Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

O termo sorbitol chama a atenção em muitos pacotes como um aditivo. No entanto, o substituto do açúcar também é encontrado em alimentos naturais. O sorbitol garante que os doces tenham um sabor doce e que os bolos e pães embalados não pareçam secos e poeirentos.

Para descobrir que outras propriedades o sorbitol tem, como o adoçante pode ser usado e porque não é tolerado por todos, continue lendo.




O que é sorbitol?

O sorbitol também é conhecido como sorbitol ou glucitol e pertence ao grupo dos álcoois do açúcar. Xylitol, manitol e lactitol também pertencem a este grupo. O sorbitol ocorre naturalmente em algumas frutas.

O corpo humano também pode produzir o álcool de açúcar. O sorbitol é formado durante o metabolismo dos carboidratos.

O sorbitol é usado principalmente como um substituto do açúcar em alimentos produzidos industrialmente. A substância é apenas cerca da metade doce como o açúcar comum doméstico, mas tem significativamente menos calorias.

A produção artificial da substância, que tem o número de autorização da UE E 420, é realizada com a ajuda de enzimas obtidas a partir da glicose. O uso de organismos geneticamente modificados também é permitido.

O resultado é um pó branco e inodoro que se dissolve bem na água, mas que parece insensível aos efeitos do ácido e do calor.

Além do seu uso como adoçante, a substância também é comumente usada como emulsificante, como material de transporte, como enchimento ou como umectante.

Como é obtido o sorbitol?

No passado, as bagas do freixo da montanha eram a principal fonte de álcool de açúcar. Estes frequentemente contêm mais de dez por cento de sorbitol.

As cinzas da montanha, também conhecidas como bagas de tramazeira, têm um alto teor de vitamina C. Ele também contém provitamina A e sorbitol. (Fonte da imagem: 123rf.com / Roberts Resnais)

Hoje, o sorbitol é feito de amido de trigo ou amido de milho. A glicose é primeiro extraída dessas substâncias, que é então convertida em sorbitol.

Quais são as propriedades do sorbitol?

Geralmente não há especificações de quantidade para o uso do sorbitol em alimentos. Em princípio, o sorbitol pode ser adicionado até que o grau desejado de adoçamento seja alcançado.

Em quantidades maiores, o sorbitol pode ter um efeito laxante; isto é normalmente indicado na embalagem.

Com 2,4 quilocalorias por grama, o sorbitol tem significativamente menos calorias do que o açúcar doméstico, que tem cerca de quatro quilocalorias por grama.

Entretanto, se o sorbitol for usado como único adoçante, mais adoçante será necessário, portanto não há redução significativa nas calorias.

O sorbitol e a sacarose são metabolizados de forma diferente. Quando o sorbitol é ingerido, não há liberação de insulina. Isto significa que o sorbitol também é de interesse para a dieta dos diabéticos.

As características especiais do metabolismo do sorbitol também são usadas no tratamento odontológico.

Estudos já demonstraram que substitutos do açúcar, como o sorbitol, causam muito menos danos aos dentes e à flora oral do que o açúcar convencional.

O adoçante é frequentemente um componente dos produtos de cuidados dentários porque é dificilmente metabolizado pelas bactérias da flora oral. Além disso, o sorbitol pode inibir a produção de ácido nas camadas da placa e assim prevenir cáries e inflamação. (1)

As propriedades do sorbitol num relance

O sorbitol não é usado apenas para adoçar os alimentos. Suas propriedades também permitem que ele seja usado como um umectante.

Sorbitol é capaz de extrair a umidade que contém do ar. Isto impede que produtos cozidos e outros alimentos produzidos industrialmente sequem rapidamente.

Vantagens
  • Tem menos calorias que o açúcar
  • É adequado para diabéticos
  • Previne cáries dentárias
Desvantagens
  • Tem menos poder adoçante que o açúcar
  • Pode ter um efeito laxante se consumido em excesso

Como são utilizadas as propriedades de ligação à água do sorbitol?

Na produção de alimentos, o sorbitol não é usado apenas como adoçante. Por exemplo, torradas, misturas de pralinas ou mostarda contêm a substância para protegê-los de secar.

O efeito de captação de água também é usado na indústria cosmética e na produção de medicamentos. Além disso, o sorbitol é muitas vezes encontrado como um portador de vitaminas e sabores em suplementos alimentares.

Quais alimentos contêm sorbitol?

Nós distinguimos entre sorbitol natural e alimentos aos quais o álcool de açúcar foi adicionado.

