Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

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Vitamina D é o termo familiar para um grupo de vitaminas lipossolúveis, os calciferóis. A vitamina D é mais conhecida por seu papel no metabolismo ósseo, na reabsorção de cálcio e fosfato e na subseqüente transferência para os ossos. Entretanto, tem outras tarefas além da mineralização óssea, tais como a formação de proteínas, o controle de vários genes e, nos últimos anos, outras teorias foram acrescentadas com relação à função da vitamina D3.

Neste teste de vitamina D3 2022, entretanto, nós focamos especialmente na vitamina D3 (colecalciferol) e apresentamos métodos adequados para tomá-la, uma pequena recomendação de produto e uma lista de perguntas e respostas para as perguntas mais freqüentes sobre a vitamina D3. No final do artigo, esperamos que você saiba a importância da vitamina D3 e que você tenha o cuidado de consumi-la adequadamente. (1)




O mais importante

  • A vitamina D3 é um subtipo de vitamina D, que, como é bem conhecido, também pode ser obtida para o organismo humano através da exposição solar sobre a pele.
  • A vitamina D3 pode ajudar em muitos processos do corpo. Estes incluem manter os ossos, dentes e músculos saudáveis.
  • Uma deficiência de vitamina D3 também pode levar a problemas ósseos, tais como osteoporose ou fraturas ósseas. Um suprimento suficiente dessa vitamina vital deve, portanto, ser assegurado.

Vitamina D3: nossa recomendação dos melhores produtos

Na lista a seguir, nós lhe mostraremos alguns produtos úteis de vitamina D3 que você definitivamente deve conhecer. Em cada caso, nós descrevemos brevemente o produto em questão.

Critérios de compra e avaliação da vitamina D3

Há muitas coisas a serem consideradas antes de você decidir sobre um produto adequado de vitamina D3. Ao comprar vitamina D3, você deve prestar atenção a vários aspectos, tais como:

Ao fazer a escolha certa para você, você pode economizar dinheiro e também garantir que você não está dando ao seu corpo algo que ele não precisa. Portanto, procure sempre por alta qualidade e, se necessário, peça para ver os certificados do fabricante.

Doses de vitamina D3

Para este artigo, dividimos os produtos de vitamina D3 disponíveis em três formas de dosagem diferentes.

  • Cápsulas
  • Tabletes
  • Gotas

Todas as três preparações estão prontamente disponíveis e têm suas próprias vantagens e desvantagens, que discutiremos em mais detalhes na seção de Perguntas e Respostas.

Tamanhos de dosagem de vitamina D3

A questão mais importante sobre o tamanho da dosagem é esta: Para quem eu estou comprando este suplemento e de quanto esta pessoa precisa? Portanto, existem diferentes tamanhos de dosagem disponíveis e você deve ter o cuidado de usar as dosagens corretas. Por exemplo, uma dose alta de vitamina D3 pode ser demais para uma criança pequena, enquanto uma dose baixa pode não ter efeito suficiente em um adulto.

Observe também com vitamina D3 que os seus níveis de vitamina D3 podem ser afetados pela exposição solar. (3)

Portanto, tome uma dose maior de vitamina D3 durante os meses de inverno do que durante os meses de verão

Você também pode descobrir o que uma deficiência de vitamina D3 pode fazer com você na seção de perguntas e respostas.

Tamanho da embalagem de vitamina D3

O tamanho da embalagem deve ser distinguido do tamanho da dosagem. O tamanho da dosagem significa quanto efeito há em um preparado de vitamina D3, enquanto o tamanho da embalagem se refere apenas ao número de preparados na embalagem. Ao comprar, certifique-se de que você não só recebe a dosagem certa, mas também que você recebe suplementos suficientes para o seu fornecimento.

