Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

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Você não está realmente familiarizado com a vitamina B9, mesmo que ela seja sempre mencionada? Sem problemas. Neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre a vitamina B9, também conhecida como ácido fólico.

Nós gostaríamos de apoiá-lo na sua decisão de compra e fornecer-lhe todos os critérios de compra necessários. Você receberá todas as informações importantes sobre a dosagem, todas as informações importantes e, esperançosamente, todas as respostas às suas perguntas.

Então você veio ao lugar certo com nosso grande teste de vitamina B9 2022. Esperamos lhe fornecer todas as informações importantes e ajudá-lo na sua decisão de compra. Entre outras coisas, nós também queremos mostrar a você todos os riscos possíveis associados aos produtos com vitamina B9. Nós também discutimos as possíveis conseqüências da deficiência de vitaminas. Como você pode ver, você encontrará tudo o que você precisa. Divirta-se aprendendo sobre isso!




O mais importante

  • A vitamina B9 é responsável pela produção de material genético e pelo sangue. Esta vitamina é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e brancos.
  • O ácido fólico, ou vitamina B9, não pode ser produzido independentemente pelo corpo humano. Portanto, você só pode obter ácido fólico dos alimentos certos ou de produtos com vitamina B9. Alimentos como frutas, cereais, nozes ou vegetais de folhas verdes contêm ácido fólico e, portanto, devem ser consumidos regularmente.
  • O ácido fólico deve ser ingerido por todos. Adolescentes e adultos têm uma necessidade diária de 300 microgramas. Mulheres que estão grávidas ou amamentando devem definitivamente ingerir mais ácido fólico, pois isto pode neutralizar doenças cardíacas ou defeitos do tubo neural em recém-nascidos.

Vitamina B9: nossa recomendação dos melhores produtos

Critérios para comprar e avaliar produtos de vitamina B9

Ao comprar produtos de vitamina B9, você pode prestar atenção a vários aspectos, tais como:

Ao fazer a escolha certa para você, você pode economizar dinheiro e também garantir que você não dará ao seu corpo nada que ele não precise. Portanto, procure sempre por alta qualidade e, se necessário, peça para ver os certificados do fabricante.

Ingestão

Vitamina B9 pode ser ingerida tanto em suplementos como em alimentos. Você poderia facilmente alcançar suas necessidades diárias de vitamina B9 através de uma dieta saudável e equilibrada.

Ao comer frutas, cereais, nozes ou vegetais de folhas verdes, a vitamina B9 é absorvida através dos alimentos

Então, antes de você ter que tomar comprimidos, cápsulas ou gotas com vitamina sintética B9, você pode tentar mudar sua dieta. É claro, somente se o seu médico não lhe aconselhar o contrário.

Formulário de dosagem

Vitamina B9 pode ser comprada em diferentes formas. Sejam cápsulas, comprimidos, gotas ou grânulos. A forma dos produtos de vitamina B9 depende inteiramente de seu próprio gosto.

Se você preferir tomar cápsulas ou comprimidos, você deve obtê-los em uma farmácia ou drogaria. Se você preferir tomar gotas, isso também não é problema. Você pode facilmente tomar estas formas em casa ou em viagem. Assim como os grânulos de vitamina B9.

Então você deve definitivamente obter conselhos sobre a forma de dosagem e encontrar o caminho certo para você.

Tamanho da embalagem

O tamanho da embalagem geralmente anda de mãos dadas com a forma de dosagem. As cápsulas de vitamina B9 estão normalmente disponíveis em embalagens maiores, e os comprimidos também estão disponíveis em maiores quantidades.

Você deve calcular o tamanho do pacote de acordo com suas necessidades. Se você o usa constante e continuamente, uma quantidade maior é certamente vantajosa. Entretanto, se houver intervalos mais longos entre o uso, é aconselhável um tamanho de embalagem menor.

Sempre verifique o prazo de validade antes de comprar.

Outro aspecto é o prazo de validade. Isto está intimamente relacionado com a forma de dosagem. Por exemplo, garrafas abertas geralmente não duram tanto quanto as cápsulas ou comprimidos de vitamina B9.

