Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

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As vitaminas são essenciais para uma vida saudável e, como a maioria das vitaminas, B2 pode ser obtida através de uma dieta variada. Mas nós sabemos que isso às vezes pode ser difícil. Nosso estilo de vida, restrições dietéticas ou certas doenças podem criar uma deficiência de vitamina B2 em nosso corpo. Neste caso, pode ser necessário tomar um suplemento.

Você conhece a vitamina B2? Também chamada de riboflavina. Ela pode não ser uma das vitaminas mais famosas, mas é um nutriente essencial para o bom funcionamento do corpo. Sem ela, muitas outras vitaminas não podem desempenhar sua função. Se você quer saber mais sobre esta vitamina, leia em nosso guia.




Destaques

  • A vitamina B2 é encontrada naturalmente em alguns alimentos, então se você não comer uma dieta variada você pode estar com falta desta vitamina.
  • É uma vitamina que dificilmente é armazenada no corpo, portanto é necessário que seu corpo receba a dose diária recomendada.
  • Não há efeitos adversos conhecidos de muita vitamina B2, então a suplementação é bastante segura sob supervisão médica.

vitamina B2: nossas recomendações

Há uma ampla gama de suplementos de vitamina B2 no mercado hoje. Se o seu médico recomendou que você suplemente sua dieta com vitamina B2, você pode ficar sobrecarregado com as possibilidades. É por isso que elaboramos o seguinte guia para ajudá-lo a avaliar as melhores opções do mercado.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre a vitamina B2

A vitamina B2 é uma vitamina solúvel em água que é essencial para o bom funcionamento do organismo. Ele está envolvido no processo de conversão de nutrientes no corpo em energia. Ele pode ser obtido de certos alimentos, mas há momentos em que é aconselhável tomar um suplemento. Nós preparamos este guia para você.

A falta de vitamina B2 pode causar fadiga, entre outros sintomas. (Fonte: ChristianErfurt: sxQz2VfoFBE/ Unsplash)

O que é vitamina B2 e quais são suas funções?

Vitamina B2 ou Riboflavina é uma vitamina do grupo B que é precursora das coenzimas FMN e FAD. Eles atuam como transportadores de elétrons em algumas reações redox envolvidas na produção de energia. O que ele faz exatamente é apoiar o crescimento, desenvolvimento e função das células em nosso corpo.

Ele ajuda a converter os nutrientes que consumimos em energia. Também suporta a formação de anticorpos e glóbulos vermelhos e está envolvido na manutenção das membranas mucosas e do tecido epitelial (2).

Funções O que é isso? O que a vitamina B2 faz?
Função antioxidante O estresse oxidativo está intimamente ligado a uma série de doenças crônicas e um dos fatores que pode reduzir este desequilíbrio é um aumento de antioxidantes A vitamina B2 tem demonstrado atuar como um antioxidante, portanto, ela pode interferir no estresse oxidativo e proteger seu corpo (6)
redox reações A maior parte da energia do nosso corpo é derivada destas reaçõesx Coenzimas derivadas de vitamina B2 estão envolvidas nestas reações e são essenciais para o metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas
Interação com nutrientes Esta é a relação da vitamina B2 com outros nutrientes A vitamina B2 interage com as vitaminas B, portanto, uma deficiência de riboflavina pode afetar o desempenho das outras vitaminas B. Há também evidências de sua interação com o ferro, já que a falta desta vitamina altera o metabolismo do ferro (2)

Quais são os benefícios da vitamina B2?

Há múltiplos benefícios da vitamina B2. Abaixo, nós listamos os mais importantes

  1. Ajuda a manter e proteger a pele e as membranas mucosas (3).
  2. Ajuda o metabolismo produtor de energiaa funcionar corretamente.
  3. Prevenção de doenças. Vários estudos estão atualmente em andamento que ligam diretamente o grupo B de vitaminas à prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, embora no momento não haja evidências suficientes para afirmar com certeza.
  4. Tratamento de problemas oculares. A vitamina B2 é uma grande aliada no tratamento de vários problemas de córnea (2). Por exemplo, queratocono, uma patologia degenerativa que provoca o desbaste da córnea (5).
  5. Tratamento de enxaqueca. Reduz significativamente a frequência e a duração dos ataques(8).

Qual é a quantidade diária recomendada de vitamina B2 e como tomá-la?

A quantidade diária recomendada de vitamina B2 depende do sexo e da idade. Para as mulheres, isso depende da gravidez e da amamentação. Abaixo está uma tabela com a quantidade recomendada de acordo com a Autoridade Européia de Segurança Alimentar (EFSA):

Idade Quantidade recomendada
Até 6 meses 0,3 mg
7 a 12 meses 0,4 mg
Crianças de 1 a 3 anos 0,5 mg
Crianças de 4 a 8 anos 0,6 mg
Crianças de 9 a 13 anos 0,9 mg
Homens de 14 a 18 anos 1,3 mg
Mulheres de 14 a 18 anos 1 mg
Homens 1,3 mg
Mulheres 1,1 mg
Mulheres grávidas 1,4 mg
Mulheres amamentando 1,6 mg

Vitamina B2 ocorre naturalmente em alguns alimentos, mas às vezes não comemos uma dieta suficientemente variada. Neste caso, é necessário tomar um suplemento para nos ajudar a atender nossas necessidades diárias de vitamina B2.