Aditivos em suplementos de vitamina D3

Aditivos soam como misturar vinho e ninguém quer isso. A maioria dos aditivos não seria prejudicial em princípio, mas alguns suplementos de vitamina D3 contêm gelatina, tornando o produto impróprio para todos os compradores potenciais. Os intensificadores de sabor ou corantes também não são atraentes, pois não têm qualquer efeito sobre o produto real e têm apenas a intenção de influenciá-lo através da aparência visual.

Portanto, é melhor obter a preparação tecnicamente mais limpa e também evitar os efeitos colaterais irritantes que poderiam ser causados por aditivos.

Certificação de produtos de vitamina D3

Nem todo produto é da mesma qualidade e a qualidade deve ser sempre considerada antes de você comprar o produto. Em princípio, você pode confiar em produtos da Alemanha e da União Européia, já que seus certificados atendem a altos padrões.

Se você comprar um produto de outro país, você deve primeiro descobrir se os certificados atendem a altos padrões. Se possível, você deve evitar produtos com vitamina D3 sem certificação.

Possíveis efeitos colaterais de um produto de vitamina D3

Você não será alérgico à vitamina D3, mas o produto pode estar baseado em substâncias que você não tolera.

Em geral, você pode evitar efeitos colaterais ao comprar produtos com poucos aditivos.

Também pode haver aditivos no preparado de vitamina D3. Portanto, preste muita atenção às instruções de embalagem se você for alérgico ou tiver intolerâncias em geral.

É geralmente improvável que ocorram overdoses com suplementos de venda livre no mercado, mas as reações a amendoim, coco ou suplementos à base de soja são mais prováveis. (2)

Se por algum motivo você tiver uma má reação aos suplementos, não teste doses diferentes primeiro, mas peça conselho ao seu médico ou à sua farmácia.

Guia: Perguntas freqüentes sobre vitamina D3 respondidas em detalhes

Nesta parte do artigo sobre vitamina D3 nós respondemos as perguntas mais freqüentes e damos respostas aos aspectos mais importantes da vitamina D3.

O que é vitamina D3 e como ela funciona?

Vitamina D3 é uma forma de vitamina D. Normalmente, as vitaminas não podem ser produzidas pelo próprio corpo e, portanto, devem ser ingeridas através dos alimentos. No entanto, a vitamina D3 tem a peculiaridade de poder ser formada através da exposição à luz solar. (4)

As formas mais importantes em que a vitamina D3 funciona são as seguintes:

O que é uma deficiência de vitamina D3?

A vitamina D3 é um componente importante na formação dos ossos. Você vai notar isso especialmente se você tiver uma deficiência de vitamina D3, pois isso pode levar a ossos enfraquecidos ou deformados e osteoporose. Você também pode sofrer de dores musculares ou dores nos ossos em geral. (1, 5)

A vitamina D3 ajuda o sistema imunológico

É provável que a vitamina D3 também ajude o seu sistema imunológico, pois ela pode se acoplar em várias partes importantes do corpo, como o intestino, o cérebro, as células imunológicas e mais, promovendo funções que podem impulsionar o sistema imunológico.

Um alto nível de vitamina D3 pode, portanto, ser benéfico na luta contra doenças infecciosas.

A vitamina D3 é uma amiga do cálcio

A vitamina D3 também é necessária para a absorção de minerais como cálcio ou fósforo. Um alto nível de vitamina D3 regula a absorção de minerais e, portanto, também o nível de cálcio do sangue. (6)

O cálcio é necessário, por exemplo, para formar novos ossos ou fortalecer os já existentes.

Quando e para quem é útil tomar vitamina D3?

Mulheres grávidas e crianças precisam especialmente de vitamina D3. (7, 8) Se você não passa muito tempo ao sol ou se raramente está ao ar livre, tomar suplementos extras de vitamina D3 também pode ser útil.

Vitamin D3

As crianças precisam de vitamina D3 suficiente para o crescimento saudável dos ossos. (Fonte da imagem: Unsplash / 🇸🇮 Janko Ferlič)

Os valores recomendados diferem de acordo com o grupo de pessoas. Enquanto uma criança deve receber 400 U.I. de vitamina D3 (Unidades Internacionais) diariamente, uma mulher grávida ou amamentando precisa de 600 U.I.(9, 10)

Tenha também em mente que com o aumento da idade, a absorção de vitamina D3 pelo sol pode ser cada vez mais pobre.