Dose recomendada

Há muitos produtos diferentes com vitamina B9. Produtos diferentes geralmente têm níveis diferentes de vitamina B9. Antes de comprar, descubra qual a dose recomendada pelo seu médico e mantenha-se fiel a ela. Se você não tem certeza de qual produto é adequado para você, peça novamente na farmácia para estar no lado seguro.

Você deve sempre ler o folheto informativo cuidadosamente e seguir a dose recomendada, a menos que seu médico lhe diga o contrário.

Guia: Perguntas frequentes sobre vitamina B9 respondidas em detalhes

Para lhe fornecer informações abrangentes sobre a eficácia da vitamina B9 e para lhe dar uma compreensão do estado atual da ciência, resumimos todas as informações importantes nas seções seguintes.

O que é vitamina B9 e como ela funciona?

A vitamina B9, ou ácido fólico, é essencial para os seres humanos. Entretanto, ela não pode ser produzida pelo corpo humano e deve, portanto, ser ingerida com alimentos. A vitamina B9 é particularmente importante para a produção de material genético e para o sangue. A vitamina B9 é essencial para a formação de glóbulos vermelhos e brancos (1).

Estudos também mostraram possíveis efeitos positivos no músculo cardíaco, contra o câncer pancreático e contra a depressão. Vamos agora explicar brevemente quais são esses estudos e quais são exatamente os efeitos que eles têm (2, 3, 4).

Para o músculo cardíaco

O estudo canadense examina principalmente os efeitos da política governamental de 1998. Esta política exigiu a fortificação da farinha com vitamina B9. Isto se destinava a reduzir a taxa de defeitos cardíacos congênitos graves.

A vitamina B9 é importante para a saúde dos músculos do coração. (Fonte da imagem: Jesse orrico / Unsplash).

Os pesquisadores compararam o número de bebês com doenças cardíacas antes e depois da fortificação da farinha. Os dados coletados mostraram que houve uma diminuição nas doenças cardíacas em crianças de até 6% ao ano. Assim, parece que o ácido fólico pode ter um efeito preventivo nos defeitos cardíacos (2).

Contra o câncer pancreático

Um estudo americano investigou a conexão entre o risco de câncer pancreático e o consumo de álcool, assim como a ingestão de vitamina B9.

Para este fim, foi realizado um estudo de maio de 2004 a dezembro de 2009 com 384 pessoas que tinham câncer pancreático e 983 pessoas saudáveis. Os resultados do estudo sustentam a hipótese de que o risco de câncer do pâncreas é reduzido quando há uma maior ingestão de vitamina B9 na dieta (3).

Contra a depressão

Para investigar se a vitamina B9 pode ajudar contra a depressão, três estudos foram analisados com um total de 247 pessoas.

Em alguns dos participantes do estudo, foi encontrada uma redução na Escala de Depressão Hamilton, como resultado do tratamento adicional com vitamina B9. Esta escala é usada para determinar a gravidade da depressão. Quanto mais baixo, mais suave. Assim, uma redução na depressão foi vista em alguns.

Outro estudo que foi incluído não conseguiu encontrar nenhum benefício significativo do tratamento com vitamina B9. Entretanto, aqui foi utilizada vitamina B9 em vez de um antidepressivo (4).

Quando e para quem é útil tomar produtos com vitamina B9?

Como mencionado anteriormente, a ingestão de vitamina B9 é essencial para o corpo. Portanto, ela deve ser ingerida diariamente, de preferência através de alimentos. Em certos casos, entretanto, uma ingestão adicional de produtos à base de ácido fólico é necessária. Nós listamos as situações para você

  • no caso de uma deficiência de ácido fólico
  • durante a gravidez e o aleitamento materno
  • estresse físico ou psicológico
  • para alcançar a exigência diária

Especialmente durante ou mesmo antes da gravidez, é recomendado tomar vitamina B9 adicional, pois isso pode combater doenças cardíacas ou defeitos do tubo neural em recém-nascidos.

Em princípio, porém, todos podem tomar produtos com vitamina B9. É até aconselhável se não for possível atender às necessidades diárias através da alimentação (5).

Quais alimentos contêm vitamina B9?

