comprimidos de vitamina b12
Ultima atualização: 25 de dezembro de 2020

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A vitamina B12 é uma das mais conhecidas atualmente por seu papel incrível no funcionamento normal do organismo. Graças à ela, o corpo humano é capaz de metabolizar algumas proteínas e, além disso, participa na manutenção do sistema nervoso central e na produção de glóbulos vermelhos. Infelizmente, existem algumas condições que prejudicam seus níveis normais, o que pode afetar a saúde em geral.

Como o corpo humano não é capaz de gerar esta vitamina sozinho, é necessário consumi-la em uma quantidade adequada na dieta. Em algumas situações, existe a possibilidade de que o corpo não esteja obtendo vitamina B12 suficiente, como nos estilos de vida veganos e vegetarianos ou em algumas doenças. Neste artigo, vamos focar na dose de vitamina B12 que você precisa para manter a saúde em dia. Vamos lá!




O mais importante

  • A vitamina B12 (também chamada de cobalamina) é uma vitamina hidrossolúvel, essencial para o metabolismo de proteínas, a função do sistema nervoso central e a produção de glóbulos vermelhos.
  • A dose diária de vitamina B12 pode mudar dependendo da idade, gravidez ou algumas doenças.
  • Os suplementos de vitamina B12 são uma forma efetiva de fornecer este nutriente essencial à quem segue dietas veganas e vegetarianas ou tem deficiência vitamínica.

Os produtos do mercado com as melhores doses de vitamina B12

Você quer começar a suplementar com vitamina B12 e não sabe por onde começar? Fique tranquilo! Reunimos os produtos do mercado online com as melhores doses de vitamina B12 em diversas formas de apresentação, dê uma olhada.

O suplemento vegano de vitamina B12 de pastilhas mastigáveis

As pastilhas mastigáveis da Now Foods de vitamina B12 são veganas, conta com as certificações pertinentes e é um produto muito recomendado por seus usuários. Em uma embalagem com 250 pastilhas com 1000 mcg cada uma, a dose indicada é de 1 ao dia, portanto, este produto tem uma boa duração e vai proporcionar todos os benefícios deste nutriente por mais tempo.

O melhor suplemento de vitamina B12 em cápsulas

Este suplemento em cápsulas de vitamina B12, à base de cianocobalamina, entre tantos benefícios deste nutriente, mantém em dia o sistema imunológico. Esta versão em cápsulas é muito fácil de consumir. Com 60 cápsulas de 280 mg cada, a dose recomendada é de 1 cápsula por dia.

O melhor suplemento de vitamina B12 com sabor limão

Este suplemento de pastilhas mastigáveis com sabor limão é muito fácil de consumir. Feito com base de metilcobalamina, é adequado para veganos e vegetarianos. Ele reforça o tecido nervoso e as células cerebrais, promove um sono melhor, além de outros benefícios. Em uma embalagem com 100 pastilhas mastigáveis de 1000 mcg cada, a dose recomendada é de 1 ao dia.

O melhor suplemento de vitamina B12

A vitamina B12 é essencial para o bem estar em geral, a suplementação deste nutriente é essencial principalmente para quem não consome produtos de origem animal. Esta opção, disponível em uma embalagem com 250 cápsulas de 500 mcg cada uma, é fácil de consumir e muito prática, além de duradoura. A dose indicada é 1 cápsula diariamente.

Dose diária de vitamina B12: Tudo que você precisa saber

A vitamina B12 ou cobalamina é uma vitamina hidrossolúvel (que dissolve em água), que é encontrada naturalmente em produtos de origem animal (fígado bovino, frutos do mar, peixe, carne, entre outros). Esta vitamina é fundamental para o metabolismo de proteínas, a formação de glóbulos vermelhos, a criação de DNA e para auxiliar a função do sistema nervoso central (1). Você quer saber mais sobre esta vitamina? Então continue lendo este artigo!

comendo com pauzinhos

Os alimentos de origem marinha têm altas quantidades de vitamina B12. (Fonte: Tereshchenko: 111462127 / 123rf.com)

Dose diária recomendada de vitamina B12

A medida que crescemos, a necessidade de vitamina B12 vai aumentando. Condições como a gravidez ou amamentação aumentam ligeiramente a necessidade desta vitamina para favorecer o crescimento do bebê e a produção de leite materno.