Quais são os problemas da deficiência de vitamina D3?

A deficiência de vitamina D3 é um problema comum na Europa. (11) Se você tem uma deficiência de vitamina D3 por qualquer razão, você deve combatê-la rapidamente, pois ela pode levar a raquitismo em crianças e problemas ósseos, como osteomalacia em adultos, entre outras coisas. (12)

Vitamin D3

Vitamina D3 ajuda a fortalecer seus ossos e pode prevenir fraturas. (Fonte de imagem: Unsplash / Harlie Raethel)

Além disso, a deficiência de vitamina D3 pode exacerbar algumas outras condições médicas. Estes podem incluir

  • Doenças ósseas
  • Doenças musculares
  • Infecções
  • Pressão arterial alta
  • Psoríase
  • Doença cardíaca

Também pode afetar o diabetes. Portanto, é melhor tomar um suplemento de vitamina D3 se você vai ficar escondido dentro de casa por um longo tempo durante o inverno.

Quais os tipos de produtos de vitamina D3 que existem?

Nesta seção, vamos explicar as diferenças entre os vários produtos de vitamina D3 e ilustrá-las com tabelas.

cápsulas; Geralmente inodoro e insípido, infelizmente muitas vezes com revestimento de gelatina e, portanto, inadequado para vegetarianos estritos. Portanto, preste atenção a uma cobertura adequada. [/Tr]

tipo de produto de vitamina D3 Descrição
tablets barato, fácil de tomar, efeito mais fraco, geralmente disponível em combinação com aditivos de cor inúteis
gotas fácil de dosar e individualmente adaptável, mais caro do que comprimidos

Nós explicaremos as vantagens e desvantagens dos suplementos de vitamina D3 com mais detalhes na seção seguinte.

Tablets

Tablets são a forma mais comum e mais conhecida de suplementos de vitamina D. Em comparação com as gotas ou cápsulas, elas são um pouco mais baratas de se comprar.

Vantagens
  • fácil e rápido de usar
  • dosagem clara
  • menos ingredientes
Desvantagens
  • não adequado para pessoas que têm dificuldade de deglutição
  • absorção mais fraca na corrente sangüínea
  • dosagem não/baramente variável

Se você achar difícil engolir comprimidos, talvez você queira passar para o próximo método de administração de vitamina D3.

Gotas

A vitamina D3 líquida tem a vantagem de não precisar ser decomposta e digerida.

Vantagens
  • Pode ser usado se você tiver dificuldade para engolir
  • dosagem individual possível
Desvantagens
  • O gosto pode ser irritante
  • muitos aditivos

As gotas de vitamina D3 funcionam mais rápido porque são mais fáceis de serem absorvidas pelo corpo.

Cápsulas

As cápsulas de vitamina D3 também podem ser engolidas com a ajuda de bebidas se for difícil de engolir.

Vantagens
  • fácil e rápido de usar
  • dosagem clara
  • inodoro e sem sabor
Desvantagens
  • não adequado para pessoas com dificuldades de deglutição
  • gelatina na casca da cápsula
  • dosagem não/baramente variável

Há também cápsulas de vitamina D3 que são feitas de cascas de plantas e, portanto, também são adequadas para vegetarianos.

Como a vitamina D3 deve ser dosada?

Somente um profissional pode lhe dar as melhores dicas de dosagem. Entretanto, as instruções na embalagem geralmente são suficientes para se obter um suprimento adequado de suplementos de vitamina D3. (14)

As necessidades de dosagem de vitamina D3 podem mudar dependendo da estação do ano(13)

Note que teoricamente é possível um excesso de oferta de vitamina D3. No entanto, você não irá exceder este limite através do consumo diário normal.

