
Como escolhemos
A maioria das pessoas já ouviu falar sobre a vitamina C, e utilizam essa substância, seja para suplementação ou não. Os efeitos antioxidantes dela são muito conhecidos, mas ela possui outras propriedades que vão te surpreender.
A vitamina C é um composto essencial para a formação de colágeno, além de ajudar a manter a pele, dentes e vasos sanguíneos em boas condições. Ela ainda possui a capacidade de reforçar os efeitos benéficos de outros suplementos, o que faz com que seja uma ótima aliada para quem esteja interessado nisso.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Os melhores suplementos de vitamina C do mercado: Nossas opções
- 4 Guia de Compras: O que você deve saber sobre a vitamina C
- 4.1 O que é exatamente a vitamina C?
- 4.2 Qual é a função da vitamina C?
- 4.3 Qual é a dose recomendada de vitamina C?
- 4.4 Como a vitamina C é absorvida pelo organismo?
- 4.5 Quais são as consequências da carência de vitamina C?
- 4.6 Quais são os riscos de uma carência de vitamina C?
- 4.7 Quais alimentos são ricos em vitamina C?
- 4.8 Quais os benefícios de um consumo saudável de vitamina C?
- 4.9 Quem deve tomar os suplementos de vitamina C?
- 4.10 Que tipos de suplementos de vitamina C existem?
- 4.11 Como tomar um suplemento com vitamina C?
- 4.12 Os suplementos de vitamina C previnem os resfriados?
- 4.13 A suplementação com vitamina C pode adiantar ou atrasar a menstruação?
- 4.14 É possível consumir vitamina C em excesso?
- 4.15 Quais são as contraindicações dos suplementos de vitamina C?
- 4.16 Qual é o preço médio dos suplementos de vitamina C?
- 5 Critérios de Compra
- 6 Resumo
O mais importante
- A vitamina C é uma substância imprescindível para manter o bom funcionamento do metabolismo e para contribuir para a formação de colágeno no organismo.
- A carência dessa vitamina no corpo causa escorbuto, uma doença terrível que pode ser letal.
- A suplementação com vitamina C é considerada segura, embora possa provocar um mal-estar intestinal nas pessoas mais sensíveis.
Os melhores suplementos de vitamina C do mercado: Nossas opções
Nosso Ranking de suplementos inclui os cinco melhores suplementos de vitamina C disponíveis no mercado em 2021. Levamos em conta fatores como qualidade, preço e as opiniões dos compradores, confira abaixo.
Vit-C+Zinco, Profit
R$ 19,90
- A opção em pó com colágeno
- Uma opção para melhorar o aspecto da pele
- Opção em tabletes mastigáveis
- Opção em gelatina para as crianças
A opção em pó com colágeno
Esse composto com colágeno e vitamina C em pó pode ser utilizado misturado com líquidos e melhora o aspecto da pele, cabelo e unhas, deixando-os mais saudáveis.
Por ser em pó, ele é uma ótima opção para as pessoas que não tem facilidade em ingerir cápsulas e comprimidos.
Uma opção para melhorar o aspecto da pele
Esse é um excelente produto para melhorar o aspecto da sua pele, além de outras áreas da sua saúde. Assim, você poderá ter a dose recomendada de vitamina C diária, e ainda terá os benefícios do colágeno.
É recomendável que os usuários façam a ingestão de 2 cápsulas por dia, de preferência durante as refeições.
Opção em tabletes mastigáveis
Esse suplemento da New Nutrition é composto por 120 tabletes mastigáveis e com sabor, para facilitar a ingestão por pessoas que tem dificuldade em ingerir cápsulas e comprimidos. Assim, você irá fortalecer o seu sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados, além de ser também um ótimo produto para o desenvolvimento cerebral, a absorção de ferro, dentre outras coisas.
Opção em gelatina para as crianças
Esse suplemento da Flopi é feito para as crianças, já que tem textura de bala de gelatina e sabor laranja. Conta com a dose diária de Vitamina C necessária para os pequenos de um a oito anos: 30mg por porção em cada bala.
Guia de Compras: O que você deve saber sobre a vitamina C
A vitamina C, cujo nome é ácido ascórbico, é uma das mais populares no âmbito da nutrição. É imprescindível para a melhora da imunidade e protege os tecidos cerebrais. Como o corpo não pode produzir essa substância, ela deve ser obtida através da sua dieta.
A maneira como você se alimenta pode produzir efeitos positivos ou negativos no seu comportamento. (Fonte: lenetstan: 43640243/ 123rf.com)
Em 1749, James Lind, um médico escocês, descobriu que uma substância presente em frutas cítricas podia ser usada para curar o escorbuto, uma doença frequente em marinheiros da época. Em 1932, o Dr. Albert Szent-Györgyi isolou este composto e deu-lhe o nome atual de ácido ascórbico ou vitamina C.
