogênicos.

Existem muitos suplementos chamados de queimadores de gordura. Seu funcionamento é conhecido de forma superficial e ainda apresenta algumas incógnitas para os especialistas.

Investigamos os supostos mecanismos de ação dos suplementos mais conhecidos, que estão resumidos na tabela abaixo. Mas tenha cuidado, nem todas essas moléculas são consideradas perfeitamente seguras (2).

Queimador de gordura Possível mecanismo de ação
Ácido clorogênico (café verde) Inibição da síntese dos ácidos graxos

Destruição dos depósitos de gordura

Oxidação da gordura

Diminui o apetite

Redução da absorção de glicose

Ácido Linoleico Conjugado (CLA) Inibição da síntese dos ácidos graxos

Aumento da captação de gordura pelo músculo

Oxidação da gordura

Diminuição do apetite

Cafeína Inibição da síntese dos ácidos graxos

Aumento do gasto metabólico basal

Destruição dos depósitos de gordura

Capsaicina Aumento do gasto metabólico basal

Inibição da síntese dos ácidos graxos

Oxidação da gordura

Ajuste do metabolismo de gordura e açúcar

Diminuição do apetite

Cetona de framboesa Inibição da síntese dos ácidos graxos

Destruição dos depósitos de gordura

Oxidação da gordura

Diminuição do apetite

Forscolina Destruição dos depósitos de gordura
Fucoxantina Aumento do gasto metabólico basal

Oxidação da gordura

Inibição da síntese dos ácidos graxos

Diminuição do apetite

Garcinia cambogia Oxidação da gordura

Redução do acúmulo de gordura

Diminuição do apetite

Diminuição dos níveis de insulina

L-Carnitina Aumento da captação de gordura por parte do músculo

Oxidação da gordura

Panax ginseng Redução do acúmulo de gordura

Inibição da síntese de ácidos graxos

Ajuste do metabolismo de gordura e açúcar

Oxidação da gordura

Sais de cromo Ativação dos receptores de insulina
Sinefrina Destruição dos depósitos de gordura

Oxidação da gordura

Taurina Aumento da captação de gordura pelo músculo

Oxidação da gordura

Aumento do gasto metabólico basal

Chá verde Oxidação da gordura

Destruição dos depósitos de gordura

Aumento do gasto metabólico basal

Diminuição do apetite

Ajuste do metabolismo de gordura e açúcar

Ioimbina Aumento do gasto metabólico basal

Os queimadores de gordura são seguros?

Os suplementos queimadores de gordura que são vendidos no mercado não são submetidos a mesma regulamentação sanitária que os medicamentos, por isso é importante ter cuidado ao adquirir um produto emagrecedor.

A tabela abaixo vai resumir os principais efeitos colaterais associados aos queimadores de gordura mais populares (2):

Queimador de gordura Efeitos colaterais Gravidade
Ácido clorogênico (café verde) Insônia

Palpitações

Ansiedade

Leve
Ácido Linoleico Conjugado (CLA) Lesão hepática Moderada (reversível)
Cafeína Insônia

Palpitações

Ansiedade

Elevação da pressão arterial

Leve
Capsaicina Problemas neurológicos

Formação de tumores

Desconhecida
Cetona de frambosa Danos cardíacos

Diminuição da fertilidade

Desconhecida
Forscolina Diarréia Leve (poucos estudos)
Fucoxantina Não foram descritos Poucos estudos
Garcinia cambogia Danos hepáticos

Alteração do efeito da medicação psiquiátrica

Moderada
L-Carnitina Mal cheiro corporal Leve
Panax ginseng Insônia

Ondas de calor corporal

Desconforto digestivo

Leve
Sais de cromo Rabdomiólise (destruição muscular)

Insuficiência renal

Grave
Sinefrina Hipertensão

Taquicardia

Danos cardíacos

Grave
Taurina Desconforto gastrointestinal

Potencializa os efeitos da cafeína

Leve
Chá verde Hepatotoxicidade (doses elevadas)

Potencializa os efeitos da cafeína

Moderada
Ioimbina Ansiedade

Palpitações

Dor de cabeça

Aumento da frequência urinária

Leve

A maioria destes efeitos colaterais podem ser prevenidos, evitando consumir acima da dose diária recomendada e evitando combinar as moléculas queimadoras de gordura entre si ou com outros compostos, como álcool, drogas ou medicamentos.

Analise bem estes efeitos antes de comprar um destes produtos, pois alguns podem acabar sendo perigosos de acordo com as características de cada pessoa.

