Ultima atualização: 5 de outubro de 2021

Apesar de as vitaminas não serem fontes de energia do organismo em comparação com os carboidratos, por exemplo, elas são em grande parte responsáveis pelas funções vitais do organismo humano. O sistema nervoso e a formação do sangue em humanos dependem em grande parte da vitamina B12.

Esta subcategoria de vitamina B é encontrada em todos os seres vivos e é essencial para um metabolismo suave do corpo.

Uma deficiência de vitamina B12 pode ter conseqüências graves e perigosas e, portanto, deve ser tratada de forma precoce e eficaz. Este artigo apresentará a você as funções e propriedades mais importantes da vitamina, responderá as perguntas mais frequentes sobre a cobalamina e também apresentará e explicará os três métodos de tratamento mais eficazes conhecidos para a deficiência de vitamina B12.




O mais importante

  • A vitamina B12 (cobalamina) é um subgrupo de vitamina B e é encontrada em grandes quantidades em produtos de origem animal. É uma vitamina essencial, e é por isso que o corpo não pode produzir o suficiente dela por si só.
  • Ela é amplamente responsável pelo metabolismo do corpo e pela divisão celular. Ele contribui para a produção de células nervosas e glóbulos vermelhos do sangue.
  • Possíveis sintomas de uma deficiência de vitamina B12 são dores de cabeça, sonolência, tonturas ou anemia. Estes geralmente só se tornam perceptíveis após anos de deficiência.

Definição: O que é vitamina B12?

Vitamina B12, ou cobalamina, é uma subcategoria da vitamina B e é encontrada em todos os seres vivos conhecidos. É essencial para uma variedade de funções importantes no corpo, por exemplo, para a construção de células nervosas na medula espinhal e para a divisão e diferenciação celular.

Vitamin B12-Mangel-1

Vitamina B12 é encontrada em todos os tipos de produtos de origem animal. Assim, um bom bife de alcatra também pode ser saudável.
(Fonte de imagem: RitaE / pixabay

Para absorção no corpo, a vitamina B12 deve primeiro ser ligada ao chamado fator intrínseco, uma proteína, e pode então ser absorvida pelas células da mucosa. A cobalamina é uma vitamina chamada essencial, o que significa que o organismo humano não pode produzir o suficiente dela mesmo e, portanto, deve ser ingerida através dos alimentos.

O fundo exato e tudo que você deve saber sobre cobalamina é apresentado em detalhes nos parágrafos seguintes.

Histórico: O que você deve saber sobre a deficiência de vitamina B12

Antes de continuarmos a lhe dar dicas e soluções para o tratamento da deficiência de vitamina B12, você deve primeiro descobrir mais sobre a vitamina.

Para este propósito, nós entramos nas perguntas mais frequentes sobre a vitamina B12 abaixo e as respondemos da melhor forma possível para você.

Quais são as funções da vitamina B12 no corpo?

Como já mencionado, a vitamina B12 é essencial para muitas funções importantes do corpo, tais como:

Ela suporta a divisão e diferenciação celular no corpo, por exemplo, para construir e maturar glóbulos vermelhos. Junto com ácido fólico e ferro, a vitamina B12 é portanto essencial para a formação do sangue no organismo humano. (1)

A cobalamina também está envolvida na formação de células nervosas na medula espinhal e no funcionamento geralmente suave do sistema nervoso.

Através de sua propriedade de formar células, a vitamina B12 ajuda a regenerar e construir as bainhas de fibras nervosas.

Vários estudos mostram que o uso de vitamina B12 em combinação com ácido fólico tem um efeito positivo sobre a depressão. A hipótese de que a ingestão dessas duas substâncias pode manter o sistema neurológico, bem como a regulação do humor, foi testada e confirmada.