No passado, a deficiência de ácido ascórbico era um problema que matava milhares de pessoas. Hoje em dia é muito raro encontrar alguém com carência desta vitamina, embora seja possível encontrar níveis muito baixos em alguns indivíduos, especialmente nos fumantes.
O que é exatamente a vitamina C?
A vitamina C faz parte do grupo de vitaminas hidrossolúveis ou solúveis em água. Uma característica deste grupo de substâncias (que também inclui as vitaminas do grupo B) é sua facilidade de excreção por meio da urina no caso de ingestão em excesso. Assim, a intoxicação com ácido ascórbico é quase impossível.(2)
As funções desta substância estão relacionadas com a proteção de diferentes tecidos corporais. (Fonte: Rasulova: 80695498 / 123rf.com)
A maioria dos tecidos do organismo (plasma, pele, neurônios e glândulas) armazenam diferentes quantidades de vitamina C, sendo as glândulas suprarrenais, os ovários e os testículos as que retém maior concentração de ácido ascórbico. Estes órgãos necessitam de altas quantidades desta vitamina para produzir hormônios.
Qual é a função da vitamina C?
- Formação de colágeno: A vitamina C promove a formação de colágeno e ajuda a estabilizar os aminoácidos necessários para a síntese deste composto tão necessário para a pele, dentes e articulações.
- Formação de material intercelular: Este material atua como “cimento”, unindo as células e os tecidos e oferece estabilidade aos compostos do organismo.
- Defesa enzimática cutânea: O ácido ascórbico trabalha de forma conjunta com a vitamina E, captando e eliminando os radicais livres responsáveis, ao menos em parte, do envelhecimento cutâneo.
- Inibição da melanogênese: A melanogênese é inibida pela vitamina C, evitando assim a formação de manchas cutâneas, como o cloasma ou manchas senis.
- Desenvolvimento cerebral: Observou-se que o tecido cerebral, especialmente os neurônios em desenvolvimento, necessitam de uma grande quantidade de vitamina C.
- Proteção neuronal: Os neurônios maduros consomem enormes quantidades de ácido ascórbico para proteger-se do estresse oxidativo gerado por sua atividade frenética.
- Absorção de ferro: O ácido ascórbico é capaz de se unir à uma molécula de ferro (procedente da alimentação ou da suplementação) para favorecer sua absorção pelo trato intestinal.
- Cardioproteção: Acredita-se que a vitamina C pode exercer um efeito antioxidante sobre o “colesterol ruim” ou LDL, evitando sua oxidação e posterior acumulação nas artérias.
- Síntese de L-carnitina: A vitamina C é um importante fator para a criação de L-carnitina. Este aminoácido exerce importantes funções no metabolismo energético, acelerando a queima de gordura para sua posterior transformação em energia.
Atualmente, os especialistas continuam investigando as funções do ácido ascórbico. Esta vitamina é utilizada atualmente como tratamento experimental de processos alérgicos (como a rinite alérgica), degeneração ocular causada pela idade, fibrose cística ou mesmo como tratamento anticancerígeno.
Qual é a dose recomendada de vitamina C?
Hoje, o recomendável é uma ingestão de 75-90 mg por dia para que você se beneficie de todas as propriedades da vitamina C.(6)
Suspeita-se que a quantidade necessária de ácido ascórbico varia entre os indivíduos, levando em conta as diferenças genéticas, doenças e velocidade de metabolismo de cada pessoa.
As pessoas que ingerem muitas frutas e verduras no dia a dia consomem uma quantidade de vitamina C que fica em torno dos 200-250 mg por dia. Estes indivíduos possuem menos chances de ter doenças cardiovasculares e uma expectativa de vida maior.
Como a vitamina C é absorvida pelo organismo?
Caso a vitamina C seja administrada em doses muito altas (cerca de 1000-2000 mg), a absorção desta sustância será reduzida drasticamente até chegar a 40%. Não somente isso: a maior parte da vitamina C obtida desta forma não chegará a exercer seus efeitos benéficos e será eliminada pela urina nas horas seguintes.
Portanto, recomenda-se utilizar doses pequenas de vitamina C (30 – 100 mg) repartidas ao longo do dia para garantir a absorção desta sustância. O organismo será capaz de armazenar ácido ascórbico até chegar a uma concentração total de 2000 mg, excretando a vitamina C que sobrar e não permitindo o seu acúmulo em excesso.