Abaixo, vamos mostrar as necessidades diárias de vitamina B12 em cada uma destas etapas:

Etapa da vida Dose (microgramas por dia)
0 a 6 meses de vida 0,4
7 a 12 meses 0,5
1 a 3 anos 0,9
4 a 8 anos 1,2
9 a 13 anos 1,8
De 14 anos em diante 2,4
Mulheres e adolescentes grávidas 2,6
Mulheres e adolescentes lactantes 2,8

*Tabela do Instituto Nacional de Saúde (NIH) (2)

Como são as doses de vitamina B12 nos alimentos comuns?

Para te ajudar a visualizar como são as quantidades de vitamina B12 nos alimentos que você pode ter em casa, criamos esta tabela prática para você:

Alimento Quantidade Microgramas de vitamina B12 Quantidade diária recomendada para adultos (não grávidas)
Carne vermelha 100 g (porção do tamanho da palma da mão esticada) 2,5 104%
Carne branca (frango e peru) 100 g (porção do tamanho da palma da mão esticada) 0,6 25%
Leite 200 ml (1 copo) 1,24 52%
Queijo Uma fatia 0,4 17%
Iogurte 125 ml (um pote pequeno) 0,6 25%
Ovo Unidade (grande) 0,6 25%
Cereais fortificados com vitamina B12 30 gramas (1 xícara) 0,6 25%

Se você quer saber mais sobre os alimentos e sua quantidade de vitamina B12, consulte este artigo: Alimentos com vitamina B12: Como incorporar na dieta?

Quais situações aumentam o risco de sofrer uma carência de vitamina B12?

Como mencionamos anteriormente, existem algumas etapas da vida ou algumas doenças que podem aumentar o risco de sofrer uma deficiência de vitamina B12. As situações em que é necessário prestar atenção especial são as seguintes (3):

  1. Alterações gastrointestinais: as pessoas que sofrem de doença celíaca (intolerância ao glúten) podem ser incapazes de absorver a vitamina B12 dos alimentos. Esta situação também pode ocorrer em pessoas que foram submetidas recentemente à alguma cirurgia gastrointestinal para a perda de peso (4, 5).
  2. Idosos: nesta etapa da vida, existem diversas condições que podem afetar a absorção de vitamina B12, como a gastrite atrófica (6). Esta condição faz com que não sejam produzidos ácidos estomacais suficientes, necessários para degradar os alimentos e liberar vitamina B12 que posteriormente será aproveitada pelo organismo.
  3. Anemia perniciosa: esta doença afeta aproximadamente 1 a 2% da população adulta. É caracterizada pela falta do fator intrínseco, um componente essencial para a absorção de vitamina B12 (7).
  4. Estilos de vida vegetarianos ou veganos: como a vitamina B12 provêm em grande parte de carnes e alimentos marinhos, as pessoas que não os consomem podem padecer de deficiências (8).
  5. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando: nesta etapa da vida, as necessidades de vitamina B12 aumentam. Se estas mulheres não receberem uma alimentação com níveis adequados de vitamina B12, podem sofrer de carências vitamínicas. A Academia de Nutrição recomenda que toda mulher vegana ou ovolactovegetariana suplemente com vitamina B12 (9).
  6. Filhos de mulheres veganas: os bebês de mulheres que seguem dietas veganas exclusivamente, sem suplementação com vitamina B12, podem sofrer uma carência desta vitamina. Esta condição pode provocar danos neurológicos permanentes (10).

Você quer saber o que acontece com o corpo se você não consome vitamina B12 suficiente? Este artigo pode te ajudar: Falta de vitamina B12: Como reconhecer e combater.

alimentos saudáveis

Quase todos os alimentos de origem vegetal carecem de vitamina B12. (Fonte: Lola1960: 46898758 / 123rf.com)

O que acontece se eu exceder a dose diária recomendada de vitamina B12?

