Ultima atualização: 4 de outubro de 2021

Vitaminas durante a gravidez é um grande problema para muitas grávidas. O medo de que o feto possa estar subnutrido com algum nutriente importante e assim já sofrer danos no útero acompanha a maioria das mulheres, pelo menos durante a primeira gravidez. O pensamento por trás disso não está nada errado - porque a necessidade de vitaminas, minerais e oligoelementos é na verdade maior necessidade durante a gravidez do que o normal.

Para alguns nutrientes, a necessidade diária aumenta em quase 100% em comparação com a necessidade diária de uma mulher que não está grávida. Mas o que exatamente está por trás do tema das vitaminas durante a gravidez? Quais vitaminas são realmente necessárias e em que dosagem elas são necessárias? Quais seriam as conseqüências de um subabastecimento? Naturalmente, isto também levanta a questão de se é possível ingerir todas as vitaminas que você precisa durante a gravidez apenas através da dieta.

Agora é bem conhecido que as vitaminas também podem ser prejudiciais em quantidades excessivas - então você também precisa se perguntar como você pode evitar melhor uma possível overdose de vitaminas durante a gravidez.




O mais importante

  • Vitaminas e minerais durante a gravidez são extremamente importantes e devem receber atenção especial.
  • A necessidade de vitaminas durante a gravidez é muito maior do que o normal. Entretanto, uma overdose de vitaminas e minerais individuais deve ser evitada.
  • Uma oferta insuficiente de ácido fólico, vitamina D, ferro ou iodo pode ser crítica para a criança por nascer, portanto você deve prestar atenção especial aqui.

Vitaminas na gravidez

As vitaminas são blocos ou moléculas vitais de construção para o nosso corpo. Eles desempenham um papel vital em inúmeros processos químicos no corpo humano e assim contribuem para a vitalidade, o crescimento e também para o nosso bem-estar.

As vitaminas geralmente não são produzidas pelo próprio corpo, mas são fornecidas através de alimentos. A única exceção a isto é a vitamina D, que é produzida no corpo com a ajuda da luz solar.

As vitaminas ou são solúveis em água ou em gordura. As vitaminas solúveis em água não são armazenadas pelo organismo e, portanto, devem ser fornecidas com muito mais freqüência. As vitaminas lipossolúveis, por outro lado, podem ser armazenadas no fígado, por exemplo.

Qual o papel das vitaminas na gravidez?

Existem 13 vitaminas diferentes, todas elas importantes de alguma forma para a saúde e o desenvolvimento físico.

Estes são encontrados em uma grande variedade de alimentos - especialmente em frutas e vegetais, é claro. Mas não apenas nestes. As vitaminas incluem

  • Vitamina A
  • Vitamina B - um complexo vitamínico composto pelas seguintes 8 vitaminas
    • Vitamina B1
    • Vitamina B2
    • Vitamina B6
    • Vitamina B12
    • Biotin
    • Niacin
    • Ácido pantotênico
    • Ácido fólico
  • Vitamina C
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Vitamina K

Como mencionado, a necessidade de vitaminas é muito maior durante a gravidez. No entanto, em muitas áreas é suficiente comer uma dieta saudável e, acima de tudo, equilibrada.

Entretanto, especialmente se a mulher grávida não estiver bem por um longo período de tempo, não tiver tempo (ou energia) para cozinhar refeições saudáveis ou outros fatores perturbadores estiverem presentes, ainda pode ocorrer um subabastecimento.

Vitaminas durante a gravidez - Uma dieta balanceada é particularmente importante, caso contrário há um risco de insuficiência. (Fonte de imagem: 123rf.com / 72249008)

Para algumas vitaminas, os ginecologistas recomendam até mesmo, em geral, tomar um suplemento alimentar adicional especificamente para essas vitaminas durante a gravidez - simplesmente porque apenas muito poucas mulheres realmente tomam a quantidade necessária em sua dieta diária normal.

Há também o fato de que as vitaminas são basicamente bastante sensíveis. Luz, calor e até mesmo ar podem destruir as vitaminas, então definitivamente faz sentido incluir o máximo possível de frutas e vegetais crus em sua dieta. Quando cozinhados, muitos alimentos anteriormente muito saudáveis já perderam muito de sua magia.

