Uma colher com suplemento em pó. Ao lado, existem duas anilhas e uma fita métrica amarela.
Ultima atualização: 22 de julho de 2021

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Se você está em busca de potencializar os resultados do seu treino físico, fazendo seu corpo ficar mais torneado e firme, talvez seja interessante acrescentar suplementos para ganhar massa dentro da sua dieta saudável e balanceada.

Contudo, eles precisam ser indicados e administrados com disciplina conforme orientação especializada. Vamos falar sobre todos os detalhes que envolvem esse tipo de suplementação no nosso artigo a seguir. Não deixe de ler:




Primeiro, o mais importante

  • Os suplementos para ganhar massa são compostos químicos usados para complementar a dieta dos usuários, trazendo nutrientes que melhoram o rendimento físico e o funcionamento do organismo.
  • Só use suplementos após a indicação de um profissional especializado. A autoprescrição pode acarretar em problemas sérios ao corpo. Somente o especialista será capaz de definir o melhor produto para sua necessidade.
  • Avaliar determinadas características ao comprar um suplemento para ganhar massa é essencial. Nunca deixe de observar se a procedência do produto, quantidade e textura são adequadas ao seu objetivo de consumo.

Melhores suplementos para ganhar massa: nossas recomendações

Diante de tantas ofertas no mercado de suplementos para ganhar massa, você certamente ficará em dúvidas ao escolher um para colocar na sua dieta. Para ajudar, fizemos uma lista com as melhores opções avaliadas pelos usuários na web:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre suplemento para ganhar massa

Muitas pessoas, que praticam atividades físicas regulares, usam os suplementos para ganhar massa. Porém, é importante se informar acerca desses produtos antes de acrescentá-los na sua rotina. Na sequência, separamos informações importantes sobre eles que você precisa conhecer. Verifique:

Link: https://br.freepik.com/fotos-gratis/esportista-bebendo-agua_1744760.htm#page=1&query=suplemento&position=0

Alt Text: Homem com roupa esportiva tomando líquido em uma garrafa azul

Legenda: É muito importante seguir as recomendações dos especialista ao consumir suplementos alimentares. (Foto: Freepik)

O que são os suplementos para ganhar massa?

Os suplementos alimentares são compostos químicos utilizados para incrementar a dieta dos usuários com o objetivo de sanar necessidades ou trazer ganhos físicos ao seu organismo.

Eles são muito consumidos por pessoas que praticam exercícios físicos, porque são fontes de nutrientes rápidas e fáceis, acelerando os resultados obtidos nos treinos.

Existem tipos diferentes de suplementos para ganhar massa?

Mesmo que as opções de suplementos oferecidas no mercado seja muito diversas, é importante lembrar que nem todas vão otimizar os resultados do seu treino físico.

Por isso, nunca deixe de avaliar se a substância realmente se adequa aos exercícios que você pratica. Na tabela abaixo, trouxemos especificações de suplementos muitos populares para acrescentar na dieta para ganhar massa:

O que é? Recomendação Consumo Cuidados
Creatina Composto derivado de aminoácidos que aumenta a energia no organismo Usado em treinos de alta intensidade e muito levantamento de peso Geralmente é de 2 a 5g por dia Pode fazer a retenção de água nos músculos
Whey protein Extraída do soro do leite, tem aminoácidos não produzidos pelo organismo Contribui na construção da massa magra do corpo, traz saciedade e ajuda na perda de gordura É pessoal, calculada de acordo com a pessoa Pode fazer a sobrecarga dos rins
Albumina Proteína da clara do ovo pura Indicado para ganho de massa e recuperação muscular A quantidade varia conforme a dieta Pode provocar muitos gases
BCAA Aminoácidos de cadeia ramificada Usado para construção muscular e fornecimento de energia A dose é individualizada conforme necessidades do atleta. Tomado antes ou depois dos exercícios Pode levar a resistência da insulina, aumentando a chance de diabetes
Cafeína Substância da família das xantinas Ação estimulante do sistema nervoso, acelera o metabolismo Dose varia entre 200 a 500g e deve ser consumida 30 minutos antes das atividades físicas Os usuários podem apresentar tremores, irritações e até taquicardia

Para quem o suplemento para ganhar massa é recomendado?

Qualquer pessoa pode fazer uso de suplementos, inclusive o público infantil. Entretanto, a indicação deve ser feita por um profissional especializado. Ele irá acompanhar o uso dos produtos para supervisionar os efeitos no corpo.

Eles são recomendados especialmente para quem não consegue atingir a quantidade de nutrientes adequada com uma dieta normal. No caso do ganho muscular, geralmente são pessoas com organismos acelerados.

Alguns pacientes, como hipertensos, pessoas com problemas cardiovasculares ou ainda alérgicos a determinadas substâncias, exigem atenção redobrada ao usar esses produtos para evitar outros danos à saúde.

