Imagem de produtos com vitamina b12.

Bem-vindos ao nosso artigo sobre suplementos de vitamina B12. Neste Gguia reunimos algumas informações detalhadas sobre os benefícios, particularidades, tipos e dados interessantes sobre este nutriente.

A vitamina B12 é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Graças a ela os glóbulos vermelhos e os neurônios podem trabalhar nas condições ideais.

Infelizmente recentemente as pessoas começaram a perder a capacidade de absorção desta vitamina. Um grupo de risco são os veganos e vegetarianos, já que sua alimentação é bastante restrita.

O mais importante

  • Os suplementos de vitamina B12 permitem corrigir esse déficit vitamínico ou complementar a sua dieta se ela carece deste nutriente.
  • Basicamente, ela pode possuir formato de comprimidos, cápsulas, gotas e injeções. Os comprimidos e cápsulas, em especial, estão disponíveis em várias formas de apresentação e com diferentes preços.
  • Os comprimidos e cápsulas são ideais para pessoas que não têm dificuldade na sua ingestão. As gotas e injeções são especialmente adequadas para pessoas que sofrem com uma deficiência grave de B12 ou que desejam um efeito imediato.

Melhores suplementos de vitamina B12: Nossas recomendações

A seguir, vamos mostrar os melhores suplementos de vitamina B12 disponíveis no mercado. Esta seção permitirá que você encontre o produto que se ajusta melhor às suas necessidades. Além disso, ele inclui também produtos especiais para vegetarianos e veganos.

O melhor suplemento em cápsulas

Esse composto de vitamina B12 no formato de cápsulas traz mais energia e resistência para o seu dia a dia, já que atua diretamente nas vias energéticas do seu corpo. Ele é excelente para todas as idades.

Ele também auxilia na produção de células sanguíneas e nervosas saudáveis para o corpo, já que elas ajudam a remover diversas toxinas do organismo. Além disso, esse composto possui um sabor de morango que você vai adorar. São 100 cápsulas.

O melhor suplemento ecológico

Essa fórmula criada pela Now Foods ajuda a fornecer ao corpo os nutrientes essenciais para os sistemas nervoso, cardiovascular e imunológico. Ela aumenta os níveis de energia e melhora o trato intestinal.

Esses comprimidos são fabricados de forma ecológica e possuem um tamanho que faz com que sejam fáceis de consumir. Isso se torna ainda mais simples por serem mastigáveis. O frasco possui 100 comprimidos.

O melhor suplemento para vegetarianos

Esse produto foi especialmente desenvolvido para pessoas vegetarianas ou veganas, que consomem menos alimentos ricos em vitamina B12 no dia a dia, o que torna necessária a suplementação.

Assim, é possível evitar complicações na saúde como a anemia, derrame cerebral e doenças cardíacas. O frasco possui 30 cápsulas.

Para tomar junto com a refeição principal

Esses comprimidos de vitamina B12 devem ser tomados uma vez ao dia durante a sua refeição principal. Eles auxiliam na manutenção dos tecidos do sistema nervoso, previnem problemas como a anemia e ajudam a controlar o colesterol.

Ao tomar esses comprimidos todos os dias você sentirá a mudança tanto na aparência física, já que os cabelos, unhas e pele ficam mais bonitos, quanto na sua disposição, já que sentirá mais energia para realizar as suas tarefas diárias. São 60 comprimidos no frasco.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a vitamina B12

Uma função importante da vitamina B12 é a transferência de fragmentos de átomos de carbono. Além disso, a proteína B12 participa na troca de átomos de hidrogênio, o que a torna essencial para a saúde das pessoas.

vantagens da vitamina b12

A vitamina B12 é muito importante para um bom funcionamento do corpo.
(Fonte: Hootie2710: 61493150/ 123rf.com)

Como a vitamina B12 atua no nosso corpo?

Essa vitamina participa de diferentes processos importantes do corpo humano, como a síntese de DNA e a metabolização de gorduras, hormônios e neurotransmissores. A vitamina B12 também tem um papel importante na fabricação de sangue, na divisão celular e no sistema nervoso.

Ela ainda regula e cuida do nosso sistema imunológico, e por isso é importante que os seus níveis se encontrem sempre ótimos.

Graças ao papel da vitamina B12 no sistema imunológico, a suplementação correta pode te ajudar a combater diferentes sintomas de certas doenças, como:

  • Anemia
  • Cansaço crônico
  • Doenças do sistema nervoso
  • Doenças mentais como a depressão, demência e esquizofrenia
  • Doenças autoimunes

Quais alimentos são ricos em vitamina B12?

A vitamina B12 somente pode ser sintetizada por microrganismos, e, por isso, para a sua ingestão é necessário o consumo de carnes, já que a vitamina está presente neste alimento. Uma fonte vegetal de vitamina B12 são os legumes.

No entanto, é importante destacar que as fontes vegetais desta vitamina contêm níveis bem mais baixos de B12. Por esse motivo, se você é vegano ou vegetariano, os especialistas recomendam que faça uma suplementação dela.

Quanto custam os produtos fabricados com vitamina B12?

Normalmente, os comprimidos são os compostos mais baratos com vitamina B12, enquanto as injeções são as mais caras. Essa última opção é essencial em alguns casos, como para uso de mulheres grávidas ou para alguém que esteja sofrendo com uma grave deficiência da vitamina B12.

comprimidos de vitamina b12

A vitamina B12 possui diversos formatos diferentes. (Fonte: Badmanproduction: 14501320/ 123rf.com)

A seguir, você poderá verificar uma tabela com os preços dos diferentes produtos que contém a vitamina B12:

Tipo Preço
Comprimidos sublinguais (Recipiente) Entre R$ 25 e R$ 100
Cápsulas (Recipiente) Entre R$ 12 e R$ 90
Spray ou gotas (100 ml) Entre R$ 30 e 60
Injeções (100 ml) Entre R$ 13 e R$ 40

Quais são os sintomas de uma deficiência de vitamina B12?

Infelizmente, o déficit de vitamina B12 é mais comum do que é possível imaginar, especialmente se a sua dieta não inclui carnes. Outro grupo de risco são as pessoas idosas, que são mais propensas a ter deficiência desse componente.

Os sintomas mais comuns para a falta de vitamina B12, são:

  • Pele pálida ou amarelada
  • Enjoo
  • Problemas de vista
  • Mudanças bruscas de humor
  • Aftas
  • Cansaço

Quais são os impactos que um déficit de vitamina B12 tem na saúde?

Os impactos de um déficit de vitamina B12 estão diretamente relacionados com os sintomas da sua carência. As pessoas com falta de vitamina B12 ficam mais cansadas, já que seu corpo não é capaz de produzir glóbulos vermelhos suficientes para administrar oxigênio para o organismo.

A vitamina B12 também participa da produção de mielina, uma substância importante para o bom funcionamento do sistema nervoso. Outros problemas a longo prazo por conta dessa deficiência são a anemia, cansaço, enjoos, e problemas relacionados com a falta de oxigênio no organismo.

Como acontece a deficiência de vitamina B12?

O déficit de vitamina B12 acontece lentamente, pois a vitamina B12 é armazenada no fígado e dura de dois a três anos. Para ter uma deficiência todas as reservas dela devem ter se esgotado. É nesse momento que é possível perceber os primeiros sintomas.

A seguir, explicaremos as razões que podem levar a um déficit de cobalamina:

  • Baixa ingestão de vitamina B12
  • Problemas na absorção da vitamina
  • Maior necessidade de vitamina B12

Uma baixa ingestão de vitamina B12 é comum entre veganos, vegetarianos e pessoas com má nutrição.

Os veganos e vegetarianos têm a opção de consumir certos cereais fortificados com esta vitamina, mas mesmo assim tem dificuldades em atingir a dose diária recomendada.

Algumas pessoas precisam de um consumo maior desta vitamina, que é o que acontece com mulheres grávidas e pessoas que sofrem de doenças autoimunes. Nesses casos a suplementação é uma excelente opção.