Origem das vitaminas para a gravidez

A tabela a seguir deve lhe dar um pouco de informação sobre quais alimentos lhe fornecem quais vitaminas.

trNiacina; Carne, aves, peixes, leite, produtos de grãos inteiros, vegetais verdes, gérmen de trigo, levedura de cerveja [/tr]

vitaminas Os alimentos mais importantes / famosos
vitamina A Produtos lácteos, ovos, fígado, produtos de fígado, peixes em óleo, frutas e vegetais verdes e amarelos (estes contêm o precursor beta-caroteno - mais sobre isso depois)
Vitamina B1 Carne de porco, peixe, produtos de grãos inteiros, arroz com casca, nozes, frutos do mar, batatas, legumes
Vitamina B2 Produtos lácteos, ovos, levedura de cerveja, gérmen de trigo, vegetais de folhas verdes, produtos de grãos inteiros, frutas, pão, cereais, peixes, carne (por exemplo, em fígado de cordeiro ou porco)
Vitamina B6 Produtos de grãos inteiros, ovos, carne, farinha de soja, fermento de cerveja, banana, cogumelos, batata, pimentão, espinafre, ervilha, abacate
Vitamina B12 Carne, peixe, laticínios, rim, extrato de fermento, ovos, chucrute (como um fornecedor de vitamina B12 vegetal)
Biotina Carne, laticínios, gema de ovo, lentilha, soja, aveia, cogumelos, fermento
ácido pantotênico Está presente em quase todos os alimentos, mas principalmente em carnes, peixes, ovos, legumes, leite e produtos integrais
ácido fólico Vegetais com folhas verdes, raízes, ervilhas, feijão verde, abacate, tomate, batata, cogumelos, farinha de soja, nozes, ovos, peixe, leite, ostras, pão, produtos de grãos inteiros, frutas
Vitamina C Frutas cítricas, pimentões, brócolis, frutas vermelhas, batatas, pimentões, vários tipos de repolho, morango, melancia
Vitamina D Peixes gordurosos, gemas de ovo, cogumelos, manteiga, leite, margarina, abacate
Vitamina E Nozes, óleo vegetal, fígado, manteiga, ovos, produtos de grãos inteiros
vitamina K Couve, couve-flor, salsa, batata, carne, frango, ovos, leite, damascos, produtos de grãos inteiros

A lista mostra toda uma gama de alimentos nos quais várias vitaminas importantes podem ser encontradas e que devem ter um papel importante na dieta, especialmente durante a gravidez. O fígado está excluído desta lista - apesar de ser uma excelente fonte de várias vitaminas.

No entanto, o fígado contém muita vitamina A em particular, de modo que comer fígado durante a gravidez pode levar a uma overdose - o que pode ter consequências terríveis para o feto.

Além das vitaminas listadas, há também alguns minerais e oligoelementos que são muito importantes, especialmente durante a gravidez. Iodo e ferro são os primeiros a serem mencionados aqui, porque estes dois são mais freqüentemente afetados quando se diz que as mulheres grávidas são deficientes.

Quantas vitaminas durante a gravidez?

Como tantos outros tópicos em nutrição e saúde, o tópico de vitaminas e gravidez é controverso. Todas as partes concordam em um ponto - a necessidade de vitaminas durante a gravidez é significativamente maior do que fora da gravidez.

Entretanto, surge a questão se esta necessidade é realmente tão alta que só pode ser coberta por suplementos dietéticos - ou se uma dieta saudável e equilibrada não é completamente suficiente para suprir você com todas as vitaminas importantes durante a gravidez. Infelizmente, não é tão fácil encontrar uma resposta abrangente para esta pergunta.

Uma razão para isso é que nem todas as vitaminas são necessárias na mesma quantidade durante a gravidez. A necessidade de vitamina C, por exemplo, aumenta em 10% durante a gravidez. Em comparação, a necessidade de ferro aumenta em 100 %.

Isto mostra como a gama é ampla e que esta pergunta não pode ser respondida de forma padronizada para todas as vitaminas, minerais e oligoelementos.

A Rede Alemã de Informação e Aconselhamento Nutricional resumiu informações gerais sobre os nutrientes mais importantes para os quais a necessidade aumenta durante a gravidez. Aqui está um trecho desta informação:

vitamina Necessidade diária normal Durante a gravidez
vitamina A 0,8 mg 1,1 mg
vitamina B1 1,0 mg 1,2-1,3 mg
vitamina B2 1,1 mg 1,3-1,4 mg
vitamina B6 1,2 mg 1,9 mg
vitamina B12 3,0 microgramas 3,5 microgramas
vitamina C 95 mg 105 mg
niacina 12 mg 14-16 mg
ácido fólico 300 microgramas 550 microgramas
vitamina D 20 microgramas 20 microgramas
vitamina E 12 g 13 mg

Somente esta tabela deixa claro o quão diferentes podem ser os requisitos adicionais.

Com vitamina D, por exemplo, você pode sobreviver com a mesma dose de costume até mesmo como uma mulher grávida - mas com todas as outras vitaminas você deve tomar um pouco mais durante a gravidez. O mesmo se aplica aos minerais e oligoelementos

minerais / oligoelementos Necessidade diária normal Durante a gravidez
cálcio 1000 mg 1200 mg (para mulheres com mais de 19 anos)
magnésio 300 mg 310 mg
ferro 15 mg 30 mg
iodo 200 microgramas 230 microgramas

Quais minerais e vitaminas são suficientes na dieta?

