Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

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Bem-vindo ao nosso grande teste de vitamina K2 2021. Aqui nós apresentamos todas as preparações de vitamina K2 que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o melhor suplemento de vitamina K2 para você.

Você também pode encontrar respostas para as perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você definitivamente deve prestar atenção se você quiser comprar vitamina K2.




O mais importante

  • A vitamina K2 é uma das vitaminas lipossolúveis e é formada a partir da vitamina K1. K2 é o meio das vitaminas K e seu nome científico é "menaquinona".
  • A vitamina K ajuda a manter a saúde óssea e suporta a coagulação normal do sangue.
  • A vitamina K2 é encontrada em uma variedade de alimentos. A maior quantidade de vitamina K2 é encontrada em "Natto", um alimento especial do Japão feito a partir de grãos de soja fermentados.

Vitamina K2: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas a se fazer antes de comprar vitamina K2

O que é vitamina K2?

A vitamina K2 é uma vitamina lipossolúvel e portanto pertence ao grupo das vitaminas A, D e E.

Além da vitamina K2, a vitamina K1 também é uma forma natural de vitamina K.

Pouca atenção é dada à vitamina K, mas é uma vitamina que o seu corpo precisa tanto quanto ela. (Fonte de imagem: 123rf.com / 102308901)

A vitamina K1 é encontrada principalmente na salada verde e, portanto, pode ser fornecida ao corpo através da dieta diária.

A vitamina K2, por outro lado, é produzida por bactérias intestinais e outros microorganismos e pode ser absorvida diretamente através das células intestinais.

Isto significa que uma flora intestinal saudável é um pré-requisito importante para ser fornecida com vitamina K2 suficiente.

Qual efeito a vitamina K2 tem no corpo?

A vitamina K2 tem muitos efeitos diferentes no corpo. Principalmente, a vitamina é responsável por manter a coagulação do sangue e estabilizar a formação óssea.

Os pesquisadores também suspeitam que a vitamina K2 pode prevenir depósitos nos vasos sanguíneos. Além disso, a vitamina está sendo discutida como um preventivo do câncer.

Entretanto, isto é contrariado pelo fato de que a vitamina K2 pode proteger as células da "morte celular programada".

Entretanto, este é um processo completamente natural pelo qual o corpo se protege contra tumores.

Uma visão geral das funções mais importantes da vitamina K2

  • Promovendo a formação óssea (1)
  • Prevenção de fraturas ósseas em mulheres na pós-menopausa com osteoporose (2)
  • Tratamento da osteoporose (3)
  • Redução da calcificação vascular (3)
  • Redução do risco de diabetes tipo 2 (4)
  • Melhorando a sensibilidade insulínica e a tolerância à glicose (5)
  • Proteção da coagulação do sangue
  • Modificação da morte programada da célula
  • Mineralização dos dentes

Em geral, a vitamina K2 é bastante bem pesquisada e há alguns estudos significativos sobre seu modo de ação. Nós entraremos nisto com mais detalhes no final do artigo.

Quando eu devo tomar vitamina K2?

Há alguns grupos de pessoas que definitivamente deveriam tomar vitamina K2 além disso.

As pessoas que sangram ou sofrem de doença óssea frágil precisam tomar a vitamina. No entanto, eles devem se abster de tomar suas próprias doses.

A medicação deve ser tomada de acordo com as instruções do médico. A vitamina K2 não pode ser armazenada no corpo.

Se for tomado de forma descontrolada e em altas doses, podem ocorrer efeitos colaterais, que são descritos abaixo.

A ingestão de vitamina K2 também pode ser recomendada para alguns outros grupos-alvo

  • Adolescentes
  • Idosos com baixa densidade óssea
  • Pessoas com flora intestinal perturbada
  • Pessoas com problemas odontológicos
  • Pessoas com hábitos alimentares insalubres

A seguinte visão geral dá os requisitos de vitamina K2 para diferentes grupos de pessoas.

grupo de pessoas Necessidade de vitamina K2 por dia em bebês mg
até onze meses 10
Bebês de até três anos de idade 12
crianças de até seis anos 20
crianças até dez anos 30
jovens de até 14 anos 45
jovens de até 17 anos 65
adultos 70

A necessidade de vitamina K2 aumenta com a idade, já que a densidade óssea diminui continuamente.

Isto varia de pessoa para pessoa e, portanto, só deve ser tomado após um diagnóstico médico ter sido feito.

Como uma deficiência de vitamina K2 se manifesta?

Uma pessoa saudável que come uma dieta saudável e variada é pouco provável que sofra de sintomas de deficiência.

Uma deficiência de vitamina K2 ocorre quando o corpo não foi suprido com nutrientes suficientes durante um longo período de tempo.

Os sintomas característicos também podem se tornar aparentes como resultado da ingestão de medicamentos.

Os sintomas geralmente estão diretamente relacionados ao comportamento de sangramento

  • Nosebleeds
  • Sangramento das gengivas
  • Banquetas pretas
  • Rebentamento de veias e sangramento na área facial
  • Dor de cabeça

Neste ponto nós gostaríamos de alertar contra o auto-diagnóstico. Uma overdose de vitamina K2 também pode levar a sintomas similares.

Portanto, uma deficiência de vitamina K2 deve ser sempre confirmada por um médico antes de tomar a vitamina.

Os efeitos colaterais podem ocorrer quando se toma vitamina K2?

Para uma pessoa saudável, a vitamina K não é um perigo real, mesmo em altas doses. Ocasionalmente, reações de hipersensibilidade devido a alergias têm sido observadas.

No caso de uma overdose grave, as seguintes reações são de se esperar

  • Olhos vermelhos
  • Sangramento
  • Rebentamento de veias no rosto ou nas pernas

Como já mencionado, a vitamina K2 promove a coagulação do sangue e, portanto, tem um efeito de espessamento do sangue.

Além disso, altas doses de vitamina K2 têm um efeito negativo sobre o fígado. Neste contexto, as interações não devem passar despercebidas.

A ingestão simultânea de anticoagulantes deve ser evitada. Os anticoagulantes também não devem ser tomados junto com preparados de vitamina K2. Isto pode levar à trombose e pode até mesmo colocar a vida em risco.

Em quais alimentos a vitamina K2 é encontrada?

Como já mencionado, os vegetais verdes fornecem quantidades consideráveis de vitamina K.

A visão geral a seguir lhe diz quanta vitamina K realmente está nos vegetais e quais alimentos também fornecem vitamina K.

alimentos Teor de vitamina K em mg / 100g
chucrute 1.540
Couves de Bruxelas 440
espinafre 400
alface 200
couve-flor 186
ervilhas 135
batatas 50 tomates
43
morangos 13
pêssegos 10
bananas 10
carne de frango 473
fígado bovino 45
carne 17
manteiga 60
Queijo emmental Queijo 30
Edam 16
leite integral 11
farelo de trigo 80
farinha de aveia 50
grãos inteiros 30
arroz 20

A maioria dos alimentos mencionados contém vitamina K1.

Embora a vitamina K2 possa ser melhor utilizada pelo organismo, as quantidades contidas nos alimentos são bastante pequenas.

Além do natto já mencionado, carne e produtos lácteos contêm quantidades apreciáveis de vitamina K2.

Decisão: Que tipos de vitamina K2 existem e qual é a mais adequada para você?

Basicamente, você pode distinguir entre dois tipos diferentes de vitamina K2

  • Vitamina K2 de origem animal
  • Vitamina K2 de origem microbiana

O que distingue a vitamina K2 derivada de animais e quais são as vantagens e desvantagens?

Vitamina K2 obtida de fontes animais também é chamada menaquinona-4, ou MK-4 para abreviar.

Se a vitamina K2 é de origem animal, ela é muito bem absorvida pelo organismo e é, portanto, a forma mais eficaz.

Vantagens
  • Boa biodisponibilidade
  • Seleção extensa de produtos
  • Diversas formas de dosagem
Desvantagens
  • Não adequado para vegetarianos

O que distingue a vitamina K2 de origem microbiana e quais são as vantagens e desvantagens?

A vitamina K2 de fontes microbianas também é chamada de menaquinona-7, abreviada MK-7.

A vitamina é menos eficaz do que aquela derivada de fontes animais, mas é adequada para vegetarianos para garantir um suprimento adequado de vitamina K.

Vantagens
  • Apropriado para vegetarianos e veganos
  • Vários formulários de dosagem
Desvantagens
  • Menos efetivo que MK-4

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar a vitamina K2

A seguir, gostaríamos de lhe mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar a vitamina K2.

Isto tornará mais fácil para você decidir se uma determinada vitamina K2 é adequada para você ou não. Em resumo, estes são

  • Forma de dosagem
  • Tipo de produto
  • Extração
  • Sabor
  • Composição

Formulário de dosagem

Você pode escolher entre diferentes formas de dosagem.

A concentração do produto em todas as preparações é bastante alta, variando de 100 a 200 mg por porção.

Os seguintes formulários de dosagem estão disponíveis:

forma de dosagem Vantagens Desvantagens
cápsula Exatamente dosado, adequado para viagens, Higiênico A dose não pode ser ajustada individualmente, a ingestão é problemática para muitos usuários, Nem sempre adequada para comprimidos vegetarianos
Exatamente dosado, fácil de tomar, Prático para viagens A dose não pode ser ajustada
gotas A dose pode ser ajustada, fácil e conveniente de tomar, Parte do produto A dose deve ser determinada e respeitada

Todas as preparações são comparativamente altas na dosagem e, portanto, a ingestão deve ser discutida com um médico ou profissional alternativo.

As dosagens especificadas devem ser obedecidas. Isto é melhor alcançado com vitamina K2 em comprimidos ou em cápsulas.

Tipo de produto

Nós já discutimos as duas subformas da vitamina K2. Quimicamente, quase não há diferenças entre o MK-4 e o MK-7. Apenas as correntes laterais são de comprimentos diferentes.

O MK-4 é de origem animal e é encontrado em ovos ou carne. No entanto, na produção de suplementos alimentares, a menaquinona 4 produzida sinteticamente é normalmente utilizada.

MK 7, por outro lado, é um produto vegano que é bem absorvido pelo corpo e permanece na corrente sanguínea por mais tempo do que MK-4.

Extração

A extração já foi mencionada em tipos de produtos. Este critério de compra é de particular interesse para vegetarianos e veganos.

Você também deve saber a origem da preparação no contexto das dietas e com relação a possíveis alergênios. Nem todos os fabricantes fornecem informações transparentes sobre a embalagem.

  • MK-4: Derivados de carne e ovos
  • MK-7: Derivados de Netto, um feijão de soja fermentado

Raramente há referências ao MK-8 ou MK-9 na embalagem. Esta é a vitamina K2 que foi extraída do iogurte ou queijo.

Sabor

Aqueles que escolhem preparados de vitamina K2 na forma de cápsulas ou comprimidos não terão que prestar atenção a este critério, porque os preparados nestas formas de dosagem são de sabor neutro.

No entanto, no caso de gotas, é comum acrescentar aromas. As gotas são geralmente colocadas diretamente sob a língua e absorvidas através da mucosa oral.

Um sabor fresco de laranja ou limão geralmente não tem influência na qualidade e modo de ação do preparo e, portanto, permanece puramente uma questão de sabor.

Os sabores frutados afogam o sabor um tanto monótono e assim enganam nossas papilas gustativas. (Fonte da imagem: 123rf.com / 113964626)

Composição

Você deve buscar a melhor pureza de produto possível. Preste atenção às informações sobre a embalagem do produto. Aditivos indesejáveis são possíveis em todas as formas de dosagem disponíveis.

