Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

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Vitamina C é uma parte importante da nossa dieta. Se você não der vitamina C suficiente ao seu corpo, isto pode levar a uma série de sintomas de deficiência. Você pode suplementar sua dieta com suplementos de vitamina C. Mas que critérios você deve levar em conta ao escolher uma preparação?

Em nosso teste de vitamina C 2022 nós apresentamos as melhores e mais atualizadas preparações das respectivas categorias. Nós também lhe damos dicas e truques importantes sobre o assunto vitamina C e uma dieta balanceada. Seja ácido ascórbico, vitamina C natural ou formas mistas, você encontrará os melhores preparados de vitamina C no mercado.




O mais importante

  • A vitamina C é uma substância particularmente interessante de uma perspectiva histórica. Os sintomas de deficiência de vitamina C já eram conhecidos nos tempos pré-cristãos.
  • A vitamina C também é conhecida como ácido ascórbico. A vitamina hidrossolúvel é sintetizada a partir da glicose pela maioria dos animais e muitas plantas e, portanto, está contida em muitos produtos vegetais e animais.
  • Os seres humanos não podem produzir vitamina C por si mesmos e, portanto, dependem de uma ingestão suficiente de alimentos.

Vitamina C: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas a se fazer antes de comprar vitamina C

O que é vitamina C?

A vitamina C também é conhecida como ácido L-ascórbico. Este nome pode ser rastreado até a doença de deficiência escorbuto. A vitamina C é incolor e inodora e pode ser bem dissolvida na água.

Quimicamente falando, a vitamina C é um ácido orgânico. (Fonte de imagem: 123rf.com / 32270056)

Na verdade, vitamina é um termo coletivo para todas as substâncias que podem ser convertidas em ácido L-ascórbico no corpo.

Quando falamos sobre vitaminas que precisamos e faltam, normalmente queremos dizer vitamina C. É a vitamina mais conhecida e mais importante. É a vitamina mais conhecida e mais popular. Frutas e vegetais frescos nos dão um impulso de vitamina C.

A vitamina está envolvida em muitos processos metabólicos e ajuda a proteger nossas células dos radicais livres.

Que efeito a vitamina C tem no organismo?

A vitamina C é indispensável para o nosso sistema imunológico. A vitamina C também é preferencialmente prescrita em combinação com suplementos de ferro, porque o ácido ascórbico pode promover a absorção e o metabolismo do ferro no organismo.

A vitamina C também é necessária para evitar que o tecido conjuntivo afrouxe e para apoiar a cicatrização da ferida.

O modo de ação da vitamina C em palavras-chave

    • Proteção contra os radicais livres
    • Fortalecimento do sistema imunológico
    • Proteção celular
    • Saúde da pele
    • Saúde óssea
    • Aumente a absorção de ferro

Vitamina C é particularmente trazida para o jogo durante a estação fria. Durante a estação fria, mais suplementos de vitamina C são tomados para proteger contra resfriados.

Entretanto, isto não oferece proteção confiável contra resfriados. No entanto, não há nada a ser dito contra o fortalecimento do sistema imunológico e, assim, facilitar o tratamento de doenças pelo organismo.

Se os radicais livres saírem do controle, eles são um perigo para as células e podem danificar o sistema imunológico.

A vitamina C procura radicais livres, protegendo as células da degeneração, o que pode causar câncer e outras doenças perigosas. (Fonte de imagem: 124rf.com / 93160564)

A vitamina C também desempenha um papel importante na indústria cosmética. Suas propriedades antioxidantes protegem a pele contra os efeitos do estresse oxidativo. A pele fica com rugas menos rapidamente e parece jovem e fresca.

Outro efeito colateral positivo da vitamina C em produtos cosméticos é seu maior prazo de validade.

O ácido ascórbico garante que os cremes não se estraguem rapidamente quando entram em contato com o oxigênio.

Para não reduzir o teor de vitamina C, os vegetais devem ser consumidos apenas levemente aquecidos e firmes à mordida.

Ao usar limão quente como arma milagrosa contra resfriados, tome cuidado para não adicionar o limão à água fervente. Como o ácido ascórbico é particularmente sensível ao calor, isto reduz notavelmente o conteúdo de vitamina C.

De quanta vitamina C eu preciso?

No curso da evolução, humanos, macacos e cobaias perderam a capacidade de sintetizar o ácido ascórbico.

Nós perdemos a enzima L-gluconolactona oxidase. Desde então, nós temos que tomar vitamina C regularmente com nossa comida.