A absorção de cobalamina pode ser afetada devido a certas condições. Um déficit pode ser atribuído às seguintes circunstâncias:

  • Doenças gastrointestinais, como gastrite ou doença de Crohn
  • Complicações no fígado
  • Alcoolismo
  • Tabagismo crônico
  • Consumo de pílulas anticoncepcionais
Dra. Sally P. Stabler Médica

“A absorção gastrointestinal depende de um fator intrínseco, que é sintetizado pelas células parietais gástricas e o “receptor cubam” do íleo distal.”

Preciso usar suplementos de vitamina B12 se sou vegano ou vegetariano?

É recomendável que você consuma suplementos de vitamina B12 se sua dieta for estritamente vegana ou vegetariana. A razão é que as principais fontes de vitamina B12 são geralmente alimentos como carnes, peixes e frutos do mar.

Os vegetarianos, apesar de consumirem leite e ovos regularmente, também devem ter essa suplementação, já que a sua ingestão de vitamina B12 pode não ser suficiente. Se você quer saber se está tudo em ordem, faça um exame de sangue para verificar se os seus níveis estão normais.

foco

Você sabia que a vitamina B12 também é chamada de cobalamina? Seu nome deriva da sua composição química, que contém um íon metálico, o Cobalto.

É possível ter deficiência de cobalamina não sendo vegano ou vegetariano?

Sim, pessoas que possuem uma alimentação deficiente podem sofrer com a falta de vitamina B12. Além disso, certas pessoas não conseguem absorver adequadamente a cobalamina por problemas de saúde ou doenças gastrointestinais.

Recomendamos que quem se encaixa nesses grupos de risco verifique regularmente se seus níveis estão dentro da normalidade.

alimentos vitamina b12

A vitamina B12 é essencial para indivíduos veganos e vegetarianos.
(Fonte: Anschiz: 74119582/ 123rf.com)

Qual é a dose recomendada de vitamina B12?

A dose de vitamina B12 que você precisa dependerá da sua condição de saúde. Na tabela a seguir você pode ver as diferentes doses:

Grupo populacional Dose
Pessoas saudáveis Baixa, 3-50 µg
Vegetarianos e veganos Média, 100-250 µg
Mulheres grávidas Alta, 251-500 µg
Pessoas com problemas estomacais graves Muito alta, 501-3000 µg
Pessoas com deficiência grave de vitamina B12 Megadose, mais de 3000 µg

Que formatos de vitamina B12 existem e qual é o mais recomendado para mim?

Estes são os formatos de vitamina B12 disponíveis no mercado:

  • Comprimidos normais ou sublinguais
  • Cápsulas
  • Spray e gotas
  • Injeções e ampolas

Cada formato tem uma concentração diferente de vitamina B12 e cada um deles tem as suas vantagens e desvantagens. Por este motivo, recomendamos que você conheça saiba quais são suas necessidades específicas, para que possa escolher o melhor produto de acordo com o que precisa.

A seguir, apresentaremos os diferentes tipos de vitamina B12, com seus benefícios e particularidades.

Comprimidos sublinguais Cápsulas Spray e gotas Injeções e ampolas
Preço Baixo Moderado Moderado Baixo ou alto
Praticidade Fáceis de utilizar Podem ser difíceis de ingerir Muito fáceis de utilizar Difíceis de utilizar
Composição Contém saborizantes e outros materiais Pureza: contém poucos componentes extras Contém certos ingredientes extras Certas injeções e ampolas contém cianocobalamina, um composto sintético
Efeitos A longo prazo, já que a dose diária é baixa A longo prazo, já que a dose diária é baixa A longo prazo, a vitamina começa seu efeito no momento em que é ingerida A dose é muito alta, por isso o efeito é maior e imediato

Normalmente as cápsulas e comprimidos são as opções mais populares entre os usuários, levando em conta as características que foram mencionadas.

Critérios de Compra

A seguir, vamos listar os fatores de compra mais relevantes para que você escolha o melhor composto com vitamina B12.