Os frutos cítricos tem altos níveis de vitamina C. (Fonte: Lightwise: 24220551 / 123rf.com)
Quais são as consequências da carência de vitamina C?
Esta doença tem duas fases distintas. A primeira fase do escorbuto manifesta-se como um cansaço inexplicável. Também pode ser acompanhada por um desequilíbrio metabólico que favorece o ganho de peso e eventual obesidade.(7)
Se a carência de ácido ascórbico de intensificar, aparecerá uma segunda fase do escorbuto, que pode ser letal. Atualmente, esse estágio da doença não é frequente, somente se manifestando em indivíduos malnutridos. Os sintomas e sinais desta fase do escorbuto são os seguintes:
- Sangramento e hemorragias espontâneas: À medida que o cimento intercelular que mantém as células unidas se deteriora, os vasos sanguíneos se tornam frágeis e sangram com facilidade.
- Gengivas e dentes enfraquecidos: À medida que o cimento intercelular se deteriora, as gengivas sangram com mais facilidade e os dentes podem cair.
- Cansaço e fraqueza: A ausência de vitamina C dificulta a obtenção de energia, o que ocasiona o cansaço e a fraqueza.
- Dificuldade para a cicatrização das feridas: O ácido ascórbico é imprescindível para a cicatrização e síntese de colágeno. As feridas irão cicatrizar muito lentamente com a deficiência desta vitamina.
- Anemia: O sangramento e a dificuldade para absorver o ferro provocados pela carência de vitamina C acabam provocando anemia.
- Apatia, tristeza e problemas psiquiátricos: A vitamina C é essencial para manter a saúde mental. Sua carência provocará uma série de sintomas psiquiátricos e neurológicos, que podem ir desde uma simples apatia até a paranoia e a hipocondria.
- Infecções graves: O sistema imune requer grandes quantidades de vitamina C para dar lugar a compostos enzimáticos capazes de lutar contra as infecções. A carência de ácido ascórbico, portanto, leva ao aparecimento de diversas doenças.
Quais são os riscos de uma carência de vitamina C?
- Fumantes: Entre as pessoas que mantém esse hábito verificou-se um aumento da probabilidade de sofrer carência de ácido ascórbico (18% frente a 5% da população em geral).
- Mulheres que tomam anticoncepcionais orais: O uso de anticoncepcionais está relacionado com uma diminuição dos níveis de vitamina C em mulheres.
- Alcoólatras: As pessoas que consomem álcool em excesso tendem a sofrer de inúmeras carências nutricionais como a de vitamina C.
- Pessoas dependentes: As crianças e os idosos precisam de uma dose diária de vitamina C. Se sua alimentação não for elaborada com cuidado, correm o risco de sofrer com um déficit desta substância.
- Distúrbios alimentares: As pessoas com alimentação muito restritiva (como é o caso da anorexia nervosa) podem sofrer com uma carência de ácido ascórbico.
- Dietas restritivas: Foram verificados casos de deficiência de vitamina C em pessoas alérgicas que possuem uma alimentação pouco variada. Da mesma forma, indivíduos que evitam o consumo de frutas e vegetais por qualquer razão também tem maior risco de sofrer de escorbuto.
As pessoas pertencentes a esses grupos devem estar atentas ao aparecimento de sintomas compatíveis com o escorbuto. Felizmente, esta doença é muito fácil de tratar. A ingestão de alimentos ricos em vitamina C ou suplementos de ácido ascórbico aliviam os sintomas em apenas 24 horas.
Existe uma grande variedade de alimentos nos quais podemos encontrar a vitamina C. (Fonte: Przemyslaw Ceglarek: 87942962 / 123rf.com)
Quais alimentos são ricos em vitamina C?
Alimento (100 gramas) | Quantidade de Vitamina C (mg) | % IDR (100 mg) |
---|---|---|
Acerola | 1600 | 1600% |
Goiaba | 300 | 300% |
Pimentão vermelho | 190 | 190% |
Salsinha | 130 | 130% |
Kiwi | 90 | 90% |
Uva | 90 | 90% |
Brócolis | 80 | 80% |
Couve de Bruxelas | 80 | 80% |
Pimentão verde | 60 | 60% |
Caqui | 60 | 60% |
Mamão | 60 | 60% |
Morango | 60 | 60% |
Laranja | 50 | 50% |
Limão | 40 | 40% |
Espinafre | 30 | 30% |
Couve | 30 | 30% |
Batata (com casca) | 20 | 20% |
É importante lembrar que a tabela anterior está relacionada com a quantidade de vitamina C presente nos alimentos crus. Cozinhá-los altera a quantidade de ácido ascórbico presente nas frutas e verduras, e reduz esse elemento, na maior parte dos casos. Recomenda-se, portanto, consumir estes alimentos crus ou pouco cozidos.(13)
No caso de alimentos que não podem ser consumidos crus (por exemplo, as batatas), recomenda-se cozinhá-los pelo menor tempo possível e utilizar métodos de cozimento que preservem a maior quantidade possível de vitaminas. Por exemplo, assar as babatas (com casca) preservará o ácido ascórbico de maneira mais eficiente do que quando elas são descascadas.