Quais são as alternativas aos produtos com vitamina D3?

A única e melhor alternativa para um suplemento de vitamina D3 é o sol. (15) Para você, isto significa uma longa permanência na luz solar, a melhor exposição possível de todas as partes do seu corpo e, acima de tudo, exposição regular ao ar fresco. Entretanto, você deve ter em mente os possíveis danos à pele causados por demasiada radiação UV.

Vitamin D3

Como uma alternativa natural aos suplementos de vitamina D3, você também pode passar mais tempo ao sol. (Fonte de imagem: Unsplash / Rampal Singh)

Infelizmente, esta alternativa nem sempre será suficiente se você quiser atingir um nível 100% ideal de vitamina D3. Entretanto, enquanto você não pertencer a um grupo de risco (mais de 60 anos, gravidez, várias doenças)(16), o sol é uma alternativa saudável e livre - usado com moderação.

Fonte das fotos: Ratmaner/ 123rf.com

Referências (16)

1. Robert Koch-Institut. Antworten des Robert Koch-Instituts auf häufig gestellte Fragen zu Vitamin D. 2019.
Fonte

2. IGPmagazin. Allergische Reaktionen bei Einnahme von Vitaminpräparaten möglich. 2015.
Fonte

3. Holick MF, Binkley NC, Bischoff-Ferrari HA, Gordon CM, Hanley DA, Heaney RP, Murad MH, Weaver CM; Endocrine Society. Evaluation, treatment, and prevention of vitamin D deficiency: an Endocrine Society clinical practice guideline. J Clin Endocrinol Metab. 2011 Jul;96(7):1911-30. doi: 10.1210/jc.2011-0385. Epub 2011 Jun 6. Erratum in: J Clin Endocrinol Metab. 2011 Dec;96(12):3908. PMID: 21646368.
Fonte

4. Holick MF. Photosynthesis of vitamin D in the skin: effect of environmental and life-style variables. Fed Proc. 1987 Apr;46(5):1876-82. PMID: 3030826.
Fonte

5. Eriksen EF, Glerup H. Vitamin D deficiency and aging: implications for general health and osteoporosis. Biogerontology. 2002;3(1-2):73-7. doi: 10.1023/a:1015263514765. PMID: 12014847.
Fonte

6. Institute of Medicine (US) Committee to Review Dietary Reference Intakes for Vitamin D and Calcium; Ross AC, Taylor CL, Yaktine AL, et al., editors. Dietary Reference Intakes for Calcium and Vitamin D. Washington (DC): National Academies Press (US); 2011. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK56070/ doi: 10.17226/13050
Fonte

7. Braegger C, Campoy C, Colomb V, Decsi T, Domellof M, Fewtrell M, Hojsak I, Mihatsch W, Molgaard C, Shamir R, Turck D, van Goudoever J; ESPGHAN Committee on Nutrition. Vitamin D in the healthy European paediatric population. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2013 Jun;56(6):692-701. doi: 10.1097/MPG.0b013e31828f3c05. PMID: 23708639.
Fonte

8. Lee JY, So TY, Thackray J. A review on vitamin d deficiency treatment in pediatric patients. J Pediatr Pharmacol Ther. 2013 Oct;18(4):277-91. doi: 10.5863/1551-6776-18.4.277. PMID: 24719588; PMCID: PMC3979050.
Fonte

9. Grossman Z, Hadjipanayis A, Stiris T, Del Torso S, Mercier JC, Valiulis A, Shamir R. Vitamin D in European children-statement from the European Academy of Paediatrics (EAP). Eur J Pediatr. 2017 Jun;176(6):829-831. doi: 10.1007/s00431-017-2903-2. Epub 2017 Apr 12. PMID: 28401345.
Fonte

