menina escovar os cabelos lisos
Ultima atualização: 20 de julho de 2020

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A queda de cabelo moderada é comum a todas as pessoas, durante todo o ano. Ainda assim, há quem sofra com a perda intensa sobretudo nas mudanças de estação. Uma alternativa para reduzir a queda e fortalecer os fios é adotar o uso de vitaminas para o cabelo. Assim, é possível manter a saúde capilar de dentro para fora (1).

O aspecto dos cabelos está longe de ser uma questão puramente estética. Atualmente já se sabe que muitos fatores podem influenciar na aparência dos fios, como a carência nutricional, por exemplo. Neste artigo, vamos falar sobre as melhores vitaminas para manter seus cabelos sempre saudáveis, fortes e bonitos (2).

O mais importante

  • O cabelo é um dos indicadores do estado de saúde geral e também da qualidade da sua dieta. Quando não se consome nutrientes suficientes, o cabelo vai manifestar menos vitalidade.
  • Usar vitaminas para o cabelo são uma maneira conveniente de estimular o crescimento do cabelo e mantê-lo saudável, forte e bonito.
  • Na hora de comprar vitaminas para o cabelo, leve em consideração a composição, o modo de administração e a presença de aditivos no suplemento escolhido. Vamos falar detalhadamente sobre estes critérios na última seção deste guia.

As melhores vitaminas para o cabelo: nossas favoritas

Se você está percebendo uma queda além da sazonal ou se os fios não são mais como costumavam ser, provavelmente comprar algumas vitaminas para o cabelo é um recurso que já passou pela sua mente. Para ajudar na escolha, separamos algumas das opções mais utilizadas em 2020! Veja o que encontramos:

O suplemento em biotina para cabelos e unhas

A Biotina, como é conhecida a Vitamina B7, auxilia no metabolismo de diversos nutrientes da alimentação, atuando na manutenção da saúde da pele.

Como está relacionada com a produção da queratina — proteína que faz parte da estrutura de cabelos e unhas — ela promove uma melhora substancial da qualidade dos fios, deixando-os mais fortes e menos propensos à queda.

Este suplemento de vitamina para o cabelo tem, em cada comprimido, 100% da dose diária recomendada.

Uma combinação de vitaminas para o cabelo

Este complexo de Silício Orgânico, Selênio, Zinco, Biotina e Vitaminas é indicado para pessoas que querem manter o cabelo e unhas mais fortes e saudáveis.

A combinação dos componentes da fórmula ajuda a fortalecer a estrutura dos fios, melhorar a elasticidade da pele e inibir o surgimento dos cabelos brancos. Além disso, a ação do Zinco é essencial no combate a seborreia, que pode levar à perda de cabelos.

O suplemento vegano para fortalecer os cabelos

A Bio Extratus combinou tecnologia e nutrição para criar o suplemento Força 900mg, desenvolvido exclusivamente para fortalecer cabelo, pele e unhas. A composição é totalmente vegana, produzida com ingredientes 100% vegetais.

A fórmula concentra alto teor de zinco e vitamina B7 e foi enriquecida com aminoácidos, vitaminas e minerais. Assim, ajuda a aumentar a atividade metabólica e a divisão celular, estimulando o crescimento de fios mais fortes e saudáveis.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre as vitaminas para o cabelo

Atire a primeira pedra quem nunca buscou receitas milagrosas para fortalecer o cabelo! A verdade é que todos os coquetéis que vemos na internet, baseado em misturas de frutas e outros ingredientes, agem na superfície dos fios. Nesta seção, vamos mostrar como as vitaminas para o cabelo vão transformar sua saúde capilar deste a raiz.

menina com cabelo saudável

O cabelo é um dos espelhos que refletem o seu estado de saúde e a qualidade da sua dieta.
(Fonte: Bizoń: 30160087/ 123rf.com)

O que são as vitaminas para o cabelo?