A vitamina B9, ou ácido fólico, é encontrada em muitos alimentos. Basicamente, você pode dividi-los em certos grupos.

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A vitamina B9 é encontrada em muitos alimentos. Entre outras coisas, ela é encontrada em frutas, vegetais e legumes. Certifique-se sempre de comer uma dieta equilibrada e rica em vitamina B9. Tente obter suas necessidades diárias principalmente de alimentos. (Fonte da imagem: ja ma / unsplash)

Portanto, você deve comer mais dos seguintes alimentos

  • Leguminosas
  • Ovos
  • Legumes
  • Alimentos feitos de grãos integrais
  • Miudezas como o fígado

No entanto, a absorção do ácido fólico não depende apenas dos alimentos que você come. Apenas cerca de 50% do ácido fólico pode ser absorvido diretamente pelo corpo. Enquanto os produtos de vitamina B9 podem ser absorvidos a 100 por cento (6).

Para obter o melhor efeito dos alimentos, você deve comprá-los frescos e de preferência comê-los crus. Se isso não for possível, certifique-se de que você não prepara a comida muito quente. O ácido fólico é solúvel em água e não deve ser exposto a altas temperaturas.

Nós agora adicionamos uma pequena lista para mostrar o conteúdo de ácido fólico de certos alimentos.

alimentos Teor de ácido fólico / 100 g em microgramas (µg)
gérmen de trigo ~ 271 µg
couve ~ 187 µg
lentilhas ~ 181 µg
espinafre ~ 134 µg
gema de ovo ~ 127 µg [/ dr] [dr] fígado bovino ~ 108 µg
brócolis ~ 103 µg
beterraba ~ 74 µg
nozes ~ 55 µg
farinha de trigo integral ~ 40 µg

Agora você sabe quais alimentos contêm quanto ácido fólico e você pode ter certeza de que sua dieta é rica em vitamina B9. Preste atenção também na preparação. Se você preparar os alimentos incorretamente, você ainda consumirá menos ácido fólico (6).

Quais os tipos de produtos de vitamina B9 que existem?

Como já mencionado, você pode comprar produtos de vitamina B9 de muitas formas diferentes.

Aqui você pode encontrar os diferentes produtos e suas vantagens e desvantagens.

tipo Vantagens Desvantagens
gotas de vitamina B9 As gotas são fáceis de engolir, normalmente têm uma dosagem mais elevada e o corpo pode absorvê-las imediatamente. Normalmente mais caros do que comprimidos ou cápsulas e têm de ser comprados na farmácia.
grânulos de vitamina B9 A vitamina B9 entra diretamente na circulação através da membrana mucosa, geralmente existem diferentes sabores que facilitam a ingestão e os grânulos são fáceis de transportar devido ao seu tamanho. O tamanho da embalagem é geralmente muito pequeno e, no entanto, geralmente mais caro do que os comprimidos ou cápsulas.
Comprimidos / cápsulas de vitamina B9 Existem muitas dosagens e tamanhos de embalagens diferentes. Também podem ser comprados em drogarias e costumam ser a opção mais barata. Em uma drogaria, geralmente você só pode comprar doses baixas e são, em sua maioria, preparações combinadas. Normalmente, os comprimidos ou cápsulas também são muito grandes.

Você geralmente pode escolher a forma na qual você toma vitamina B9. Você é então livre para decidir de que tipo você gosta. No entanto, também pode acontecer que um médico recomende um certo tipo de produto. Não deixe de seguir este conselho.

Como a vitamina B9 deve ser dosada?

Diferentes grupos são definidos em termos de dosagem: Crianças, adolescentes e adultos. Mas mesmo dentro destes grupos, a exigência diária recomendada varia (5, 7).

As crianças estão divididas em grupos etários. Na tabela seguinte você encontrará todas as informações importantes para uma criança:

[rt] 4 - 12 meses; 85 µg [/tr]

[dr] 13 - 15 anos; 300 µg [/tr]

idade da criança Necessidade diária em microgramas (µg)
0 - 3 meses 60 µg
1 - 4 anos 120 µg
4 - 6 anos 140 µg
7 - 9 anos 180 µg
10 - 12 anos 240 µg

Para adolescentes e adultos, há também uma subdivisão por idade, mas o nível de ácido fólico para cada idade é de 300 microgramas. Mas há também uma subdivisão separada para mulheres grávidas e mães que amamentam

  • Mulheres grávidas: 550 µg/dia
  • Mulheres lactantes: 450 µg/dia

Agora você sabe tudo sobre a quantidade ideal de vitamina B9 que você precisa. É melhor cobrir suas necessidades diárias comendo os alimentos certos.