Os limões são ideais para aumentar nosso consumo de vitamina C. (Fonte: Ventrella: 29796800/ 123rf.com)
Quais os benefícios de um consumo saudável de vitamina C?
- Proteção cutânea: A vitamina C armazenada na pele protege a epiderme da ação da luz solar e da radiação.
- Prevenção do envelhecimento: O ácido ascórbico previne a deterioração da pele e dos tecidos, retardando o processo de envelhecimento.
- Sensação de energia e vitalidade: A dose suficiente de vitamina C contribuirá para o metabolismo energético, para que você tenha mais vitalidade no dia a dia.
- Redução do risco cardiovascular: Ao evitar a oxidação e depósito das placas de ateroma, a vitamina C reduzirá o risco de que você sofra complicações cardiovasculares.
- Diminuição dos sintomas da anemia: Uma dieta rica em vitamina C favorece a absorção do ferro, aliviando os sintomas da anemia. Isso é especialmente importante para veganos e vegetarianos, já que o ferro presente nos alimentos de origem vegetal é absorvido com mais dificuldade do que os provenientes de produtos animais.
- Controle de peso: A vitamina C é imprescindível para a síntese de L-carnitina e para o metabolismo das gorduras. Níveis normais desta vitamina favorecem a lipólise (queima de gordura) e contribuem para controlar o peso corporal.
- Cicatrização de queimaduras e feridas: Níveis elevados de ácido ascórbico contribuem para a formação de colágeno e outros componentes cutâneos necessários para a cicatrização das feridas.
- Redução do tempo de recuperação: Alguns estudos associam o consumo elevado de vitamina C a um menor tempo para a recuperação de doenças, já que ela alivia a intensidade dos sintomas.
- Diminuição dos níveis de ácido úrico: O excesso de ácido úrico está relacionado com a aparição de doenças como a gota. Vários estudos afirmam que o consumo de vitamina C tende a diminuir os níveis de ácido úrico no sangue.
Atualmente, a vitamina C continua em estudo. É possível que esta sustância também seja capaz de frear o progresso da doença de Alzheimer, de aliviar os sintomas de várias alergias, de tratar a Síndrome da Fadiga Crônica e de atuar como analgésico. As pesquisas mais recentes sobre esta sustância prometem surpreender.(18)
Quem deve tomar os suplementos de vitamina C?
Fumantes que consomem anticoncepcionais orais ou que estão tentando perder peso se beneficiarão de um suplemento de vitamina C. Além disso, indivíduos que sofrem de anemia podem usar o ácido ascórbico para favorecer a absorção de ferro.(5, 19, 20)
Encontraram recentemente uma relação entre o consumo de suplementos de vitamina C e uma diminuição na pressão arterial. Em pacientes hipertensos, foi observada uma redução de 5 mmHg na pressão diastólica e uma queda de 1,5 mmHg na pressão sistólica. Portanto, o consumo de vitamina C pode ajudar a controlar a hipertensão.(22)
Que tipos de suplementos de vitamina C existem?
- Ácido ascórbico: É a forma “original” da vitamina C. Está disponível nas formas natural e artificial. A eficiência e o grau de absorção de ambos é muito similar. Quando ingeridos em excesso eles podem causar diarreia e ardor no estômago.
- Vitamina C com minerais ou sais: Neste caso, a vitamina C é associada com minerais (zinco, magnésio, cálcio, dentre outros). Desta forma ela fica muito mais tolerável para o estômago e é recomendada para pessoas que sofrem de desconforto intestinal após tomar suplementos de ácido ascórbico.
- Vitamina C com Bioflavonóides: Os bioflavonoides são compostos procedentes de plantas que possuem propriedades antioxidantes e que favorecem a absorção do ácido ascórbico.(23)
- Vitamina C tópica: Existem pós e cremes que contém vitamina C. Neste caso, seu uso é puramente cosmético, contribuindo para que sejam eliminadas manchas da pele. A quantidade de ácido ascórbico que passa para o sangue com este método é mínima.
Portanto, as pessoas que desejem uma absorção elevada de vitamina C devem escolher um suplemento a base de ácido ascórbico ou um que contenha bioflavonoides. Já no caso de indivíduos que sofram de azia (ardor no estômago), devem ser escolhidos produtos com vitamina C e sais minerais.