Embora possa variar de pessoa para pessoa, o cabelo humano cresce cerca de um centímetro por mês (4). No entanto, existem fatores que podem enfraquecer os fios e, assim, interromper o crescimento e agravar a queda.

Em geral, as vitaminas para o cabelo não são medicamentos, não precisam ser prescritas por um médico e não têm contra-indicações. Este suplementos capilares fornecem nutrientes adicionais que dão o “empurrão” necessário para manter o cabelo forte, bem nutrido e bonito.

Além disso, essas combinações de vitaminas, minerais ou derivados botânicos, como o lêvedo de cerveja, por exemplo, também têm um impacto positivo na saúde das unhas e da pele.

Por que o cabelo fica debilitado e cai?

Normalmente, há uma soma de fatores que levam os cabelos a se tornarem quebradiços ou com queda extrema. Existem certos procedimentos estéticos, como colorações e químicas de alisamento que podem prejudicar a saúde dos fios, mas os motivos também podem ser outros:

  • Alimentação inadequada:O cabelo faz parte do corpo e, portanto, requer certos nutrientes para se desenvolver adequadamente. Essas substâncias são obtidas por meio da dieta. Quando ela não está equilibrada, todo o corpo sofre, até os cabelos;
  • Problemas de saúde: algumas doenças, como os distúrbios da tireoide, podem afetar a saúde e o crescimento dos cabelos;
  • Genética: Estudos mostram que cerca de 60% da população mundial seja portadora de genes compatíveis com a perda de cabelo;
  • Idade: A partir dos trinta anos, cai a porcentagem de cabelos em crescimento. Ao mesmo tempo, a taxa de regeneração dos fios também diminui;
  • Estresse e ansiedade: o estresse no trabalho, uma grande mudança ou a chegada de um novo membro na família, por exemplo, são fatores que aumentam a ansiedade e o estresse e podem ter um impacto no estado dos cabelos (5).
Alejandro MartínDermatologista e tricologista

“Há estudos que garantem que, por meio da microcirculação sanguínea, certas substância podem alcançar o bulbo capilar e, em concentrações adequadas, podem se úteis à saúde ao fios”.

Quando tomar vitaminas para o cabelo?

Quando o cabelo e o couro cabeludo precisam de ajuda extra, eles nos dão diferentes sinais. Se você sentiu recentemente ou está sofrendo com um destes sintomas, as vitaminas para o cabelo podem ser muito úteis para recobrar a sua saúde capilar:

  • Queda excessiva ou alopecia: pode ser temporária ou não. A boa notícia é que os casos reversíveis são os mais comuns. Geralmente, a queda é interrompida tão logo comece o tratamento das suas causas;
  • Cabelos quebradiços, sem brilho ou secos: é uma alteração derivada, normalmente, da secreção sebácea da superfície capilar que faz com que os cabelos pareçam ásperos e sem brilho, facilmente emaranhados e quebradiços (2);
  • Caspa: uma das queixas mais comuns, tem origem em uma aceleração do processo de renovação das células epidérmicas basais do couro cabeludo (2);
  • Outros sinais: fios brancos prematuros, seborreia, problemas de crescimento ou perda de força capilar.

Quais vantagens o uso das vitaminas para o cabelo podem trazer?

É comum que você fique preocupada em começar o uso das vitaminas para o cabelo. Como dissemos, os suplementos são seguros e vão garantir um incremento na nutrição do corpo como um todo. No entanto, gostaríamos de mostrar alguns dos principais benefícios destes produtos:

  1. As vitaminas para o cabelo ajudam a estimular o crescimento, dando brilho e força;
  2. Elas nutrem cabelos fracos e delicados;
  3. Aumentam a densidade do cabelo, previnem a queda e estimulam a regeneração dos fios;
  4. Podem retardar o surgimento dos primeiros cabelos grisalhos;
  5. Acalmam erupções cutâneas e reduzem a caspa e a seborreia capilar.

menina com pílula de vitamina

As vitaminas para o cabelo são uma forma prática e segura de estimular o crescimento dos fios e mantê-los saudáveis, fortes e bonitos. (Fonte: Puhhha: 69595907/ 123rf.com)

Quais são os principais nutrientes para o cabelo?