Por ser uma vitamina hidrossolúvel, qualquer excesso de vitamina B12 é naturalmente eliminado pela urina. Existe pouca evidência científica para estabelecer um nível máximo de ingestão tolerável (nível de vitamina B12 que pode ser consumido sem efeitos colaterais).

No entanto, a associação The Vegan Society recomenda que não deve ser excedido o consumo máximo de 5000 microgramas por semana, para evitar qualquer possível efeito colateral (11, 12).

Existe também uma condição chamada "hipervitaminose B12" onde é acumulado um excesso desta vitamina no organismo. Esta condição geralmente esta relacionada à doenças como neoplasias, doenças hematológicas (anemias) e do fígado.

Em ocasiões muito raras, pode ocorrer uma hipervitaminose B12 depois do consumo de suplementos (13). Os sintomas mais comuns são visão borrada, alterações gastrointestinais (vômito e diarreia) e formação de coágulos sanguíneos.

Se você apresentar qualquer um destes sintomas, deve procurar um profissional de saúde imediatamente.

Dr. Michael KlaperMédico norte americano e educador vegano
"A vitamina B12 está em microrganismos que se encontram na terra. Os animais, ao consumir alimentos desta terra adquirem os microrganismos e, consequentemente, produzem a vitamina B12, a qual vai formar parte dos seus músculos e órgãos."

Precauções

A vitamina B12 é fundamental para a vida, por isso é necessário ter níveis adequados deste nutriente no sangue para poder sobreviver.

É recomendado que todas as pessoas incluam quantidades adequadas de vitamina B12 na dieta diária, seja dos produtos de origem animal, alimentos fortificados ou suplementos.

A vitamina B12 deve ser utilizada com precaução dos seguintes indivíduos:

  • Pessoas que sofram de hipervitaminose B12;
  • Indivíduos com problemas nos rins ou no fígado;
  • Indivíduos com certas neoplasias;
  • Pessoas intolerantes ou alérgicas aos princípios ativos dos suplemento ou seus excipientes.

Critérios de compra

A vitamina B12 é, sem dúvidas, um dos nutrientes essenciais mais importantes para a nossa sobrevivência. Se você está considerando comprar um suplemento, precisa saber os critérios de compra que vamos mostrar abaixo:

Formas de apresentação

A vitamina B12 que pode ser encontrada no mercado está disponível em diferentes formatos de apresentação, desde formatos sólidos até líquidos. Nesta tabela, vamos explicar os benefícios e as limitações de cada um:

Forma de apresentação Vantagens Desvantagens
Tabletes ou cápsulas Doses estabelecidas de componentes
Maior tempo de armazenamento
Mais econômico
Pode conter estearato de magnésio*
Sua absoção pode ser afetada pela diminuição dos ácidos gástricos
Mastigáveis Doses estabelecidas de componentes
Sabores agradáveis
Maior tempo de armazenamento
Pode conter estearato de magnésio
Sua absorção pode ser afetada pela diminuição dos ácidos gástricos
Tabletes sublinguais Doses estabelecidas de componentes
Pode ter melhor absorção
Maior tempo de armazenamento
Pode conter estearato de magnésio
Podem ter um sabor desagradável
Gotas Não contém estearato de magnésio
Melhor absorção e disponibilidade direta
Maior concentração de vitamina B12
Menor controle das doses
Pode ter um sabor desagradável
Menor tempo de armazenamento
A luz solar pode degradar o suplemento
Formato mais caro
Spray Não contém estearato de magnésio
Melhor absorção e disponibilidade direta
Melhor controle das doses
Forma de uso mais simples
Melhor absorção
Pode ter um sabor desagradável
Menor tempo de armazenamento
A luz solar pode degradar o suplemento

* Aditivo utilizado na fabricação de tabletes. Existe uma suspeita que o estearato de magnésio pode impactar negativamente na absorção de vitamina B12 e em doses elevadas, pode causar desconforto gastrointestinal e, em alguns casos, reações alérgicas (14).

Interações com outros medicamentos

A absorção da vitamina B12 pode ser afetada pela utilização dos seguintes medicamentos (2):

  • Medicamentos para a tuberculose (ácido aminossalicílico);
  • Colchicina (anti-inflamatório);
  • Metformina (hipoglicêmico);
  • Inibidores da bomba de prótons (omeprazol);
  • Vitamina C.

