Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

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Você sabia que, além da vitamina B6 (piridoxina), existem outras sete vitaminas do complexo B? O total de oito vitaminas B ajuda uma variedade de enzimas a manter as funções naturais do nosso corpo. Por exemplo, eles suportam nosso metabolismo energético, nossa queima de gordura, assim como nosso transporte de oxigênio e nutrientes.

Em nosso teste de vitamina B6 2022 nós observamos especificamente o efeito do fosfato piramidoxal (PLP), que é o composto ativador da vitamina. Nós verificamos nossas descobertas sobre a vitamina B6 com a ajuda de estudos científicos. Nós resumimos tudo que você precisa saber sobre a vitamina B6 neste artigo.




O mais importante

  • A vitamina B6 é na verdade um grupo de três compostos químicos (piridoxina, piridoxal e piridoxamina). Eles formam o precursor do fosfato piramidoxal de vitamina ativadora (PLP).
  • Como todas as vitaminas do complexo B, a vitamina B6 é solúvel em água e não pode ser produzida pelo próprio corpo. A vitamina B6 ou PLP desempenha um papel fundamental em numerosas funções corporais, como o metabolismo energético, a produção de neurotransmissores, a formação do sangue ou a regulação do sistema imunológico.
  • A necessidade diária de vitamina B6 depende de várias variáveis tais como sexo, idade e peso de uma pessoa. O valor médio da diretriz para uma pessoa adulta está entre 1,4 e 1,6 mg por dia.

Vitamina B6: nossa recomendação dos melhores produtos

Critérios para comprar e avaliar vitamina B6

Ao comprar vitamina B6, você pode prestar atenção a vários aspectos, tais como:

Ao fazer a escolha certa para você, você pode economizar dinheiro e também garantir que você não dê ao seu corpo nada que ele não precise. Portanto, procure sempre por alta qualidade e, se necessário, peça para ver os certificados do fabricante.

Forma de dosagem

Além dos alimentos naturais, você também pode tomar vitamina B6 na forma de comprimidos, cápsulas ou pó. Entretanto, lembre-se que os suplementos alimentares não são um substituto para uma dieta completa e equilibrada.

As mulheres grávidas e lactantes, em particular, têm uma necessidade diária maior de vitamina B6.

Dosagem

Ao tomar vitamina B6, você deve seguir a diretriz recomendada para a necessidade diária.

Os suplementos de vitamina B6 só devem ser tomados se houver uma deficiência comprovada.

Isto é entre 1,4 e 1,6 miligramas por dia para um adulto. Quase todos os preparados de vitamina B6, no entanto, têm uma dosagem muito alta, que muitas vezes é mais de 300% do valor recomendado da diretriz.

Além disso, você normalmente já recebe sua necessidade diária de vitamina B6 da comida em suas refeições diárias.

Tamanho da embalagem

Os tamanhos das embalagens de suplementos de vitamina B6 disponíveis no mercado geralmente variam entre 50 e 200 comprimidos/cápsulas.

Especialmente se você estiver na estrada, pacotes menores são recomendados, nem que seja apenas por razões de espaço. A vitamina B6 também deve ser armazenada longe da luz e do calor direto.

Preço

Naturalmente, o preço é sempre um fator decisivo na hora de comprar.

Uma embalagem barata de vitamina B6 com 50 comprimidos lhe custará cerca de 3 euros.

Mas especialmente quando se trata de comprar suplementos alimentares, como a vitamina B6 neste caso, há diferenças de preço muito grandes, dependendo do fabricante ou de onde você os compra.

Preparações caras de vitamina B6 podem custar muitas vezes mais do que a versão mais barata. Os produtos de vitamina B6 da farmácia são geralmente mais caros do que os da drogaria ou mercearia.

Origem (animal ou vegetal)

Em sua forma natural, a vitamina B6 é encontrada tanto em alimentos animais quanto vegetais. Basicamente, a vitamina B6 das duas formas de origem tem efeitos idênticos e, portanto, não é nem melhor nem pior do que a outra.

Se você faz uma dieta vegana, no entanto, você deve se certificar de que os suplementos de vitamina B6 também são feitos de plantas.

Ingredientes adicionais

Os suplementos de vitamina B6 freqüentemente vêm como uma combinação das oito vitaminas do complexo B

  • Tiamina (B1)
  • Riboflavina (B2)
  • Niacina (B3)
  • Ácido pantotênico (B5)
  • Piridoxina (B6)
  • Biotina (B7)
  • Ácido fólico (B9)
  • Cobalamina (B12)

Alternativamente, você pode frequentemente encontrar vitamina B6 em combinação com outras vitaminas e minerais importantes como vitamina C, vitamina D, vitamina E, zinco, magnésio ou cálcio.