Além disso, foi observado um risco maior de ataques de depressão com deficiência de vitamina B12. Há numerosos estudos que entram em detalhes sobre os efeitos da vitamina B12 na depressão, mas os resultados são muitas vezes igualmente positivos, então pode-se supor que a vitamina definitivamente apóia o curso do tratamento(2, 3, 4)

Além disso, dois estudos foram capazes de provar que um risco significativamente maior de deficiência de vitamina B12 foi encontrado em uma grande proporção de pacientes com sintomas subseqüentes de depressão e fadiga. (5, 6)

Além disso, funciona como um chamado cofactor enzimático para várias enzimas em humanos, influenciando assim a estrutura e o efeito de muitas enzimas. Ela participa da metionina sintetase e baixa o nível de homocisteína no plasma. Além disso, a vitamina B12 suporta o metabolismo de energia através de outras mutações. (7)

Como ocorre uma deficiência de vitamina B12?

Como ocorre uma deficiência de vitamina B12 pode ter muitas causas diferentes. As causas mais comuns são as seguintes.

  • Tomar certos medicamentos (por exemplo, cortisona ou vários medicamentos para diabéticos)
  • consumo freqüente de álcool
  • inflamação gastrointestinal crônica
  • Gastrite
  • Parasitas no intestino (vermes)
  • dieta pobre
  • Falta de fator intrínseco

Se esta deficiência for detectada precocemente, é possível evitar graves conseqüências para a saúde através do uso de vários métodos de tratamento. Para fazer isso, é importante reconhecer os sintomas cedo e falar com um médico imediatamente.

Quais são os sintomas de uma deficiência de vitamina B12?

Se o corpo sofre de uma deficiência de vitamina B12, ele é incapaz de manter suavemente as funções essenciais já mencionadas.

Vitamin B12-Mangel-2

As conseqüências da deficiência de vitamina B12 podem ser dolorosas e perturbadoras na vida cotidiana. Deve-se reconhecer os sintomas desde cedo e tomar medidas contra eles.
(Fonte de imagem: Robin Higgins / pixabay)

Os sintomas mais comuns e óbvios da deficiência de vitamina B12 estão listados abaixo.

  • Dores de cabeça
  • Depressão
  • sonolência geral / confusão
  • Formigamento em vários membros
  • Anemia (muito poucos glóbulos vermelhos no sangue)
  • Sonolência e falta de concentração
  • Insuficiência nos músculos

Se um ou mais destes sinais aparecerem, uma consulta com um médico de confiança deve ser feita o mais rápido possível antes que os sintomas piorem drasticamente. Seria melhor ter o trabalho de sangue feito em intervalos regulares para que os possíveis sintomas de deficiência possam ser reconhecidos a tempo e o tratamento apropriado seja iniciado.

Quão alta deve ser a dose diária de vitamina B12?

A quantidade de vitamina B12 que se deve tomar por dia depende principalmente da idade da pessoa. Com o aumento da idade, mais vitamina B12 é necessária. Mas a amamentação ou as mulheres grávidas em particular também têm que estar conscientes de um aumento na vitamina B12 que elas precisam e reagir de acordo. (8)

Em geral, a dose diária de vitamina B12 pode ser recomendada da seguinte forma:

Age Quantidade recomendada de vitamina B12 (em microgramas)
0 - 4 anos 0,5 - 1,5
5 - 10 anos 2 - 2,5
11 - 15 anos 3- 3,5
16 anos e mais 4,0

Mulheres grávidas ou amamentando precisam de uma dose diária mais alta.

Fase atual Quantidade recomendada de vitamina B12 (em microgramas)
Grávida 4,5
Amamentar 5,5

No caso de sintomas de deficiência, uma dose diária mais alta pode ter que ser tomada em consulta com o médico que trata o paciente a fim de normalizar o equilíbrio de cobalamina o mais rápido possível.

Uma overdose de vitamina B12 é basicamente quase impossível, já que a parede intestinal simplesmente não absorve quantidades supérfluas. No entanto, como acontece com todos os nutrientes, deve-se ter cautela.

Como eu posso detectar uma deficiência de vitamina B12?

Qualquer pessoa que esteja em risco de sofrer de uma deficiência de vitamina B12 devido a doença ou medicação, mas também devido a uma dieta vegetariana ou vegana, deve ter seus níveis de cobalamina verificados regularmente. Pessoas idosas e mulheres grávidas também correm maior risco de deficiência de vitamina B12.

Há uma série de testes que podem ser feitos no consultório do médico de família para determinar os níveis de vitamina B12. Nós descrevemos os três testes mais comuns com mais detalhes abaixo.