10. Munns CF, Shaw N, Kiely M, Specker BL, Thacher TD, Ozono K, Michigami T, Tiosano D, Mughal MZ, Mäkitie O, Ramos-Abad L, Ward L, DiMeglio LA, Atapattu N, Cassinelli H, Braegger C, Pettifor JM, Seth A, Idris HW, Bhatia V, Fu J, Goldberg G, Sävendahl L, Khadgawat R, Pludowski P, Maddock J, Hyppönen E, Oduwole A, Frew E, Aguiar M, Tulchinsky T, Butler G, Högler W. Global Consensus Recommendations on Prevention and Management of Nutritional Rickets. J Clin Endocrinol Metab. 2016 Feb;101(2):394-415. doi: 10.1210/jc.2015-2175. Epub 2016 Jan 8. PMID: 26745253; PMCID: PMC4880117.
Fonte

11. Cashman KD, Dowling KG, Škrabáková Z, Gonzalez-Gross M, Valtueña J, De Henauw S, Moreno L, Damsgaard CT, Michaelsen KF, Mølgaard C, Jorde R, Grimnes G, Moschonis G, Mavrogianni C, Manios Y, Thamm M, Mensink GB, Rabenberg M, Busch MA, Cox L, Meadows S, Goldberg G, Prentice A, Dekker JM, Nijpels G, Pilz S, Swart KM, van Schoor NM, Lips P, Eiriksdottir G, Gudnason V, Cotch MF, Koskinen S, Lamberg-Allardt C, Durazo-Arvizu RA, Sempos CT, Kiely M. Vitamin D deficiency in Europe: pandemic? Am J Clin Nutr. 2016 Apr;103(4):1033-44. doi: 10.3945/ajcn.115.120873. Epub 2016 Feb 10. PMID: 26864360; PMCID: PMC5527850.
Fonte

12. Cranney A, Horsley T, O'Donnell S, Weiler H, Puil L, Ooi D, Atkinson S, Ward L, Moher D, Hanley D, Fang M, Yazdi F, Garritty C, Sampson M, Barrowman N, Tsertsvadze A, Mamaladze V. Effectiveness and safety of vitamin D in relation to bone health. Evid Rep Technol Assess (Full Rep). 2007 Aug;(158):1-235. PMID: 18088161; PMCID: PMC4781354.
Fonte

13. Hollis BW. Circulating 25-hydroxyvitamin D levels indicative of vitamin D sufficiency: implications for establishing a new effective dietary intake recommendation for vitamin D. J Nutr. 2005 Feb;135(2):317-22. doi: 10.1093/jn/135.2.317. PMID: 15671234.
Fonte

14. Deutsche Gesellschaft für Ernährung e. V. Ausgewählte Fragen und Antworten zu Vitamin D, Gemeinsame FAQ des BfR, der DGE und des MRI vom 22. Oktober 2012. 2012.
Fonte

15. Horsthemke S. VITAMIN D: Genügt die Sonne für den Knochenschutz? 2020.
Fonte

16. Zittermann A, Pilz S, Hoffmann H, März W. Vitamin D and airway infections: a European perspective. Eur J Med Res. 2016 Mar 24;21:14. doi: 10.1186/s40001-016-0208-y. PMID: 27009076; PMCID: PMC4806418.
Fonte