Se você não pode fazer isso, você deve se ajudar com os produtos de vitamina B9. Especialmente quando você está grávida ou amamentando, você deve cuidar do seu equilíbrio de vitamina B9.

O que pode acontecer com uma overdose de vitamina B9?

Como com qualquer tipo de medicamento, uma overdose também pode ocorrer quando se toma vitamina B9. Entretanto, é bastante raro com ácido fólico. Basicamente, um adulto não deve exceder uma dose diária de 1.000 microgramas.

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Uma overdose de vitamina B9 certamente pode levar a problemas e efeitos colaterais. Uma pequena overdose pode afetar o trato gastrointestinal e causar estados de agitação. Se a ingestão de vitamina B9 for elevada por um longo período de tempo, a pessoa pode entrar em depressão, ter maus ataques de ansiedade ou mesmo ataques epilépticos. (Fonte da imagem: Fernando @cferdo / unsplash)

Na lista a seguir você encontrará possíveis efeitos colaterais de uma dose aumentada

  • Estados de agitação
  • Náuseas e queixas gastrointestinais

Uma overdose que ocorre durante um período de tempo mais longo também pode se manifestar da seguinte forma

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Ataques epiléticos

Portanto, não deixe de seguir as orientações de dosagem nas bulas ou as instruções do seu médico, especialmente durante a gravidez (8).

Quais são os sintomas da deficiência de vitamina B9?

Antes de mais nada, deve-se dizer que os sintomas de uma deficiência de vitamina B9 raramente podem ser atribuídos diretamente a ela. Entre outras coisas, esta deficiência se manifesta em conexão com a fadiga, exaustão e indiferença. Muito poucas pessoas concluem imediatamente que estes sintomas são devidos a uma deficiência de ácido fólico.

As tarefas mais importantes do ácido fólico acontecem no corpo. Como descrito anteriormente, esta vitamina é essencial para a formação do sangue. Uma deficiência pode levar a dois problemas centrais (9, 10).

  1. Anemia: Como descrito acima, isto pode se manifestar em constante cansaço, exaustão e fadiga. A palidez da pele também é possível. Além disso, seu corpo pode ser muito suscetível a infecções. Os mesmos sintomas também podem ocorrer em conexão com uma deficiência de vitamina B12. Isto torna mais difícil atribuir claramente a doença.
  2. Doenças conseqüentes causadas pela anemia: O baixo número de glóbulos vermelhos e o consequente aumento dos glóbulos vermelhos restantes podem levar a uma série de doenças secundárias. Isto pode levar ao câncer, derrames ou até mesmo à infertilidade.

Agora você conhece todos os sintomas comuns da deficiência de vitamina B9. Se você experimentar esses sintomas, você deve consultar um médico. Ele ou ela o ajudará a fazer o diagnóstico correto e a montar um plano de tratamento apropriado.

Fonte da imagem: 123rf / Supamongkol Kosumsirisuk

Referências (10)

1. Reiter, Andrea, Dr. med. & Rudolf-Müller, Eva. (2017). Folsäure.
Fonte

2. Ionescu-Ittu, R., Marelli, A. J., Mackie, A. S., & Pilote, L. (2009). Prevalence of severe congenital heart disease after folic acid fortification of grain products: time trend analysis in Quebec, Canada. BMJ (Clinical research ed.), 338, b1673. https://doi.org/10.1136/bmj.b1673
Fonte

3. Yallew, W., Bamlet, W. R., Oberg, A. L., Anderson, K. E., Olson, J. E., Sinha, R., Petersen, G. M., Stolzenberg-Solomon, R. Z., & Jansen, R. J. (2017). Association between Alcohol Consumption, Folate Intake, and Risk of Pancreatic Cancer: A Case-Control Study. Nutrients, 9(5), 448. https://doi.org/10.3390/nu9050448
Fonte