A seguinte visão geral dá os valores de referência da DACH para diferentes faixas etárias.

faixa etária necessidade de vitamina C em mg / dia
bebês de até três meses 50
bebês de até um ano de idade 55
Bebês de até três anos de idade 60
crianças até seis anos 70
crianças até nove anos 80
crianças até 12 anos 90
adolescentes de 13 anos e adultos 100
gestantes a partir do quarto mês 110
Amamentação 150

Há diferentes opiniões sobre a necessidade.

Enquanto alguns autores são da opinião que os sintomas de deficiência podem ser prevenidos com apenas dez miligramas de vitamina C diariamente, os proponentes de doses elevadas tomam como base os valores das quantidades de vitamina C sintetizadas pelos animais.

Quantidades médias diárias de três gramas de ácido ascórbico são assumidas.

Em situações de estresse, uma exigência de 15 gramas de vitamina C diariamente é assumida.

Como uma deficiência de vitamina C se manifesta?

As pessoas que fazem uma dieta saudável e saudável geralmente também têm um suprimento suficiente de vitamina C.

Um subabastecimento pode ocorrer se houver deficiências nutricionais sob a forma de desnutrição ou nutrição unilateral no contexto de dietas, ou se doenças do trato digestivo impedirem a absorção de vitamina C.

Em resumo, a deficiência de vitamina C é causada pelo seguinte

    • Deficiência de vitamina C
    • Aumentando a necessidade de vitamina C
    • Interrupção da absorção de vitamina C no corpo

Uma maior necessidade de vitamina C ocorre durante a gravidez e a amamentação.

Fumantes ou pessoas em recuperação de doenças graves ou operações também devem tomar vitamina C na forma de suplementos alimentares.
O estresse também rouba o corpo de vitamina C e leva a um subabastecimento.

A deficiência de vitamina C é quando os níveis sanguíneos mostram menos de onze micromoles por litro de vitamina C. Conforme os níveis de vitamina C caem, o risco de infecção aumenta e nos tornamos mais suscetíveis a resfriados e outras doenças.

Como um nível sanguíneo de 35 micromoles por litro já é considerado crítico, os níveis de vitaminas devem ser verificados regularmente. Se houver uma escassez iminente, você pode reagir imediatamente e afastar as conseqüências.

Uma deficiência clássica de vitamina C manifesta-se no escorbuto. Esta doença do marinheiro, já conhecida da Idade Média, inclui os seguintes sintomas

    • Exaustão
    • Fadiga
    • Irritabilidade
    • Dor nas articulações
    • Sangramento das gengivas
    • Perda de dente
    • Alta suscetibilidade a infecções
    • Cicatrização de feridas deficientes

Bebês e crianças pequenas podem desenvolver a doença de Möller-Barlow. Isto afeta o crescimento e a saúde óssea das crianças.

No caso de uma deficiência mais grave, doses mais altas podem ser necessárias. Neste caso, entretanto, as preparações convencionais só podem ajudar de forma limitada. Isto acontece porque uma grande parte das vitaminas absorvidas através de suplementos é excretada novamente pelo organismo.

A vitamina C na forma lipossomal tem uma biodisponibilidade significativamente maior

A absorção de lipossomas pode tornar a vitamina C suplementar muito mais eficaz. Neste caso, a substância é muito melhor protegida graças a um encapsulamento especial. Como resultado, a vitamina C é melhor processada e não é perdida através da digestão. Este processo é contornado e o acoplamento com as células do corpo pode ser garantido em uma melhor extensão.

O que acontece no caso de uma overdose de vitamina C?

Se houver uma overdose de vitamina C, isto não é motivo de preocupação.

O corpo ajuda a si mesmo e simplesmente excreta o excesso de vitamina. Isto é possível sem nenhum problema porque o ácido ascórbico se dissolve muito bem na água.

Uma overdose com conseqüências pode ocorrer se a vitamina C for administrada através de infusões. No entanto, isso geralmente é monitorado por um médico, então você não precisa se preocupar.

Se você sofre de problemas renais ou tem um distúrbio do metabolismo do ferro, você deve consultar um médico antes de tomar suplementos de vitamina C

Problemas digestivos e outros efeitos colaterais não podem ser descartados.

Tomar suplementos de vitamina C pode ser problemático sob as seguintes condições:

Pedras nos rins

Qualquer pessoa que tenha predisposição para a formação de pedras nos rins a promove tomando vitamina C.

Quando o ácido ascórbico é metabolizado, o ácido oxálico é formado a partir de parte dele. Se este ácido se combinar com cálcio, pedras nos rins se formam com o tempo.

Hemocromatose

Nesta doença rara, o corpo absorve muito ferro dos alimentos.

Como a vitamina C promove a absorção do ferro, a doença se agrava.