Os suplementos capilares podem conter diferentes vitaminas e nutrientes. Isso vai depender do produto escolhido. Como alguns combinam vários componentes, com diferentes finalidades, é bom que você saiba exatamente o que está consumindo e qual efeito pode esperar.

Uso Tipo de vitamina e o que fornece
Evitar a queda capilar Vitamina B12: Gera glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio aos folículos pilosos para evitar a perda de cabelos

Vitamina A: Favorece o crescimento dos fios

Vitamina B7 ou biotina: Reabilita os folículos capilares e freia a queda. Está presente na levedura de cerveja

Vitamina C: Estimula a circulação do sangue

Ácido fólico: Regenera as células que ajudam no crescimento do cabelo

Ferro: A carência de ferro pode estar relacionada com a alopécia ou com a queda excessiva de cabelos (6)

Fortalecer o cabelo Vitamina B3 ou niacina: Estimula a circulação sanguínea e nutre o couro cabeludo

Vitamina B8: Favorece um cabelo mais forte e saudável

Zinco: Intervém na síntese da queratina e protege contra os radicais livres. É necessário para a atuação da vitamina A, que protege o couro cabeludo (7)

Ácidos graxos omega 3: Nutrem o cabelo, ajudam a engrossar os fios e reduzem a inflamação do couto cabeludo

Estimular el crescimento dos fios

Vitamina E: Traz brilho e contribui para o crescimento do cabelo, pois fornece oxigênio, estimulando a renovação capilar

Vitamina C: Favorece a criação do colágeno

Aumentar o brilho do cabelo Vitamina A: Incrementa a produção da oleosidade, que melhora a textura e a hidratação dos fios

Vitamina E: Atua como antioxidante e protege os fios maltratadas

Vitamina B1 ou tiamina: Proporciona mais brilho ao cabelo

As vitaminas para o cabelo realmente funcionam?

Tudo depende das causas do seu problema. Se a queda ou o enfraquecimento do seu cabelo estiverem relacionados à falta ou má assimilação de nutrientes, as vitaminas serão eficazes. Ao contrário,  não trarão o efeito esperado.

Por isso, é bom ter em mente que o primeiro passo é mudar a alimentação e garantir o aporte nutricional. Se isso não for suficiente, o mais correto é buscar ajuda de um profissional especializado (8). Mas lembre-se que o equilíbrio nutricional geralmente traz bons resultados.

Quais outras formas de cuidar dos cabelos?

A queda ou o enfraquecimento do cabelo são problemas que podem afetar a todos — a qualquer momento — independentemente da idade ou do estado de saúde. Para evitar ou aliviar esses problemas, você pode seguir essas recomendações básicas:

  1. Não lave o cabelo com água muito quente e use shampoos suaves, de preferência livres de sulfato. Caso fique com os cabelos ressecados, use condicionadores ou máscaras naturais;
  2. Esfregue o couro cabeludo enquanto o lava com delicadeza. Não faça isso abruptamente e não arranhe. Esta simples ação estimula a circulação e fortalece as raízes do cabelo;
  3. Preste atenção às alterações hormonais: a gravidez ou a menopausa podem agravar a perda de cabelo;
  4. Mantenha-se alegre. Sabemos que nem sempre é fácil, mas o excesso de preocupações, estresse e ansiedade também pioram a perda de cabelo;
  5. Adote uma dieta equilibrada e variada. O que comemos tem reflexo direto no funcionamento do corpo, por isso mantenha a qualidade da sua dieta.

foco

A cada dia, perdemos entre 80 e 150 fios de cabelo. Pode parecer muito, mas é a quantidade saudável, que permite a renovação capilar.