Estes são certos corantes e aromas que se destinam a melhorar a aparência ou o sabor do produto, mas que podem, em última análise, prejudicar a absorção e a tolerância da vitamina K2.

Não raro, esses aditivos também representam um risco à saúde. Produtos em qualidade orgânica e livres de aditivos devem ser preferidos.

Os alérgicos devem saber que a vitamina K2 na subforma MK-7 é produzida a partir de grãos de soja fermentados. A soja é um dos doze principais alergênios.

Quem descobriu a vitamina K2?

A descoberta da vitamina K2 é mais jovem do que se pensava. Quase 100 anos atrás, o Dr. Weston Price partiu para a África.

O dentista ficou chocado com os enormes problemas de saúde do mundo ocidental e procurou por respostas entre os últimos povos primitivos.

O que ele viu no final de sua jornada literalmente o deixou sem palavras. Os povos primitivos comiam uma dieta natural, passavam muito tempo se exercitando no ar fresco e desfrutavam de boa saúde.

Na época, ele recebeu muita incompreensão e algumas risadas. No final, o Dr. Weston Price não descobriu nada além de vitamina K2. (Fonte de imagem: 123rf.com / 82013619)

Embora os laticínios dificilmente estivessem no menu, as pessoas tinham ossos fortes e dentes saudáveis. O Dr. Price pesquisou o "fator X" no local, o que poderia ter causado isto.

Ficou claro para o médico que a substância deve ser encontrada em produtos animais e só pode vir de animais que foram mantidos naturalmente e de uma maneira apropriada à espécie.

Como pode se desenvolver uma deficiência de vitamina K2?

Em pessoas saudáveis, uma deficiência nutricional de vitamina K2 quase pode ser descartada.

Entretanto, alguns distúrbios relacionados à saúde podem ser responsáveis por isso

  • Distúrbios de digestão de gordura
  • Doença celíaca
  • Síndrome do intestino curto
  • Doença de Chron
  • Danos no fígado

Tomar certos medicamentos também pode causar a queda dos níveis de vitamina K2. Estes incluem medicamentos prescritos para a tuberculose ou epilepsia.

Posso obter vitamina K2 suficiente da minha dieta diária?

A vitamina K2 é produzida por plantas e microorganismos. As verduras verdes são ricas em vitamina K.

Então você não tem que ser um defensor da cozinha de saladas. Para lhe fornecer vitamina K, cerca de 60 gramas de espinafre, brócolis ou couve são suficientes.

Você pode preparar os legumes como você quiser. O calor tem relativamente pouco efeito sobre a vitamina K2 porque é um composto muito estável.

Entretanto, se os vegetais forem armazenados por um longo tempo e expostos à luz do dia, é provável que o conteúdo de vitamina K diminua, porque a vitamina é muito sensível ao ar.

Até que ponto a formação de vitamina K no corpo desempenha um papel?

A vitamina K também pode ser formada no intestino humano por várias cepas de bactérias.

Entretanto, esta vitamina K não desempenha um papel decisivo na cobertura da necessidade diária de vitaminas, pois ela é formada em uma seção do intestino onde não é ou só raramente é absorvida pelo organismo.

Quem precisa especialmente de muita vitamina K2?

Crianças e adolescentes ainda estão crescendo e a estrutura óssea e o aparelho dentário precisam ser fornecidos com mais nutrientes.

As pessoas que preferem comer carne e não são tão particulares em comer um acompanhamento verde podem sofrer de deficiência de vitamina K2, e ao mesmo tempo seu nível de colesterol aumenta. Tomar vitamina K2 pode ter um efeito regulador aqui.

Os mais velhos devem tomar vitamina K2 para estabilizar seus ossos. Aqueles que pesam mais ou fumaram durante anos também são bem aconselhados a comprar as preparações apropriadas.

