Imagem de laranjas.
Ultima atualização: 15 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

37Horas investidas

8Estudos avaliados

89Comentários coletados

A vitamina C e o zinco são micronutrientes essenciais em inúmeros processos metabólicos. A deficiência dessas substâncias pode comprometer as defesas do organismo e deixar o corpo mais suscetível às doenças. No entanto, a vitamina C com zinco fortalece o sistema imunológico.

Como essas substâncias não são produzidas pelo organismo, é fundamental que você consuma alimentos fontes dessa vitamina e desse mineral e inclua um suplemento de vitamina C com zinco quando necessário. Continue a leitura para saber os mitos e verdades sobre essa dupla.




Primeiro, o mais importante

  • A combinação de vitamina C com zinco proporciona inúmeros benefícios para o organismo, como o fortalecimento das células de defesa do sistema imunológico e prevenção da anemia, doença causada pela deficiência de ferro.
  • A ação conjunta de vitamina C e zinco resulta no funcionamento adequado do sistema imunológico, tanto na produção de anticorpos, quanto na resposta adequada aos ataques ao sistema de defesa do organismo.
  • Tanto a vitamina C como o zinco são encontrados em alguns alimentos como verduras verde-escuras, carnes vermelhas, frutas cítricas e outros mas pode ser necessário suplementar a vitamina C com zinco.

Vitamina C com zinco: Entenda a importância dessas substâncias

Embora a vitamina C com zinco fortaleça o sistema imunológico, essa dupla é tema de muitos boatos e inverdades compartilhadas na internet. Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o assunto com base em estudos científicos. Falaremos sobre os benefícios dessas substâncias, fontes e riscos de consumo exagerado.

Imagem de uma mulher segurando duas metades de uma laranja.

A vitamina C com zinco atua no fortalecimento da imunidade. (Fonte: Roman Samborskyi/ 123RF.com)

Entenda como a vitamina C atua no organismo

O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, é fundamental para o bom funcionamento das células responsáveis pela defesa do organismo às doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.

Como a vitamina C também estimula a produção de colágeno, a substância reforça as mucosas, que atuam na prevenção da entrada de agentes infecciosos mencionados acima. Importante mencionar que a vitamina C também combate os radicais livres.

Outra contribuição da vitamina C é auxiliar na absorção de ferro dos alimentos, presente nos vegetais verde-escuros, carnes e laticínios, evitando a anemia causada por deficiência de ferro no organismo.

Como a vitamina é armazenada em pequenas quantidades pelo organismo, você deve consumir alimentos fontes de vitamina C diariamente, ou suplementar.

Qual é a importância do zinco no fortalecimento do sistema imunológico?

Quando atua em conjunto com a vitamina C, o zinco fortalece o sistema imunológico, pois participa da produção dos anticorpos e demais células responsáveis pelo sistema de defesa do organismo.

Assim como a vitamina C, o zinco também ajuda a combater os radicais livres e atua no processo de formação do colágeno.

Outra contribuição do zinco é atuar na comunicação entre células imunológicas, resultando em uma resposta rápida e eficiente contra agentes causadores de doenças.

Qual a dose diária recomendada de vitamina C?

Você sabia que a dose diária recomendada de vitamina C depende de dois fatores: gênero e idade do indivíduo. Mulheres grávidas precisam aumentar o consumo de vitamina C.

  • Crianças de um a três anos de idade: 15mg
  • Crianças de quatro a oito anos: 25mg
  • Crianças de nove a treze anos: 45mg
  • Meninas entre 14 e 19 anos: 65mg
  • Meninos entre 14 e 19 anos: 75mg
  • Homens adultos: 90mg
  • Mulheres adultas: 75mg
  • Mulheres gestantes: 85mg
  • Mulheres lactantes: 120mg

Não é necessário consumir mais do que a recomendação diária de vitamina C. O consumo dos alimentos fontes dessa vitamina são suficientes para suprir as necessidades diárias. Recorra à suplementação apenas quando necessário.

Quem deve recorrer à suplementação de vitamina C com zinco?

O suplemento de vitamina C com zinco é indicado para pessoas que estão com a saúde fraca e debilitada, atletas, fumantes, mulheres grávidas e lactantes e pessoas que trabalham intensamente.

Mas mesmo nesses casos, recomendamos a consulta com um médico e a realização de exames para evitar a necessidade de suplementação e dose diária adequada.

Imagem de um copo com água e uma pastilha efervescente.

A suplementação de vitamina C com zinco é fundamental para algumas pessoas. (Fonte: stevepb/ Pixabay.com)

Qual o melhor suplemento de vitamina C com zinco?

Você encontra o suplemento de vitamina C com zinco em diferentes apresentações como comprimidos, cápsulas, pastilhas efervescentes e gomas mastigáveis. A dose varia de 45mg a 1000mg.

O suplemento em cápsula/comprimido é a opção mais prática para o cotidiano, pois além de oferecer grande concentração da substância, tanto a cápsula quanto o comprimido não possuem sabor ou aroma.

A pastilha efervescente por sua vez, possui sabor, cheiro e tom de laranja, o que pode desagradar algumas pessoas que não apreciam essa fruta. Essa versão possui alta concentração de vitamina C e zinco.

Por fim, a goma mastigável é ideal para quem deseja consumir a vitamina e o mineral de uma maneira divertida. Geralmente, as gomas possuem sabores cítricos. A concentração de vitamina C e zinco é menor.

Preparamos uma lista com os melhores suplementos de vitamina C e zinco, caso você busque uma recomendação:

Quais alimentos são ricos em vitamina C e zinco?

Além do suplemento de vitamina C e zinco, você encontra essas substâncias nos alimentos consumidos cotidianamente. São fontes de vitamina C a laranja, limão, acerola, morango, abacaxi, goiaba, caju, pimentão, salsa, repolho e brócolis.

Para aumentar o consumo de zinco alimente-se com chocolate amargo, semente de linhaça, semente de melancia, castanha de caju, amendoim, feijão, gema de ovo, leite integral, camarão e ostra.

Vitamina C e zinco combatem coronavírus?

Não poderíamos encerrar esse texto sem comentar uma dúvida muito comum entre as pessoas: a vitamina C com zinco reduz os sintomas de coronavírus? A resposta é negativa. Embora essa dupla atue no fortalecimento do sistema imunológico, não há qualquer evidência que indique o controle sobre os sintomas da infecção pelo Covid-19.

Resumo

Após a leitura desse texto, você aprendeu a importância da combinação de vitamina C e zinco para a saúde: o fortalecimento do sistema imunológico que acontece pela formação de anticorpos e a resposta rápida aos agentes patológicos.

Embora essa vitamina e esse mineral estejam presentes em alimentos, pode ser necessário suplementar. A boa notícia é que você pode escolher entre suplemento em cápsulas, pastilha efervescente ou gomas. Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos que querem fortalecer a imunidade.

(Fonte da imagem destacada: pixel2013/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas