alimentos ricos em vitamina b5
Ultima atualização: 30 de julho de 2020

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Os nutrientes essenciais são aqueles que o organismo necessita para funcionar com normalidade. No entanto, o próprio corpo não é capaz de processá-los. Por este motivo, é preciso que seja obtido de fontes externas para manter a saúde em equilíbrio. Um destes elementos é a vitamina B5, fundamental para garantir energia para o funcionamento do corpo.

Se o próprio organismo é incapaz de sintetizar este nutriente tão importante, você deve estar se perguntando como fazer para manter os níveis ideais da vitamina B5 no organismo, não é mesmo? Por isso, neste artigo vamos trazer todas as respostas para essa e outras dúvidas sobre o consumo desta vitamina tão fundamental para uma vida mais saudável.

O mais importante

  • A vitamina B5 — ou ácido pantotênico — é um composto essencial para a quebra de gorduras e para a produção de energia.
  • Alguns estudos científicos investigaram os possíveis benefícios da vitamina B5 para o controle do colesterol e para a saúde da pele, cabelos e unhas. Os resultados obtidos foram muito promissores.
  • Os suplementos de vitamina B5 são bastante seguros. Até hoje, o únicos efeito colateral relatado foi mal estar gastrointestinal, provocado pelo consumo excessivo da vitamina (acima de 10.000 miligramas).

Os melhores produtos de vitamina B5 do mercado: nossas recomendações

Se você já fez alguma busca por suplementos em lojas on-line, pode ter ficado perdido com a quantidade de opções disponíveis. Para facilitar, separamos alguns dos produtos mais vendidos e bem avaliados, cada um deles com indicações e aplicações distintas. Confira:

O suplemento de vitamina B5 livre de alérgenos

Uma grande preocupação das pessoas que sofrem coma doença celíaca é consumir, por engano, algum produto que contenha glúten. Este suplemento em cápsulas é totalmente livre de qualquer traço da substância.

Formulado com vitamina B5, celulose microcristalina, dióxido de silício e estearato de magnésio também pode ser consumido por veganos e pessoas com outros tipos de restrição alimentar ,

O spray de vitamina B5 para peles ressecadas

O Pantenol Derma Pró-Vitamina B5 é um creme desenvolvido especialmente para combater o ressecamento da pele. Com fórmula rica em dexpantenol, ele forma uma barreira protetora na pele. Assim, ao mesmo tempo em que hidrata, evita a descamação e ajuda a renovação e recuperação dos tecidos.

Borrifado sobre a pele, o produto pode ser usado como loção pós-barba e ainda nos cabelos e no couro cabeludo promovendo hidratação capilar completa.

O suplemento de vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são fundamental para manter uma rotina saudável. Este suplemento traz a combinação de todos os benefícios de cada um desses nutrientes. Com fácil absorção pelo organismo, ele tem poderosa ação antioxidante.

Cada cápsula do Complexo B Dose Máxima conta com 500 mg e é composta por oito nutrientes: vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).

Guia de compras: O que você precisa saber sobre a vitamina B5

A vitamina B5 é um nutriente que não se pode desprezar. Apesar de ser raro sofrem com uma deficiência extrema desta substância, o desequilíbrio nos níveis ideais já pode trazer alguns transtornos para a saúde. Por isso, nesta seção vamos falar sobre as principais dúvidas a respeito da vitamina B5 e sua ação no organismo.

menina ruiva saudável

A vitamina B5 pode beneficiar a saúde da pele, cabelo e unhas.
(Fonte: Rido: 121442126/ 123rf.com)

O que é a vitamina B5?

Também conhecida como ácido pantotênico, esta vitamina hidrossolúvel (solúvel em água) é necessaria para a vida. Por esta razão, é chamada de “nutriente esencial”. Ela é um componente fundamental da coenzima A (CoA), um composto químico importante para o corpo humano, que atua no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras (1, 2).

Como a vitamina B5 atua no organismo?

A principal ação do ácido pantotênico (vitamina B5) é transformar os alimentos em energia. Assim, manter os niveis adequados deste nutriente contribui para a manutenção do rendimento físico e intelectual no dia a dia.

