Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

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Bem-vindo ao nosso grande teste de zinco 2019. Aqui apresentamos todas as preparações de zinco que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o melhor suplemento de zinco para você.

Você também pode encontrar respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você definitivamente deve prestar atenção se você quiser comprar zinco.




O mais importante

  • O zinco é um elemento traço essencial que é vital para nosso corpo. Ela está envolvida em inúmeros processos metabólicos. No entanto, nós não podemos produzir zinco nós mesmos, mas temos que levá-lo de fora.
  • Se nós tivermos uma deficiência de zinco, podemos complementar nossos alimentos com suplementos de zinco. Basicamente, nós podemos distinguir entre muitos compostos de zinco. As preparações com maior biodisponibilidade são o bisglicinato de zinco, a histidina de zinco e o gluconato de zinco.
  • O zinco é adequado para pessoas que sofrem de deficiência de zinco. Os grupos de risco incluem atletas competitivos, mulheres grávidas, mães lactantes e pessoas com certas doenças físicas (por exemplo, diabetes), bem como psicológicas (por exemplo, depressão).

Zinco: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar zinco

O que é zinco?

Você provavelmente conhece o zinco das aulas de química como um elemento muito comum em nosso planeta. Em sua forma pura, ele normalmente está ligado ao minério.

O zinco também é um dos elementos traços essenciais para o metabolismo humano. É um componente de muitas enzimas e assim assume muitas funções em nosso corpo.

O zinco é um dos elementos traços essenciais do corpo humano. Ele assume funções vitais como um componente de várias enzimas. Nosso conteúdo de zinco no corpo é determinado por um exame de sangue. (Fonte de imagem: www.pixabay.com / Antonio_Corigliano)

Apesar de seu importante papel para o nosso corpo, nós não podemos produzir zinco nós mesmos. Nós dependemos de um fornecimento externo.

Normalmente, você recebe zinco suficiente de uma dieta equilibrada. O zinco é encontrado em uma grande variedade de alimentos.

Nossa necessidade média diária de zinco está entre 7 - 11 mg, dependendo da idade, sexo e situação de vida.

Para que nosso corpo precisa de zinco?

Os níveis mais altos de zinco em nosso corpo são encontrados nos olhos, cabelos, pele, fígado, próstata e glóbulos vermelhos. O zinco tem um papel particularmente importante na divisão celular.

É por isso que se diz que o zinco tem um efeito positivo na pele, no cabelo e na cicatrização de feridas.

Como um componente de muitas enzimas, participa de muitos processos metabólicos, como carboidratos, gorduras e proteínas. Ele também controla algumas das funções de nossos hormônios. Seja ele hormônio do crescimento, hormônio sexual ou hormônio da tireóide.

Nós listamos mais algumas funções para você aqui

  • Divisão celular
  • Insulina de Armazenamento
  • Função dos sentidos (audição, olhos, olfato, paladar)
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Proteção das membranas celulares
  • Pele e cabelo
  • Produção de esperma e muito mais
  • Tratamento de constipações (1)

Como você pode ver, o zinco está envolvido em muitos processos em nosso corpo e, portanto, é vital. Se nos falta zinco, nós sofremos de uma deficiência de zinco, que se manifesta de diferentes maneiras. Um fornecimento externo de suplementos de zinco pode ajudar.

Como uma deficiência de zinco se manifesta no corpo?

Sintomas

Uma deficiência de zinco se manifesta de muitas maneiras diferentes. Isto não é surpreendente, porque o zinco está envolvido em muitos processos e funções diferentes no corpo.

A seguir, nós lhe daremos uma visão geral dos sintomas físicos.

sintomas físicos Descrição
Sistema imunológico enfraquecido Tosse, coriza, tosse, infecções semelhantes à gripe, herpes
doenças de pele pele seca e escamosa, acne, eczema, fungos na pele, vermelhidão, pústulas, problemas com a cicatrização de feridas
cabelos com doenças, queda de cabelo, envelhecimento prematuro, cabelos quebradiços
unhas com doenças Unhas quebradiças e lascadas, formação de ranhuras na unha, manchas brancas nas unhas

Além disso, uma deficiência de zinco causa não apenas sintomas físicos, mas também psicológicos. Exemplos disso são

  • Falta de concentração (2)
  • Cansaço (2)
  • Fadiga
  • A falta de lis lisos (2)
  • Desempenho decrescente

Uma deficiência de zinco, portanto, não causa apenas sintomas físicos, mas também sintomas psicológicos em particular, por exemplo, falta de concentração ou fadiga. (Fonte da imagem: pixabay.com/ MabelAmber)

Diagnóstico

Em princípio, há duas maneiras de diagnosticar uma deficiência de zinco.