Foods with a natural content of sorbitol foods with added sorbitol
Peaches Mascar goma
Apples Sweets
Cherries Food supplements
Ameixas Doces
Peras Sobremesas
Damascos Biscoitos
Frutas secas Produtos dietéticos

A fruta seca tem um conteúdo particularmente alto de sorbitol. Se a geléia é feita de frutas secas, o conteúdo de sorbitol aumenta ainda mais.

Quando a fruta é seca, ela perde água e se torna mais leve, mas o conteúdo de sorbitol não muda. Uma verdadeira bomba de sorbitol é uma fruta seca na forma de ameixas, damascos ou uvas.

O conteúdo do sorbitol não difere significativamente. Portanto, pêssegos, peras ou ameixas frescas têm um teor de sorbitol semelhante ao das frutas enlatadas.

O conteúdo de sorbitol em alimentos selecionados

O sorbitol é comumente referido como um substituto do açúcar e é encontrado em quase todos os alimentos que são rotulados como "sem açúcar". O valor pode variar e só é legalmente limitado em bebidas.

Foodstuffs Sorbitol content in g/100g
Fruta seca 5 a 7
Peras 2
Ameixas 1.5
Damascos 0.8
Maçãs 0.5

O sorbitol é bem tolerado?

Se o sorbitol for ingerido em quantidades normais, ele passa através da parede intestinal para a corrente sanguínea e é quebrado no fígado. Em quantidades maiores, o sorbitol pode ter um efeito laxante.

No entanto, em cerca de 80% da população dos países do mundo ocidental, a absorção descrita de sorbitol está prejudicada.

Neste caso, o sorbitol não é completamente metabolizado no fígado, mas quantidades maiores permanecem no intestino.

Os gases produzidos pela metabolização do sorbitol restante levam à dor abdominal, flatulência e diarréia.

Se você sente estes sintomas frequentemente depois de comer pedras ou frutas de pomo, você provavelmente sofre de má absorção de sorbitol.

O que acontece com o sorbitol no corpo?

Pessoas saudáveis não notam nada depois de comer alimentos contendo sorbitol. Como já descrito, o substituto do açúcar é liberado no sangue através da parede intestinal e metabolizado no fígado.

Se ocorrerem distúrbios, uma distinção é feita entre dois quadros clínicos:

Má absorção de sorbitol A intolerância ao sorbitol
O sorbitol não pode ser absorvido ou só pode ser absorvido parcialmente no intestino Os sintomas descritos ocorrem.
As queixas não precisam necessariamente ocorrer As bactérias intestinais produzem gases e outras substâncias que desencadeiam as queixas

Se o sorbitol for consumido em maiores quantidades, problemas digestivos e diarréia podem ocorrer mesmo em pessoas saudáveis.

Por esta razão, você encontrará o seguinte aviso nos alimentos contendo mais de 10% de sorbitol: "Pode ter um efeito laxante se consumido em excesso".

Metabolismo é mais ou menos entendido como a totalidade de todos os processos bioquímicos que ocorrem dentro das células humanas, a fim de converter substâncias em produtos intermediários e finais.

Quais são os sintomas da intolerância ao sorbitol?

Quando os sintomas ocorrem, você não poderá concluir imediatamente que é intolerante ao sorbitol, porque a intolerância à lactose, frutose ou glúten também se manifesta de forma semelhante.

Os sintomas de uma intolerância ao sorbitol incluem

  • Cãibras abdominais
  • Flatulência
  • Diarréia
  • Náusea
  • Belching
  • Mau hálito

Ao comer cebola ou repolho, você não deve concluir imediatamente que você tem uma intolerância ao sorbitol. Estes vegetais são conhecidos por causarem flatulência. Entretanto, isto não se deve ao possível conteúdo de sorbitol.

Feijões, pimentas e brócolis também podem causar problemas digestivos, já que sua composição os torna particularmente difíceis de digerir.

Antes de considerar uma intolerância ao sorbitol, você deve observar cuidadosamente se os sintomas aumentam depois de comer pedra ou frutas de pomóideas.

Qual é a dieta certa para a intolerância ao sorbitol?

Antes de mais nada, nós advertimos contra o pânico, uma intolerância ao sorbitol não é para ser comparada a uma alergia. Assim, não será necessário evitar completamente o sorbitol.

Se você tem uma intolerância, pequenas quantidades de sorbitol são geralmente bem toleradas. Você só tem que descobrir onde está o seu nível de tolerância e quando ele é excedido.

É importante lembrar que a frutose inibe a absorção do sorbitol. Portanto, você deve ter cuidado para não consumir frutose e sorbitol ao mesmo tempo em grandes quantidades.