Há muitos estudos recentes sobre outros efeitos da vitamina B5 no organismo e seu consumo sob diferentes formas. O ácido pantotênico pode ser ingerido por via oral como a pantetina e o pantotenato de cálcio ou de forma tópica, com o uso do pantenol. Os efeitos mais comuns são:

  1. Redução do colesterol e dos triglicérides: a pantetina parece ter efeito na diminuição do mal colesterol, com resultados promissores nos estudos realizados (2, 3). Mais avaliações são necessárias para entender melhor a ação da vitamina e qual a melhor forma de ingeri-la para obter estes resultados;
  2. Cicatrização: alguns estudos focados no estudo da ação da vitamina B5 sobre a pele. Estas pesquisas avaliaram os efeitos do consumo oral em comparação com o uso tópico, diretamente na pele. Foi concluído que o nutriente pode acelerar a cicatrização e aumentar a força dos tecidos (4, 5);
  3. Hidratação da pele: outro estudo avaliou a capacidade da vitamina B5, na forma tópica, de manter a hidratação e a vitalidade da pele. Os efeitos hidratantes são mais efetivos quanto maior a concentração da vitamina (6);
  4. Melhor aspecto de cabelos e unhas: algumas pesquisas investigaram as propriedades do ácido pantotênico em cosméticos. Nos resultados, se mostra uma possível melhora na espessura dos fios e na resistência das unhas (7, 8).

Dr. Marino Huanuco PerezDermatologista

“Ingerida em combinação com corticoides e analgésicos, a vitamina B5 [e todo o grupo vitamínico B] pode causar lesões na pele semelhantes à acne. A chamada “dermatite acneiforme” afeta principalmente o tronco e o rosto e costuma aparecer subitamente.”

Dose recomendada de vitamina B5

A quantidade de vitamina B5 necessária por dia costuma variar de acordo com a idade, o sexo e algumas condições específicas de saúde. Em pessoas saudáveis, a dose média recomendada é a seguinte:

faixa etária Quantidade diária recomendada (em mg)
Bebê até os 6 meses de idade 1,7
Bebês de 7 a 12 meses 1,8
Crianças de 1 a 3 anos 2
Crianças de 4 a 8 anos 3
De de 9 a 13 anos 4
Adolescentes de 14 a 18 anos 5
Adultos a partir dos 19 anoso 5
Gestantes 6
Lactantes 7

* Tabela de recomendações do NIH (National Institutes of Health) (2).

Quem pode sofrer carência de vitamina B5?

A deficiência de vitamina B5 é muito difícil de diagnosticar porque apresenta sintomas inespecíficos, que podem ser indicadores de uma série de doenças. Os mais comuns são dor de cabeça, cansaço, queimação nos pés e perda de visão (1, 2).

As pessoas mais suscetíveis à carência de vitamina B5 são aquelas que sofrem de desnutrição severa. Esta insuficiência pode ocorrer em idosos, pacientes em diálise ou com alimentação parenteral, acometidos por anorexia ou bulimia ou, ainda, pelo consumo excessivo de álcool.

Outra causa de deficiência desta vitamina é a presença de uma enfermidade rara chamada “Neurodegeneração associada a pantotenato quinase”. As pessoas acometidas por esta doença sofrem com o acúmulo anormal de ferro na massa encefálica, trazendo danos irreversíveis ao sistema nervoso (9).

frutos do mar ricos em vitamina b5

A vitamina B5 está presente em pequenas quantidades na maioria dos alimentos.
(Fonte: Raths: 62207617/ 123rf.com)

Quais alimentos são fonte de vitamina B5?

O nome ácido pantotênico deriva do grego pantothen, que significa “em todas as partes” (1). Isto se deve ao fato de que a vitamina B5 está presente na maioria dos alimentos, mas em pequenas quantidades. De forma mais abundante, ela pode ser encontrada em (1, 2):

  • Carne bovina, frango e frutos do mar (mariscos e peixes);
  • Ovos e leite;
  • Grãos integrais (trigo, arroz e aveia);
  • Frutos secos e sementes;
  • Geleia real (contem uma concentração especialmente alta de ácido pantotênico).

Quais são os efeitos colaterais dos suplementos de vitamina B5?

O ácido pantotênico tem muito poucos efeitos adversos conhecidos. Em caso de superdosagem, com consumo superior a 10.000 mg por dia, pode ocorrer mal estar gastrointestinal e diarreia (1, 2). O excesso de vitamina B5 é facilmente descartado pela urina.

Se você sofre com doenças renais, é bom estar atento ao consumo excessivo da vitamina. Alguns suplementos podem se acumular no corpo e causar toxicidade. Neste caso, é recomendável consultar um médico antes de iniciar a suplementação.