óleo e cápsulas

Os queimadores de gordura só farão efeito se combinados com um estilo de vida saudável. (Fonte: Joannawnuk: 96349775 / 123rf.com)

Os queimadores de gordura são realmente efetivos?

Não adianta encontrar um queimador de gordura confiável e fácil de usar se os seus efeitos não são satisfatórios. Nas seguintes linhas, você vai encontrar um resumo das informações mais recentes sobre estes produtos em questão de segurança, com referência em estudos atuais (1, 2, 4):

  • Ácido clorogênico (café verde): O ácido clorogênico é um polifenol com atividade antioxidante e anti-inflamatória. Em animais, este composto demonstrou ser capaz de reduzir o tecido adiposo acumulado no organismo, contribuindo com a perda de peso. Porém estes resultados não são tangíveis para humanos.
  • Cafeína: Foi demonstrado que o efeito ativador da cafeína acelera o metabolismo corporal a curto prazo. No entanto, a longo prazo, a tolerância aos efeitos desta molécula perde seus efeitos.
  • Forscolina: A forscolina é um composto presente em uma planta relacionada com a hortelã (Coleus forskohlii). Em forma de suplementos, a forscolina mostrou ser útil para reduzir gordura de ratos obesos. Em um estudo com homens obesos, este produto também foi capaz de causar uma perda de peso significativa.
  • Fucoxantina: A fucoxantina é obtida da alga Undaria pinnatífida. Os estudos em humanos demonstraram que este composto é capaz de favorecer a perda de peso e a oxidação da gordura nos humanos, embora alguns estudos clínicos disponíveis podem estar sujeitos a conflitos de interesse.
  • L-carnitina: A L-carnitina atua como um transportador de gordura até as mitocôndrias (responsável pela produção de energia corporal), por isso é essencial manter os níveis adequados desta substância para poder utilizar os lipídios como combustível. Sua eficácia diminui nas pessoas que já possuem níveis adequados de carnitina.
  • Panax ginseng: O extrato da raiz desta planta milenar tem um grande poder de queimar gorduras nos estudos realizados com ratos obesos. Os estudos em humanos demonstraram que o ginseng tem um efeito emagrecedor leve, combinado com outros benefícios (como o fortalecimento da microbiota intestinal).
  • Taurina: Um estudo de 2010 administrou um suplemento de taurina em ciclistas profissionais, esperando encontrar um aumento do rendimento físico. Embora não foi encontrado uma melhora nos parâmetros atléticos, foi observado um aumento significativo na oxidação da gordura.
  • Ioimbina: Dois estudos (realizados em 1991 e 2002, respectivamente), relacionaram a ioimbina (original da casca da árvore africana Pausinystalia johimbe) com um aumento da perda de peso em pessoas de idade avançada submetidas a uma dieta hipocalórica. Infelizmente, este efeito não foi reproduzido em efeitos posteriores.
caffeine fat burner

Evite a combinação com múltiplos produtos queimadores de gorduras. (Fonte: Ferlic: h9Iq22JJlGk / Unsplash.com)

Como usar o queimador de gordura para aproveitá-lo ao máximo?

É necessário evidenciar que os efeitos dos queimadores de gordura dependem, em maior parte, do nível de atividade física da pessoa. A melhor forma de elevar o gasto metabólico basal (quantidade de calorias gasta pelo corpo em repouso) é através da prática de esportes.

Eles não serão úteis se combinados com um estilo de vida sedentário. Além disso, uma série de hábitos de vida saudáveis vão contribuir para aumentar as probabilidades de sucesso do suplemento queimador de gordura.

Isso também vai evitar o temido “efeito sanfona” (recuperação do peso perdido ao abandonar o uso dos queimadores de gordura). Você vai encontrar algumas dicas na seguinte lista (1, 2, 4):

  • Faça uma dieta saudável: Uma dieta hipocalórica (mas que forneça proteínas, vitaminas e minerais suficientes) vai contribuir com a perda de peso. Além disso, diminuir o consumo de gordura vai evitar o aparecimento de efeitos colaterais gastrointestinais de suplementos como a forscolina.
  • Hidrate-se: Os queimadores de gordura mais estimulantes, como a cafeína, provocam um aumento da temperatura corporal e transpiração. É muito importante a ingestão de água para evitar a desidratação.
  • Descanse: Foi demonstrado que pessoas que dormem menos de 7-8 horas por noite tem mais chances de sofrer de obesidade, diabetes e hipertensão. Se você quer aproveitar ao máximo o seu queimador de gordura, mantenha seu metabolismo saudável, respeitando suas horas de descanso.
  • Fique longe do álcool e das drogas: Visto que muitos suplementos queimadores de gordura exigem muito da função hepática, não é recomendado combiná-los com o álcool, que também depende deste órgão para sua correta eliminação. Outros medicamentos, como as anfetaminas, podem potencializar os efeitos dos queimadores de gordura, porém com efeitos potencialmente letais. Então, todo cuidado é pouco.

