Imagem de um rolo de ginástica.
Ultima atualização: 30 de junho de 2021

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Quem deseja fortalecer os músculos dos membros superiores, especialmente do abdômen, coluna lombar, costas, peito e braços, precisa de um rolinho abdominal, pois o acessório permite uma grande variedade de posições e variações para os exercícios.

O equipamento pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde um iniciante a um esportista experiente. Continue lendo este artigo e descubra quais exercícios podem ser realizados com uma roda abdominal, benefícios associados ao acessório e como escolher um desses. Aproveite a leitura.




Primeiro, o mais importante

  • O rolinho abdominal não serve apenas para fortalecer os músculos abdominais, mas os músculos dos braços, costas, peito, coluna lombar e até glúteos.
  • O equipamento também ajuda a fortalecer e estabilizar a coluna, bem como corrigir erros posturais, desde que os exercícios sejam realizados lentamente e com total controle dos movimentos. Evite movimentos bruscos, pois eles podem prejudicar sua coluna.
  • Evite utilizar um rolinho abdominal sobre uma superfície lisa, pois você pode escorregar e sofrer um acidente. Além de escolher um modelo com rodas revestidas em borracha antiderrapante, também é importante realizar os exercícios sobre um tapete de exercícios.

Melhores modelos de rolinho abdominal: nossas recomendações de compra

O rolinho abdominal vem ganhando adeptos, não apenas pois serve para realizar diversos exercícios abdominais, como porque ajuda a fortalecer outros grupos musculares. Para encontrar o modelo ideal, confira a lista com os melhores modelos disponíveis do mercado:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o rolinho abdominal

Embora seja um equipamento relativamente simples, o rolinho abdominal ajuda a fortalecer e definir os músculos do abdômen, além de garantir a praticidade, segurança e diversão nos exercícios abdominais. Para conhecer mais sobre a roda de exercícios, continue a leitura deste guia de compra.

Imagem de uma mulher se exercitando com um rolinho abdominal.

O rolinho abdominal ajuda a variar nos exercícios para abdômen, lombar, braços e costas. (Fonte: Jonathan Borba/ Unsplash.com)

O que é um rolinho abdominal?

Também chamado de roda de exercícios, o rolo abdominal é composto por uma, duas ou mais rodas paralelas interligadas por uma haste que permite a realização de diversos exercícios que ajudam no fortalecimento e tonificação da musculatura do abdômen, costas, peito e braços.

O rolo abdominal oferece uma dinâmica curiosa, pois é como se você estivesse fazendo abdominais ao contrário. Para fazer os exercícios, você precisa ajoelhar-se, apoiar as mãos nas duas extremidades da roda e movimentá-la para frente e para trás.

Embora pareça simples, os exercícios com o rolinho abdominal exigem força e equilíbrio não apenas do abdômen, como dos braços e costas, fortalecendo os grupos musculares dessas áreas do corpo.

Outro aspecto interessante é que a roda abdominal é um equipamento de fácil transporte, que permite que você consiga fazer os exercícios em casa ou na academia. Sem contar que a roda de exercícios custa mais barato do que outros equipamentos para abdominais.

Imagem de uma mulher se exercitando.

O ideal é que os exercícios com o rolinho abdominal sejam intercalados com outros exercícios. (Fonte: 5132824/ Pixabay.com)

Como se exercitar usando um rolinho abdominal?

Conforme adiantamos anteriormente, embora pareça simples, se exercitar usando um rolinho abdominal exige esforço, resistência e habilidade física que você vai adquirir pouco a pouco. Para começar seus exercícios, siga o passo a passo abaixo:

  • Ajoelhe-se e estique suas mãos para frente o máximo possível, mantendo os braços estendidos e o abdômen contraído.
  • Em seguida, pegue o rolo de ginástica e realize o movimento de ida e volta com os braços sem flexionar os punhos. Você não precisa fazer os movimentos completos desde o início, pois não será possível.
  • É importante que o corpo não toque o chão. Para evitar que isso aconteça, você precisa controlar a velocidade com a qual o seu corpo realiza os movimentos.

Esses mesmos movimentos também podem ser feitos em pé, sem dobrar os joelhos. Mas é importante que esses movimentos sejam feitos apenas quando você dominar os anteriores.

Quais são os benefícios associados ao rolinho abdominal?

Como você pôde notar, realizar exercícios com um rolinho abdominal pode oferecer inúmeras vantagens, a começar pelos exercícios para abdômen e lombar que podem ser inseridos e adaptados em diferentes rotinas de treinos.

Mas além dos exercícios para abdômen e lombar, você também pode realizar exercícios para braços, costas e até glúteos.