Se você consome qualquer outro medicamento de forma crônica, consulte seu médico antes de começar a utilizar qualquer suplemento para evitar efeitos indesejados.

idoso com cana

As pessoas idosas são mais suscetíveis a padecer carências de vitamina B12. (Fonte: Lightfieldstudios: 125525953 / 123rf.com)

Vitamina B12 apta para dietas veganas

Os veganos e os vegetarianos são os principais usuários dos suplementos de vitamina B12, já que as dietas plant-based proporcionam pouca quantidade deste nutriente.

Os veganos e os vegetarianos são os principais usuários dos suplementos de vitamina B12.

Os laboratórios utilizam microrganismos para fortificar os cereais, sucos, bebidas vegetais e também para criar os suplementos. Desta forma, é obtida uma fonte de B12 que não é original de produtos animais.

Lembre-se de sempre procurar suplementos ou alimentos enriquecidos que sejam certificados como veganos. É necessário ter um selo de qualidade e não conter gelatina ou qualquer outra matéria prima extraída de animais ou seus produtos.

Dr. Mauricio GonzálezMédico
"A deficiência de vitamina B12 é relacionada com a anemia, as alterações psicológicas e os danos neurais irreversíveis."

Metilcobalamina ou Cianocobalamina: Qual escolher?

A metilcobalamina é uma forma ativa de vitamina B12, diferente da cianocobalamina. Com esta informação, surgiu a crença de que a metilcobalamina é uma forma mais ativa de vitamina B12, mas isso é um mito.

Estudos mostraram que todas as formas de vitamina B12 ingeridas (ativas ou inativas) são transformadas pelo organismo em cobalamina. Então, a cobalamina será transformada em sua forma ativa (metilcobalamina) para o consumo (15).

Resumo

As dietas não veganas ou vegetarianas permitem obter vitamina B12 a partir dos alimentos. No entanto, adotar uma dieta vegana vai eliminar este nutriente da dieta e alguns problemas gastrointestinais também podem diminuir sua absorção. Neste caso, será necessário obter a vitamina B12 através de suplementos ou alimentos fortificados.

A princípio, o consumo de doses elevadas de suplementos de vitamina B12 é considerado seguro. No entanto, alguns especialistas e organizações preferem limitar a B12 ingerida através dos suplementos nutricionais para evitar o surgimento de efeitos colaterais. Consulte seu médico para definir qual dose de vitamina B12 é a mais adequada para você.

Se este guia te ajudou a saber mais sobre a dose diária necessária de vitamina B12, não esqueça de compartilhar este artigo ou deixar um comentário para nós!

(Fonte da imagem destacada: Grechaniuk: 121683342 / 123rf.com)

Referências (15)

1. Vitamina B12: MedlinePlus enciclopedia médica [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine; 2020.
Fonte

2. Datos sobre la vitamina B12. [Internet]. National Institute of Health; 2016.
Fonte

3. Office of Dietary Supplements – Vitamin B12 [Internet]. NIH Office of Dietary Supplements. U.S. Department of Health and Human Services; 2020
Fonte

4. Krasinski S y Cols. Fundic Atrophic Gastritis in an Elderly Population. Effect on Hemoglobin and Several Serum Nutritional Indicators [Internet]. Journal of the American Geriatrics Society. 1986;34(11).
Fonte

5. Andrews GR, Haneman B, Arnold BJ, Booth JC, Taylor K. Atrophic Gastritis in The Aged [Internet]. Australasian Annals of Medicine. 1967;16(3):230–5.
Fonte

6. Carmel R. 10 Malabsorption of food cobalamin [Internet]. Baillière’s Clinical Haematology. 1995;8(3):639–55.
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7. Andres E. B12 Deficiency: A Look Beyond Pernicious Anemia [Internet]. The Journal of Family Practice. 2007.
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8. Dietary reference intakes for thiamin, riboflavin, niacin, vitamin B₆, folate, vitamin B₁₂, pantothenic acid, biotin, and choline [Internet]. Washington, D.C.: National Academy Press; 2000.
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9. Kaiser L. Position of the American Dietetic Association: Nutrition and Lifestyle for a Healthy Pregnancy Outcome [Internet]. Journal of the American Dietetic Association. 2008
Fonte

