
Como escolhemos
A vitamina C e o zinco são micronutrientes essenciais em inúmeros processos metabólicos. A deficiência dessas substâncias pode comprometer as defesas do organismo e deixar o corpo mais suscetível às doenças. No entanto, a vitamina C com zinco fortalece o sistema imunológico.
Como essas substâncias não são produzidas pelo organismo, é fundamental que você consuma alimentos fontes dessa vitamina e desse mineral e inclua um suplemento de vitamina C com zinco quando necessário. Continue a leitura para saber os mitos e verdades sobre essa dupla.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Vitamina C com zinco: Entenda a importância dessas substâncias
- 3.1 Entenda como a vitamina C atua no organismo
- 3.2 Qual é a importância do zinco no fortalecimento do sistema imunológico?
- 3.3 Qual a dose diária recomendada de vitamina C?
- 3.4 Quem deve recorrer à suplementação de vitamina C com zinco?
- 3.5 Qual o melhor suplemento de vitamina C com zinco?
- 3.6 Quais alimentos são ricos em vitamina C e zinco?
- 3.7 Vitamina C e zinco combatem coronavírus?
- 4 Resumo
O mais importante
- A combinação de vitamina C com zinco proporciona inúmeros benefícios para o organismo, como o fortalecimento das células de defesa do sistema imunológico e prevenção da anemia, doença causada pela deficiência de ferro.
- A ação conjunta de vitamina C e zinco resulta no funcionamento adequado do sistema imunológico, tanto na produção de anticorpos, quanto na resposta adequada aos ataques ao sistema de defesa do organismo.
- Tanto a vitamina C como o zinco são encontrados em alguns alimentos como verduras verde-escuras, carnes vermelhas, frutas cítricas e outros mas pode ser necessário suplementar a vitamina C com zinco.
Vitamina C com zinco: Entenda a importância dessas substâncias
Entenda como a vitamina C atua no organismo
Como a vitamina C também estimula a produção de colágeno, a substância reforça as mucosas, que atuam na prevenção da entrada de agentes infecciosos mencionados acima. Importante mencionar que a vitamina C também combate os radicais livres.
Outra contribuição da vitamina C é auxiliar na absorção de ferro dos alimentos, presente nos vegetais verde-escuros, carnes e laticínios, evitando a anemia causada por deficiência de ferro no organismo.
Como a vitamina é armazenada em pequenas quantidades pelo organismo, você deve consumir alimentos fontes de vitamina C diariamente, ou suplementar.
Qual é a importância do zinco no fortalecimento do sistema imunológico?
Assim como a vitamina C, o zinco também ajuda a combater os radicais livres e atua no processo de formação do colágeno.
Outra contribuição do zinco é atuar na comunicação entre células imunológicas, resultando em uma resposta rápida e eficiente contra agentes causadores de doenças.
Qual a dose diária recomendada de vitamina C?
- Crianças de um a três anos de idade: 15mg
- Crianças de quatro a oito anos: 25mg
- Crianças de nove a treze anos: 45mg
- Meninas entre 14 e 19 anos: 65mg
- Meninos entre 14 e 19 anos: 75mg
- Homens adultos: 90mg
- Mulheres adultas: 75mg
- Mulheres gestantes: 85mg
- Mulheres lactantes: 120mg
Não é necessário consumir mais do que a recomendação diária de vitamina C. O consumo dos alimentos fontes dessa vitamina são suficientes para suprir as necessidades diárias. Recorra à suplementação apenas quando necessário.
Quem deve recorrer à suplementação de vitamina C com zinco?
Mas mesmo nesses casos, recomendamos a consulta com um médico e a realização de exames para evitar a necessidade de suplementação e dose diária adequada.
Qual o melhor suplemento de vitamina C com zinco?
O suplemento em cápsula/comprimido é a opção mais prática para o cotidiano, pois além de oferecer grande concentração da substância, tanto a cápsula quanto o comprimido não possuem sabor ou aroma.
A pastilha efervescente por sua vez, possui sabor, cheiro e tom de laranja, o que pode desagradar algumas pessoas que não apreciam essa fruta. Essa versão possui alta concentração de vitamina C e zinco.
Por fim, a goma mastigável é ideal para quem deseja consumir a vitamina e o mineral de uma maneira divertida. Geralmente, as gomas possuem sabores cítricos. A concentração de vitamina C e zinco é menor.
Preparamos uma lista com os melhores suplementos de vitamina C e zinco, caso você busque uma recomendação:
Quais alimentos são ricos em vitamina C e zinco?
Para aumentar o consumo de zinco alimente-se com chocolate amargo, semente de linhaça, semente de melancia, castanha de caju, amendoim, feijão, gema de ovo, leite integral, camarão e ostra.
Resumo
Após a leitura desse texto, você aprendeu a importância da combinação de vitamina C e zinco para a saúde: o fortalecimento do sistema imunológico que acontece pela formação de anticorpos e a resposta rápida aos agentes patológicos.
Embora essa vitamina e esse mineral estejam presentes em alimentos, pode ser necessário suplementar. A boa notícia é que você pode escolher entre suplemento em cápsulas, pastilha efervescente ou gomas. Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos que querem fortalecer a imunidade.
(Fonte da imagem destacada: pixel2013/ Pixabay.com)