Ultima atualização: 2 de outubro de 2021

Os carboidratos estão engordando ou são fontes importantes de energia? Eu tenho que desistir completamente dos carboidratos se eu quiser perder peso? E quanto carboidrato está na minha comida? Essas ou perguntas similares muitas vezes surgem em conexão com os carboidratos. As tabelas de carboidratos podem fornecer respostas importantes.

As tabelas de carboidratos lhe dão uma visão precisa do conteúdo de carboidratos dos alimentos individuais. No entanto, você deve dar uma boa olhada nas tabelas de carboidratos a fim de entender quais carboidratos estão envolvidos.

Neste artigo você aprenderá sobre os diferentes tipos de carboidratos, quais tabelas de carboidratos são adequadas para diabéticos e se as tabelas de carboidratos também estão disponíveis para alimentação de animais de estimação.




O mais importante

  • Os carboidratos são compostos de monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos e polissacarídeos. Para uma dieta saudável, você deve manter os açúcares simples e duplos tão baixos quanto possível.
  • Um alimento é geralmente considerado rico em carboidratos se contiver mais de 40 g de carboidratos em 100 g. Alimentos com baixo teor de carboidratos, por outro lado, contêm menos de 40 g de carboidratos. Os alimentos com baixo teor de carboidratos, por outro lado, têm menos de 10 g de carboidratos por 100 g.
  • Os carboidratos aumentam seu nível de açúcar no sangue porque eles são decompostos em açúcares simples em seus intestinos. Dependendo de quanto você já comeu, este nível pode flutuar.

Antecedentes: O que você deve saber sobre as tabelas de carboidratos

Nesta seção nós queremos mostrar diferentes tabelas de carboidratos, olhar para o conteúdo de carboidratos das bebidas alcoólicas e esclarecer o que são carboidratos isolados.

Para quais alimentos existem tabelas de carboidratos?

As tabelas de carboidratos podem ser encontradas para quase todos os alimentos. As mesas de carboidratos para legumes, pão e frutas são particularmente populares. Aqui nós listamos alguns dados de carboidratos para alimentos populares para você.

Food Carboidratos em g por 100 g
Pão integral 37,4
Crispbread 72,6
Apple 10,5
Data, seco 66,1
Pepino 1,8
Grão de bico, seco 47,8

Como você pode ver, o pão crocante tem muito mais carboidratos do que o pão integral. No entanto, o pão crocante é muito rico em fibras com quase nenhum açúcar e, portanto, mantém você cheio por mais tempo (1).

No caso de tâmaras secas, 100 g contêm um total de 66,1 g de carboidratos. Isto porque a fruta converte seus ingredientes em açúcar durante o processo de secagem. Portanto, você deve aproveitar as datas com moderação.

O grão de bico seco também tem um teor relativamente alto de carboidratos. Entretanto, o grão de bico ainda pode ser rico em proteínas e, combinado com suas fibras, o grão de bico pode proteger você de anseios por muito tempo.

O que são tabelas de carboidratos para diabéticos?

As tabelas de carboidratos para diabéticos contêm um valor chamado BE (unidade de pão). Isto é importante para o cálculo de uma dose precisa de insulina. Aqui, 1 BE corresponde a 12 g de carboidratos.

Como o açúcar no sangue muda consideravelmente com a ingestão de carboidratos, é importante para você como diabético calcular as unidades de pão das refeições. Além das tabelas, há também calculadoras de unidades de pão que você pode usar no dia-a-dia como uma pessoa insulino-dependente.

Kohlenhydrate Tabelle

É vital para os diabéticos controlarem o açúcar no sangue. (Fonte de imagem: Mykenzie Johnson / Unsplash)

Este controle próximo torna possível para todos os diabéticos ajustar sua terapia de insulina de acordo e ser relativamente livre na composição de suas refeições. Em qualquer caso, como pessoa insulino-dependente, você deve discutir com seu médico ou nutricionista o quanto a proporção de carboidratos em suas refeições pode ser alta (2).

O que é um índice glicêmico em uma tabela de carboidratos?

O índice glicêmico (GI) em uma tabela de carboidratos mostra a porcentagem de carboidratos que aumenta o açúcar no sangue. Ele mostra quão alto e por quanto tempo o nível de açúcar no sangue sobe depois de comer. O valor refere-se à ingestão de 50 g de carboidratos.