10. Schenck U, Götze C, Koletzko B. Persistence of Neurological Damage Induced by Dietary Vitamin B-12 Deficiency in Infancy [Internet]. Archives of disease in childhood; 1997.
Fonte

11. Niveles Máximos De Ingesta Admisible [Internet]. Agencia Española de Seguridad Alimentaria y Nutrición. 2006.
Fonte

12. What Every Vegan Should Know About Vitamin B12 [Internet]. The Vegan Society. 2020.
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13. Zulfiqar AA, Andres E, Villalba NL. Hipervitaminosis b12. Nuestra experiencia y una revisión [Internet]. Medicina Buenos Aires. 2019;79(5).
Fonte

14. A T. Magnesium Stearate: An Underestimated Allergen. Journal of Biological Regulators and Homeostatic Agents. 2012.
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15. Obeid R, Fedosov SN, Nexo E. Cobalamin coenzyme forms are not likely to be superior to cyano- and hydroxyl-cobalamin in prevention or treatment of cobalamin deficiency. Molecular Nutrition & Food Research. 2015;59(7):1364–72.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Site oficial
Vitamina B12: MedlinePlus enciclopedia médica [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine; 2020.
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Site oficial
Datos sobre la vitamina B12. [Internet]. National Institute of Health; 2016.
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Site oficial
Office of Dietary Supplements – Vitamin B12 [Internet]. NIH Office of Dietary Supplements. U.S. Department of Health and Human Services; 2020
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Estudo em humanos
Krasinski S y Cols. Fundic Atrophic Gastritis in an Elderly Population. Effect on Hemoglobin and Several Serum Nutritional Indicators [Internet]. Journal of the American Geriatrics Society. 1986;34(11).
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Artigo científico
Andrews GR, Haneman B, Arnold BJ, Booth JC, Taylor K. Atrophic Gastritis in The Aged [Internet]. Australasian Annals of Medicine. 1967;16(3):230–5.
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Artigo científico
Carmel R. 10 Malabsorption of food cobalamin [Internet]. Baillière’s Clinical Haematology. 1995;8(3):639–55.
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Artigo científico
Andres E. B12 Deficiency: A Look Beyond Pernicious Anemia [Internet]. The Journal of Family Practice. 2007.
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Livro de texto
Dietary reference intakes for thiamin, riboflavin, niacin, vitamin B₆, folate, vitamin B₁₂, pantothenic acid, biotin, and choline [Internet]. Washington, D.C.: National Academy Press; 2000.
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Artigo científico
Kaiser L. Position of the American Dietetic Association: Nutrition and Lifestyle for a Healthy Pregnancy Outcome [Internet]. Journal of the American Dietetic Association. 2008
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Caso clínico
Schenck U, Götze C, Koletzko B. Persistence of Neurological Damage Induced by Dietary Vitamin B-12 Deficiency in Infancy [Internet]. Archives of disease in childhood; 1997.
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Documento oficial
Niveles Máximos De Ingesta Admisible [Internet]. Agencia Española de Seguridad Alimentaria y Nutrición. 2006.
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Artigo oficial
What Every Vegan Should Know About Vitamin B12 [Internet]. The Vegan Society. 2020.
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Artigo científico
Zulfiqar AA, Andres E, Villalba NL. Hipervitaminosis b12. Nuestra experiencia y una revisión [Internet]. Medicina Buenos Aires. 2019;79(5).
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Caso clínico
A T. Magnesium Stearate: An Underestimated Allergen. Journal of Biological Regulators and Homeostatic Agents. 2012.
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Artigo científico
Obeid R, Fedosov SN, Nexo E. Cobalamin coenzyme forms are not likely to be superior to cyano- and hydroxyl-cobalamin in prevention or treatment of cobalamin deficiency. Molecular Nutrition & Food Research. 2015;59(7):1364–72.
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