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar vitamina B6

A fim de informá-lo de forma abrangente sobre a eficácia da vitamina B6 e para lhe dar uma compreensão do estado atual da ciência, nós resumimos todas as informações importantes nas seções seguintes.

O que é vitamina B6 e como ela funciona?

Vitamina B6 é um nome para três compostos químicos (piridoxina, piridoxal e piridoxamina). Eles formam o precursor da ativação do fosfato piridoxal de vitamina (PLP), que atua como um cofator para uma variedade de processos no corpo humano.

As seguintes são algumas áreas onde a vitamina B6 tem sido investigada para possíveis efeitos:

Apoiando a função cognitiva

Pensa-se que níveis deficientes de vitamina B6 desempenham um papel no declínio do desempenho cognitivo que alguns adultos mais velhos experimentam. (1) Vários estudos têm demonstrado uma ligação entre a vitamina B6 e a função cerebral em pessoas mais velhas.

Por exemplo, uma análise dos dados do Estudo Normativo sobre Envelhecimento de Boston sugere que doses mais altas de vitamina B6 levaram a melhores resultados nos testes de memória em um grupo experimental de homens entre 54 e 81 anos de idade. (2)

Em contraste, outros estudos mostram evidência insuficiente de que a suplementação com vitamina B6 sozinha ou em combinação com vitamina B12 e/ou ácido fólico afeta a função cognitiva em humanos.

A evidência não é, portanto, suficiente para dizer inequivocamente se a vitamina B6 pode evitar a perda de memória ou se pode ser tratada de forma confiável. (3)

Doença de certos cancros

Algumas pesquisas e meta-análises ligaram baixas concentrações de vitamina B6 no plasma a um risco maior de certos cancros (4, 5).

No entanto, os cientistas concordam que este campo precisa de mais pesquisa e que tomar vitamina B6 não previne ou reduz o câncer. (6)

Náuseas e vômitos na gravidez

Os resultados da pesquisa sobre o efeito da vitamina B6, em termos de tratamento dos chamados "enjoos matinais" em mulheres grávidas, são mistos. Em dois ensaios controlados por placebo, as náuseas diminuíram significativamente nas mulheres que tomam 0-75 mg de piridoxina diariamente. (7)

Os autores de um estudo recente de intervenções para náuseas e vômitos na gravidez não conseguiram tirar conclusões firmes sobre o valor da vitamina B6 no controle dos sintomas de enjôo matinal. (8)

Quando e para quem é útil tomar vitamina B6?

A vitamina B6 é um componente essencial para a função natural do corpo de cada pessoa. Entretanto, mulheres grávidas e lactantes em particular, assim como pessoas com distúrbios metabólicos, obesidade e dependência do álcool, tendem a ter uma maior necessidade de vitamina B6.

Como eu reconheço uma deficiência de vitamina B6?

Como a vitamina B6 é encontrada tanto em alimentos animais quanto vegetais, é extremamente raro que pessoas que fazem uma dieta equilibrada sofram de deficiência de vitamina B6. Se este for o caso, os possíveis sintomas podem ser os seguintes

  • Disfunção do sistema nervoso
  • Diarréia e vômitos
  • erupções escamosas na pele
  • Acne
  • Distúrbios do sono
  • Perturbação do metabolismo de energia
  • Convulsões e tremores irregulares (especialmente em bebês)
  • Sensibilidade à luz
  • Transtornos de ansiedade

Especialmente se estas condições persistirem, você deve consultar um médico e fazer um exame de sangue.

Quais alimentos naturais contêm vitamina B6?

Vitamina B6 é encontrada nos seguintes alimentos animais e vegetais:

categoria Alimentos e mantimentos
carne Carne de vaca, porco, aves, peixe
vegetais Batata, brócolis, feijão, ervilha, lentilha, cenoura, couve de Bruxelas, espinafre
fruta Bananas, abacate
leguminosas e cereais Nozes, pistache, sementes de linho, arroz selvagem, sementes de girassol, trigo (grão inteiro)

A que devo prestar atenção quando tomar vitamina B6?

Basicamente, ao tomar vitamina B6, você deve se ater ao valor de referência da necessidade diária recomendada. Se você toma vitamina B6 exclusivamente de alimentos naturais, você não precisa se preocupar com mais nada.