A maneira supostamente simples é observar e reconhecer os sintomas da deficiência. No entanto, uma atenção especial é necessária aqui.

Pelo contrário, é muito difícil reconhecer e interpretar corretamente os diferentes sintomas, que são influenciados por diferentes fatores.

A segunda possibilidade é determinar o nível de zinco através de um exame de sangue. O nível de zinco, assim como as mudanças no hormônio cortisol e o número de células sanguíneas podem fornecer informações sobre uma possível deficiência de zinco.

Quem precisa de zinco adicional como suplemento alimentar?

Como regra, é suficiente para cobrir nossas necessidades diárias de zinco através de uma dieta equilibrada. No entanto, há casos em que a deficiência de zinco ocorre. Se este for o caso, o zinco como suplemento dietético pode ajudar a combater a deficiência.

Os seguintes grupos de risco são mais suscetíveis a um aumento da necessidade de zinco ou a uma deficiência de zinco

  • Mulheres grávidas e mães lactantes
  • Atletas de competição
  • Pessoas em dietas ou com uma dieta unilateral
  • Pessoas com doenças (crônicas): por exemplo, gastrointestinal, fígado, diabetes, reumatismo, infecções, doenças de pele, doenças inflamatórias intestinais (3)
  • Pessoas com síndrome da fadiga crônica (2)
  • Pessoas com doenças mentais, tais como depressão (4)
  • Pessoas tomando medicação anti-hipertensiva (5)

Note que o zinco só deve ser usado como suplemento alimentar se você tiver uma deficiência comprovada de zinco ou uma necessidade aumentada de zinco

Quanto e com que freqüência eu devo tomar zinco?

A Autoridade Européia de Segurança Alimentar recomenda uma ingestão máxima diária de 25 mg de zinco para adultos e 22 mg para crianças e adolescentes.

Esta quantia descreve a maior ingestão sustentada na qual é improvável que haja um risco de efeitos adversos à saúde.

Devido a essa recomendação, a maioria dos suplementos de zinco vem em doses de 25 mg. Em geral, entretanto, os especialistas dizem que 10-20 mg de zinco por dia é bastante suficiente como suplemento dietético.

Quando se trata de dosagem, você deve sempre seguir as instruções do fabricante. Em caso de doença ou incerteza, é melhor consultar um médico.

Além disso, a Sociedade Alemã de Nutrição recomenda os seguintes valores para a ingestão diária de zinco para crianças e adultos:

crianças zinco (mg / dia)
0-4 meses 1,0
4 - 12 meses 2,0
1 - 4 anos 3,0
4 - 7 anos 5,0
7-10 anos 7,0
10 - 13 anos 7,0 - 9,0
13 - 15 anos 7,0 - 9,5
adultos zinco (mg / dia)
mulheres 7,0
homens 10,0
Mulheres grávidas 10,0
Mães que amamentam 11,0

Quanto custa o zinco?

A faixa de preço das preparações de zinco depende do tipo de fatores, quantidade, qualidade e fabricante. Dependendo de qual fator é dado mais peso, o preço muda de acordo.

Você pode obter pastilhas ou cápsulas muito baratas na drogaria por apenas 2 euros por 30 peças. Mas você também pode comprar cápsulas de zinco por até quase 200 euros por mais de 1700 cápsulas.

E na categoria de preço médio há uma enorme seleção de diferentes preparações com preços e quantidades médias.

É melhor pensar em quanto de zinco você precisa para suas necessidades. Faça uma estimativa da quantidade do produto de acordo com a compra.

Ao comparar os diferentes produtos de zinco, você pode olhar para o preço por unidade ou para o preço por 100 g.

Onde eu posso comprar zinco?

Você pode obter zinco localmente em qualquer farmácia ou drogaria. Muitos supermercados agora também têm isso em seu alcance. O magnésio é mais freqüentemente comprado online através dos seguintes canais

  • dm
  • amazônia
  • Farmácias Online
  • Fornecedores de suplementos

Quais efeitos colaterais podem ocorrer quando se toma zinco?

No caso de uma possível overdose de zinco, sintomas como náusea, vômito, diarréia ou estômago queimado podem ocorrer. Mais raras são as reações sensíveis da pele.