Deficiência de glucose-6-fosfato desidrogenase

Esta deficiência é geralmente genética. Se as doses de vitamina C forem muito altas, a hemólise se desenvolve e as células vermelhas do sangue são destruídas.

Decisão. Que tipos de vitamina C existem e qual é a mais adequada para você?

Basicamente, nós podemos distinguir entre três tipos de vitamina C

  • Ácido ascórbico
  • Vitamina C natural
  • Formulários mistos

O que distingue o ácido ascórbico e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Somente se você olhar para ele quimicamente o ácido ascórbico se assemelha à vitamina C.

Na verdade, é um produto de laboratório que carece das enzimas e substâncias vegetais contidas na vitamina C natural.

O ácido ascórbico é assim menos bem tolerado e pode facilmente levar a overdoses em sua forma concentrada.

O ácido ascórbico puro é freqüentemente usado na indústria alimentícia e é usado para preservar bebidas e conservas.

Vantagens
  • Barato no preço
  • Altamente concentrado
  • Pode ser usado como conservante
Desvantagens
  • Produto sintético
  • Falta de substâncias naturais
  • Baixa biodisponibilidade

O que distingue a vitamina C natural e quais são as vantagens e desvantagens?

Esta vitamina C vem de fontes naturais, ou seja, de frutas e vegetais. Todas as substâncias vitais valiosas, enzimas e bioflavonóides estão contidos.

Isto significa que a vitamina C natural pode ser absorvida e utilizada muito bem pelo organismo.
Para a extração de vitamina C natural, são utilizadas principalmente rosas ou cerejas de acerola.

Os suplementos alimentares devem ser armazenados em um local fresco e escuro porque a vitamina C é particularmente sensível à luz e ao calor.

Vantagens
  • Ingredientes naturais
  • Alta biodisponibilidade
  • Bem tolerado
Desvantagens
  • Sensível à luz
  • Sensível ao calor

O que distingue as misturas de vitamina C e quais são as vantagens e desvantagens?

Estes preparados de vitamina C contêm tanto vitamina C natural quanto ácido ascórbico. Ao adicionar a substância sintética, estes produtos podem ser oferecidos a preços favoráveis.

Os preparativos estão disponíveis em diferentes proporções de mistura. Muitas vezes, outros aditivos, tais como agentes separadores ou conservantes são adicionados.

Vantagens
  • Barato
  • Melhor tolerado
  • Mais duradouro
Desvantagens
  • Outros aditivos
  • Sensível ao calor

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar a vitamina C

A seguir, gostaríamos de mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar a vitamina C. Isto ajudará você a encontrar a vitamina C certa para você.

Isto tornará mais fácil para você decidir se uma determinada vitamina C é adequada para você ou não.

Em resumo, estes são:

  • Forma de dosagem
  • Dose
  • Ingredientes
  • Adequação
  • Valor

Forma de dosagem

A vitamina C vem em diferentes formas de dosagem. Se você tiver problemas para engolir cápsulas ou comprimidos, você pode tomar vitamina C em pó por conveniência.

As cápsulas são um produto higiênico e já precisamente dosado, que é bem adequado para o uso em movimento.

Os veganos devem certificar-se de escolher produtos que não contenham gelatina nas cápsulas.

Os comprimidos efervescentes que podem ser tomados dissolvidos em líquido muitas vezes contêm aromatizantes e corantes.

As formas mais comuns de vitamina C estão listadas na tabela abaixo.

forma de dosagem Ingestão Propriedades
cápsulas Inteiro, com muitos fluidos, muitas vezes problemático Higiênicos, práticos, adequados para viagens, nem sempre adequados para vegetarianos e veganos
comprimidos Ingeridos inteiros com bastante líquido, na forma de comprimidos efervescentes, dissolvidos em líquido Muitas vezes contêm aditivos de sabor, podem ser divididos em
Diluído em bebidas, como aditivo em iogurte ou quark Parcial, pode ser dosado por você mesmo, fácil de tomar

Dose

Se uma deficiência de vitamina C for diagnosticada, o médico determinará a dose para os suplementos alimentares. Então pode ser encontrado um produto que contém a quantidade exata de vitamina C. Isso facilita o consumo. Isto tornará mais fácil de se tomar.

Se você quiser tomar vitamina C como medida preventiva, as instruções na embalagem são as diretrizes.

O excesso de vitamina C é excretado através da urina em pessoas saudáveis. No entanto, não é aconselhável tomar altas doses da vitamina por conta própria.

Adequação

A preparação deve ser selecionada de acordo com a adequação. Se você está procurando apenas um suplemento alimentar preventivo, doses de 100 mg serão suficientes.