Cada uma das vitaminas mencionadas é importante durante a gravidez e desempenha seu próprio papel no desenvolvimento de seu filho por nascer. Entretanto, a maioria dessas vitaminas também pode ser ingerida em quantidades suficientes durante a gravidez como parte de uma dieta saudável.

Cuidado é especialmente importante com vitamina A - porque uma overdose de vitamina A pode causar sérios danos ao seu filho por nascer.

Por exemplo, um nível de vitamina A permanentemente muito alto pode levar a malformações no feto. Mas há uma maneira simples de garantir que o corpo sempre tenha vitamina A disponível o suficiente - mas que ela não possa estar presente no corpo em uma dose muito alta sob nenhuma circunstância.

Porque todos os fornecedores de vitamina A baseados em plantas oferecem apenas o precursor da vitamina A - betacaroteno. Isto só é convertido em vitamina A no corpo e somente quando necessário.

Se você cobre suas necessidades de vitamina A principalmente com alimentos vegetais, seu corpo é sempre capaz de produzir a importante vitamina A a partir do próprio betacaroteno disponível - mas nenhuma overdose pode ocorrer.

A situação é diferente para as seguintes vitaminas e minerais

  • Ácido fólico
  • Iodo
  • Ferro
  • Vitamina D

Cerca da metade de todas as mulheres grávidas regularmente tem baixos níveis desses importantes nutrientes. Isto pode ter conseqüências fatais.

Suboferta de ácido fólico durante a gravidez

Provavelmente a vitamina mais importante desta série é o ácido fólico. Isto porque o ácido fólico é muito importante para o desenvolvimento do tubo neural embrionário. Esta estrutura tecidual forma o precursor do sistema nervoso neuronal da criança e consiste do cérebro e da medula espinhal.

O desenvolvimento pode ser perturbado se houver uma deficiência de ácido fólico, o que pode levar a uma chamada "dorso aberto" no bebê. Isto é o que se chama quando os nervos estão expostos nas costas do bebê. O termo técnico aqui é spina bifida.

O ácido fólico também desempenha um papel importante na divisão celular e na formação do DNA. Suspeita-se que a deficiência de ácido fólico esteja promovendo a formação de células cancerígenas.

Malformações também não são incomuns em bebês cujas mães tinham muito pouco ácido fólico em seus corpos durante a gravidez. Nascimentos prematuros e abortos também são às vezes relacionados à deficiência de ácido fólico.

Além disso, foram observadas correlações significativas em um estudo entre a ingestão materna de suplementos vitamínicos antes e/ou durante a gravidez e um risco reduzido de desordem do espectro do autismo na prole. (1)

O subabastecimento durante a gravidez pode ser ameaçador para a criança por nascer. As vitaminas também desempenham um papel importante. (Fonte de imagem: 123rf.com / 75222492)

Deficiência de ferro durante a gravidez

A principal conseqüência de uma deficiência de ferro é a anemia. Isto se manifesta na mãe por um sentimento de cansaço, fadiga e indiferença. Mas além da anemia, também pode haver conseqüências que podem levar a danos de longo alcance.

Por exemplo, uma deficiência de ferro também pode levar a um subabastecimento do hormônio tiroidiano. Isto, por sua vez, pode levar a malformações no cérebro do bebê. Além disso, a deficiência de ferro, como uma deficiência de ácido fólico, é uma das principais causas de nascimentos prematuros e abortos.

Abastecimento insuficiente de iodo durante a gravidez

A deficiência de iodo também afeta a glândula tireóide da criança por nascer e em muitos casos leva a uma ampliação da mesma. Isto, por sua vez, muitas vezes causa dificuldades de deglutição e às vezes de respiração para a criança após o nascimento.

Além disso, o desenvolvimento holisticamente saudável da criança no útero e também após o nascimento depende em grande parte da disponibilidade de iodo suficiente. Danos ósseos e dificuldades de crescimento podem ser as consequências se já houver um déficit de iodo durante a gravidez.

Deficiência de vitamina D durante a gravidez

A "vitamina D do sol" permanece. Ela é chamada de vitamina solar porque muitas vezes nós só ingerimos as substâncias básicas da vitamina D através dos alimentos e a própria vitamina só se forma quando nossa pele é exposta à luz solar. Durante a gravidez, a vitamina D é responsável por

  • o desenvolvimento do sistema imunológico
  • o desenvolvimento do esqueleto,
  • o desenvolvimento do sistema nervoso,
  • a regulação do ciclo celular e
  • o desenvolvimento dos órgãos.

Entretanto, também se diz que um nível muito alto de vitamina D no sangue da mãe é responsável pelo desenvolvimento de alergias e da asma da criança.