As investigações mais recentes sobre a vitamina C são promissoras. (Fonte: Vitali Krasouski Ceglarek: 27562503/ 123rf.com)
Como tomar um suplemento com vitamina C?
Embora as cápsulas e comprimidos não permitam dividir as doses ao longo do dia, é possível utilizar os suplementos em pó e líquidos para isso. Ingerir de 100-150 mg de ácido ascórbico com cada uma das três refeições principais será a forma mais eficiente para aumentar os níveis desta vitamina.(24)
O ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel, e, por isso, pode ou não ser consumida acompanhada das refeições. O seu grau de absorção será similar de qualquer forma. No entanto, se a vitamina C for ingerida em jejum pode causar problemas intestinais, e, por isso, o consumo juntamente com os alimentos é mais recomendável.
Os suplementos de vitamina C previnem os resfriados?
Pesquisas com relação a suplementação com vitamina C em pessoas já infectadas com gripe ou resfriado, demonstraram resultados pouco favoráveis. Não se verificou redução na congestão nasal ou nos outros sintomas da gripe e do resfriado em nenhum dos estudos.
Ingerir três pequenas doses de vitamina C com as refeições, por exemplo, assegurará uma melhor absorção. (Fonte: Maria Averburg: 66931014/ 123rf.com)
Isso quer dizer que a vitamina C é inútil frente às infecções? De forma nenhuma! Demonstrou-se que em pessoas submetidas a níveis de estresse excessivos (fator que aumenta a probabilidade de ter doenças), a severidade da gripe e do resfriado foi reduzida de forma significativa através da suplementação com ácido ascórbico.(25)
A suplementação com vitamina C pode adiantar ou atrasar a menstruação?
Esta é a razão que leva inúmeras mulheres a utilizarem alimentos ricos em vitamina C ou suplementos de ácido ascórbico para provocar a menstruação e aliviar assim os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).
O certo é que não existem estudos que avaliem o uso desta vitamina para induzir a menstruação. No entanto, muitas mulheres garantem que a ingestão de uma dose elevada (cerca de 1-2 gramas) de suplemento de ácido ascórbico é muito útil para combater os sintomas da TPM.
É possível consumir vitamina C em excesso?
No entanto, não é recomendável consumir mais do que a quantidade recomendada de 2 gramas de vitamina C por dia em nenhum caso. Este composto ácido é capaz de provocar problemas intestinais com refluxo gastroesofágico, dor estomacal, diarreias e vômitos se ingerido em quantidades muito elevadas.
Você sempre deve consultar um profissional antes de iniciar um tratamento. (Fonte: Tunedin123: 37777665/ 123rf.com)
As pessoas com algum tipo de doença renal (como insuficiência renal crônica) devem consultar um profissional da área da saúde antes de começar a suplementação com ácido ascórbico. Seus rins podem ser incapazes de eliminar o excesso de vitamina C, piorando um quadro de doença renal.(28)
Quais são as contraindicações dos suplementos de vitamina C?
- Pessoas com níveis elevados de oxalatos na urina: Os oxalatos são pequenos cristais que podem formar pedras nos rins e obstruir o fluxo de urina. O consumo da vitamina C pode favorecer a aparição de novos cálculos renais em pessoas pré-dispostas.
- Pessoas com níveis excessivamente elevados de ferro no sangue: Existem diversas patologias no sangue (como a talassemia) que se manifestam com um incremento indesejado nos níveis de ferro. Este mineral pode se acumular nos órgãos vitais (coração, fígado, pulmões e cérebro), por isso é preciso tomar cuidado com a dose ingerida.
- Distúrbios endócrinos e enzimáticos: Algumas doenças genéticas raras, como a deficiência do composto G6PD, podem se agravar com o uso de suplementos de vitamina C.
Outra contraindicação aparece nos casos de gravidez e de amamentação. Embora os suplementos de vitamina C tenham sido utilizados com sucesso em mulheres grávidas para prevenir o aparecimento da hipertensão gestacional, utilizar esse produto sem controle médico não é recomendável.
Qual é o preço médio dos suplementos de vitamina C?
Outros fatores que contribuem para aumentar o preço final do produto são a adição de componentes como minerais, outras vitaminas, extratos de plantas, compostos antioxidantes e probióticos.
Critérios de Compra
Há um grande número de suplementos de vitamina C disponíveis no mercado. É difícil, portanto, escolher um produto que se ajuste perfeitamente às necessidades individuais de cada comprador. Nossos Critérios de Compra podem ajudá-lo a encontrar o complemento perfeito para você.