Pessoa retirando cápsulas laranjas de um pote branco de suplemento e colocando nas mãos

Qualquer pessoa pode usar suplementos alimentares, desde que sejam indicados por um profissional especializado. (Foto: whatwolf/ Freepik)

Quais são as vantagens e desvantagens de usar suplemento para ganhar massa?

Seja para ganhar massa muscular, melhorar a performance física ou repor nutrientes perdidos nos treinos: a lista de benefícios dos suplementos alimentares são diversos e impactam a rotina dos indivíduos, independente da idade.

Contudo, a suplementação também envolve riscos e precisa ser realizada segundo às orientações de um profissional especializado. A automedicação dessas substâncias pode trazer consequências negativas a órgãos como rins e fígado.

Vantagens
  • Melhoria do desempenho dos atletas
  • Ganho muscular
  • Prevenção de doenças
  • Manter a dieta saudável e equilibrada
Desvantagens
  • Pode trazer riscos à saúde sem a orientação especializada
  • Intoxicação em caso de uso excessivo ou indevido
  • Sobrecarga de órgãos (rins e fígado, principalmente)
  • Insônia e fadiga

Quais cuidados são necessários ao usar suplementos para ganhar massa?

A suplementação precisa ser feita de acordo com determinados critérios para que não traga prejuízos ao organismo dos indivíduos. Por isso, fizemos uma lista com quatro cuidados principais para você aplicar ao usar esse produto:

  • Descubra sua finalidade: Já falamos sobre a importância de consultar com um especialista. Somente ele apontará o suplemento adequado à carência do seu organismo, questão muito pessoal de cada atleta.
  • Tenha uma boa alimentação: Os suplementos nunca irão substituir uma dieta balanceada. Ao contrário, eles foram feitos para complementá-la, por isso preste atenção ao que você tem consumido.
  • Conheça a procedência do produto: Qualquer farmácia oferece inúmeras opções de suplementos. Porém, nem todas são certificadas. Procure sempre pelas melhores marcas de suplementos ao comprar o seu.
  • Não faça consumo excessivo: Siga rigorosamente as orientações do especialista quanto à quantidade de consumo e frequência de uso do suplemento. O consumo excessivo pode trazer problemas sérios ao seu corpo.

Critérios de compra: Fatores para comparar modelos de suplementos para ganhar massa

Os suplementos são realmente recursos eficazes para potencializar os resultados dos treinos físicos, quando usados corretamente. Vamos trazer dicas de aspectos a serem observados para que você encontre o melhor produto à sua necessidade:

Objetivo

O principal ponto que define o tipo ideal de suplemente para cada usuário é se o produto realmente atende ao objetivo e tipo de treinamento executado por ele. Esse fator deve ser analisado em conjunto com um profissional especializado.

Além disso, é preciso avaliar outras características em relação ao estilo de vida do atleta, que envolve sua forma de alimentação, o funcionamento do seu metabolismo ou o desempenho físico que ele já possui.

Composição

Na hora de escolher o suplemento para consumir, observe bem os ingredientes que fazem parte da sua composição. Eles são importantes para potencializar os resultados alcançados com o consumo da substância.

Esses dados podem ser obtidos na própria embalagem do produto. Em caso de dúvidas, consulte um profissional quanto às informações. Também é importante verificar se você não possui intolerância aos componentes.

Textura

É comum encontrar suplementos para ganhar massa em cápsula, pó, líquido e outras opções. Essa é uma questão muito particular e envolve principalmente a preferência de cada usuário.

Também é importante analisar esse aspecto em relação à quantidade de consumo do produto. Sempre vai existir uma opção que oferecerá melhor custo-benefício para seu tipo de uso.

Pessoa com mão sob um copo de água. Ao lado existe um pote de suplemento aberto. A tampa está na mesa com cápsulas dentro.

Escolher a melhor textura do seu suplemento para ganho de massa envolve variantes como o preço e a quantidade consumida. (Foto: whatwolf/ Freepik)

Rotina

É preciso consumir os suplementos conforme à frequência indicada para alcançar os melhores resultados. Enquanto alguns só podem ser tomados antes do treino, outros serão introduzidos na alimentação após as atividades.

Por isso, você deve se atentar em como esse hábito será acrescentado na sua rotina para decidir o melhor produto. A recomendação é sempre optar por texturas que sejam fáceis de manipular e carregar para qualquer local.

Resumo

Os suplementos para ganhar massa são ideais para quem deseja ter uma alimentação saudável que traga resultados satisfatórios ao corpo diante da prática regular dos exercícios físicos.

Nunca deixe de consumir esses compostos químicos de acordo com as recomendações dos especialistas para evitar que, ao invés de benefícios, eles tragam prejuízos à saúde do seu organismo.

Seguindo as dicas que oferecemos neste guia será bem mais fácil encontrar o melhor suplemento para você. Em caso de outras dúvidas, é importante sempre consultar um profissional antes de iniciar o consumo do produto.

(Fonte da imagem destacada: jirkaejc/123rf)

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