A absorção do zinco pode ser perturbada por vários estimulantes, alimentos ou medicamentos. Você pode evitar isso tomando sempre suplementos de zinco 1 hora antes ou 2 horas depois de uma refeição.

Os antibióticos também podem reduzir o efeito dos suplementos de zinco. Portanto, discuta a sua ingestão com o seu médico.

Decisão: Que tipos de zinco existem e qual é o mais adequado para você?

O zinco como suplemento dietético normalmente não está disponível na forma pura, mas em muitos compostos diferentes.

Basicamente, é feita uma distinção entre tipos orgânicos e inorgânicos de zinco, que diferem em termos de sua estrutura química. O seguinte é uma visão geral dos tipos de zinco:

composto de zinco
orgânico bisglicinato de zinco, histidina de zinco, gluconato de zinco, citrato de zinco, orotato de zinco
inorgânico sulfato de zinco, óxido de zinco

Devido aos diferentes compostos orgânicos e inorgânicos, os vários tipos de zinco têm vantagens e desvantagens.

A biodisponibilidade é um fator importante. O termo descreve até que ponto e quão rapidamente o zinco é absorvido pelo corpo.

Devido à sua alta biodisponibilidade, os ingredientes ativos mais comumente usados nas preparações de zinco oral são: Bisglicinato de zinco, histidina de zinco e gluconato de zinco. Portanto, nós também vamos nos concentrar nestes três tipos.

Como os efeitos dos diferentes tipos podem variar, um ou outro tipo de zinco pode ser adequado para você. Na seção seguinte nós queremos ajudá-lo a fazer a sua escolha.

O que é bisglicinato de zinco e quais são suas vantagens e desvantagens?

O bisglicinato de zinco é um composto de zinco e um aminoácido. É considerado um dos tipos de zinco com a mais alta biodisponibilidade.

Isto significa que ele é melhor absorvido pelo corpo, pois pode ser absorvido de muitas partes diferentes do corpo. Além disso, o bisglicinato de zinco é muito popular entre os fabricantes devido à sua alta tolerabilidade.

Vantagens
  • Alta biodisponibilidade
  • Boa tolerabilidade
Desvantagens
  • Possíveis efeitos colaterais em caso de overdose

O que distingue a histidina de zinco e quais são suas vantagens e desvantagens?

Zinco histidina é um composto de zinco e o aminoácido histidina. Este tipo de zinco também tem uma biodisponibilidade muito alta porque a histidina do próprio corpo serve como um transportador natural de zinco.

A histidina de zinco é a forma natural de zinco em nosso corpo. Além disso, a histidina de zinco pode ser facilmente tomada com as refeições sem desencadear distúrbios de absorção.

Vantagens
  • Forma natural do zinco
  • pode ser tomado com refeições
Desvantagens
  • Possíveis efeitos colaterais da overdose

Quais são as características do gluconato de zinco e quais são suas vantagens e desvantagens?

O gluconato de zinco é um composto de zinco com uma molécula de gluconato. Em geral, este composto é considerado um pouco melhor que os compostos inorgânicos de zinco, como o sulfato de zinco, em termos de biodisponibilidade.

Entretanto, o efeito do gluconato de zinco, em contraste com a primeira espécie de zinco mencionada, ainda não foi suficientemente pesquisado.

Vantagens
  • Biodisponibilidade superior aos tipos de zinco inorgânico
Desvantagens
  • Possíveis efeitos colaterais em caso de overdose
  • biodisponibilidade não suficientemente pesquisada

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar o zinco

. A seguir gostaríamos de mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar as preparações de zinco. Isto tornará mais fácil para você decidir se uma determinada preparação de zinco é adequada para você ou não.

Em resumo, estes são:

  • Biodisponibilidade
  • Quantidade do suplemento
  • Dosagem
  • Forma de dosagem
  • Aditivos
  • Qualidade

Biodisponibilidade

A biodisponibilidade é um parâmetro que mede a proporção de um ingrediente ativo que está disponível inalterado na corrente sanguínea do nosso corpo. Em nosso caso, é claro, estamos falando de zinco.

Este valor indica, portanto, quão rapidamente e até que ponto o zinco é absorvido pelo nosso corpo e chega ao site de ação.

Ao escolher um produto de zinco, é, portanto, vantajoso selecionar um composto de zinco que tenha uma alta biodisponibilidade.