Como a vitamina B2 é absorvida pelo corpo?

A vitamina B2 é uma vitamina solúvel na água, ou seja, dissolve-se na água e seu armazenamento no corpo é mínimo. Portanto, ela deve ser tomada regularmente. Com uma dieta variada é possível obter a quantidade de vitamina B2 que seu corpo precisa. Mas às vezes, dependendo de como cozinhamos ou do que comemos, não é suficiente.

É importante que o corpo receba vitamina B2 regularmente, já que a vitamina B2 dificilmente é armazenada no corpo. Ele é absorvido no intestino e distribuído aos órgãos, especialmente ao fígado, rim e coração. Quando nosso corpo atinge a quantidade recomendada, o excedente é excretado na urina.

Quais são os riscos de excesso de vitamina B2?

Não há nenhum efeito tóxico ou adverso conhecido de excesso de vitamina B2. Por ser uma vitamina solúvel em água, que não é armazenada no corpo, o excesso de vitamina B2 é excretado na urina. Portanto, como um efeito colateral, encontraríamos uma mudança na cor e no odor da nossa urina sem que isso fosse um sintoma preocupante (4).

Como reconhecer uma deficiência de vitamina B2?

Para diagnosticar uma deficiência de vitamina B2, é necessário um exame de sangue para verificar esta falta de riboflavina. Entretanto, há alguns sintomas que podem ser devidos a esta deficiência

  • Fadiga e fraqueza
  • Inflamação e dor na cavidade oral
  • Olhos irritados
  • Dermatites

Além disso, você deve estar ciente de que existem alguns fatores de risco não relacionados à deficiência de nutrientes. Por exemplo, abuso de álcool e consumo crônico de medicamentos (7).

A vitamina B2 é encontrada naturalmente em alguns alimentos, portanto, se você não comer uma dieta variada, você pode ter deficiência desta vitamina. (Fonte: Ratmaner: 101911714/ 123rf)

Que alimentos são ricos em vitamina B2?

Se você faz uma dieta variada e equilibrada, você pode não ser deficiente em vitamina B2. Abaixo, nós compilamos uma lista de alimentos ricos em vitamina B2 para você considerar se você quer obtê-la naturalmente

  • Ovos
  • Miudezas
  • Carnes magras
  • Laticínios
  • Vegetais verdes como espargos, brócolis e espinafres
  • Nozes

Também, como você leu no ponto anterior, há alguns fatores de risco que causam a falta de vitamina B2 mesmo que você tenha uma boa dieta (7).

Sobre o que é suplementação de vitamina B2?

A deficiência de vitamina B2 pode ser causada por vários fatores, mas você deve saber que, se necessário, há suplementação adequada para suprir esta deficiência. Vitamina B2 pode ser encontrada em complexos vitamínicos em geral. Também pode ser encontrado em complementos B ou em suplementos somente de vitamina B2.

Você pode encontrá-los em comprimidos, cápsulas e até mesmo na forma líquida.

Dependendo do suplemento, você encontrará uma concentração maior ou menor de riboflavina. Dependendo de suas necessidades, você deve escolher a que melhor se adapta à sua situação. Nós recomendamos que você sempre consulte seu médico, que poderá verificar a deficiência de vitamina B2 e prescrever o suplemento mais apropriado.

Por que a vitamina B2 é tão importante para mulheres grávidas?

A vitamina B2 é essencial durante a gravidez e a amamentação, pois ajuda no desenvolvimento do bebê.

Esta vitamina está envolvida no crescimento fetal, por isso é recomendado aumentar a quantidade diária de riboflavina. Além disso, também é recomendado aumentar a dose de vitamina B2 durante a amamentação devido à perda deste nutriente através do leite materno (7). Por outro lado, existem estudos que ligam a deficiência de vitamina B2 com pré-eclâmpsia durante a gravidez. Portanto, é importante manter os níveis necessários de vitamina B2 durante a gravidez.

Durante a gravidez, é importante obter vitamina B2 suficiente, pois ela tem um papel no desenvolvimento do bebê. (Fonte: Freestocks: ux53SGpRAHU/ Unsplash)

Critérios de compra

Agora que esclarecemos suas preocupações com vitamina B2, é importante entender os diferentes fatores que podem ajudá-lo a escolher a suplementação certa para você. Nós escolhemos os seguintes critérios para lhe dar uma idéia:

Formato

Quando você está procurando um suplemento, um dos fatores mais importantes para decidir sobre a sua compra é o formato do produto. Em outras palavras, como a vitamina B2 vem em uma forma que é conveniente para você tomar de acordo com suas necessidades. Quando se trata de suplementos de vitamina B2, existem três formatos

  • Comprimidos: Estes são comprimidos compactos e sólidos, geralmente menores em tamanho, o que pode torná-los mais fáceis de tomar.
  • Cápsulas: Este é um formato no qual a vitamina B2 e os excipientes estão contidos em uma casca solúvel, que pode ser rígida ou macia. As cápsulas se integram mais rapidamente que os comprimidos com fluidos gástricos.
  • Gotas: Este é o formato ideal se você achar difícil tomar pílulas ou se você tiver problemas digestivos.