Se o índice glicêmico estiver baixo, o açúcar no sangue aumenta lentamente. Alimentos com um alto índice glicêmico fazem com que o açúcar no sangue aumente mais rapidamente. Se o valor glicêmico estiver abaixo de 55 por cento, é considerado baixo. Entre 55 e 70 por cento é chamado de valor médio, e um índice glicêmico de mais de 70 por cento é um valor alto (3).

Alimentos com alto IG

  • Melancia = 72
  • Arroz branco = 87
  • Dextrose = 100

Alimentos combaixo teor de IG

  • Cenoura = 47
  • Maçã = 38
  • Lentilhas = 30

O índice glicêmico fornece um bom guia. No entanto, você ainda deve se certificar de comer uma dieta equilibrada e não se restringir exclusivamente a alimentos que contenham proteínas e gordura. Na ciência, o índice glicêmico ainda é controverso porque as medidas variam muito e isso pode levar a imprecisões (4).

Quais tabelas de carboidratos estão disponíveis para bebidas alcoólicas?

As tabelas de carboidratos para bebidas alcoólicas estão disponíveis para a maioria dos produtos. Como o álcool é conhecido por retardar a queima de gordura e não é adequado para uma dieta pobre em calorias, os fabricantes se certificam de indicar o teor de carboidratos ou açúcar.

Existem tipos de álcool que quase não contêm carboidratos.

Basicamente, você pode dizer que os coquetéis e, como já foi suposto, os licores de creme têm uma alta proporção de carboidratos. Com uma dieta pobre em carboidratos você não tem que abrir mão do álcool completamente, mas vale a pena dar uma olhada na tabela de carboidratos das bebidas individuais.

Drink per 100 ml Carboidratos em gramas
Vodka 0
Cognac 2
Cidra, doce 5,5
Licor de ervas 10
Sahnelikör 20,9
Eierlikr 28
Fruchtsaftlikör 32,6
Caipirinha 36,9

Um vinho branco seco tem 0,1 g e um vinho tinto doce 2,4 g de carboidratos. Assim, um copo de vinho não deve prejudicar a sua dieta de baixo teor calórico.

Quais tabelas de carboidratos existem para a cerveja?

Como regra, a cerveja tem um alto teor de carboidratos. Isto se deve principalmente ao amido, que compõe uma grande proporção da cerveja. As conhecidas bebidas misturadas à cerveja têm naturalmente muitos carboidratos porque contêm muito açúcar.

Drink per 100 ml carboidratos em gramas
Diabetic beer Pils 0.6
Beer Pils Hell 3.1
Beer Kölsch 4
Malt beer 10.9
Altbierbowle 14.4

Mesmo que o conteúdo de carboidratos de algumas cervejas pareça baixo para você, você não deve esquecer que elas são muitas calorias. Calorias que não contêm nutrientes. Isto pode fazer com que você ganhe peso e afete negativamente a sua ingestão nutricional.

Quais tabelas de carboidratos estão disponíveis para ração para cães?

Há algumas coisas que você deve considerar quando se trata de carboidratos em ração para cães. Basicamente, os cães não precisam de carboidratos porque eles também podem converter proteínas e gordura em energia. Entretanto, a digestão de carboidratos não é um problema para os cães.

Se você só usa gordura e proteína na comida do seu cão, isso pode levar a problemas de fígado e rins. Isto porque a decomposição das proteínas produz amônia, que é decomposta pelo fígado.

Kohlenhydrate Tabelle

Um alimento muito rico em carboidratos pode prejudicar o seu cão. (Fonte de imagem: James Lacy / Unsplash)

Uma boa mistura de carboidratos, proteínas e gorduras na comida para cães é, portanto, bem tolerada. Entretanto, os cães só digerem os carboidratos no intestino delgado, então faz sentido cortar o alimento para cães contendo carboidratos antes de se alimentar, para que os nutrientes possam ser melhor utilizados.

Biscoitos e guloseimas para cães geralmente contêm carboidratos de cereais.

Com alimentos prontos, você deve estar ciente de que o conteúdo de carboidratos geralmente consiste de grãos. Se for feito de trigo e milho, por exemplo, isso pode levar a alergias, problemas digestivos e de pele. As alternativas incluem arroz, batatas e ervilhas (5).

O que são tabelas de carboidratos para veganos?