Qual é a conexão entre a vitamina K2 e a vitamina D?

As duas vitaminas suportam funções corporais similares. A esse respeito, ambas as vitaminas se ajudam mutuamente.

Enquanto a vitamina D assegura a absorção do cálcio, a vitamina K2 cuida do transporte para os lugares correspondentes do seu corpo.

Portanto, é recomendado tomar as duas vitaminas em combinação. Isto é especialmente verdade para pessoas que sofrem de deficiência de vitamina D e querem um suprimento rápido e direcionado de vitamina solar.

A deficiência de vitamina K2 é realmente generalizada?

Esta pergunta não pode ser respondida com números detalhados. Os chamados estudos de consumo revelam possíveis deficiências nutricionais.

Uma pesquisa de 2006, por exemplo, mostrou que 85% da população na Alemanha está subfornecida com vitamina D.

Como a vitamina K2 não foi incluída nestes estudos até o momento, não há números exatos disponíveis.

As estimativas assumem cerca da metade de todos os alemães. A suposição é justificada pelos fatos de que há uma prevalência generalizada de doenças cardiovasculares e que a dieta dos alemães é menos orientada para alimentos contendo K2.

Existem estudos sobre o modo de ação da vitamina K2?

Alguns estudos confirmaram até agora o efeito da vitamina K2. Por exemplo, a revista "Atherosclerosis" publicou um estudo com 564 participantes que confirma que a vitamina K2 pode reduzir significativamente a formação da placa bacteriana.

O Estudo do Coração de Rotterdam foi realizado durante um período de dez anos. Os sujeitos que comeram alimentos ricos em vitamina K2 mostraram significativamente menos arteriosclerose.

Em experimentos com animais, poderia ser mostrado que mesmo as calcificações existentes poderiam ser reduzidas.

Ratos que sofrem de arteriosclerose receberam alimentos enriquecidos com vitamina K2. Os depósitos foram reduzidos pela metade em comparação com o grupo de comparação alimentado com alimentos normais.

Fonte das fotos: 123rf.com / 102579084

Referências (5)

1. Julia Khéde Dourado Villa, Marisa Alves Nogueira Diaz, Virgínia Ramos Pizziolo, Hércia Stampini Duarte Martino. Effect of Vitamin K in Bone Metabolism and Vascular Calcification: A Review of Mechanisms of Action and Evidences. Crit Rev Food Sci Nutr . 2017 Dec 12;57(18):3959-3970.
Fonte

2. Jun Iwamoto. Vitamin K2 Therapy for Postmenopausal Osteoporosis. Nutrients. 2014 May; 6(5): 1971–1980.
Fonte

3. Gerry Kurt Schwalfenberg. Vitamins K1 and K2: The Emerging Group of Vitamins Required for Human Health. J Nutr Metab. 2017;2017:6254836.
Fonte

4. Yan Li, Jie Peng Chen, Lili Duan, Shuzhuang Li. Effect of Vitamin K2 on Type 2 Diabetes Mellitus: A Review. Diabetes Res Clin Pract. 2018 Feb;136:39-51.
Fonte

5. Prasenjit Manna, Jatin Kalita. Beneficial Role of Vitamin K Supplementation on Insulin Sensitivity, Glucose Metabolism, and the Reduced Risk of Type 2 Diabetes: A Review. Nutrition. Jul-Aug 2016;32(7-8):732-9.
Fonte

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Julia Khéde Dourado Villa, Marisa Alves Nogueira Diaz, Virgínia Ramos Pizziolo, Hércia Stampini Duarte Martino. Effect of Vitamin K in Bone Metabolism and Vascular Calcification: A Review of Mechanisms of Action and Evidences. Crit Rev Food Sci Nutr . 2017 Dec 12;57(18):3959-3970.
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Jun Iwamoto. Vitamin K2 Therapy for Postmenopausal Osteoporosis. Nutrients. 2014 May; 6(5): 1971–1980.
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