- Interações medicamentosas
- Reações alérgicas
- Nutrição vegana e vegetariana
- Forma de administração
- Combinação com outros suplementos
- Custo-benefício
Interações medicamentosas
O ácido ascórbico é capaz de ter interações com numerosos medicamentos, alterando sua absorção e sua eficiência de forma drástica. Na tabela que vamos apresentar a seguir, você poderá consultar as interações mais frequentes que aparecem como resultado da combinação de um medicamento e de um suplemento de vitamina C:(24)
Medicamento | Resultado da interação com a vitamina C |
---|---|
Antiácidos com alumínio (Almax®) | Aumento da absorção de alumínio |
Estrogênios (anticoncepcionais) | Aumento da atividade dos estrogênios |
Antipsicóticos (Flufenazina) | Diminui a quantidade do medicamento no sangue |
Quimioterapia | Diminuição dos efeitos da quimioterapia (em estudo) |
Medicação anti HIV | Redução do tempo de atividade da medicação |
Estatinas (tratamento da hipercolesterolemia) | Redução da eficiência do medicamento (em estudo) |
Niacina (vitamina B3) | Diminuição dos efeitos da niacina |
Varfarina (anticoagulante) | Diminuição da eficiência do medicamento |
Paracetamol | Aumento do tempo necessário para a eliminação do medicamento |
Aspirina | Aumento do tempo necessário para a eliminação desse medicamento |
Nifedipino | Aumento do tempo necessário para a eliminação do medicamento |
Normalmente, estes efeitos não são considerados graves e não representam uma ameaça para a saúde. No entanto, é recomendável que você tome estes remédios pelo menos duas horas antes da ingestão do suplemento de vitamina C. Também é aconselhável que você consulte um médico para saber mais informações sobre os efeitos dessa interação.
Reações alérgicas
As reações alérgicas provocadas pela ingestão de suplementos de vitamina C são raras. Não obstante, alguns casos de hipersensibilidade foram verificados depois do consumo excessivo deste suplemento de ácido ascórbico. Os componentes artificiais que acompanham a vitamina C também podem provocar alergias.
Os sintomas alérgicos aparecem minutos ou horas depois de ingerir o suplemento de vitamina C. Eles normalmente são os seguintes: coceira cutânea, inchaço na face, lábios e boca, dificuldade para respirar, vômitos e dor de cabeça. Nesse caso, é essencial solicitar assistência médica imediatamente.
A vitamina C é essencial para o fortalecimento do seu sistema imunológico. (Fonte: Elena Nichizhenova: 90923167/ 123rf.com)
Nutrição vegana e vegetariana
Como o ácido ascórbico é obtido através de alimentos de origem vegetal, é muito fácil encontrar suplementos aptos para veganos e vegetarianos. No entanto, é recomendável prestar atenção ao restante dos ingredientes que fazem parte do suplemento.
Geralmente, os melhores suplementos veganos possuem um selo de qualidade vegano que indica que o produto foi examinado em profundidade sem que tenham sido encontrados elementos de origem animal. Buscar esse símbolo de qualidade é uma forma prática, cômoda e segura de adquirir o suplemento perfeito para você.
Forma de administração
A forma de administração da vitamina C também é muito importante no momento da escolha do suplemento. Este composto pode ser encontrado em diversos formatos. Os mais populares e mais utilizados são os que vamos descrever a seguir:(24)
- Cápsulas e comprimidos: Está é a opção mais cômoda e simples para a administração da vitamina C. No entanto, a maioria dos comprimidos contém uma dose excessiva (cerca de 1 grama) que superam os 250 mg recomendados pela IDR.
- Comprimidos efervescentes: Esta forma de administração é muito similar às cápsulas e comprimidos com relação a facilidade de uso e armazenamento. No entanto, os comprimidos efervescentes se dissolvem no líquido, facilitando a sua ingestão. Normalmente eles possuem diferentes sabores.
- Líquidos: É possível encontrar o ácido ascórbico dissolvido de forma líquida, o que permite uma ingestão muito mais fácil. Em alguns casos, também será possível dividir as doses, para que a ingestão seja feita de forma reduzida ao longo do dia.
- Pó: Este formato é mais complicado de armazenar, dosificar e utilizar, pois requer que ele seja dissolvido em um líquido e misturado antes que possa ser consumido. No entanto, assim a dose poderá ser ajustada da forma que você bem entender.
- Intravenosa: Esta forma de vitamina C somente se encontra disponível para uso médico. Ela é utilizada para tratamento semi-experimental de doenças graves, como o Parkinson e a Fibrose Cística.
Estes suplementos, independentemente do seu formato, podem ser conservados em temperatura ambiente (exceto se as instruções do fabricante indicarem o contrário), protegidos da luz e do calor extremo. Sua vida útil é muito longa e, se a embalagem for conservada em bom estado, será possível armazená-los por um longo tempo.