Teste de sangue

O conteúdo de B12 no soro sanguíneo é determinado em laboratório. Entretanto, a maior parte da vitamina B12 está ligada à haptocorrina da proteína inativa e, portanto, não pode ser usada. Isto muitas vezes torna difícil detectar uma deficiência vitamínica apenas do soro, e é por isso que o exame de sangue é considerado pouco confiável.

Vantagens
  • fácil de fazer no GP
  • O resultado pode ser obtido no local no laboratório
  • o hemograma geral pode ser feito ao mesmo tempo
Desvantagens
  • O resultado pode estar errado
  • deficiência de vitaminas não é claramente conclusivo
  • a retirada de sangue frequentemente desagradável

Teste de holotranscobalamina

Embora este também seja um teste de sangue, ele mede a vitamina B12 que está ligada à proteína ativa holotranscobalamina. Isto torna possível detectar e tratar uma deficiência de vitamina B12 da maneira mais confiável possível e, acima de tudo, em um estágio inicial se os valores se desviarem.

Vantagens
  • muito alto valor informativo
  • deficiência de vitaminas pode ser detectada rapidamente
Desvantagens

Amostragem de sangue desagradável; nenhum hemograma geral[/check_list]

Teste de urina

Outra forma de detectar uma deficiência é um teste de urina. Aqui, a concentração de ácido metilmalônico na urina é medida. Isto também indica deficiência de cobalamina se houver suspeita, porque o ácido metilmalônico não pode ser decomposto adequadamente se houver muito pouca vitamina B12.

Vantagens
  • nenhuma amostra de sangue necessária
  • fácil de testar via urina
  • pode ser feito em casa
Desvantagens
  • alto sinal indireto apenas de ácido metilmalônico
  • não coberto pelo seguro de saúde

Quais alimentos contêm vitamina B12?

A melhor fonte de vitamina B12 é qualquer produto animal, por exemplo

  • Carne
  • Peixes
  • Ovos
  • Produtos lácteos

Eles não apenas têm um conteúdo relativamente alto de vitamina B12, mas também oferecem cobalamina utilizável suficiente para que ela possa ser convertida de forma ideal pelo corpo.

Por esta razão, uma deficiência de vitamina B12 não é incomum em dietas vegetarianas ou veganas, que atualmente têm desencadeado uma tendência real. O corpo não pode produzir cobalamina suficiente, e por não comer produtos animais, ele simplesmente não é fornecido o suficiente através da comida.

Entretanto, há alguns alimentos veganos que podem ser usados para cobrir a exigência do B12. Exemplos disso são listados abaixo.

  • Sauerkraut
  • Cogumelos Shiitake
  • Legumes de raiz e tubérculos
  • produtos de soja fermentada

No entanto, esses alimentos só dizem pela ciência que contêm vestígios de vitamina B12, as quantidades exatas não estão disponíveis.

Quanto tempo leva para corrigir uma deficiência de vitamina B12?

Com deficiência crônica de vitamina B12, é possível que os sintomas se espalhem e se intensifiquem em grande parte despercebidos ao longo de 5 - 10 anos. Isto é porque o corpo tem uma reserva de vitamina B12 muito alta. Isto pode armazenar entre 2 e 5 miligramas de cobalamina - principalmente no fígado - e é por isso que possíveis sintomas de deficiência só se tornam perceptíveis após um longo período de tempo. (9)

A terapia, assim como a duração, depende da gravidade e do tipo de deficiência.

Eles são ligeiramente diferentes para cada paciente.

A duração do tratamento depende inteiramente da causa da deficiência, bem como da terapia pretendida. Além disso, diferentes idades e grupos de doenças reagem de forma diferente ao fornecimento de cobalamina, razão pela qual não é possível estimar a duração da terapia em geral. Geralmente, no entanto, os tratamentos por injeção levam vários meses, já que a vitamina B12 doméstica tem que ser mantida continuamente.

A vitamina B12 causa aumento de peso?

O ganho de peso devido à deficiência de vitamina B12 ou vitamina B12 não é um sintoma comum e perceptível. No entanto, pode ser um sinal de outras doenças, tais como várias disfunções da tireóide. Portanto, se houver constante ganho de peso incomum, o médico deve ser contatado para descartar outras doenças.

