Homem sem camisa pratica exercício no TRX
Ultima atualização: 26 de abril de 2021

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Bastante utilizado em treinamentos funcionais, os exercícios com TRX têm ganhado cada vez mais adeptos no mundo. Como são extremamente fáceis de transportar e de guardar, eles também são os queridinhos de treinamentos ao ar livre.

Seus exercícios podem ser realizados em qualquer lugar, com diferentes níveis de intensidade.

Ficou interessado sobre esse treino diferenciado? Será que ele também é para você? Continue a leitura e descubra, no artigo exclusivo que preparamos sobre o tema.




Primeiro, o mais importante

  • O TRX é um equipamento que trabalha com todas as partes do corpo, sem isolar um músculo específico. Resultado: os treinos podem ser realmente intensos.
  • Fortalecimento de core, estabilização das articulações, aumento de força e resistência muscular. Esses são apenas alguns dos diversos benefícios de se treinar com um TRX.
  • Com aproximadamente um quilo, o TRX é extremamente fácil de se carregar. Isso te dá a possibilidade de treinar em qualquer lugar.

Tudo o que você precisa saber sobre exercícios com TRX

Ficou interessado sobre o treinamento utilizando o TRX? Saiba que ele pode ser utilizado por qualquer um, de atletas experientes a sedentários.

Prepare-se, a partir de agora você conhecerá as principais informações a respeito de exercícios com TRX.

Duas mulheres realizando exercício com um TRX em uma academia

O TRX pode ser preso em qualquer estrutura física, facilitando o treino em qualquer lugar. (Fonte: Undrey/ 123rf.com)

Antes de mais nada, o que é e para que serve o TRX?

Você sabia que ao treinar com o TRX você irá se exercitar como os soldados da marinha americana? Dentro das suas proporções, é claro.

O TRX foi criado inicialmente para os “Seals”. O governo americano queria um equipamento capaz de acompanhar os soldados em missões pelo mundo. Eles precisavam de um aparelho que fosse de fácil transporte, mas que ao mesmo tempo proporcionasse exercícios intensos.

TRX é a sigla de Total-body Resistance Exercise. Ou seja, exercício de resistência do corpo inteiro. O aparelho é bastante leve e pesa pouco mais de um quilo.

Apesar de parecer simples, ele permite uma variedade bastante grande de treinos que podem levar o praticante da atividade física à exaustão. Os treinos suspensos são os mais pesados e ideais para a queima de gordura.

Para trabalhar com ele é muito simples. Basta colocar o gancho da ponta do equipamento em alguma estrutura fixa. O TRX vem em formato de Y com duas fitas de nylon resistentes e reguláveis.

Veja um vídeo com policiais da Romênia realizando um treinamento suspenso com o TRX:

Quais os benefícios de treinar com o TRX?

Utilizado com bastante frequência nos treinamentos funcionais, o TRX permite exercícios do iniciante ao avançado.
Ele trabalha o corpo todo, sem isolar um músculo específico. Isso é significado de treinos realmente intensos com resultados muito bons.

Veja a seguir uma tabela de vantagens e desvantagens de treinar com o TRX:

Vantagens
  • Fortalecimento do Core
  • Aumento do condicionamento físico
  • Aumento da flexibilidade
  • Melhora da consciência corporal
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • Fortalecimento das articulações
  • Ganho de força e resistência muscular
Desvantagens
  • Por ser um exercício instável, pode ser complicado no início

Exercícios para realizar com o TRX

Vamos passar para você alguns exercícios, do iniciante ao avançado, para você realizar com o seu TRX.

Vale ressaltar que para melhorar ainda mais o resultado dos treinos, você pode optar por um pré-treino ou mass-gainer.

Veja os exercícios:

Prancha suspensa

Este exercício é de nível iniciante e trabalhará com o abdômen e os ombros.

Você deverá prender seus pés nas alças. Em seguida, apoie os cotovelos no chão. Depois suspenda o corpo e fique com os braços esticados em forma de prancha. Contraia o abdômen. Fique nessa posição o tempo que conseguir.

Se você é iniciante, não comece sozinho. Lembre-se de ter a orientação de um profissional capacitado.

Agachamento

Mais um exercício de nível iniciante. Aqui, trabalharemos o abdômen, músculos da coxa e glúteos.

Fique de frente para o TRX. Agarre as fitas com as duas mãos. Faça o movimento normal de agachamento, quebrando a paralela do joelho e ficando em um ângulo de 90º. Os braços ficam estendidos segurando o TRX. Faça o número de repetições que o seu treino mandar.

Rosca Bíceps

Passamos agora para um exercício de nível intermediário. Vamos trabalhar com o abdômen e o bíceps.

Fique de frente para o TRX e segure a fita com as palmas voltadas para cima. Na sequência, faça o movimento de inclinação, até que você fique esticado e com a sensação de que vai cair. Então, dobre os cotovelos, levando as mãos perto da testa. Faça quantas repetições conseguir ou quantas o seu treinador mandar.

mulher com roupa de ginástica realizando exercício no TRX em uma sala de academia.

Os exercícios variam de intensidade, de acordo com a inclinação do corpo. (Fonte: Jonathan Borba/ Pexels.com)

Flexão atômica

Este é um exercício de nível avançado. Nele trabalhamos o peito, os ombros, os braços e o abdômen.

A flexão atômica consiste em prender os pés nas alças do TRX e deixá-los com o peito do pé virados ao chão. Na sequência, posicione o corpo na posição de flexão e estenda os braços, deixando as mãos no solo. Feito isso, leve os joelhos para frente, até eles encostarem nos seus braços. Faça isso repetidas vezes.

Qual TRX escolher?

Ainda não possui um TRX? Não tem problema. Listamos as melhores opções disponíveis no mercado para você usar no seu treino. Veja:

Resumo

Quem diria que um equipamento tão simples, poderia trazer resultados tão significantes.

Os benefícios de treinar com o TRX são imensos. Entretanto, não espere que o aparelho faça milagres de um dia para o outro. Assim como qualquer tipo de atividade física, existe um caminho a ser percorrido do nível iniciante ao avançado.

De qualquer forma, se você busca por um treino que provavelmente vá exigir o máximo de você, o TRX é uma excelente opção.

(Fonte da imagem destacada: Anastase Maragos/ Unsplash.com)

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