Quantidade da preparação

Dependendo do fabricante e do produto, o zinco está disponível em diferentes tamanhos e quantidades de embalagens. Em farmácias e drogarias, há numerosas ofertas que vão desde quantidades gerenciáveis até grandes pacotes de estoque.

Portanto, esteja ciente da quantidade de zinco que você quer tomar e quando. A relação de preço dos produtos em oferta é outro fator na escolha da quantidade certa.

Dosagem

Você deve prestar atenção à dosagem dos diferentes compostos de zinco.

As preparações de zinco são geralmente muito bem toleradas, mas no caso de uma overdose, os efeitos colaterais descritos acima, tais como náuseas e diarréia, podem ocorrer.

Ao escolher o zinco, preste atenção às suas necessidades e compare as dosagens recomendadas do produto de sua escolha.

Em geral, certifique-se de não ingerir mais de 25 mg de zinco adicional por dia. Você também deve tomar a dose pelo menos 1 hora antes ou 2 horas depois de uma refeição.

Formulário de dosagem

Você pode escolher entre diferentes formas de dosagem de zinco no mercado. Dependendo da forma de ingestão mais adequada para você, você deve escolhê-la. Dependendo de sua preferência, você pode escolher entre

  • Pastilhas de Zinco
  • Cápsulas de Zinco
  • Pastilhas de zinco
  • Pastilhas efervescentes de zinco
  • Comprimidos mastigáveis de zinco
  • Pastilhas de zinco
  • Zinco em pó
  • Grânulos de zinco
  • Pomada de zinco

Os comprimidos e cápsulas de zinco são particularmente fáceis de tomar e podem ser dosados individualmente. Para um melhor sabor, existem pastilhas de zinco que muitas vezes contêm aromas e corantes.

Pastilhas de zinco e efervescentes são recomendadas para dificuldades de deglutição.

Para uso externo, recomenda-se a utilização de pomadas de zinco.

Aditivos

Certifique-se de que suas preparações de zinco estejam livres de aditivos desnecessários. Como regra geral, a maioria dos produtos é livre de glúten, lactose, gelatina, mas também conservantes, açúcar adicionado e alergênios.

Entretanto, é importante certificar-se de que os fabricantes não utilizem substâncias nocivas como pesticidas, metais pesados, germes, irradiação ou engenharia genética.

Alguns fabricantes também oferecem produtos de zinco que vêm em combinação com outros minerais e vitaminas. Diz-se que isso tem efeitos adicionais sobre a saúde.

Qualidade

Ao comprar uma preparação de zinco, a qualidade do produto é, naturalmente, de suma importância. Há várias características que você pode usar para reconhecer se o produto que você está procurando é uma preparação de zinco de alta qualidade.

  1. O produto de zinco deve ser registrado junto ao Escritório Federal de Proteção ao Consumidor e Segurança Alimentar. O registro é obrigatório para suplementos alimentares na Alemanha.
  2. O fabricante comunica abertamente seus padrões de qualidade e suas medidas de garantia de qualidade.
  3. O produto de zinco é regularmente testado quanto à qualidade por organismos independentes de teste ou certificação.
  4. Preste atenção ao país de produção e à origem das matérias-primas para que você possa descartar a possibilidade de que substâncias nocivas ou pesticidas estejam envolvidos.
  5. O fabricante declara informações suficientes sobre seus produtos de zinco, tais como ingredientes, dosagem, avisos sobre efeitos colaterais, etc.

Quais alimentos contêm zinco?

Como regra, você pode cobrir suas necessidades de zinco muito bem com uma dieta equilibrada.

As frutas e legumes contêm comparativamente pouco zinco. No entanto, muitos produtos de carne, por exemplo, fígado, têm altos valores de zinco.

Carne bovina, suína e de vitela têm um alto conteúdo de zinco. (Fonte da imagem: pixabay.com / gate74)

Mas também há alguns alimentos vegetarianos que contêm muito zinco, por exemplo, queijo, nozes ou aveia.

Aqui está um resumo do conteúdo de zinco de alguns alimentos que contêm zinco:

alimentos Zinco (mg / 100 g)
ostras 22,0
fígado de vitela 8.4
carne 5,2
sementes de abóbora 6,1
Emmental 5,8
nozes 5,3
flocos de aveia 4,0
lentilhas 3,7
sementes de papoula 8,1
gema de ovo 3,8
cacau 8, 9

O zinco é usado em cavalos e cães?

O zinco também tem muitas funções importantes no metabolismo de cavalos, cães e gatos, por exemplo. Assim, os animais também podem sofrer de uma deficiência de zinco se não ingerirem zinco suficiente através de seus alimentos.

