Ultima atualização: 5 de agosto de 2021

Praticar um esporte, ou fazer atividade física, é uma das prioridades das pessoas que querem ter um estilo de vida saudável. Mas às vezes, entre tantas opções, nós ficamos presos quando temos que escolher uma. É aqui que entra Zumba. Uma atividade que vem ganhando espaço nas academias e popularidade.

Se você não gosta das máquinas de ginástica, ou vai correr, esta atividade pode ser atrativa para você. Ele rompe com os padrões de rotina e incorpora ritmos latinos ao exercício. Assim, torna-se divertido para os praticantes, você quer saber? Aqui, nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre esta tendência, que mistura dança e exercícios aeróbicos.




A coisa mais importante a saber

  • Zumba é uma atividade esportiva. Ele é executado ao ritmo da música latina, misturando exercício aeróbico com dança.
  • Há mais de um tipo de Zumba, e cada seção dura pelo menos 40 minutos em média. Isso pode ser feito com um instrutor ou através de vídeos.
  • Esta atividade não segue uma rotina pré-definida. No entanto, você pode queimar mais de 300 calorias por seção. Além disso, ele é adequado para todos os tipos de pessoas.

Os incríveis benefícios do Zumba: O que você deve saber

Foi criado em 1990 pelo colombiano Alberto Perez. Zumba é uma rotina de exercícios focada em ritmos latinos. Ela se caracteriza pelo fato de não haver uma forma correta de prática, o que encoraja seus membros a se moverem ao ritmo da música (1). Abaixo, respondemos as perguntas mais frequentes sobre os benefícios da prática do Zumba.

clase de zumba

Zumba é uma rotina esportiva que combina diferentes danças latinas. (Fonte: Danielle Cerullo: 3ckWUnaCxzc/ Unsplash)

Zumba é uma dança ou uma rotina esportiva?

Zumba é geralmente considerada uma rotina de exercícios que combina tópicos de atividades aeróbicas e danças de ritmo latino. Por exemplo, salsa e merengue. Em resumo, Zumba é uma mistura de múltiplas danças para realizar uma rotina esportiva. A fim de variá-la e torná-la divertida para os presentes.

Seguindo esta ordem de idéias, deve ser entendido que Zumba não se aplica como uma dança. Já que não segue uma rotina pré-determinada. Pelo contrário, quando Alberto Perez criou esta prática, ele quis incentivar os participantes a se moverem ao ritmo da música, com coreografias menos formais que outras aulas de exercícios em grupo (1).

Evidentemente, como é uma seqüência esportiva (mesmo que não tenha um padrão fixo) o uso do instrutor é necessário para a iniciação do mesmo.

Tipos existentes de Zumba

Acredite ou não, há mais de um estilo de Zumba. Todos eles têm o mesmo propósito, mas diferem em pequenas variações. Estes estilos são até mesmo separados pela faixa etária que os executa. Na tabela a seguir mostramos os 8 tipos de Zumba existentes.

Types Principal característica do público do exx
Classic Zumba Este é o Zumba no seu melhor, sem alterações Adultos de 20 a 40 anos com algum conhecimento ou condição física estável
Zumba Gold Movimentos são realizados com menor intensidade Adultos mais velhos e iniciantes
Zumba Gold Toning Procura melhorar força e mobilidade em pessoas idosas Adultos idosos
Zumba Step Foca nas pernas e nádegas e trabalha com um passo (Passo) Adultos em geral
Zumba Toning Foca na tonificação dos músculos e do abdômen, usa pequenos pesos Qualquer tipo de pessoa com vontade de moldar seu corpo
Aqua Zumba Executado em uma piscina rasa Todos os tipos de pessoas
Zumba sentao Executado em cadeiras e focado em tonificar o abdômen Pessoas que praticaram Zumba de preferência
Zumba em circuito Um tipo de Zumba avançado que integra circuitos zumba avançado que integra o treinamento em circuito exx Pessoas com bons conhecimentos de Zumba
Zumba Kids and Kids Junior For children e foca nos passos básicos da dança exx For children from 5 to 12 years

Diferenças entre Zumba e dança tradicional

Embora Zumba esteja de alguma forma ligado à dança clássica, as diferenças entre os dois são bem marcantes, as diferenças entre os dois são bem claras. Ambas são atividades físicas. No entanto, Zumba é caracterizado por um ritmo mais exigente em comparação com as danças tradicionais. Portanto, saber como diferenciá-los ajudará você a entender as vantagens de cada um.

Zumba Dança tradicional
Pode ser toning Às vezes segue uma certa rotina
Combina vários ritmos de dança simultaneamente Os diferentes tipos de dança não podem ou não devem ser misturados
Pode usar instrumentos como bancos, cadeiras ou pesos, assim como outros espaços como piscinas Normalmente limitado a espaços fechados

Também têm características similares. Como ser guiado pelo ritmo da música e não ter uma forma específica para sua prática.