  • Efetividade
  • Efeitos secundários
  • Preço
  • Reações alérgicas
  • Substância ativa
  • Aroma

Efetividade

Se você tem uma carência grave de vitamina B12, as injeções são a modalidades de aplicação de vitamina B12 mais recomendadas para você. Se o seu caso não é grave, você pode utilizar comprimidos e cápsulas.

Efeitos colaterais

Certos compostos não são recomendáveis para pessoas sensíveis, já que contém aditivos como o estearato de magnésio. Alguns produtos podem causar dores no estômago ou dores de cabeça, e por isso é recomendável que você saiba quais são os componentes antes de fazer a sua compra.

carne crua

A vitamina B12 está presente em carnes e peixes. (Fonte: Gresei: 36177030/ 123rf.com)

Preço

O custo de um produto é um fator decisivo no momento de realizar uma compra, mas existem mais coisas que devem ser observadas. Por exemplo, certos fabricantes realizam a devolução do dinheiro, caso você não fique satisfeito com o resultado.

Reações alérgicas

As reações alérgicas mais comuns ocorrem por conta dos ovos, leite, glúten, amendoim e frutos secos. Se você é uma pessoa alérgica, recomendamos comprar os compostos veganos, já que normalmente eles não contêm esses ingredientes.

Outro elemento menos comum, mas que pode provocar alergias, é a substância ativa da vitamina B12: cianocobalamina. Ela pode estar presente nas injeções e ocasionar reações alérgicas graves.

Substância ativa

A vitamina B12 está presente de diferentes formas nos produtos que estão disponíveis no mercado. As mais comuns são a cianocobalamina, de origem sintética, e as formas naturais: hidroxocobalamina, adenosilcobalamina e metilcobalamina.

  • Cianocobalamina: Esta substância é criada a partir de uma combinação de vitamina B12 e de cianeto. Apesar de ser fácil de sintetizar, pode ocasionar fortes reações alérgicas. Portanto, não recomendamos esta sustância a fumantes e pessoas com problemas nos rins, já que o cianeto pode causar complicações.
  • Hidroxocobalamina: Esta substância está presente nas injeções de cobalamina e é utilizada em doses altas para a desintoxicação do corpo. Sua vantagem é que não libera toxinas danosas para o corpo.
  • Metilcobalamina: É uma forma biológica/ativa da vitamina B12. Seu grande benefício é que o corpo pode processá-la diretamente. Esta substância é biologicamente idêntica a vitamina B12, e por isso pode ser armazenada no fígado sem problema algum.
  • Adenosilcobalamina: Assim como a metilcobalamina, esta substância é uma forma ativa da vitamina B12. Ela pode ser armazenada no fígado para a reserva de cobalamina.

Aroma

Substâncias com aroma são úteis caso você seja sensível à certos odores. Crianças, por exemplo, são muito suscetíveis a determinados cheiros.

Existem diferentes tipos de substância aromáticas no mercado, e, a seguir, apresentamos as mais comuns:

  • Extratos aromáticos naturais: Provenientes de fontes naturais como é o caso do óleo de cravo, água de rosas e baunilha.
  • Extratos com aroma idêntico ao natural: Estes extratos são sintéticos e são biologicamente iguais às suas versões naturais. Um exemplo é a baunilha sintética.
  • Extratos com aromas artificiais: São gerados sinteticamente.

Normalmente, recomendamos que escolha sempre a opção mais natural.

Resumo

Como você pode perceber ao longo do artigo, a vitamina B12 é um nutriente essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Atualmente esse produto existe em abundância no mercado, e cabe a você escolher a mais adequada de acordo com as suas condições físicas.

A suplementação com a vitamina B12 é especialmente importante para pessoas veganas, vegetarianas e pessoas acima de cinquenta anos. É importante que você escolha seu produto de maneira consciente, e que não se deixe enganar pelos rótulos e pela publicidade.

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(Fonte da imagem destacada: Tatjana Baibakova / 123rf.com)

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