Quais precauções considerar durante o consumo do queimador de gordura?

A suplementação com o queimador de gordura deve ser considerada, fundamentalmente, diferente de qualquer outra suplementação alimentar.

O uso dos queimadores de gordura deve ser por um período limitado de tempo (até conseguir perder a quantidade de peso desejada) e não é recomendado o uso por pessoas com peso dentro dos parâmetros normais (2, 3).

  • Posso utilizar um queimador de gordura se tenho uma doença crônica? As pessoas com doenças cardíacas, hipertensivas, diabéticas, renais, metabólicas, neurológicas, psiquiátrica ou muscular devem evitar o uso de queimadores de gordura sem a aprovação prévia de um médico.
  • Minha medicação pode interagir com queimadores de gordura? Definitivamente! Infelizmente, os queimadores de gordura podem afetar outras medicações, diminuindo seus efeitos ou gerando reações perigosas. As principais substâncias descritas são (5): anticoagulante, antidiabéticos, medicação psiquiátrica, anti-hipertensivos, antitireóide, hormônio da tireóide, anticoncepcionais.
  • As crianças podem tomar queimadores de gordura? A segurança dos suplementos queimadores de gordura nessas pessoas com um metabolismo tão vulnerável não foi investigada. Por este motivo, é recomendado que os menores de dezoito anos evitem utilizar estes suplementos.
  • E as mulheres grávidas ou em período de amamentação? Não foram estudados os efeitos dos queimadores de gordura sobre os bebês ou na presença de leite materno, embora existam estudos que afirmam que estes suplementos podem afetar negativamente no crescimento do bebê. Portanto, seu uso não é recomendado.

Para concluir, as pessoas que podem fazer o uso seguro dos suplementos queimadores de gordura são as pessoas saudáveis, com um bom estado geral de saúde e que não estejam fazendo algum tratamento crônico. É recomendado consultar um médico antes de começar a utilizar este tipo de suplemento.

queimador de gordura natural

Os queimadores de gordura são mais efetivos em pessoas obesas do que em pessoas com peso normal.(Fonte: xb100: 91191488 / 123rf.com)

Critérios de compra

O verdadeiro desafio dos queimadores de gordura é encontrado na hora da compra. Você vai encontrar centenas de produtos de prometem “derreter” a gordura indesejada do seu corpo a um preço muito baixo. Não se deixe enganar por promessas vazias e leia nossos critérios de compra antes de colocar sua saúde nas mãos de um fabricante desconhecido.

Necessidades alimentares

Não deixe de lado suas preferências alimentares, suas alergias e suas intolerâncias. Se você for celíaco, tenha certeza que o produto que você vai comprar tem a informação clara na embalagem de ser “sem glúten”.

Se você for vegano, utilize um suplemento a base de vegetais, como o ginseng ou a cafeína. Mas cuidado com as cápsulas destes suplementos, que podem ser feitas a base de gelatina animal.

peanut

Alguns queimadores de gordura, como a taurina, tem efeitos benéficos adicionais. (Fonte: Serezniy: 28862123 / 123rf.com)

Origem do produto

Foram descritos casos de intoxicação durante a suplementação com forscolina e fucoxatina secundária aos produtos contaminantes contidos nesses produtos.

É essencial evitar o consumo de qualquer suplemento com presença de itens tóxicos ou pesticidas, escolha um produto de agricultura orgânica sempre que possível quando você for consumir este tipo de suplemento (2, 3).

Sensibilidade aos estimulantes

Tenha muito cuidado com os suplementos a base de estimulantes, como ginseng ou cafeína. Se você é uma pessoa nervosa ou que sofre de ansiedade, estes queimadores de gordura podem piorar o seu quadro e proporcionar uma experiência muito desagradável.

Conhecendo a si mesmo, se você sentir algum mal estar, escolha outros compostos, como a fucoxantina. Embora a cafeína seja considerada muito segura dentro da dose recomendada, sua dose excessiva pode provocar arritmia, hipertensão e até edema cerebral ou morte.

As pessoas sensíveis a cafeína podem apresentar esta síndrome utilizando doses padrão, por isso, devem evitar o uso de qualquer queimador de gordura com cafeína (2).

Isabel RuizEspecialista em Plantas Medicinais

“Importante. O uso do ginseng é contra-indicado em casos de arritmia cardíaca, ansiedade e nervosismo.”