Benefícios físicos do Zumba

Esta atividade esportiva é definida por seus benefícios físicos. Mas também pelo impacto positivo que isso pode ter sobre nossa saúde. Assim, em um estudo foi descoberto que durante um período de 9 meses, fazendo 2-3 aulas por semana (nos primeiros 3 meses) e 1-2 aulas (durante os 6 meses seguintes), houve um aumento na força de extensão do tronco de 6% (2).

Para entender isso, detalhamos alguns aspectos positivos do Zumba

  • Contribui para a perda de peso: Sendo uma prática que contém peças aeróbicas, contribui para a perda de peso progressivamente. Na verdade, um estudo mostra que, em comparação com os exercícios anaeróbicos, as atividades aeróbicas são mais práticas para a perda de peso (3).
  • Tons musculares: Graças à versatilidade dos movimentos, Zumba pode trabalhar diferentes partes do corpo simultaneamente. Além disso, com a variedade de tipos de Zumba, você pode trabalhar um músculo mais localizado, sem descuidar do resto.
  • Pressão arterial mais baixa: Foi demonstrado que com 12 semanas de atividade, a pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) diminuem em 10 e 9%, respectivamente (2). Esta virtude não é única para Zumba. Mas graças ao seu estilo não coreografado, ele é um dos mais aconselháveis para sua prática.
  • Ajuda com flexibilidade: Este treinamento não se trata apenas de seguir diferentes movimentos, mas também de trabalhar os diferentes músculos de uma forma progressiva. Isto ajuda a ter mais flexibilidade, em relação aos nossos membros. Além disso, Zumba, na maioria dos estilos, começa com o alongamento para trabalhar o alongamento.
  • Aumento de força e poder: Esta atividade aumenta a força e o poder das pessoas. Geralmente, tem um impacto maior no corpo inferior devido à intensidade dos movimentos da rotina. Assim, a tonificação progressiva dos músculos envolvidos ocorre.
  • Queima gordura: Perder peso não é sinônimo de diminuição de gordura corporal. Mas se for bem trabalhado, pode ser outra vantagem do Zumba. Durante uma sessão Zumba de 40 minutos, foi observado um CG de 369 kcal/sessão. Enquanto em uma sessão de 60 minutos em DVD em casa, o GCS foi de 354 kcal/sessão (2). Isto destaca os benefícios de fazer Zumba em apenas uma sessão.

Benefícios psicológicos do Zumba

Os benefícios do Zumba não estão limitados apenas ao nível físico. Eles também incluem o aspecto mental, já que conforta as pessoas que começam a fazer esta atividade. Isso lhes dá um certo senso de realização e se torna um hábito por causa dos exercícios gratificantes. Aqui estão alguns desses benefícios

  • Concentração: Quando você tem que seguir ou memorizar uma ou duas rotinas, Zumba pode ajudar na sua concentração. Como você tem que consertar sua atenção para ser capaz de lidar com a atividade.
  • Auto-estima e auto-percepção: Esta prática é muito útil para melhorar a auto-confiança. Juntar-se a um grupo para estas classes geralmente gera apoio mútuo e traz o melhor de todos (4).
  • Estimula a memória: Ao lembrar padrões, a memória é fortalecida, além de uma classe. Vale notar que Zumba não tem seqüências fixas, mas é sempre útil lembrar de alguns movimentos.
  • Consolida as habilidades sociais: A ligação nesta atividade ajuda a fortalecer a atitude em relação à disciplina. Em Zumba você terá a oportunidade de cercar-se de pessoas fora do seu círculo habitual, e fazer novos amigos (4).
  • Estimula a serotonina e reduz o estresse: Zumba como esporte ajuda a criar a serotonina, um hormônio ligado ao humor. Que se beneficia das atividades físicas, e está associado ao hormônio da "Felicidade". Daí, a importância de rotinas como a Zumba. Em referência ao estresse, Zumba trabalha como um distração. Uma vez que nos livra daquelas situações que perturbam nossa mente (5)

Quando você pode começar a praticar Zumba?

O Zumba é um esporte que se adapta a qualquer tipo de pessoa. Entretanto, não é aconselhável juntar-se a qualquer grupo, especialmente se você não tiver nenhum condicionamento físico prévio. Por esta razão, sugere-se que você participe de aulas ajustadas ao seu nível e conhecimento de Zumba. Para então progredir, de acordo com a adaptação.

O momento em que você começa deve estar de acordo com sua preparação e disposição mental. Em seguida, concentre-se em porque você quer começar a se exercitar. Além disso, estabeleça metas tangíveis a serem alcançadas e escolha o tipo de Zumba que é certo para você. Só então você estará pronto para começar.

grupo de runners

A Zumba é praticada em grupos, que geralmente são divididos em níveis. (Fonte: Gabin Vallet: J154nEkpzlQ/ Unsplash)

Recomendações ao fazer Zumba

Começar com Zumba não tem que ser complicado. No entanto, é sempre uma boa idéia tomar medidas de precaução para tornar a experiência mais agradável. Se você é uma pessoa tímida, você pode começar com um amigo. Por outro lado, se você começar a praticar em casa, reserve um tempo para adaptar o espaço.