Outro ponto de atenção diz respeito aos ingredientes que acompanham a vitamina B5 no seu suplemento. Algumas vitaminas e minerais podem ter interações com algum medicamento ou mesmo ser desaconselhada para alguns grupos de pessoas. Vamos falar sobre isso logo mais. Fique atento!

mulher gravida que descansa

A ingestão diária recomendada de muitos nutrientes aumenta durante a gravidez para poder sustentar o crescimento do bebê. (Fonte: Dolgachov: 64678421/ 123rf.com)

A vitamina B5 pode causar acne?

Esta é uma pergunta controversa, pois já houve relatos do surgimento de acne após o consumo de vitaminas do complexo B, especialmente as vitaminas B1, B6 e B12 (10). Este tipo de acne tem aparição súbita, inicia logo após o início da suplementação e melhora ao suspender o tratamento.

Já a vitamina B5 tem mostrado resultados satisfatórios no combate a acne em alguns estudos realizados a respeito. Uma pesquisa mostrou que o uso do ácido pantotênico por via oral reduziu significativamente a irritação e as pústulas de acne na pele após o terceiro mês de tratamento (11).

Critérios de compra

Depois destas informações, você pode estar decidido a iniciar sua suplementação o mais rapidamente possível. Nós apoiamos sua decisão, é sempre bom manter os níveis vitamínicos em dia! No entanto, é preciso falar dos cuidados essenciais na hora de escolher o melhor suplemento de vitamina B5 para a sua saúde. Veja quais são os principais critérios.

Formas de apresentação

O ácido pantotênico tem sido incluído em muito produtos. De cosméticos a suplementos alimentares, ele é destaque nas prateleiras. Aqui, você pode conferir em detalhes quais as formas de apresentação da vitamina B5 e escolher a melhor para você:

Forma de apresentação Vantagens Desvantagens
Cápsulas e comprimidos Forma mais econômica

É possível encontrar em multivitamínicos e multiminerais

Outros ingredientes (vitaminas lipossolúveis e minerais) podem gerar efeitos colaterais indesejados
Pode ser colocado em alimento e bebidas É mais difícil de regular a dose

Geralmente, é mais caro que a cápsula

Produtos para a pele(cremes, séruns ou loções) Ajuda a hidratar a pele

O pantenol pode diminuir irritações na pele

Na forma tópica, a vitamina B5 traz benefícios à pele mais não é aproveitada pelo resto do organismo

Pode causar reações alérgicas

Produtos para as unhas (cremes para as mãos e cutículas) Ajuda a fortalecer as unhas e deixá-las com mais brilho Pode desencadear reações alérgicas
Produtos para o cabelo (shampoo, condicionador, cremes) Aumenta a hidratação e fortalece a estrutura do cabelo Pode gerar reações alérgica no couro cabeludo

Ingredientes adicionais

Os suplementos de ácido pantotênico podem ser vendidos na forma pura ou acompanhados de outras vitaminas do complexo B, em produtos multivitamínicos ou multiminerais. Para definir o tipo de suplemento que você vai consumir, é importante conhecer os benefícios e possíveis efeitos colaterais dos principais compostos adicionais:

Ingredientes Características Precauções
Vitaminas lipossolúveis (ADEK) A: antioxidante, ajuda na formação de hormônios

D: síntese de proteínas e cálcio

E: formação de tecidos

K: regula a coagulação do sangue

Las vitaminas lipossolúveis podem se acumular no organismo e causar toxicidade

Pode interagir com medicamentos como anticoagulantes ou utilizados para o tratamento do câncer

Mineraisles (cromo, ferro, iodo, selênio e zinco) Cromo: quebra de gorduras e carboidratos

Ferro: produção de proteínas e células sanguíneas

Iodo: regulação da tireoide

Selênio: produção de enzimas antioxidantes

Zinco: funcionamento do sistema imunológico

O excesso de minerais pode gerar toxicidade

Pode interagir com medicamentos como anticoagulantes, os utilizados para o tratamento do câncer ou antibióticos

Outras vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6, B12) Manutenção do equilíbrio neurológico, metabólico e cardiovascular O uso excessivo pode causar acne (B1, B6 y B12)

Em pessoas sensíveis, pode causar reações alérgicas

Pode interagir com medicamentos para o estômago, contraceptivos e alguns tipos de analgésicos e anticonvulsivantes 

Restrições nutricionais

Muitos suplementos de vitamina B5 disponíveis no mercado são livres de lactose, glúten, soja e outros produtos que possam desencadear reações alérgicas. Ainda assim, se você é alérgico a algum alimento ou sofre com alguma intolerância alimentar, certifique-se sobre a ausência deste composto no produto.