Como existem tabelas de carboidratos para quase todos os alimentos à base de plantas, é fácil para os veganos descobrir a quantidade de carboidratos que seu alimento contém. Como vegano, você obtém mais de 60% de suas necessidades diárias de energia dos carboidratos.

Isto está acima da média de 50% recomendada pela Sociedade Alemã de Nutrição (Deutsche Gesellschaft für Ernährung e. V.) (6).

Kohlenhydrate Tabelle

Quando você come uma dieta vegana, os carboidratos são a sua principal fonte de energia. (Fonte da imagem: Victoria Shes / Unsplash)

Ao comer uma dieta vegana, você deve se certificar de comer principalmente vários açúcares, os chamados carboidratos complexos. Além dos pulsos, você pode encontrar muitos destes em sementes de trigo sarraceno, quinoa e chia, por exemplo. Aqui está uma visão geral dos carboidratos destes chamados pseudo-cereais por 100 g

  • Trigo mourisco = 72 g
  • Amaranto = 65 g
  • Quinoa = 64 g
  • Canihua = 61.4 g
  • Sementes de Chia = 42 g

As nozes também têm uma alta proporção de carboidratos complexos e também são ricas em fibra dietética. A propósito, a fibra dietética só é encontrada em alimentos vegetais e não em alimentos animais. As nozes mencionadas abaixo também são altas em ômega-3 e ômega-6

  • Pistachios = 28 g
  • Amêndoas = 22 g
  • Avelãs = 17 g
  • Pecans = 14 g
  • Nozes = 14 g

Outra dica para sua dieta vegetariana com alto teor de carboidratos são os cogumelos secos. Os cogumelos shiitake secos, por exemplo, têm um teor de carboidratos de 75g. O cogumelo shiitake, que é originário da Ásia, também demonstrou ter um efeito de redução do colesterol.

Além disso, os cogumelos shiitake são considerados particularmente aromáticos. Você pode, portanto, usá-los para refinar seus pratos.

Entretanto, certifique-se sempre de ter uma dieta balanceada. Se você faz uma dieta rica em carboidratos, isto pode levar a um ganho de peso se você não fizer exercício suficiente. Como um atleta, você pode querer comer mais alimentos ricos em carboidratos porque suas necessidades energéticas são maiores.

Especialmente durante exercícios intensos e de curta duração, os carboidratos lhe fornecem a melhor fonte de recuperação (7).

Quais tabelas de carboidratos estão disponíveis para alimentos sem glúten?

Sem glúten é igual a baixo teor de carboidrato? Não. Mesmo que o seu produto não contenha glúten, isso não significa que ele tenha baixo teor de carboidratos. Por exemplo, muitos pães sem glúten são feitos principalmente de amido (milho, batata ou amido de arroz) e são mais ricos em carboidratos do que os pães normais.

Alternativamente, você pode experimentar pães feitos de farinhas desengorduradas de sementes e nozes. Estes são naturalmente livres de glúten e baixos em carboidratos (8).

Estas chamadas farinhas especiais estão agora disponíveis em uma boa seleção. Entre outras coisas, você pode usar farinha de semente de abóbora, farinha de amêndoa ou farinha de cânhamo como farinha de cereais.

Entretanto, você não pode substituir a quantidade 1:1 e deve experimentá-la um pouco até obter a consistência de massa correta. Veja como as farinhas se comparam.

Tipo de farinha Carboidratos Fibra dietética
Farinha de trigo tipo 405 72 g 4 g
Farinha de espelta integral 64 g 8,4 g
Farinha de grão de bico 47 g 15 g
Farinha de coco 19 g 27 g
Farinha de tremoço 9,5 g 32 g
Farinha de amêndoa 7,3 g 16 g
Farinha de semente de abóbora 4,9 g 10 g
Farinha de cânhamo 3 g 51 g
Farinha de linhaça 2 g 41 g

Ao todo, farinhas especiais são um substituto saudável e, acima de tudo, sem glúten para a farinha de cereais convencional.

O que são tabelas de carboidratos para carboidratos isolados?

Os carboidratos isolados, em oposição aos carboidratos complexos, são carboidratos processados industrialmente. Normalmente a fibra é removida para que o produto dure mais tempo. Por exemplo, a farinha integral tem o germe e as camadas externas do grão removidas. Infelizmente, isto leva à perda da maioria das substâncias vitais.

O mesmo processo é feito na indústria para o arroz integral (9).