4. Taylor, M. J., Carney, S., Geddes, J., & Goodwin, G. (2003). Folate for depressive disorders. The Cochrane database of systematic reviews, 2003(2), CD003390. https://doi.org/10.1002/14651858.CD003390
Fonte

5. Baerlocher, Kurt, Moser, Ulrich & Rohrmann, Sabine. (2019). Neues und Bekanntes zum Vitamin B9. Hausarzt Praxis Vol. 14, Nr. 2, S 2-5.
Fonte

6. Leitzmann C et al: Folsäure (Folat). In: Ernährung in Prävention und Therapie. 3. Auflage, Hippokrates Verlag 2009, 74-76
Fonte

7. Berg MJ. The importance of folic acid. The Journal of Gender-specific Medicine : JGSM : the Official Journal of the Partnership for Women's Health at Columbia. 1999 May-Jun;2(3):24-28.
Fonte

8. Aktories, K. et al.: Allgemeine und spezielle Pharmakologie und Toxikologie, 11. Auflage, Urban & Fischer Verlag/Elsevier GmbH, 2013.
Fonte

9. Hahn, A. (2009), Vitamine zwischen Mangelvermeidung und Prävention. Wunsch und Wirklichkeit. Pharmazie in unserer Zeit, 38: 168-178. https://doi.org/10.1002/pauz.200800310
Fonte

10. Guilland JC, Aimone-Gastin I. [Vitamin B9]. La Revue du Praticien. 2013 Oct;63(8):1079, 1081-4.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Wissenschaftlicher Artikel
Reiter, Andrea, Dr. med. & Rudolf-Müller, Eva. (2017). Folsäure.
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Wissenschaftliche Studie
Ionescu-Ittu, R., Marelli, A. J., Mackie, A. S., & Pilote, L. (2009). Prevalence of severe congenital heart disease after folic acid fortification of grain products: time trend analysis in Quebec, Canada. BMJ (Clinical research ed.), 338, b1673. https://doi.org/10.1136/bmj.b1673
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Yallew, W., Bamlet, W. R., Oberg, A. L., Anderson, K. E., Olson, J. E., Sinha, R., Petersen, G. M., Stolzenberg-Solomon, R. Z., & Jansen, R. J. (2017). Association between Alcohol Consumption, Folate Intake, and Risk of Pancreatic Cancer: A Case-Control Study. Nutrients, 9(5), 448. https://doi.org/10.3390/nu9050448
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Wissenschaftlicher Artikel
Taylor, M. J., Carney, S., Geddes, J., & Goodwin, G. (2003). Folate for depressive disorders. The Cochrane database of systematic reviews, 2003(2), CD003390. https://doi.org/10.1002/14651858.CD003390
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Wissenschaftlicher Artikel
Baerlocher, Kurt, Moser, Ulrich & Rohrmann, Sabine. (2019). Neues und Bekanntes zum Vitamin B9. Hausarzt Praxis Vol. 14, Nr. 2, S 2-5.
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Fachbuch
Leitzmann C et al: Folsäure (Folat). In: Ernährung in Prävention und Therapie. 3. Auflage, Hippokrates Verlag 2009, 74-76
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Wissenschaftlicher Artikel
Berg MJ. The importance of folic acid. The Journal of Gender-specific Medicine : JGSM : the Official Journal of the Partnership for Women's Health at Columbia. 1999 May-Jun;2(3):24-28.
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Fachbuch
Aktories, K. et al.: Allgemeine und spezielle Pharmakologie und Toxikologie, 11. Auflage, Urban & Fischer Verlag/Elsevier GmbH, 2013.
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Wissenschaftlicher Artikel
Hahn, A. (2009), Vitamine zwischen Mangelvermeidung und Prävention. Wunsch und Wirklichkeit. Pharmazie in unserer Zeit, 38: 168-178. https://doi.org/10.1002/pauz.200800310
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Guilland JC, Aimone-Gastin I. [Vitamin B9]. La Revue du Praticien. 2013 Oct;63(8):1079, 1081-4.
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