Vitamin B6

Os abacates são uma excelente fonte vegetal de vitamina B6. Então você não pode errar com uma dieta equilibrada. (Fonte de imagem: Louis Hansel / unsplash)

Você deve ser especialmente cuidadoso se você tomar suplementos de vitamina B6. Estes são frequentemente muito altos e podem levar a uma overdose, especialmente em bebês e crianças.

Qual é a necessidade diária de vitamina B6?

De acordo com a Sociedade Alemã de Nutrição, a necessidade diária recomendada de vitamina B6 depende do sexo, altura e peso de uma pessoa (9). Na tabela a seguir você encontrará os valores médios das diretrizes para crianças, homens e mulheres:

faixa etária Necessidade diária recomendada masculina * Necessidade diária recomendada de bebês do sexo feminino *
0,1-0,3 mg / dia 0,1-0,3 mg / dia
crianças 0,6 - 1,2 mg / dia 0,6 - 1,2 mg / dia
adolescentes 1,5-1,6 mg / dia 1,4 mg / dia
adultos 1,6 mg / dia 1,4 mg / dia
Mulheres grávidas 1,4 mg / dia
Mulheres que amamentam 1,6 mg / dia

*os números são estimativas médias

Quais efeitos colaterais podem ocorrer ao tomar/sobredar a vitamina B6?

Uma overdose de vitamina B6 é quando você toma uma dose muito alta de vitamina B6 durante um longo período de tempo. O limite é de aproximadamente 500 mg por dia (em comparação, a recomendação diária é de 1,4 - 1,6 mg).

Uma overdose de vitamina B6 é extremamente improvável devido à ingestão de alimentos naturais

Uma overdose crônica de vitamina B6 poderia se refletir em distúrbios de coordenação e distúrbios do sistema nervoso periférico. O aumento da sensibilidade à luz, paralisia ou distúrbios de memória também pode ocorrer. (10)

Quais são os tipos de suplementos de vitamina B6

que existem?
Vitamina B6 também é encontrada em alimentos naturais, mas se você faz uma dieta desequilibrada, você pode não ingerir vitamina B6 suficiente em seu corpo.

Vitamin B6

Você só deve tomar suplementos de vitamina B6 se você tiver uma deficiência comprovada de vitamina B6. Os suplementos são muitas vezes muito altos na dosagem e podem fazer mais mal do que bem em uma emergência. (Fonte da foto: Volodymyr Hryshchenko / unsplash)

Você pode compensar uma possível deficiência de vitamina B6 com a ajuda de suplementos alimentares. Diferentes tipos de suplementos de vitamina B6 estão disponíveis nas seguintes formas, entre outros

  • Tabletes
  • Cápsulas

Lembre-se de que uma dieta balanceada não pode ser substituída por suplementos alimentares!

Quais são as alternativas para a vitamina B6?

Como a vitamina B6 é essencial para o funcionamento do nosso sistema nervoso e do nosso metabolismo energético, não há uma alternativa real.

Em geral, você deve se certificar de que você tenha uma dieta balanceada e que você tome a quantidade diária recomendada. Se necessário, você pode compensar um possível déficit de vitamina B6 com suplementos alimentares.

Vitamin B6

Vitamina B6 é essencial para o funcionamento saudável do corpo. Ele suporta uma variedade de processos como metabolismo, queima de gordura e o sistema imunológico (Fonte de imagem: Andrew Tanglao / unsplash)

Qual é a diferença entre a vitamina B6 natural e sintética?

A vitamina B6 natural é, como o nome sugere, um componente natural de muitos alimentos. Vitamina sintética B6 é simplesmente a estrutura química da vitamina que é recriada.

A base mais comum para a síntese artificial de vitamina B6 como suplemento alimentar é o cloridrato de piridoxina composto. (11)

Fonte da imagem: Baibakova/ 123rf.com

Referências (11)

1. Balk EM, Raman G, Tatsioni A, Chung M, Lau J, Rosenberg IH. (2007): Vitamin B6, B12, and folic acid supplementation and cognitive function: a systematic review of randomized trials.
Fonte

2. Riggs KM, Spiro A 3rd, Tucker K, Rush D. (1996): Relations of vitamin B-12, vitamin B-6, folate, and homocysteine to cognitive performance in the Normative Aging Study.
Fonte

3. Malouf R, Grimley Evans J. (2003) The effect of vitamin B6 on cognition. Cochrane Database System Review
Fonte

4. Larsson SC, Orsini N, Wolk A. (2010): Vitamin B6 and risk of colorectal cancer: a meta-analysis of prospective studies. JAMA.
Fonte