Estes alimentos não contêm sorbitol e podem ser consumidos com segurança:

frutas legumes
Bagas ervilhas
Citrinos funcho
Kiwi beringela
Melões pimentos
Ananás espinafres
Bananas kohlrabi, espargos, cebola

Outros alimentos

  • Carne
  • Peixes
  • Ovos
  • Batatas
  • Arroz
  • Petróleo
  • Vinagre
  • Sal
  • Pimenta
  • ervas frescas

Para carne e peixe, a declaração se refere aos alimentos não processados que você mesmo prepara e condimenta.
Os seguintes alimentos não fazem parte do menu

  • maçãs
  • Ameixas
  • Pêras
  • Frutas secas
  • Sultanas
  • Doces sem açúcar e goma de mascar
  • Mostarda
  • Molhos
  • Bolos
  • Biscoitos
  • Produtos para diabéticos

Sorbitol está escondido atrás de vários E-numbers. Se você não tolera sorbitol, você deve estudar cuidadosamente os ingredientes na embalagem e também evitar os seguintes aditivos:

E-Nummern Bezeichnung
E 420 Sorbitol
E 432 Polyoxyethylen-sorbitan-monolaurat,Polysorbate,Emulgatoren
E 433 Polysorbat 80
E 434 Polysorbat 40
E 435 Polysorbat 60
E 436 Polysorbat 65
E 491 Sorbitanmomnostearat
E 492 Sorbitantristearat
E 493 Sorbitanmonolaurat
E 494 Sorbitanmonooleat
E 495 Sorbitanmonopalmitat

Quais alternativas existem para os substitutos do açúcar?

Existem várias alternativas aos substitutos do açúcar. Todos os outros álcoois de açúcar são menos bem tolerados. As melhores experiências com a intolerância ao sorbitol têm sido com xilitol e eritritol.

O eritritol não contém quase calorias e não tem efeito sobre os níveis de açúcar no sangue e insulina.

Essas substâncias têm os números E 967 e 968. Se você consumir pequenas quantidades delas, elas provavelmente serão toleradas pelo seu corpo e você não sentirá nenhum desconforto.

Menos bem tolerado

  • Lactitol / (E 966)
  • Maltitol / (E 965)
  • Isomalt / (E 954)
  • Manitol / (E 421)

Agora as boas notícias, aspartame, sacarina e outros substitutos artificiais do açúcar são geralmente bem toleradas. O aspartame é um adoçante produzido sinteticamente.

Devo usar uma pasta de dentes sem sorbitol?

Como mencionado acima, a tolerância ao sorbitol não é uma alergia. Os sintomas só ocorrem quando o álcool de açúcar passa através dos intestinos.

Como as pastas de dentes geralmente não são engolidas, mas cuspidas após a limpeza dos dentes, uma pasta de dentes contendo sorbitol não é um problema.

Se você quer estar no lado seguro, o comércio também oferece pastas de dente sem sorbitol. Vale a pena olhar para os ingredientes na embalagem.

Como é diagnosticada uma intolerância ao sorbitol?

Uma intolerância ao sorbitol pode ser detectada com a ajuda de um teste de respiração. O paciente deve vir para o teste de jejum. Primeiro, o conteúdo de hidrogênio na respiração é determinado. Para fazer isso, você sopra em um dispositivo de teste de respiração.

Uma solução de sorbitol é então administrada. Agora são feitas medições atrasadas que, por sua vez, verificam a concentração de hidrogênio na respiração.

Se o sorbitol não for tolerado, o conteúdo de hidrogênio aumenta significativamente. Quando os restos não digeridos de sorbitol são metabolizados no intestino grosso, o hidrogênio é liberado e então exalado.

Qual é o tratamento para a intolerância ao sorbitol?

Infelizmente, não existem tabletes que interrompam os sintomas e a intolerância ao sorbitol não pode ser curada. O tratamento se concentra em determinar a quantidade de sorbitol que é tolerada.

Geralmente os pacientes não precisam desistir completamente do álcool de açúcar e o organismo tem um certo limite de tolerância.

Você pode testar este limite, evitando completamente o sorbitol por duas a três semanas.

Os sintomas devem desaparecer completamente antes de você começar a tomar sorbitol novamente em quantidades menores. Você notará rapidamente como seu corpo reage a ele e quando o limite de tolerância é atingido.

Com um certo tato e estudo cuidadoso das informações na embalagem, geralmente será possível consumir quantidades menores de sorbitol sem reclamar dos sintomas típicos.

O sorbitol é saudável?

O sorbitol tem menos calorias do que o açúcar. No entanto, isto, por si só, não faz dela um alimento saudável. Ao invés disso, diz-se que é inofensivo para a saúde.