Se a dieta for pobre em vitaminas, a dose pode ser aumentada em até 155 mg.

Se os sintomas de deficiência já estiverem presentes ou se a vitamina C for difícil de absorver pelo organismo, então doses de 1.000 mg são apropriadas

Ingredientes

Muitos preparados de vitamina C contêm aditivos. Para tornar a absorção da substância sem sabor mais agradável, muitas vezes são adicionados aromatizantes. O sabor das frutas cítricas é particularmente popular com os preparados de vitamina C.

Ao comprar suplementos de vitamina C, certifique-se de que eles contenham aromatizantes naturais. A maioria dos preparados de vitamina C não contém glúten. No entanto, é aconselhável ter cuidado.

O glúten é encontrado em cereais e não é tolerado por muitas pessoas. Aqui, também, uma olhada na lista de ingredientes fornece informações. (Fonte da imagem: 123rf.com / 69479139)

Qualidade

A qualidade de um produto pode ser certificada por vários selos e certificações.

Muitos produtos são testados regularmente por institutos independentes.

Os seguintes selos de qualidade são concedidos:

Bio-Siegel

Estes produtos contêm apenas ingredientes da agricultura orgânica. Este é um selo de estado.

GMP

Este selo se refere principalmente à produção, processamento e embalagem de produtos.

ISO-9001

Este selo de qualidade internacional é destinado principalmente ao processo de fabricação de preparações e tem o objetivo de oferecer aos consumidores mais transparência ao lidar com alimentos.

O que torna a vitamina C tão importante?

A vitamina C pode ser descrita como a principal rocha entre as vitaminas. A vitamina C foi descoberta pelo húngaro Albert Szent-Györgyi, que conseguiu isolá-la da couve e do páprica.

Em 1933, Walter Norman Haworth descreveu a estrutura química da substância.

Ambos os cientistas receberam o Prêmio Nobel de Medicina e Química em 1937 por seus serviços à vitamina C.

O químico Tadeus Reichstein também recebeu altas honras anos mais tarde quando ele conseguiu produzir industrialmente vitamina C a partir da glicose.

A vitamina C ficou conhecida como a causa da temida doença do escorbuto do mar. Os médicos do navio da Idade Média já haviam descoberto que frutas frescas ajudavam contra os sintomas, mas não sabiam a verdadeira causa.

Seafarer e explorador James Cook pegou essa idéia e indiretamente garantiu que os marinheiros não ficassem sem vitamina C por estocagem de limões e chucrute.

Por que a vitamina C deve ser tomada junto com o ferro?

O ácido ascórbico pode promover a absorção do ferro. Para que isso seja possível, a vitamina C deve ser tomada em doses de 25 a 75 miligramas juntamente com uma refeição contendo ferro.

Esta também é a razão pela qual muitos suplementos de ferro contêm vitamina C adicional.

Quais estudos existem sobre a vitamina C?

Toda uma série de estudos analisa a função do ácido ascórbico no desenvolvimento do câncer.

Entretanto, os resultados conclusivos do estudo ainda estão pendentes. O efeito da vitamina C é particularmente marcante em relação ao câncer de estômago. A vitamina C é o único antioxidante que está concentrado no suco gástrico.

Estudos mostraram que uma ingestão diária de 140 miligramas de vitamina C pode reduzir o risco de câncer de pulmão. Estudos a este respeito foram conduzidos na Finlândia, Holanda e EUA.

Estudos mais recentes estão cada vez mais dedicados à conexão entre a vitamina C e a função cognitiva.

Estudos têm confirmado que o tecido cerebral está cada vez mais exposto a radicais livres. Isto foi demonstrado em estudos com pacientes com Alzheimer. Os estudos a este respeito ainda não foram concluídos.

O que é certo até agora é que os níveis de vitamina C são reduzidos de acordo com os déficits nos níveis de plasma no tecido cerebral.

Quais alimentos contêm vitamina C?

A lista de alimentos contendo vitamina C é longa. As principais fontes são frutas e vegetais frescos.

A seguinte visão geral destina-se a ajudá-lo a organizar seu menu de uma forma variada e rica em vitaminas:

alimentos Conteúdo de vitamina C em mg / 100g Densidade de nutrientes em Mg / 1.000 kcal
fígado bovino 25 185
fígado de porco 23 145
salmão 3 14
truta 2 10
leite integral 2 34
limão 61 1314
kiwi 80 1393
groselha preta 180 3109
espinafre 21 1198
tomates 22 1179
couve-flor 30 1390
couve 47 1568
brócolis 47 1791
Pimentas vermelhas 150 5225
Pimentão amarelo 294 2933

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