Entretanto, atualmente não existem estudos científicos sérios ou fontes sobre ganho de peso em conexão com a vitamina B12.

Deficiência de Vitamina B12: Os 3 Tratamentos Mais Eficazes

No decorrer do artigo você aprendeu tudo que é relevante sobre a vitamina B12, bem como a deficiência e seus sintomas. Para prevenir a deficiência de cobalamina, você pode tomar algumas medidas preventivas.

Abaixo pesquisamos os tratamentos mais eficazes conhecidos para a deficiência de vitamina B12.

Dieta

A maneira mais simples e provavelmente mais saudável de prevenir a deficiência de vitamina B12 é mudar sua dieta. A cobalamina é encontrada em quantidades suficientemente grandes em produtos animais para que o equilíbrio possa ser facilmente mantido através de uma dieta balanceada.

Isto não significa que a carne tem que ser servida ou grelhada todos os dias, mas uma quantidade razoável de produtos animais ainda pode ser suficiente para suprir o corpo com vitamina B12 suficiente.

Para os vegetarianos, mas especialmente para os veganos, é difícil, neste caso.

Como já mencionado, existem produtos vegetais com traços de vitamina B12, mas é questionável se o consumo destes é suficiente para suprir o corpo com o suficiente. Neste caso, métodos alternativos de tratamento são recomendados.

Tomando preparados

Para pessoas que são afetadas por uma oferta insuficiente de vitamina B12, seja por doença ou dieta, a medicina oferece a possibilidade de preparados de cobalamina.

Os suplementos de vitamina B12 são uma boa maneira de preencher facilmente as reservas de vitaminas sem mudar sua dieta.

Estes geralmente contêm os ingredientes cianocobalamina, metilcobalamina, adenosilcobalamina e hidroxocobalamina e, assim, fornecem ao organismo a valiosa e, acima de tudo, a vitamina B12 utilizável sem ter que mudar a dieta.

A dosagem deve ser sempre tomada de acordo com as instruções do folheto informativo ou do médico ou farmacêutico. Como apenas certas partes do ingrediente ativo são realmente absorvidas pelo organismo, as cápsulas ou comprimidos são frequentemente dosados mais alto do que a dose diária recomendada de 4 microgramas sugeriria. Dependendo do quadro clínico e da gravidade da deficiência, a dosagem pode ser variada.

Injeções

Outro método de tratamento para deficiência de vitamina B12 é a injeção da substância ativa com seringas. Aqui, a vitamina é injetada no corpo de forma altamente concentrada para estimular efetivamente as funções metabólicas do organismo. Uma vantagem desta terapia é que a vitamina B12 não tem que ser absorvida pelo trato gastrointestinal, mas entra diretamente no corpo.

A dosagem recomendada não é uniforme entre países. Nos EUA, por exemplo, 1000 microgramas da droga são injetados diariamente na primeira semana de terapia, semanalmente no mês seguinte e mensalmente depois. (10)

As seringas podem ser compradas livremente, mas só devem ser usadas após consulta com o médico que trata do paciente.

Conclusão

Vitamina B12 é um nutriente essencial para manter as funções metabólicas e de divisão celular do corpo em um nível ideal. Uma deficiência de cobalamina pode ter sérias conseqüências que afetam negativamente o corpo de uma pessoa, assim como sua mente.

Como não pode ser produzido em quantidade suficiente pelo organismo, ele deve ser fornecido ao organismo através de dieta ou preparações alternativas.

Como o tópico da vitamina B12 já foi muito pesquisado na medicina, existem muitas medidas eficazes para prevenir uma deficiência ou para tratar uma deficiência já existente quase sem problemas.

Como uma deficiência de cobalamina muitas vezes só se torna perceptível após vários anos, faz sentido fazer um hemograma em intervalos apropriados a fim de detectar e tratar possíveis anormalidades em um estágio inicial.