Existe um grande número de suplementos de vitamina C no mercado para que você possa escolher. (Fonte: andriano: 73544804/ 123rf.com)
Combinação com outros suplementos
Uma das maiores vantagens da vitamina C é sua capacidade de ser combinada com outros suplementos e aumentar o seu efeito benéfico. A seguir, confira uma tabela na qual você poderá consultar alguns benefícios da combinação da vitamina C com outros suplementos:(10, 29, 30, 31, 32)
Combinação | Efeito | Utilidade |
---|---|---|
Vitamina C + Vitamina E | Aumento da capacidade antioxidante | Diminuição do risco cardiovascular (menor oxidação da placa de ateroma) |
Vitamina C + Vitamina D | Aumento da capacidade antioxidante e aumento da regeneração do tecido | Diminuição do risco cardiovascular (menor oxidação da placa de ateroma), rápida reparação de feridas e manutenção da saúde óssea |
Vitamina C + Colágeno | Aumento da regeneração dos tecidos | Melhora do aspecto da pele, cicatrização rápida, prevenção do envelhecimento, cura acelerada de fraturas ósseas |
Vitamina C + Magnésio | Aumento da síntese de colágeno | Melhora do aspecto da pele e prevenção do envelhecimento |
Vitamina C + L-carnitina | Aumento dos níveis totais de L-carnitina | Aumento dos níveis de energia e da destruição das gorduras |
Vitamina C + Selênio | Aumento da ossificação | Prevenção da osteoporose |
Vitamina C + Zinco | Regulação da imunidade | Redução da gripe e resfriados |
Existe um grande número de suplementos que incluem as combinações anteriormente descritas, e assim você poderá consumir vários compostos em uma única cápsula. Outra opção disponível é adquirir os suplementos separadamente e ingerir os dois ao mesmo tempo. Neste caso, o efeito será o mesmo.
Custo-benefício
Muitas vezes, os suplementos de ácido ascórbico possuem uma dose elevada de vitamina C (500-1000 mg). Lembre-se que a IDR para a vitamina C é de 100-250 mg/dia. Você poderá tirar o máximo proveito deste suplemento se dividir a dose, já que irá ter os mesmos benefícios e economizar dinheiro.
Resumo
A vitamina C é um dos suplementos que não podem faltar na alimentação das pessoas. Ela é excelente para aumentar os níveis de energia, vencer a apatia e melhorar o estado da pele, e assim você terá a oportunidade de melhorar diversos aspectos da sua saúde.
Esperamos que com este artigo você tenha compreendido melhor essa substância de tamanha importância. Com essas dicas e conselhos, você poderá aproveitar essa vitamina ao máximo.
Se você gostou dessa Guia sobre vitamina C, deixe um comentário e compartilhe este artigo.
(Fonte da imagem destacada: VanHorn: 12947194 / 123rf.com)
Referências (32)
1.
McCormick DB. The Vitamins 5th Edition: Fundamental Aspects in Nutrition and Health. The American Journal of Clinical Nutrition. 2017. 628 p.
Fonte
2.
H. Stipanuk M, A. Caudill M. Biochemical, physiological, and molecular aspects of human nutrition. 3rd edition. Elsevier; 2013. 948 p.
Fonte
3.
Arriagada S. J. James Lind (1716–1794). Rev Médica Clínica Las Condes [Internet]. 2019 Jan;30(1):99.
Fonte
4.
Albert Szent-Györgyi - Biographical [Internet]. nobelprize.org. 2016
Fonte
5.
Hallberg L, Brune M, Rossander L. The role of vitamin C in iron absorption. Int J Vitam Nutr Res Suppl [Internet]. 1989;30:103–8.
Fonte
6.
Gómez C, Sastre A. Tabla de recomendaciones (normativas y recomendaciones nutricionales SEOM). Soporte Nutricional en el paciente oncológico [Internet]. 2002;317–22.
Fonte
7.
Padayatty S, Levine M. Vitamin C: the known and the unknown and Goldilocks. Oral Dis [Internet]. 2016 Sep;22(6):463–93.
Fonte
8.
Vitamin C - Companion animals - Compendium - DSM [Internet].
Fonte
9.
Maxfield L, Crane JS. Vitamin C Deficiency (Scurvy) [Internet]. StatPearls. 2019.
Fonte
10.
Abdullah M, Jamil RT, Attia FN. Vitamin C (Ascorbic Acid) [Internet]. StatPearls. 2019.
Fonte
11.
Terry Martin - Verywell Mind [Internet].
Fonte
12.