5. Mackey A, Davis S, Gregory J. Vitamin B6. In: Shils M, Shike M, Ross A, Caballero B, Cousins (2005): Modern Nutrition in Health and Disease. 10th editon
Fonte

6. Ebbing M, Bønaa KH, Nygård O, et al. (2009): Cancer incidence and mortality after treatment with folic acid and vitamin B12. JAMA.
Fonte

7. Vutyavanich T, Wongtra-ngan S, Ruangsri R. (1995): Pyridoxine for nausea and vomiting of pregnancy: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Am J Obstet Gynecol.
Fonte

8. Matthews A, Dowswell T, Haas DM, Doyle M, O'Mathúna DP (2010): Interventions for nausea and vomiting in early pregnancy. Cochrane (9)
Fonte

9. Deutsche Gesellschaft für Ernährung e.V. (2019): Ergänzungslieferung D-A-CH Referenzwerte für die Nährstoffzufuhr; 2. Auflage
Fonte

10. Bundesinstitut für Risikobewertung (2004): Domke A., Großklaus R., Niemann B., Przyrembel H., Richter K., Schmidt E., Weißenborn A., Wörner B., Ziegenhagen R. (Hrsg.); Verwendung von Vitaminen in Lebensmitteln – Toxikologische und ernährungsphysiologische Aspekte Teil 1.
Fonte

11. Jomaa H. (2019) Vitamin B6. In: Gressner A.M., Arndt T. (eds) Lexikon der Medizinischen Laboratoriumsdiagnostik. Springer Reference Medizin
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Vitamin B6, B12, and Folic Acid Supplementation and Cognitive Function
Balk EM, Raman G, Tatsioni A, Chung M, Lau J, Rosenberg IH. (2007): Vitamin B6, B12, and folic acid supplementation and cognitive function: a systematic review of randomized trials.
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Relations of Vitamin B-12, Vitamin B-6, Folate and Homocysteine to Cognitive Performance
Riggs KM, Spiro A 3rd, Tucker K, Rush D. (1996): Relations of vitamin B-12, vitamin B-6, folate, and homocysteine to cognitive performance in the Normative Aging Study.
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The effect of vitamin B6 on cognition
Malouf R, Grimley Evans J. (2003) The effect of vitamin B6 on cognition. Cochrane Database System Review
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Vitamin B6 and Risk of Colorectal Cancer: A Meta-Analysis of Prospective Studies
Larsson SC, Orsini N, Wolk A. (2010): Vitamin B6 and risk of colorectal cancer: a meta-analysis of prospective studies. JAMA.
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Modern Nutrition in Health and Disease
Mackey A, Davis S, Gregory J. Vitamin B6. In: Shils M, Shike M, Ross A, Caballero B, Cousins (2005): Modern Nutrition in Health and Disease. 10th editon
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Cancer Incidence and Mortality After Treatment With Folic Acid and Vitamin B
Ebbing M, Bønaa KH, Nygård O, et al. (2009): Cancer incidence and mortality after treatment with folic acid and vitamin B12. JAMA.
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Pyridoxine for Nausea and Vomiting of Pregnancy
Vutyavanich T, Wongtra-ngan S, Ruangsri R. (1995): Pyridoxine for nausea and vomiting of pregnancy: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Am J Obstet Gynecol.
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Interventions for Nausea and Vomiting in Early Pregnancy
Matthews A, Dowswell T, Haas DM, Doyle M, O'Mathúna DP (2010): Interventions for nausea and vomiting in early pregnancy. Cochrane (9)
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Richtwerte für den Tagesbedarf von Vitamin B6
Deutsche Gesellschaft für Ernährung e.V. (2019): Ergänzungslieferung D-A-CH Referenzwerte für die Nährstoffzufuhr; 2. Auflage
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Verwendung von Vitaminen in Lebensmitteln – Toxikologische und ernährungsphysiologische Aspekte
Bundesinstitut für Risikobewertung (2004): Domke A., Großklaus R., Niemann B., Przyrembel H., Richter K., Schmidt E., Weißenborn A., Wörner B., Ziegenhagen R. (Hrsg.); Verwendung von Vitaminen in Lebensmitteln – Toxikologische und ernährungsphysiologische Aspekte Teil 1.
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Vitamin B6 - Synthese, Verteilung und Abbau
Jomaa H. (2019) Vitamin B6. In: Gressner A.M., Arndt T. (eds) Lexikon der Medizinischen Laboratoriumsdiagnostik. Springer Reference Medizin
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