Mas não existem apenas vantagens… uma das maiores desvantagens de utilizar um rolo abdominal é o risco de escorregar e cair ao utilizar este equipamento em superfícies lisas, sem recorrer a um tapete próprio para esses exercícios.

Não podemos deixar de mencionar que o rolinho abdominal não é recomendado para treinos com grau de intensidade elevado. Para finalizar, o rolinho abdominal não oferece muita variedade em termos de movimentos, quanto outros equipamentos mais completos.

Imagem de uma mulher vestida com roupas de academia.

Os exercícios com a roda abdominal ajuda a modelar essa região do corpo. (Fonte: Karolina Grabowska/ Pexels.com)

Quais fatores influenciam na estabilidade de sua roda de exercícios?

Para se exercitar com uma roda de exercícios, é muito importante encontrar um modelo que ofereça estabilidade, tanto para auxiliar no controle dos movimentos, quanto para evitar os temidos acidentes. A estabilidade de um rolinho abdominal depende dos seguintes fatores:

  • Largura da roda: quanto maior a largura da roda, mais estável é o equipamento.
  • Formato do equipamento: os modelos que oferecem duas ou quatro rodas são muito mais estáveis do que o rolo abdominal com apenas uma roda.
  • Conjunto de molas: uma boa roda de exercícios oferece um sistema de molas que ajuda a controlar o movimento, garantindo a estabilidade.

Critérios de compra: Como encontrar o melhor modelo de rolinho abdominal

O rolinho abdominal é um equipamento excelente para quem deseja variar os exercícios para membros superiores e serve tanto para atletas iniciantes, quanto atletas mais experientes. Mas para escolher o modelo ideal para seus treinos, é preciso analisar algumas características que mudam de um modelo para o outro, conforme os critérios de compra listados abaixo:

Material de confecção da estrutura e rodas

Uma das características mais importantes em um rolinho abdominal é o material deste equipamento, seja da(s) roda(s) ou da haste que conecta essas rodas.

Geralmente, as rodas são confeccionadas em PVC, um material muito mais resistente do que a borracha, que possui revestimento em borracha antiderrapante. Enquanto as hastes são confeccionadas em aço.

Além de analisar os materiais utilizados na confecção da roda, veja o peso suportado, pois alguns modelos são indicados para atletas menores e mais leves e outros para atletas maiores e mais pesados.

Hastes de suporte para as mãos

Assim como o material de confecção da estrutura e das rodas, o material utilizado na confecção das hastes de suporte para as mãos também é importante. O ideal é que as hastes sejam confeccionadas em um material emborrachado, com toque suave e revestimento antiderrapante.

Mas recomendamos que você utilize um par de luvas próprias para academia sempre que se exercitar com um rolo de ginástica, especialmente para proteger suas mãos e evitar os temidos calos e bolhas causados pelo atrito entre o material das hastes e a pele.

Dimensões

Avalie também as dimensões de sua roda de exercícios, que varia bastante de um modelo para o outro. O ideal é escolher um modelo que seja compatível com suas necessidades, pois não existe qualquer padrão definido.

Uma recomendação geral é que quem tem estatura menor, deve escolher um rolinho abdominal igualmente menor, enquanto uma pessoa alta deve escolher uma roda de exercícios maior, para garantir o completo movimento das costas que ocorre durante os exercícios.

Imagem de uma pessoa se exercitando com um rolinho de abdominal.

Um rolo de exercícios deve possuir dimensões compatíveis com sua estatura. (Fonte: bemvistomkt/ Pixabay.com)

Aderência ao solo

Quando a roda de exercícios oferece uma boa aderência ao solo, isso influencia diretamente no controle dos movimentos e resulta na execução correta dos exercícios, sem mencionar que impede os tais movimentos bruscos que podem comprometer sua segurança durante a execução dos exercícios.

O ideal é que a roda de exercícios seja revestida com borracha antiaderente tanto nas rodas, quanto nas hastes. Também é válido realizar os exercícios sobre um tapete para exercícios e nunca sobre uma superfície lisa.

Resumo

Quem deseja queimar gordura localizada, perder medidas e modelar a região do abdômen, deve realizar diversas variações de abdominais. Mas esses exercícios são cansativos e devem ser executados corretamente para evitar possíveis lesões e dores.

Uma alternativa é se exercitar com uma roda abdominal. Este equipamento é excelente para queimar gordura localizada e tonificar não apenas os músculos do abdômen como também dos braços, costas e peito, basta escolher uma roda abdominal adequada para você, conforme as dicas deste artigo. Esperamos que tenha gostado do texto, qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: SpencerWing/ Pixabay.com)

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