Infelizmente, comer carboidratos isolados - incluindo o açúcar doméstico, que é encontrado em muitos alimentos - pode deixá-lo doente. Problemas como a obesidade ou diabetes tipo 2 estão entre eles.

Os carboidratos isolados fazem com que seu açúcar no sangue varie muito, o que, por sua vez, pode levar a desejos, fazendo com que você coma ainda mais carboidratos. Se houver grandes flutuações no açúcar no sangue, uma inflamação crônica também pode resultar.

Kohlenhydrate Tabelle

Na maioria das vezes, nós nem sabemos quanto açúcar está em nossa comida. (Fonte de imagem: Sharon McCutcheon / Unsplash)

Como os carboidratos isolados são baixos em nutrientes vitais e fibras, eles também são chamados de "calorias vazias". Se você consome muitos carboidratos isolados demais, você pode se tornar deficiente em nutrientes vitais. Os sintomas típicos são fadiga, mudanças de humor emocional, humor depressivo e problemas de concentração.

Infelizmente, você nem sempre pode dizer quais produtos contêm carboidratos isolados. Alimentos processados industrialmente ou produtos acabados geralmente contêm muito açúcar doméstico, ou seja, carboidratos isolados. É por isso que ele também é chamado de "açúcar escondido". Os seguintes ingredientes são o açúcar

  • Sacarose
  • Dextrose
  • Raffinose
  • Glicose
  • Xarope de frutose ou xarope de frutose e glicose
  • Xarope de glucose, xarope de glucose-frutose ou xarope de amido
  • Xarope de Caramelo
  • Lactose
  • Maltose ou extrato de malte / extrato de malte de cevada

Em qualquer caso, é melhor para a sua saúde evitar completamente os carboidratos isolados ou reduzir muito o seu consumo. Isto irá reduzir o risco de desenvolver inflamação crônica. Também torna mais fácil para você perder peso e evita a falta de substâncias vitais.

Conclusão

Como você pode ver, há algumas coisas para se ter em mente ao olhar para as tabelas de carboidratos. Afinal, nem todos os carboidratos são iguais, e sob certas circunstâncias eles podem até mesmo ser prejudiciais à sua saúde.

Portanto, você deve sempre olhar cuidadosamente se você está comendo carboidratos complexos ou isolados. Uma dica simples é evitar o máximo possível produtos processados industrialmente em sua dieta.

Carboidratos complexos com moderação não podem lhe fazer mal. Mas uma dieta equilibrada com carboidratos, proteínas e gordura suficientes é aconselhável. Os carboidratos devem constituir cerca de 50% da sua dieta. Os carboidratos são uma importante fonte de energia para você. Se você conseguir exercício suficiente, você vai queimá-los diretamente.

O açúcar no sangue é particularmente importante para a sua saúde. Ao evitar carboidratos isolados e comer carboidratos complexos, você evita um aumento rápido do açúcar no sangue e protege seu corpo de doenças crônicas a longo prazo.

Fonte da imagem: microgen / 123rf

Referências (9)

1. Apotheken-Umschau.de: Wie gesund ist Knäckebrot? Dr. Martina Melzer, 25.06.2019
Fonte

2. Diabetesde.org: Kohlenhydrate, September 2017
Fonte

3. TK.de: Böse Nudel, gute Nudel - der Glykämi­sche Index, Laura Trus, 02.06.2020
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4. UGB.de: Glykämischer Index: Revolution oder Sturm im Wasserglas? Anette Buyken, 4/2003
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5. Tenetrio.de: Kohlenhydrate beim Hund: Tipps von den Expertinnen von Fellomed, Katrin Figueroa, 20.02.19
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6. Ich-lebe-vegan.de: Kohlenhydrate in der veganen Ernährung, 27. November 2015
Fonte

7. American Dietetic Association; Dietitians of Canada; American College of Sports Medicine, Rodriguez NR, Di Marco NM, Langley S. American College of Sports Medicine position stand. Nutrition and athletic performance. Med Sci Sports Exerc. 2009 Mar;41(3):709-31. doi: 10.1249/MSS.0b013e31890eb86. PMID: 19225360.
Fonte

8. Lowcarb-Glutenfrei.de: Low-carb und glutenfrei! Der Schlüssel zu gesunder Ernährung?
Fonte

9. Zentrum-der-Gesundheit.de: Kohlenhydrate: Gesund, aber auch schädlich, Carina Rehberg, 23 April 2021
Fonte

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Quão saudável é o pão crocante?
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