Se você é adepto ao veganismo, está com sorte! A maioria dos produtos de vitamina B5 são adequados para esse estilo de vida, pois são produzidos com ingredientes e excipientes de origem natural. Mesmo assim, vale verificar se os produtos que contêm gelatinas não usam as de origem animal. Lembre-se de procurar produtos certificados como veganos para obter mais segurança.

homem comendo saudável ao ar livre

A vitamina B5, de forma tópica (pantenol), pode manter a hidratação e a vitalidade da pele. (Fonte: Zhang: 37930858/ 123rf.com)

Uso na gravidez

A recomendação nutricional para mulheres grávidas é diferente do que se requisita para outras pessoas. Normalmente, nesta fase aumenta a necessidade da ingestão de diversos nutrientes. É o caso da vitamina B5. No entanto, antes de aderir a um suplemento, é importante contar com o aval médico (12).

Uso em bebês e crianças

A vitamina B5 é essencial em todas as fases da vida. Por isso, pode ocorrer casos em que seja necessário fazer a suplementação em bebês e crianças. Nestes casos, a dosagem deve ser calculada pelo pediatra, de acordo com a necessidade específica do pequeno paciente. Da mesma forma, deve partir do médico a prescrição sobre a forma e os produtos ideais para a suplementação.

Resumo

No mundo das vitaminas, o ácido pantotênico aparece como um dos nutrientes essenciais para a vida. Graças às suas funções, o corpo é capaz de transformar alimentos em energia. Além disso, a vitamina B5 pode ser uma auxiliar no controle do colesterol. Mas ela brilha mesmo é na pele e nos cabelos! O pantenol está presente em uma infinidade de cosméticos, com eficiência comprovada.

Ao longo deste guia, mostramos os benefícios que um bom suplemento de vitamina B5 pode trazer à sua saúde, por dentro e por fora. Falamos sobre os cuidados na administração, os alimentos que podem ser fonte de ácido pantotênico e como escolher o melhor produto seja para a saúde da pele ou do organismo como um todo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você encontrar o melhor produto de vitamina B5 de 2020. Aproveite para compartilhar este material com seus amigos e nos deixar um comentário. É sempre um prazer saber sua opinião. Um abraço e até logo!

(Fonte da imagem destacada: Baibakova: 67075190/ 123rf.com)

Referências (17)

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2. Datos sobre el ácido pantoténico [Internet]. National Institutes of Health: Office of Dietary Supplements; 2018.
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3. Evans M, Rumberger J, Azumano I, Napolitano J, Citrolo D, Kamiya T. Pantethine, a derivative of vitamin B5, favorably alters total, LDL and non-HDL cholesterol in low to moderate cardiovascular risk subjects eligible for statin therapy: a triple-blinded placebo and diet-controlled investigation. [Internet]. Vascular Health and Risk Management. 2014;:89.
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4. Weimann, Hermann. Studies on Wound Healing: Effects of Calcium D-Pantothenate on the Migration, Proliferation and Protein Synthesis of Human Dermal Fibroblasts in Culture [Internet]. International Journal for Vitamin and Nutrition Research. 1999;69(2):113–9.
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5. Wiederholt T, Heise R, Skazik C, Marquardt Y, Joussen S, Erdmann K, et al. Calcium pantothenate modulates gene expression in proliferating human dermal fibroblasts [Internet]. Experimental Dermatology. 2009;18(11):969–78.
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6. Reveny J, Tanuwijaya J, Tias A. Comparison of Anti-Aging Effect Between Vitamin B3 and Provitamin B5 Using Skin Analyzer. [Internet]. International Journal of PharmTech Research. 2016;9(7):99–104.
Fonte

7. Hui X, Hornby SB, Wester RC, Barbadillo S, Appa Y, Maibach H. In vitro human nail penetration and kinetics of panthenol. International Journal of Cosmetic Science. 2007;29(4):277–82
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8. Davis M, Thomas J, Velde SVD, Boissy Y, Dawson T, Iveson R, et al. A novel cosmetic approach to treat thinning hair. British Journal of Dermatology. 2011;165:24–30.
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9. Neurodegeneración asociada a pantotenato-quinasa [Internet]. Genetic and Rare Diseases Information Center. U.S. Department of Health and Human Services.
Fonte

10. Galicia M, Castellanos J, Valencia A, Arellano M. Acné causado por vitamina B12, una afección inducida por vigorexia [Internet]. Dermatología. 2019.
Fonte