Combinações de ingredientes

Lembre que a maioria dos efeitos colaterais dos queimadores de gordura (insuficiência hepática fulminante, insuficiência renal ou doença cardiovascular) surgiram após o uso de suplementos contendo várias combinações de elementos queimadores de gordura.

Por segurança, escolha um suplemento a base de um único produto e evite misturá-lo com outros ingredientes (2, 3).

Resumo

Como é difícil alcançar o peso ideal! Infelizmente, nada supera uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo. No entanto, se você precisa de uma ajuda extra, você pode buscar reforço nos queimadores de gordura. Estes produtos não devem ser tomados sem acompanhamento, se não forem utilizados de forma prudente, podem causar efeitos nocivos.

Esperamos que este artigo tenha sido uma introdução ao fascinante e complexo mundo dos queimadores de gordura. Se você decidir comprar um destes produtos para perder alguns quilos extras, não esqueça de considerar nossas dicas e recomendações para fazer de forma segura e efetiva.

Se gostou do nosso guia sobre queimador de gordura, deixe um comentário para nós e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

(Fonte da imagem destacada: Photopips: 27316356 / 123rf.com)

Referências (5)

1. Drugs.com. Drugs.com | Prescription Drug Information, Interactions & Side Effects [Internet]. Drugs.com. [cited 2019 Nov 24].
Fonte

2. Tabrizi R, Saneei P, Lankarani KB, Akbari M, Kolahdooz F, Esmaillzadeh A, et al. The effects of caffeine intake on weight loss: a systematic review and dos-response meta-analysis of randomized controlled trials [Internet]. Vol. 59, Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Taylor and Francis Inc.; 2019 [cited 2019 Nov 24]. p. 2688–96.
Fonte

3. Bai J, Xun P, Morris S, Jacobs DR, Liu K, He K. Chromium exposure and incidence of metabolic syndrome among American young adults over a 23-year follow-up: the CARDIA Trace Element Study. Sci Rep [Internet]. 2015 Dec 22 [cited 2019 Nov 24];5(1):15606.
Fonte

4. Bredsdorff L, Wedebye EB, Nikolov NG, Hallas-Møller T, Pilegaard K. Raspberry ketone in food supplements – High intake, few toxicity data – A cause for safety concern? Regul Toxicol Pharmacol [Internet]. 2015 Oct 1 [cited 2019 Nov 24];73(1):196–200.
Fonte

5. Jeukendrup AE, Randell R. Fat burners: Nutrition supplements that increase fat metabolism. Obes Rev [Internet]. 2011 Oct [cited 2019 Nov 13];12(10):841–51.
Fonte

Por que você pode confiar em nós?

Anabel Rodríguez Formada em Medicina
Formada em Medicina, tem como missão utilizar o método científico para encontrar novas formas de potencializar o rendimento esportivo e intelectual das pessoas. Quer conversar com as pessoas que desejam se informar sobre suplementação com base em evidências. Seus suplementos favoritos são a L-teanina e as vitaminas do grupo B.
Redatora do Saudável&Forte, Luiza pesquisa com muito cuidado e auxiliar na redação e edição de artigos relevantes que envolvem um dos temas que mais lhe interessam: o universo da suplementação.
Site oficial
Drugs.com. Drugs.com | Prescription Drug Information, Interactions & Side Effects [Internet]. Drugs.com. [cited 2019 Nov 24].
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Artigo
Tabrizi R, Saneei P, Lankarani KB, Akbari M, Kolahdooz F, Esmaillzadeh A, et al. The effects of caffeine intake on weight loss: a systematic review and dos-response meta-analysis of randomized controlled trials [Internet]. Vol. 59, Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Taylor and Francis Inc.; 2019 [cited 2019 Nov 24]. p. 2688–96.
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Estudo científico
Bai J, Xun P, Morris S, Jacobs DR, Liu K, He K. Chromium exposure and incidence of metabolic syndrome among American young adults over a 23-year follow-up: the CARDIA Trace Element Study. Sci Rep [Internet]. 2015 Dec 22 [cited 2019 Nov 24];5(1):15606.
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Artigo
Bredsdorff L, Wedebye EB, Nikolov NG, Hallas-Møller T, Pilegaard K. Raspberry ketone in food supplements – High intake, few toxicity data – A cause for safety concern? Regul Toxicol Pharmacol [Internet]. 2015 Oct 1 [cited 2019 Nov 24];73(1):196–200.
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Artigo
Jeukendrup AE, Randell R. Fat burners: Nutrition supplements that increase fat metabolism. Obes Rev [Internet]. 2011 Oct [cited 2019 Nov 13];12(10):841–51.
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