
Como escolhemos
Você certamente já viu ou já fez algum exercício no step da academia, aquela plataforma elevada que parece um degrau. Agora, se o que você procura é um step para fazer aulas em casa ou ao ar livre, seja bem-vindo! No artigo de hoje vamos ajudá-lo a escolher o melhor modelo.
Aqui você vai descobrir para que serve um step e quais são as características que devem ser levadas em conta na hora de escolher o melhor modelo de acordo com a prática de exercícios físicos que você planeja fazer.
Índice
O mais importante
- O step uma espécie de degrau usado nas academias para aulas de mesmo nome.
- Ao trabalhar membros inferiores e superiores, em movimentos coreografados, o step exercita a musculatura, o sistema cardiovascular e ajuda a queimar de gordura.
- Existem diferentes opções de step que se diferenciam pela altura, pelos recursos de ajustes, tamanhos, materiais de fabricação, entre outros.
Step: nossa recomendação dos melhores produtos
Antes de entrarmos nos detalhes do acessório, vamos lhe apresentar alguns dos melhores modelos de step à venda no mercado. Veja:
Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre step
Para que serve o step?
Com isso, é possível criar passos e movimentos diversificados e, geralmente, acompanhados do ritmo de uma música.
No final das contas, a aula de step é uma coreografia que trabalha o fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, o sistema cardiovascular e, é claro, ainda dá uma forcinha para o processo de emagrecimento.
Por conta da versatilidade, já que pode ser usado em diferentes práticas, o step é um acessório ideal para ter em casa, seja para treinar com um personal trainer seja sozinho.
Além disso, para aumentar a carga, e exercitar também os membros superiores, os praticantes mais experientes acrescentam acessórios como caneleiras e halteres durante a prática com o step.
Quais são as partes do corpo exercitadas no step?
O simples ato de subir e descer do step, e às vezes, de pular também, pode levar ao ganho muscular e à queima de gordura. Isso, é claro, se você praticar de forma regular, além de adotar uma dieta natural, balanceada e diversificada.
E, ainda que os membros inferiores sejam o foco dos exercícios praticados no step, a verdade é que, à medida que você avança de nível, outros exercícios são incluídos.
Com isso, é possível também trabalhar a flexibilidade, o condicionamento físico e a musculatura do peitoral e dos braços.
Para você entender melhor como o step pode trazer benefícios a diversas partes do seu corpo, confira no quadro abaixo como você pode se exercitar com a ajuda desse acessório:
Parte do corpo trabalhada na aula de step | Exemplo de exercícios |
---|---|
Peitoral | Flexões de braços no step |
Tríceps | Apoie as mãos de costas no step e faça movimentos de sentar e levantar |
Pernas | Agachamentos e exercícios de fundo |
Panturrilhas | Elevação de calcanhares |
Abdômen | O step serve de apoio para fazer abdominais e fortalecer o core |
Quando e como usar o step?
Mas, para usá-lo de maneira correta e com segurança, vale seguir algumas dicas dos especialistas. São elas:
- Utilize o step na menor altura e não ultrapasse o máximo de 20 cm;
- Pise com o pé todo na plataforma do step para evitar desconforto;
- A prática exige concentração, contagem do tempo e coordenação para realizar os movimentos, mas isso você vai adquirindo com o tempo;
- Comece com o aquecimento, fazendo exercícios ritmados e alguns passos básicos no step. Finalize com alongamento, para relaxar a musculatura.
Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os tipos de step
Agora que você já conhece os benefícios e as possibilidades que o step oferece, chegou o momento de entender como analisar os critérios que diferenciam um modelo de outro. Para simplificar, reunimos os principais fatores que você deve levar em conta. Veja:
Fixo ou regulável
Comece analisando se a altura do step é fixa ou regulável. Essa é uma característica importante porque, afinal, é a altura que faz o nível da sua subida e descida ser de maior ou menor complexidade.
E se a ideia é evoluir com o tempo ou praticar diferente tipos de exercícios, de modo geral, a melhor opção é, de fato, o step com altura regulável. Nesse caso, vale destacar que existem opções com duas ou três alturas diferentes.
Altura
Independentemente de você escolher um step fixo ou regulável, também é importante verificar qual é a altura do equipamento. Em ambos os modelos, a altura máxima pode variar entre 10 e 25 cm.
Para saber a melhor altura do step para você, o mais seguro é ouvir um professor ou personal trainer. De todo modo, se você é iniciante, recomendamos que invista em um step mais baixo.
Até porque, quanto mais alto for o step, maior será o esforço que você vai precisar fazer para subir e descer.
Largura e comprimento
Além da altura, outro ponto que merece sua atenção na hora de comprar o melhor step fitness é a dimensão do acessório. Nesse quesito, avalie a largura e o comprimento.
Isso será importante não apenas para os seus treinos, mas também para garantir que haverá espaço em casa para guardar o step depois.
Com isso em mente, você poderá comprar modelos cujo comprimento varia entre 60 a 110 cm, enquanto a largura pode variar de 27 e 40 cm.
Na dúvida, avalie os tipos de exercícios que você fará. Quanto mais longo for o step, melhor será para fazer alongamento, agachamento e sequências rápidas.
EVA, madeira ou polipropileno
Antes de se decidir pelo step ideal, não deixe de verificar qual é o material do acessório, que pode ser de Eva, madeira ou polipropileno.
Os steps de Eva são mais simples e baratos mas, ainda assim, trata-se de uma espuma de alta densidade com boa absorção de choque, flexibilidade, isolamento térmico e resistente à água.
Já o step de polipropileno é um material mais rígido, de alta durabilidade e que não deforma. Por isso, os modelos feitos com esse tipo de plástico costumam ser mais caros.
No entanto, também existem steps feitos de madeira. Assim como os outros, essa opção tem uma base impermeável tanto na parte que fica em contato com o piso quanto na parte onde se apoia os pés para evitar que você escorregue.
Peso máximo
Por fim, antes de escolher o melhor step, recomendamos que você leve em conta que cada tipo de step irá suportar um peso máximo.
Essa informação é especialmente relevante se você pretende compartilhar o seu step com outras pessoas. Mas também é importante caso você decida utilizá-lo com outros acessórios de carga, como caneleiras e halteres. De todo modo, você vai encontrar opções que suportam entre 120 a 250 kg.
Resumo
O step é um degrau utilizado em aulas que levam o mesmo nome nas academias de ginástica. Mas esse acessório também pode ser utilizado na prática de outras atividades. E os benefícios são muitos, desde promover o aumento da massa magra, passando pela melhora do condicionamento físico até a queima de gordura.
Mas como existem vários tipos de step, você deve verificar alguns fatores para investir no melhor modelo. Entre os principais fatores estão: altura ajustável ou fixa, altura máxima, comprimento, largura e material de fabricação.
(Fonte da imagem destacada: David Pereiras Villagrá / 123RF)