Um baixo nível de vitamina D na mãe durante a gravidez também pode ser associado a um risco maior de pré-eclâmpsia ou parto prematuro. (2, 3)

Neste sentido, é importante encontrar um equilíbrio entre um bom suprimento desta vitamina, mas sem causar uma overdose.

Como eu posso evitar um subabastecimento de vitaminas durante a gravidez?

Primeiramente, é claro, comendo uma dieta equilibrada e saudável. Em segundo lugar, em consulta com o seu ginecologista, você pode tomar suplementos alimentares em áreas onde você é deficiente.

O ácido fólico, por exemplo, é algo em que todos concordam, mas não pode ser obtido em quantidades suficientes a partir de alimentos. Um suprimento diário de ácido fólico na forma de um suplemento alimentar é, portanto, essencial.

Mas como a maioria dos outros suplementos, os suplementos de ácido fólico geralmente vêm na forma de um produto combinado. Isto significa que eles contêm vários outros nutrientes e vitaminas. Aqui, também, é importante ter cuidado para que você não tenha uma overdose acidental com um "subproduto" de seus comprimidos de ácido fólico.

A deficiência de ferro é outra condição que afeta mais de um terço de todas as mulheres grávidas na Alemanha. Aqui também, os ginecologistas geralmente recomendam pastilhas de ferro - mas estas realmente só contêm ferro.

Especialmente pouco antes de dar à luz, é importante ter um alto nível de ferro e, portanto, um bom valor HB. Isto porque a gravidez pode levar rapidamente à perda de sangue, o que é muito mais fácil de lidar se você tiver um alto nível de HB desde o início.

Entretanto, você deve combater uma possível deficiência de iodo ou vitamina D através de sua dieta e caminhadas regulares ao ar livre.

Por um lado, há alimentos suficientes com uma ingestão de iodo muito boa. Por outro lado, o exercício ao ar livre geralmente é bom para você e promove a produção de vitamina D no corpo - portanto, é uma situação de ganho absoluto para todos.

Conclusão

É verdade - durante a gravidez você às vezes tem uma necessidade significativamente maior de algumas vitaminas. Mas você não deve necessariamente compensar isso com suplementos alimentares. Quando se trata de uma alimentação saudável, muitas vezes é suficiente simplesmente adicionar um pouco mais.

Uma exceção é o ferro mineral. Uma em cada três mulheres na Alemanha pode desenvolver rapidamente uma deficiência de ferro durante a gravidez. Entretanto, você só deve tomar suplementos de ferro se você tiver sido diagnosticado com uma deficiência de ferro e seu médico tiver recomendado que você os tome.

A grande exceção é o ácido fólico. A necessidade de ácido fólico é tão grande que não pode ser coberta por alimentos. Por esta razão, as mulheres que querem engravidar são aconselhadas a começar a tomar ácido fólico antes de engravidar. Isso garante que as reservas de ácido fólico do corpo estejam cheias - afinal, o maior consumo de ácido fólico ocorre nos primeiros meses de vida.

Fonte da imagem: unsplash.com / Ignacio Campo

Referências (3)

1. Stephen Z. Levine, Arad Kodesh, Alexander Viktorin et al. Association of Maternal Use of Folic Acid and Multivitamin Supplements in the Periods Before and During Pregnancy With the Risk of Autism Spectrum Disorder in Offspring. JAMA Psychiatry. 2018;75(2):176-184.
Fonte

2. Wei SQ, Qi HP, Luo ZC, Fraser WD. Maternal vitamin D status and adverse pregnancy outcomes: a systematic review and meta-analysis. J Matern Fetal Neonatal Med. 2013 Jun;26(9):889-99.
Fonte

3. Luz Maria De‐Regil, Cristina Palacios, Lia K Lombardo, Juan Pablo Peña‐Rosas. Vitamin D supplementation for women during pregnancy. Cochrane Library. 14 January 2016.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Wissenschaftliche Studie
Stephen Z. Levine, Arad Kodesh, Alexander Viktorin et al. Association of Maternal Use of Folic Acid and Multivitamin Supplements in the Periods Before and During Pregnancy With the Risk of Autism Spectrum Disorder in Offspring. JAMA Psychiatry. 2018;75(2):176-184.
Ir para a fonte
Wissenschaftliche Studie
Wei SQ, Qi HP, Luo ZC, Fraser WD. Maternal vitamin D status and adverse pregnancy outcomes: a systematic review and meta-analysis. J Matern Fetal Neonatal Med. 2013 Jun;26(9):889-99.
Ir para a fonte
Wissenschaftliche Studie
Luz Maria De‐Regil, Cristina Palacios, Lia K Lombardo, Juan Pablo Peña‐Rosas. Vitamin D supplementation for women during pregnancy. Cochrane Library. 14 January 2016.
Ir para a fonte
Resenhas