Imagem de uma pessoa nadando.
Ultima atualização: 3 de junho de 2021

O vo2 máximo é uma sigla para Volume de Oxigênio Máximo e representa o volume de oxigênio utilizado por um atleta durante a prática de exercícios aeróbicos, sendo um grande indicador de condicionamento físico.

Quanto mais elevado é o vo2 máximo, maior será a capacidade de reter oxigênio e fazer com que chegue aos músculos de maneira eficiente e rápida, aumentando o desempenho esportivo. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.




Primeiro, o mais importante

  • O volume de oxigênio máximo pode ser influenciado pela genética, composição corporal, idade, etnia, nível de habilidade e modalidade esportiva escolhida.
  • A captação de vo2 máximo depende de alguns fatores como capacidade respiratória, nível de circulação sanguínea e condicionamento físico do esportista.
  • Geralmente, o vo2 máximo está relacionado a diversos benefícios à saúde, como prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, depressão e câncer.

Vo2 máximo: entenda a importância deste indicador

O vo2 máximo representa o condicionamento físico de uma pessoa durante a prática de atividade aeróbica, seja essa pessoa fisicamente ativa ou não. Esse índice pode ser estimado por testes e fórmulas e aumentado com a prática de atividade física intensa. Continue a leitura e saiba mais.

Imagem de um grupo de ciclistas.

O VO2 máximo influencia no desempenho em qualquer atividade esportiva. (Fonte: Markus Spiske/ Unsplash.com)

Qual o volume de oxigênio normal em homens e mulheres?

O consumo de oxigênio em repouso é representado pelo equivalente metabólico, representado pela sigla MET, sendo um MET igual a 3,5ml/ kg/ min. O esperado é que o vo2 máximo em um indivíduo saudável seja 10 vezes maior do que o índice em repouso, ou seja, 10 METS.

O vo2 máximo de um homem sedentário varia entre 30 e 35 ml/ kg/ min, enquanto que um homem não sedentário pode apresentar vo2 máximo de 70 ml/ kg/ min, ou seja, o dobro de um homem que não se exercita com regularidade.

Em uma mulher sedentária, o vo2 máximo varia de 20 a 25 ml/ kg/ min e pode chegar a 60 ml/ kg/ min em uma mulher que pratica atividade física intensamente. Como você pôde notar, assim como qualquer outro indicador, o vo2 máximo das mulheres é menor.

Quem é sedentário e começa a praticar atividade física consegue aumentar o volume de oxigênio máximo, no entanto, quem já atingiu esse limite, consegue melhorar o rendimento físico, mas não o vo2 máximo.

Imagem de um homem correndo.

É preciso aumentar o VO2 para praticar atividade física intensa. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Como é identificado o Vo2 máximo?

Para estabelecer qual seu volume de oxigênio máximo, podem ser realizados dois testes, como detalhamos abaixo:

Teste direto

Para medir o vo2 máximo é realizado o teste de capacidade pulmonar, também conhecido como teste do esforço e tecnicamente chamado de ergoespirometria. Nesse teste, o indivíduo precisa vestir uma máscara e são colocados eletrodos em seu peito, antes de começar o treino na esteira ou bicicleta ergométrica.

São avaliados a frequência cardíaca, troque de gases durante a respiração e sua percepção de esforço conforme a intensidade do treino é aumentada. Em alguns casos também é medido o nível de lactato no sangue ao concluir o teste. O teste direto pode ser solicitado por um médico do esporte ou cardiologista.

Teste indireto

Outra maneira de estabelecer o vo2 máximo é através do teste indireto, que consiste em uma série de testes físicos como análise da capacidade aeróbica através da distância máxima percorrida pelo indivíduo durante uma corrida ou caminhada de 12 minutos.

Os valores são anotados e convertidos no vo2 máximo do indivíduo através de cálculos equacionais.

Como aumentar o vo2 máximo?

Para aumentar o volume de oxigênio máximo é muito importante aumentar a intensidade do treinamento físico, que resulta em aumento do condicionamento físico e faz com que o corpo consiga captar melhor o oxigênio, usando-o para evitar a sensação de fadiga.

Importante mencionar que só é possível aumentar o vo2 máximo em cerca de 30% e esse índice está relacionado com os fatores listados abaixo:

  • Percentual de gordura: quanto menor o volume de gordura corporal, maior o vo2.
  • Faixa etária: quanto menor a idade de uma pessoa, maior pode ser seu vo2.
  • Massa muscular: quanto mais músculos você tiver em seu corpo, maior pode ser seu vo2 máximo.
  • Treino: quanto maior a intensidade do treino, mais fácil será de elevar o vo2 máximo, especialmente se ultrapassar 85% de frequência cardíaca.

Quando você estiver iniciando a atividade física para aumentar o volume de oxigênio, é importante realizar um treino mais leve, orientado por um educador físico e que utilize no máximo 70% do vo2.

Imagem de uma mulher demonstrando cansaço enquanto se exercita.

É possível aumentar o volume de oxigênio máximo realizando treinos de alta intensidade. (Fonte: Ketut Subiyanto/ Pexels.com)

Estilos de treino que aumentam o vo2 máximo

Existem dois estilos de treinos ideais para quem deseja aumentar o vo2 máximo. No treino de alta intensidade, você deve se exercitar com frequência cardíaca quase máxima para bombear mais sangue e aumentar o aporte de oxigênio que chega aos músculos.

Você também pode combinar treino intervalado e contínuo. Você deve realizar séries de exercícios aeróbicos que exijam carga próxima ao vo2 máximo, realizar uma pausa de dois a sete minutos para recuperar e realizar uma nova série.

Ambos os estilos de treino são indicados apenas para pessoas que são fisicamente ativas e podem ser feitos em casa ou na academia. À medida em que você ganha condicionamento físico, os ganhos começam a ser mais lentos e você precisará manter um alto nível de treinamento para manter seu vo2 máximo elevado.

Quais os benefícios de aumentar o vo2 máximo?

Além de maior aporte sanguíneo e de oxigênio e, consequentemente, melhor desempenho na prática de exercícios físicos, outros benefícios estão associados ao aumento no vo2 máximo:

  • Aumento no número de glóbulos vermelhos no corpo.
  • Aumento no volume sanguíneo bombeado pelo coração em cada batida.
  • Aumento no número de mitocôndrias nas células musculares.

Resumo

O vo2 máximo é uma medida de aptidão aeróbica que indica a quantidade máxima de oxigênio que o organismo consegue transportar e utilizar durante o exercício, sendo um indicador muito importante para esportes aeróbicos, especialmente corrida, natação e ciclismo.

O vo2 máximo é definido por diversos fatores e pode ser elevado progressivamente. Quanto maior o volume de oxigêio, maior a intensidade e duração do treino antes de alcançar a exaustão.

(Fonte da imagem destacada: Brian Matangelo/ Unsplash.com)

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