FoodData Central [Internet].
Fonte
13.
Pellegrini N, Fogliano V. Cooking, industrial processing and caloric density of foods. Vol. 14, Current Opinion in Food Science. Elsevier Ltd; 2017. p. 98–102.
Fonte
14.
Akter S, Netzel ME, Fletcher MT, Tinggi U, Sultanbawa Y. Chemical and nutritional composition of terminalia ferdinandiana (kakadu plum) kernels: A novel nutrition source. Foods [Internet]. 2018 Apr 12;7(4):60.
Fonte
15.
Akter S, Netzel ME, Tinggi U, Osborne SA, Fletcher MT, Sultanbawa Y. Antioxidant Rich Extracts of Terminalia ferdinandiana Inhibit the Growth of Foodborne Bacteria. Foods [Internet]. 2019 Jul 24 ;8(8):281.
Fonte
16.
Chambial S, Dwivedi S, Shukla KK, John PJ, Sharma P. Vitamin C in disease prevention and cure: An overview [Internet]. Vol. 28, Indian Journal of Clinical Biochemistry. 2013. p. 314–28.
Fonte
17.
Pullar JM, Carr AC, Vissers MCM. The roles of vitamin C in skin health [Internet]. Vol. 9, Nutrients. MDPI AG; 2017. p. 866.
Fonte
18.
Monacelli F, Acquarone E, Giannotti C, Borghi R, Nencioni A. Vitamin C, aging and Alzheimer’s disease [Internet]. Vol. 9, Nutrients. MDPI AG; 2017. p. 670.
Fonte
19.
Briggs M, Briggs M. Vitamin C rquirements and oral contraceptives. Nature [Internet]. 1972 Aug;238(5362):277.
Fonte
20.
Johnston CS. Strategies for Healthy Weight Loss: From Vitamin C to the Glycemic Response. J Am Coll Nutr [Internet]. 2005 Jun ;24(3):158–65.
Fonte
21.
Leonor Moro (@LeonorMoroEs) | Twitter [Internet].
Fonte
22.
Juraschek SP, Guallar E, Appel LJ, Miller ER. Effects of vitamin c supplementation on blood pressure: A meta-analysis of randomized controlled trials. Am J Clin Nutr [Internet]. 2012 May 1¡;95(5):1079–88.
Fonte
23.
Russo A, Acquaviva R, Campisi A, Sorrenti V, Di Giacomo C, Virgata G, et al. Bioflavonoids as antiradicals, antioxidants and DNA cleavage protectors. Cell Biol Toxicol [Internet]. 2000;16(2):91–8.
Fonte
24.
Ascorbic Acid Dosage Guide with Precautions - Drugs.com [Internet]. 2017.
Fonte
25.
Hemilä H, Chalker E. Vitamin C for preventing and treating the common cold [Internet]. Vol. 2013, Cochrane Database of Systematic Reviews. John Wiley and Sons Ltd; 2013.
Fonte
26.
Deeny J. Vitamin C and the Menstrual Function. Ulster Med J [Internet]. 1940 Oct ;9(2):117–24.
Fonte
27.
Janet Zand, Robert Rountree, Rachel Walton JMG. Smart Medicine for a Healthier Child. 2nd edition. Avery, 2003. 567 p.
28.
Lykkesfeldt J, Michels AJ, Frei B. Vitamin C. Adv Nutr [Internet]. 2014 Jan 1;5(1):16–8.
Fonte
29.
Koyuturk M, Bolkent S, Ozdil S, Arbak S, Yanardag R. The protective effect of vitamin C, vitamin E and selenium combination therapy on ethanol-induced duodenal mucosal injury. Hum Exp Toxicol [Internet]. 2004 Aug;23(8):391–8.
Fonte
30.
Maggini S, Beveridge S, Suter M. A combination of high-dose vitamin C plus zinc for the common cold. J Int Med Res [Internet]. 2012;40(1):28–42.
Fonte
31.
Tantcheva LP, Stoeva ES, Galabov AS, Braykova AA, Savov VM, Mileva MM. Effect of vitamin E and vitamin C combination on experimental influenza virus infection. Methods Find Exp Clin Pharmacol [Internet]. 2003 May;25(4):259–64.
Fonte
32.
Cristina Desoti V, Lazarin-Bidóia D, Martins Ribeiro F, Cardoso Martins S, da Silva Rodrigues JH, Ueda-Nakamura T, et al. The Combination of Vitamin K3 and Vitamin C Has Synergic Activity against Forms of Trypanosoma cruzi through a Redox Imbalance Process. Langsley G, editor. PLoS One [Internet]. 2015 Dec 7;10(12):e0144033.
Fonte