Critérios de compra

Se você anda desanimada com a aparência dos fios, adotar um suplemento de vitaminas para o cabelo pode ser um impulso para ter de volta aquelas madeixas lindas e cheias de vida! E de quebra, ainda vai melhorar as unhas e a pele. Porém, para aproveitar todos esses benefícios, é importante ficar atenta a alguns critérios importantes para escolher a suplementação ideal:

Composição

Como você viu no início do nosso guia, nem todas as vitaminas para o cabelo têm a mesma composição. Embora muitas tenham vitamina B7 ou biotina entre seus ingredientes, há produtos que usam outras combinações, como o zinco ser combinado com biotina, por exemplo.

Por isso, antes de comprar, dê uma olhada naquela lista de nutrientes que deixamos logo acima. Veja qual problema pretende tratar e escolha o suplemento composto pela vitamina que vai agir de forma eficaz no ponto que você deseja melhorar.

menina com cabelo saudável

Não use água muito quente na hora de lavar os cabelos. Além disso, procure os shampoos suaves e sem sulfatos.
(Fonte: Puhhha: 70675757/ 123rf.com)

Forma de uso

Embora a maioria das vitaminas para o cabelo sejam vendidas em forma de cápsulas, a administração dos suplementos pode variar. No mercado, é possível encontrar ampolas, loções e comprimidos.

Existem formatos para todos os gostos, para que você possa escolher o que melhor se adapte às suas preferências ou rotinas. A eficácia de todos eles será a mesma, já que permitirão a absorção dos nutrientes da mesma forma. Só depende da sua preferência!

Presença de aditivos

Existem certas vitaminas para os cabelos, especialmente aquelas com sabor mais “agradável”, que incluem em suas fórmulas diferentes tipos de aditivos, como adoçantes ou corantes. Um exemplo claro são os suplementos que vêm na forma de doces, com formas e cores marcantes.

Para as pessoas que não conseguem ingerir uma pílula, estes formatos mais amigáveis ​​são interessantes, mas é recomendado evitar. Isso porque os aditivos artificiais podem causar desconforto intestinal ou até reações alérgicas.

foco

Antes dos avanços científicos, a presença das vitaminas no organismos foi intuída em várias ocasiões. Em 1891, o conhecido fisiologista Bunge, professor de Basileia, apontou, no leite, a presença de elementos desconhecidos, que não pertenciam a nenhuma das grandes classes de alimentos. Eram vitaminas!

Procure um médico

Como você pode constatar ao longo deste artigo, diferentes complexos de vitaminas para o cabelo estão disponíveis no mercado sob diversas formas de apresentação. Cada um desses produtos pode ajudar em carências específicas.

Em caso de dúvida, antes de iniciar o consumo, é recomendável consultar um médico dermatologista ou tricologista. Assim, ele poderá fazer um diagnóstico mais preciso e indicar o melhor suplemento.

É sempre bom ter em mente que, apesar de seguras, quando tomadas e excesso, “algumas vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, podem se acumular e ter efeitos colaterais, causando danos aos tecidos” (9).

Além disso, antes de começar a tomar qualquer suplemento, é importante verificar se a composição do produto está livre de fatores que possam causar reações alérgicas.

escova de cabelo

Preste atenção às variações hormonais, já que a gravidez e a menopausa podem agravar a queda de cabelo. (Fonte: Akz: 38269052/ 123rf.com)

Resumo

O aspecto do cabelo é muito importante para a auto-estima, já que chama a atenção em todos os locais por onde passamos. Por este motivo, manter os fios sempre bem nutridos e com aparência saudável é sempre uma preocupação, especialmente para as mulheres.