Dieta Vegan

Como em qualquer suplemento, se você seguir uma dieta vegana também é importante garantir que nenhum dos componentes do suplemento seja de origem animal. Hoje em dia, é fácil encontrar suplementos com o rótulo "vegan".

Mas em qualquer caso, sempre olhe os ingredientes para que você não tenha problemas. Ao seguir uma dieta vegan, é essencial consultar um médico sobre quais suplementos você deve tomar para que você não tenha falta de nutrientes.

Esta é uma vitamina que dificilmente é armazenada no corpo, por isso é necessário que seu corpo receba a dose diária recomendada. (Fonte: Guillem: 90378404/ 123rf)

Concentração

Existem muitos suplementos de vitamina B2 no mercado, mas você notará que nem todos têm a mesma concentração de vitamina B2. O suplemento mais difundido é aquele com 100 mg por comprimido/ cápsula, embora você também possa encontrar 50 mg e até 400 mg. Nós recomendamos que você pergunte ao seu médico qual é a melhor concentração para você.

Valor pelo dinheiro

Você pode encontrar suplementos de vitamina B2 a preços diferentes. Depende do número de comprimidos, da marca e da concentração de vitamina B2 no suplemento. A faixa de preço é de 9 euros a 27 euros.

Levando em conta que o suplemento de preço mais alto tem uma concentração maior do nutriente (400 mg) comparado com o mais barato, que normalmente tem 100 mg por comprimido.

Resumo

A vitamina B2, também conhecida como riboflavina, é essencial para o bom funcionamento do organismo. Esta vitamina ajuda em diferentes processos em nosso corpo e está envolvida no funcionamento adequado de outras vitaminas.

Embora ela possa ser encontrada naturalmente em alguns alimentos, é possível ter uma deficiência de vitamina B2 se não tivermos uma dieta variada ou devido a outros fatores externos. Portanto, às vezes é aconselhável tomar suplementos para obter a quantidade diária necessária.

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(Fonte da imagem em destaque: Baibakova: 66526120/ 123rf)

Referências (8)

1. NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Office of Dietary Supplements - Riboflavina [Internet]. NIH Office of Dietary Supplements. U.S. Department of Health and Human Services; 2016 [cited 2021Apr22].
Fonte

2. Higdon J, Drake VJ, Delage B, McNulty H, McCann A. Riboflavina [Internet]. Linus Pauling Institute. Oregon State University; 2016 [cited 2021Apr22].
Fonte

3. Turck D, Bresson J-L, Burlingame B, Dean T, Fairweather-Tait S, Heinonen M, et al. Dietary Reference Values for riboflavin [Internet]. EFSA ONLINE LIBRARY. 2017 [cited 2021Apr22].
Fonte

4. Turner RE, Dahl WJ. Datos Sobre la Riboflavina [Internet]. EDIS New Publications RSS. Family Youth and Community Sciences; 2019 [cited 2021Apr22].
Fonte

5. Arbelaez MC, Sekito MB, Vidal C, Choudhury SR. Collagen cross-linking with riboflavin and ultraviolet-A light in keratoconus: One-year results [Internet]. Oman journal of ophthalmology. Medknow Publications; 2009 [cited 2021Apr22].
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6. Ashoori M, Saedisomeolia A. Riboflavin (vitamin B2) and oxidative stress: a review: British Journal of Nutrition [Internet]. Cambridge Core. Cambridge University Press; 2014 [cited 2021Apr22].
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7. Rivlin R. Riboflavin (Vitamin B2). In: Handbook of vitamins [Internet]. New York, New York: CRC Press; 2007 [cited 2021Apr22]. p. 233–251.
Fonte

8. Glickman-Simon R, Geller JS. Health Information [Internet]. Health Information - Pierremont Endocrine Center - Top Endocrinologists - Shreveport Bossier City Louisiana - A Part of the Willis-Knighton Physician Network. 2016 [cited 2021Apr28].
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Artículo informativo
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Higdon J, Drake VJ, Delage B, McNulty H, McCann A. Riboflavina [Internet]. Linus Pauling Institute. Oregon State University; 2016 [cited 2021Apr22].
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Turck D, Bresson J-L, Burlingame B, Dean T, Fairweather-Tait S, Heinonen M, et al. Dietary Reference Values for riboflavin [Internet]. EFSA ONLINE LIBRARY. 2017 [cited 2021Apr22].
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Turner RE, Dahl WJ. Datos Sobre la Riboflavina [Internet]. EDIS New Publications RSS. Family Youth and Community Sciences; 2019 [cited 2021Apr22].
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Artículo científico
Rivlin R. Riboflavin (Vitamin B2). In: Handbook of vitamins [Internet]. New York, New York: CRC Press; 2007 [cited 2021Apr22]. p. 233–251.
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