11. Yang M, Moclair B, Hatcher V, Kaminetsky J, Mekas M, Chapas A, et al. A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study of a Novel Pantothenic Acid-Based Dietary Supplement in Subjects with Mild to Moderate Facial Acne. Dermatology and Therapy [Internet]. Dermatology and Therapy. 2014;4(1):93–101.
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12. Medlineplus. Ácido Pantoténico: MedlinePlus suplementos [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine; 2020.
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13. Vidal Vademecum. [Internet]. Complejo B solos oral. Vidal Vademecum.
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14. Cromo en la dieta: MedlinePlus enciclopedia médica [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine;
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15. MedlinePlus [Internet]. U.S. National Library of Medicine. National Institutes of Health.
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16. Office of Dietary Supplements - Yodo [Internet]. NIH Office of Dietary Supplements. U.S. Department of Health and Human Services.
Fonte

17. Selenio en la dieta: MedlinePlus enciclopedia médica [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine.
Fonte

Por que você pode confiar em nós?

Angélica Collado Formada em Medicina
O objetivo de Angélica é seguir sua evolução constante no universo da saúde. Apaixonada por encontrar novas e melhores maneiras de aproveitar uma vida saudável e de aliviar as dores das pessoas,
Redatora do Saudável&Forte, Vera pesquisa com muito cuidado e auxiliar na redação e edição de artigos relevantes que envolvem um dos temas que mais lhe interessam: o universo da suplementação.
Livro
Biesalski HK, Grimm P, Grimm SN, Cwi S, Mikkelsen K, Rondinone S. Nutrición: texto y atlas. Buenos Aires: Médica Panamericana; 2009
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Documento oficial
Datos sobre el ácido pantoténico [Internet]. National Institutes of Health: Office of Dietary Supplements; 2018.
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Estudo em humanos
Evans M, Rumberger J, Azumano I, Napolitano J, Citrolo D, Kamiya T. Pantethine, a derivative of vitamin B5, favorably alters total, LDL and non-HDL cholesterol in low to moderate cardiovascular risk subjects eligible for statin therapy: a triple-blinded placebo and diet-controlled investigation. [Internet]. Vascular Health and Risk Management. 2014;:89.
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Artigo científico
Weimann, Hermann. Studies on Wound Healing: Effects of Calcium D-Pantothenate on the Migration, Proliferation and Protein Synthesis of Human Dermal Fibroblasts in Culture [Internet]. International Journal for Vitamin and Nutrition Research. 1999;69(2):113–9.
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Estudo in vitro
Wiederholt T, Heise R, Skazik C, Marquardt Y, Joussen S, Erdmann K, et al. Calcium pantothenate modulates gene expression in proliferating human dermal fibroblasts [Internet]. Experimental Dermatology. 2009;18(11):969–78.
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Estudo em humanos
Reveny J, Tanuwijaya J, Tias A. Comparison of Anti-Aging Effect Between Vitamin B3 and Provitamin B5 Using Skin Analyzer. [Internet]. International Journal of PharmTech Research. 2016;9(7):99–104.
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Estudo in vitro
Hui X, Hornby SB, Wester RC, Barbadillo S, Appa Y, Maibach H. In vitro human nail penetration and kinetics of panthenol. International Journal of Cosmetic Science. 2007;29(4):277–82
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Artigo científico
Davis M, Thomas J, Velde SVD, Boissy Y, Dawson T, Iveson R, et al. A novel cosmetic approach to treat thinning hair. British Journal of Dermatology. 2011;165:24–30.
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Site oficial
Neurodegeneración asociada a pantotenato-quinasa [Internet]. Genetic and Rare Diseases Information Center. U.S. Department of Health and Human Services.
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Artículo científico
Galicia M, Castellanos J, Valencia A, Arellano M. Acné causado por vitamina B12, una afección inducida por vigorexia [Internet]. Dermatología. 2019.
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Estudo em humanos
Yang M, Moclair B, Hatcher V, Kaminetsky J, Mekas M, Chapas A, et al. A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study of a Novel Pantothenic Acid-Based Dietary Supplement in Subjects with Mild to Moderate Facial Acne. Dermatology and Therapy [Internet]. Dermatology and Therapy. 2014;4(1):93–101.
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Cromo en la dieta: MedlinePlus enciclopedia médica [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine;
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Site oficial
Office of Dietary Supplements - Yodo [Internet]. NIH Office of Dietary Supplements. U.S. Department of Health and Human Services.
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Site oficial
Selenio en la dieta: MedlinePlus enciclopedia médica [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine.
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