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Wissenschaftlicher Artikel
Robert Koch-Institut. Antworten des Robert Koch-Instituts auf häufig gestellte Fragen zu Vitamin D. 2019.
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Magazinartikel
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Wissenschaftlicher Artikel
Holick MF. Photosynthesis of vitamin D in the skin: effect of environmental and life-style variables. Fed Proc. 1987 Apr;46(5):1876-82. PMID: 3030826.
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Eriksen EF, Glerup H. Vitamin D deficiency and aging: implications for general health and osteoporosis. Biogerontology. 2002;3(1-2):73-7. doi: 10.1023/a:1015263514765. PMID: 12014847.
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Wissenschaftliches Buch
Institute of Medicine (US) Committee to Review Dietary Reference Intakes for Vitamin D and Calcium; Ross AC, Taylor CL, Yaktine AL, et al., editors. Dietary Reference Intakes for Calcium and Vitamin D. Washington (DC): National Academies Press (US); 2011. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK56070/ doi: 10.17226/13050
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Wissenschaftlicher Artikel
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Wissenschaftlicher Artikel
Grossman Z, Hadjipanayis A, Stiris T, Del Torso S, Mercier JC, Valiulis A, Shamir R. Vitamin D in European children-statement from the European Academy of Paediatrics (EAP). Eur J Pediatr. 2017 Jun;176(6):829-831. doi: 10.1007/s00431-017-2903-2. Epub 2017 Apr 12. PMID: 28401345.
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Wissenschaftlicher Artikel
Munns CF, Shaw N, Kiely M, Specker BL, Thacher TD, Ozono K, Michigami T, Tiosano D, Mughal MZ, Mäkitie O, Ramos-Abad L, Ward L, DiMeglio LA, Atapattu N, Cassinelli H, Braegger C, Pettifor JM, Seth A, Idris HW, Bhatia V, Fu J, Goldberg G, Sävendahl L, Khadgawat R, Pludowski P, Maddock J, Hyppönen E, Oduwole A, Frew E, Aguiar M, Tulchinsky T, Butler G, Högler W. Global Consensus Recommendations on Prevention and Management of Nutritional Rickets. J Clin Endocrinol Metab. 2016 Feb;101(2):394-415. doi: 10.1210/jc.2015-2175. Epub 2016 Jan 8. PMID: 26745253; PMCID: PMC4880117.
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Klinische Studie
Cashman KD, Dowling KG, Škrabáková Z, Gonzalez-Gross M, Valtueña J, De Henauw S, Moreno L, Damsgaard CT, Michaelsen KF, Mølgaard C, Jorde R, Grimnes G, Moschonis G, Mavrogianni C, Manios Y, Thamm M, Mensink GB, Rabenberg M, Busch MA, Cox L, Meadows S, Goldberg G, Prentice A, Dekker JM, Nijpels G, Pilz S, Swart KM, van Schoor NM, Lips P, Eiriksdottir G, Gudnason V, Cotch MF, Koskinen S, Lamberg-Allardt C, Durazo-Arvizu RA, Sempos CT, Kiely M. Vitamin D deficiency in Europe: pandemic? Am J Clin Nutr. 2016 Apr;103(4):1033-44. doi: 10.3945/ajcn.115.120873. Epub 2016 Feb 10. PMID: 26864360; PMCID: PMC5527850.
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Wissenschaftlicher Artikel
Cranney A, Horsley T, O'Donnell S, Weiler H, Puil L, Ooi D, Atkinson S, Ward L, Moher D, Hanley D, Fang M, Yazdi F, Garritty C, Sampson M, Barrowman N, Tsertsvadze A, Mamaladze V. Effectiveness and safety of vitamin D in relation to bone health. Evid Rep Technol Assess (Full Rep). 2007 Aug;(158):1-235. PMID: 18088161; PMCID: PMC4781354.
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Hollis BW. Circulating 25-hydroxyvitamin D levels indicative of vitamin D sufficiency: implications for establishing a new effective dietary intake recommendation for vitamin D. J Nutr. 2005 Feb;135(2):317-22. doi: 10.1093/jn/135.2.317. PMID: 15671234.
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Wissenschaftlicher Ratgeber
Deutsche Gesellschaft für Ernährung e. V. Ausgewählte Fragen und Antworten zu Vitamin D, Gemeinsame FAQ des BfR, der DGE und des MRI vom 22. Oktober 2012. 2012.
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Artikel von Wissenschaftlern
Horsthemke S. VITAMIN D: Genügt die Sonne für den Knochenschutz? 2020.
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Wissenschaftlicher Artikel
Zittermann A, Pilz S, Hoffmann H, März W. Vitamin D and airway infections: a European perspective. Eur J Med Res. 2016 Mar 24;21:14. doi: 10.1186/s40001-016-0208-y. PMID: 27009076; PMCID: PMC4806418.
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Resenhas