As vitaminas para o cabelo são uma forma de suprir possíveis carências nutricionais e, assim, restaurar a saúde dos fios. Pensando nisso, trouxemos neste guia, as orientações necessárias para que você possa adotar a suplementação com segurança para conseguir os melhores efeitos. Lembramos que é fundamental ter atenção a alguns critérios como a composição e a indicação de cada produto na hora de escolher o suplemento que mais se adapte às necessidades dos seus cabelos.

Se você gostou deste material, aproveite para compartilhar com suas amigas e contar suas impressões aqui nos comentários. Muito obrigado, até mais!

(Fonte da imagem destacada: Tverdokhlib: 103273966/ 123rf.com)

Referências (10)

1. Leire Azcona Barbed (2004): «Complementos nutricionales en cosmética», en El Sevier, vol. 18, núm. 10, págs. 52-56.
Fonte

2. Ramón Bonet y Antonieta Garrote (2010): «Salud capilar. Enfoque integral», en El Sevier, vol. 29, núm. 5, págs. 52-58.
Fonte

3. Cecile Fanghanel Hayaux du Tilly, Montserrat Palacios Montaña y Stephano Salazar Pulse Brook (2014): «La biotina como una alternativa para reducir la pérdida de cabello en jóvenes de un grupo de preparatoria del Colegio Marymount», en XXV Congreso de Investigación CUAM-AC.
Fonte

4. Daniela Araucaria Guzmán Sánchez, Noé Alfaro Alfaro y Cecilia Sandoval-Trees (2010): «Estructura molecular y desarrollo del pelo», en Dermatología Cosmética, Médica y Quirúrgica, vol. 8, núm. 1, págs. 54-61.
Fonte

5. Cleveland Clinic (2020): «The Best Vitamins, Supplements and Products for Healthier Hair», en Health Essentials.
Fonte

6. Song Youn Park, Se Young Na, Jun Hwan Kim, Soyun Cho y Jong Hee Lee (2013): «Iron Plays a Certain Role in Patterned Hair Loss», en Journal of Korean Medical Science, vol. 28, núm. 6, págs. 934-938.
Fonte

7. Mª Antonia Lizárraga Dallo (2004): «Activos nutricionales y su efecto sobre el cabello», en Medicina Cutánea Ibero-Latino-Americana, vol. 32, núm. 5.
Fonte

8. Araceli Nicolás (2019): «¿Funcionan las vitaminas para el pelo?», en Telva. Disponible en: https://www.telva.com/belleza/pelo/2019/10/21/5dacc64b02136e39508b4634.html
Fonte

9. Xavier García-Navarro, Francisca Corella, Esther Roé, Jaime Dalmau y Lluís Puig (2006): «Vitaminas, minerales y salud capilar», en El Sevier, vol. 20, núm. 2, págs. 71-73.
Fonte

10. Osvaldo Féliz Sánchez (2016): «Las vitaminas», en Revista Médica de Rosario, núm. 82, págs. 106-107.
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Artigo científico
Daniela Araucaria Guzmán Sánchez, Noé Alfaro Alfaro y Cecilia Sandoval-Trees (2010): «Estructura molecular y desarrollo del pelo», en Dermatología Cosmética, Médica y Quirúrgica, vol. 8, núm. 1, págs. 54-61.
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Cleveland Clinic (2020): «The Best Vitamins, Supplements and Products for Healthier Hair», en Health Essentials.
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Song Youn Park, Se Young Na, Jun Hwan Kim, Soyun Cho y Jong Hee Lee (2013): «Iron Plays a Certain Role in Patterned Hair Loss», en Journal of Korean Medical Science, vol. 28, núm. 6, págs. 934-938.
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Mª Antonia Lizárraga Dallo (2004): «Activos nutricionales y su efecto sobre el cabello», en Medicina Cutánea Ibero-Latino-Americana, vol. 32, núm. 5.
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Araceli Nicolás (2019): «¿Funcionan las vitaminas para el pelo?», en Telva. Disponible en: https://www.telva.com/belleza/pelo/2019/10/21/5dacc64b02136e39508b4634.html
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