É por isso que também existem suplementos especiais de zinco que são adaptados para o animal específico. Aqui, é claro, a dosagem muda dependendo do animal e de suas necessidades. Estas são, é claro, diferentes das necessidades dos humanos.

Quem descobriu o zinco?

O zinco metálico já era usado em tempos antigos como um componente de liga de latão. Entretanto, o zinco não foi descoberto como um metal independente até 1374 pelos índios.

As primeiras descrições da produção de zinco metálico a partir de minérios podem ser encontradas em antigos escritos hindus.

Além do significado biológico do zinco, ele também é utilizado em muitas outras áreas de aplicação. Por exemplo, o zinco tem sido usado há muito tempo como inibidor de ferrugem para peças de aço e ferro. (Fonte de imagem: www.pixabay.com / dexmac)

Onde mais o zinco é usado?

O zinco é utilizado nas seguintes áreas de aplicação, entre outras

  • Proteção contra a corrosão
  • Baterias
  • Construção
  • Fundição de matriz
  • Coinage
  • Analíticos
  • Química Orgânica
  • Produção de hidrogênio

Fonte da imagem: unsplash.com / Marcelo Matarazzo

Referências (5)

1. Harri Hemilä, Edward J Petrus, James T Fitzgerald, Ananda Prasad. Zinc Acetate Lozenges for Treating the Common Cold: An Individual Patient Data Meta-Analysis. Br J Clin Pharmacol. 2016 Nov;82(5):1393-1398.
Fonte

2. Michael Maes, Ivana Mihaylova, Marcel De Ruyter. Lower Serum Zinc in Chronic Fatigue Syndrome (CFS): Relationships to Immune Dysfunctions and Relevance for the Oxidative Stress Status in CFS. J Affect Disord. 2006 Feb;90(2-3):141-7.
Fonte

3. Shivi Siva, David T Rubin, George Gulotta, Kristin Wroblewski, Joel Pekow. Zinc Deficiency Is Associated With Poor Clinical Outcomes in Patients With Inflammatory Bowel Disease. Inflamm Bowel Dis. 2017 Jan;23(1):152-157.
Fonte

4. Walter Swardfager, Nathan Herrmann, Graham Mazereeuw, Kyle Goldberger, Tetsuhiro Harimoto, Krista L Lanctôt. Zinc in Depression: A Meta-Analysis. Biol Psychiatry. 2013 Dec 15;74(12):872-8.
Fonte

5. Joanna Suliburska, Katarzyna Skrypnik, Monika Szulińska, Justyna Kupsz et al. Diuretics, Ca-Antagonists, and Angiotensin-Converting Enzyme Inhibitors Affect Zinc Status in Hypertensive Patients on Monotherapy: A Randomized Trial. Nutrients. 2018 Sep 11;10(9):1284.
Fonte

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Wissenschaftliche Studie
Harri Hemilä, Edward J Petrus, James T Fitzgerald, Ananda Prasad. Zinc Acetate Lozenges for Treating the Common Cold: An Individual Patient Data Meta-Analysis. Br J Clin Pharmacol. 2016 Nov;82(5):1393-1398.
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Wissenschaftliche Studie
Michael Maes, Ivana Mihaylova, Marcel De Ruyter. Lower Serum Zinc in Chronic Fatigue Syndrome (CFS): Relationships to Immune Dysfunctions and Relevance for the Oxidative Stress Status in CFS. J Affect Disord. 2006 Feb;90(2-3):141-7.
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Shivi Siva, David T Rubin, George Gulotta, Kristin Wroblewski, Joel Pekow. Zinc Deficiency Is Associated With Poor Clinical Outcomes in Patients With Inflammatory Bowel Disease. Inflamm Bowel Dis. 2017 Jan;23(1):152-157.
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Walter Swardfager, Nathan Herrmann, Graham Mazereeuw, Kyle Goldberger, Tetsuhiro Harimoto, Krista L Lanctôt. Zinc in Depression: A Meta-Analysis. Biol Psychiatry. 2013 Dec 15;74(12):872-8.
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Joanna Suliburska, Katarzyna Skrypnik, Monika Szulińska, Justyna Kupsz et al. Diuretics, Ca-Antagonists, and Angiotensin-Converting Enzyme Inhibitors Affect Zinc Status in Hypertensive Patients on Monotherapy: A Randomized Trial. Nutrients. 2018 Sep 11;10(9):1284.
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