A quantidade consumida deve ser sempre mantida em mente, pois acima de uma dose diária de 30 a 50 gramas, o álcool de açúcar também é intolerável para qualquer pessoa saudável.

O intestino delgado só pode absorver o álcool do açúcar em quantidades limitadas. Isto resulta nas queixas típicas que também ocorrem com a intolerância ao sorbitol.

Você realmente tem que testar por si mesmo se e quão bem você tolera o sorbitol. Nenhuma generalização pode ser feita.

Mesmo em pessoas saudáveis, 20 gramas por dia podem levar a reações de intolerância, enquanto outros corpos podem tolerar 50 gramas de álcool de açúcar sem nenhum problema.

Estudos mostraram que o limite superior de 20 g/dia de sorbitol deve ser observado e que alimentos enriquecidos com substitutos de açúcar devem ser consumidos com moderação. (2, 3)

O sorbitol é adequado para diabéticos?

Nós já estabelecemos que o sorbitol tem significativamente menos calorias do que o açúcar de mesa. Em um estudo foi descoberto que substitutos do açúcar como o sorbitol não têm influência sobre o desenvolvimento da obesidade.

Somente os diabéticos devem estar cientes de que os álcoois do açúcar também têm um valor calórico, que deve ser incluído no cálculo da insulina. (4)

Qual é a conexão entre o sorbitol e a frutose?

Se você sofre de intolerância à frutose, você deve evitar o máximo possível os alimentos que contêm sorbitol. O sorbitol inibe a absorção da frutose no intestino delgado. Isto já é perturbado no caso da intolerância à frutose.

Neste caso, o nível de tolerância deve ser bastante baixo e é aconselhável evitar ao máximo o álcool de açúcar.

O que deve ser considerado na vida cotidiana com uma intolerância ao sorbitol?

Em geral, a intolerância ao sorbitol é bastante fácil de se viver. Se a intolerância ao sorbitol tiver sido diagnosticada, a primeira coisa a fazer é evitar completamente o sorbitol por um certo período de tempo.

Se você olhar para nossas visões gerais, você encontrará inúmeros alimentos sem sorbitol que são adequados para esta fase de teste.

Você pode facilitar a sua vida com uma intolerância ao sorbitol com as seguintes dicas

  • Compre pão e doces frescos da padaria em vez de pré-embalados no supermercado.
  • Limite o consumo de cerveja e vinho, o sorbitol é contido em pequenas quantidades.
  • Muitos chocolates e doces contêm sorbitol. Chocolate e doces para crianças, por outro lado, geralmente não contêm sorbitol.
  • Ao invés de adicionar vinagre à salada, o suco de limão pode ser usado.
  • Produtos dietéticos não devem estar em cima da mesa.

Não é difícil cozinhar você mesmo alimentos saudáveis e frescos. Carne fresca e peixe natural não contém sorbitol e pode ser usado em muitas receitas deliciosas.

Fonte da imagem: 123rf.com / Katarzyna Dedek

Referências (4)

1. de Cock P, Mäkinen K, Honkala E, Saag M, Kennepohl E, Eapen A. Erythritol Is More Effective Than Xylitol and Sorbitol in Managing Oral Health Endpoints. Int J Dent. 2016.
Fonte

2. Vreden N, Schenker D, Sturm W et al. Lebensmittelführer. 3. Aufl., WILEY-VHC Verlag, Weinheim (2007).

3. Lückerath E, Müller SD. Diätetik und Ernährungsberatung. 5. Aufl., Haug Verlag, Stuttgart (2014).

4. Mitsutomi K, Masaki T, Shimasaki T, Gotoh K, Chiba S, Kakuma T, Shibata H. Effects of a nonnutritive sweetener on body adiposity and energy metabolism in mice with diet-induced obesity. Metabolism. 2014 Jan;63(1):69-78.
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Estudo científico
de Cock P, Mäkinen K, Honkala E, Saag M, Kennepohl E, Eapen A. Erythritol Is More Effective Than Xylitol and Sorbitol in Managing Oral Health Endpoints. Int J Dent. 2016.
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Artigo científico
Vreden N, Schenker D, Sturm W et al. Lebensmittelführer. 3. Aufl., WILEY-VHC Verlag, Weinheim (2007).
Artigo científico
Lückerath E, Müller SD. Diätetik und Ernährungsberatung. 5. Aufl., Haug Verlag, Stuttgart (2014).
Estudo científico
Mitsutomi K, Masaki T, Shimasaki T, Gotoh K, Chiba S, Kakuma T, Shibata H. Effects of a nonnutritive sweetener on body adiposity and energy metabolism in mice with diet-induced obesity. Metabolism. 2014 Jan;63(1):69-78.
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