Fonte da imagem: chajamp/ 123rf.com

Referências (10)

1. DGE: Ausgewählte Fragen und Antworten zu Vitamin B12, Stand Dezember 2018 Abgerufen am7.9.2020
Fonte

2. Penninx BW, Guralnik JM, Ferrucci L, Fried LP, Allen RH, Stabler SP. Vitamin B(12) deficiency and depression in physically disabled older women: epidemiologic evidence from the Women's Health and Aging Study. Am J Psychiatry. 2000;157(5):715-721. doi:10.1176/appi.ajp.157.5.715
Fonte

3. Carney MW, Sheffield BF. Serum folic acid and B12 in 272 psychiatric in-patients. Psychol Med. 1978;8(1):139-144. doi:10.1017/s0033291700006711
Fonte

4. Coppen A, Bolander-Gouaille C. Treatment of depression: time to consider folic acid and vitamin B12. J Psychopharmacol. 2005;19(1):59-65. doi:10.1177/0269881105048899
Fonte

5. Association of Vitamin B12 Deficiency with Fatigue and Depression after Lacunar Stroke Marjolein Huijts ,Annelien Duits,Julie Staals,Robert J. van Oostenbrugge
Fonte

6. Huijts M, van Oostenbrugge RJ, Rouhl RP, Menheere P, Duits A. Effects of vitamin B12 supplementation on cognition, depression, and fatigue in patients with lacunar stroke. Int Psychogeriatr. 2013;25(3):508-510. doi:10.1017/S1041610212001925
Fonte

7. O'Leary F, Samman S. Vitamin B12 in health and disease. Nutrients. 2010;2(3):299-316. doi:10.3390/nu2030299
Fonte

8. DGE: Neuer Referenzwert für die Vitamin-B12-Zufuhr, Abgerufen am 8.09.2020
Fonte

9. Andrès E, Loukili NH, Noel E, et al. Vitamin B12 (cobalamin) deficiency in elderly patients. CMAJ. 2004;171(3):251-259. doi:10.1503/cmaj.1031155
Fonte

10. Hvas AM, Nexo E. Diagnosis and treatment of vitamin B12 deficiency--an update. Haematologica. 2006;91(11):1506-1512.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

artigo científico
DGE: Ausgewählte Fragen und Antworten zu Vitamin B12, Stand Dezember 2018 Abgerufen am7.9.2020
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estudo científico
Penninx BW, Guralnik JM, Ferrucci L, Fried LP, Allen RH, Stabler SP. Vitamin B(12) deficiency and depression in physically disabled older women: epidemiologic evidence from the Women's Health and Aging Study. Am J Psychiatry. 2000;157(5):715-721. doi:10.1176/appi.ajp.157.5.715
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ensaio clínico
Carney MW, Sheffield BF. Serum folic acid and B12 in 272 psychiatric in-patients. Psychol Med. 1978;8(1):139-144. doi:10.1017/s0033291700006711
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Investigação científica
Coppen A, Bolander-Gouaille C. Treatment of depression: time to consider folic acid and vitamin B12. J Psychopharmacol. 2005;19(1):59-65. doi:10.1177/0269881105048899
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Investigação científica
Association of Vitamin B12 Deficiency with Fatigue and Depression after Lacunar Stroke Marjolein Huijts ,Annelien Duits,Julie Staals,Robert J. van Oostenbrugge
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ensaio clínico
Huijts M, van Oostenbrugge RJ, Rouhl RP, Menheere P, Duits A. Effects of vitamin B12 supplementation on cognition, depression, and fatigue in patients with lacunar stroke. Int Psychogeriatr. 2013;25(3):508-510. doi:10.1017/S1041610212001925
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estudo científico
O'Leary F, Samman S. Vitamin B12 in health and disease. Nutrients. 2010;2(3):299-316. doi:10.3390/nu2030299
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DGE: Neuer Referenzwert für die Vitamin-B12-Zufuhr, Abgerufen am 8.09.2020
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Andrès E, Loukili NH, Noel E, et al. Vitamin B12 (cobalamin) deficiency in elderly patients. CMAJ. 2004;171(3):251-259. doi:10.1503/cmaj.1031155
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Hvas AM, Nexo E. Diagnosis and treatment of vitamin B12 deficiency--an update. Haematologica. 2006;91(11):1506-1512.
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