Organizar seu tempo é a chave para a prática do Zumba

Você também deve considerar detalhes menores, tais como roupas. Isto deve ser confortável e facilitar seus movimentos. Outro aspecto é o condicionamento do corpo. Tente esticar e aquecer seus músculos antes de cada sessão. Finalmente, crie um calendário com os dias em que você fará esta atividade. Um bom ponto de partida poderia ser a cada dois dias.

Que gêneros de música são usados no Zumba?

Geralmente, são usados gêneros latinos. Por exemplo, salsa, merengue, bachata, reggaeton ou cumbia. Entretanto, outros ritmos não latinos, como o pop ou rock também podem ser combinados. Além disso, os gostos dos participantes poderiam ser levados em conta e, a partir daí, as músicas a serem escutadas durante a prática poderiam ser escolhidas.

As características mais comuns dos ritmos mais utilizados são as seguintes:

Dance Origin Steps Ritmo
Bachata República Dominicana Composto de passos laterais Ritmos suaves
Salsa Cuba, Porto Rico e regiões do Africa Steps da frente para trás, e exx reversa Podem ser alterados de ritmos lentos para rápidos
Merengue República Dominicana Combina passos para frente e para trás e movimentos laterais exx Ritmos rápidos

Passos Zumba básicos

Zumba não tem uma rotina pré-estabelecida. No entanto, há passos que são obrigatórios em uma rotina Zumba. Conhecê-los ajudará você a ter um bom desempenho no grupo. Portanto, nós mostramos os principais passos deste exercício (4)

  • Março: É executado de forma fixa, e pode ser semelhante à marcha militar.
  • Passo em V: Estes são movimentos que, quando realizados, dão a impressão de fazer uma forma em V.
  • Pontapés : Estes são pontapés, geralmente para a frente e para trás.
  • Lunge : É uma espécie de passo com uma ligeira dobra no joelho, que posiciona você para trás, com o movimento.
  • Step Touch : Estes são passos de extensão lateral.

Estes são alguns dos principais passos em Zumba. Mas também existem outros como o Viña Step Touch, Nick Up (joelhos para cima ), Twist, entre outros. Além desses passos, há também aqueles que fazem parte das danças latinas, como a cumbia ou a merengue.

zumba en cancha

Zumba combina movimentos aeróbicos e passos de dança latina. (Fonte: AndrzejRembowski: 4320907/ Pixabay)

Zumba com um instrutor ou com vídeos?

Esta será uma variante subjetiva, pois você define o tempo e o espaço para a atividade. No entanto, é sempre aconselhável começar com um instrutor. Esta é uma pessoa qualificada para guiá-lo no assunto, e ajudá-lo a tomar as medidas apropriadas para a prática do exercício.
A

prática de Zumba dura pelo menos 40 minutos.

Se você não puder usar os serviços de um instrutor, não se preocupe! Vídeos, seja via YouTube ou DVD, podem ser uma forma alternativa de praticar. Desde que você escolha um material confiável. Você também deve tomar medidas extras, como alongamento antes e depois de cada sessão.

Resumo

Zumba é um dos métodos mais inovadores quando se trata de queima de gordura e rotinas de tonificação. Ele adiciona músicas latinas à sua rotina e não tem um padrão de treino pré-definido. Isso a torna uma opção atraente para qualquer um. Ao mesmo tempo, ela se ajusta ao nível de cada indivíduo e oferece diferentes estilos.

Esta atividade pode ser feita em grupo ou individualmente, com um monitor ou através de vídeos. Além disso, estima-se que pode queimar 9,5 calorias por minuto (6). Assim, ele é bastante eficaz para a perda de peso. Ela também combina ritmos latinos e passos aeróbicos para aumentar a intensidade durante a atividade. Agora que você sabe mais sobre Zumba, você está pronto para isso?

(Fonte da imagem em destaque: Kate Trysh: 4090009/ pexels)

Referências (6)

1. Fuente, B., Galdames, Cáceres , P., & amp; Ortiz, P. (2020, March 26). Artículo científico . Efectos de un programa de Zumba® sobre niveles de ansiedad-rasgo, ansiedad-estado y condición física en estudiantes universitarias chilenas. [Internet] 2021
Fonte

2. Viva, C., & amp; Gómez, P. (2018). Artículo científico. BENEFICIOS PARA LA SALUD DE ZUMBA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA. [Internet] 2021
Fonte

3. Capa, D. (n.d.). Artículo Científico. Bajar de peso: Qué hacer... ¿Aeróbico o pesas? [Internet] 2021
Fonte

4. Palacios, I. (2015). Beneficios Psicológicos del zumba en ESO. [Internet] 2021
Fonte

5. Norouzi, E., Puhse, U., Gerber, M., Brand, S., & Hosseini, F. (2020, August). Artículo científico . Zumba dancing and aerobic exercise can improve working memory, motor function, and depressive symptoms in female patients with Fibromyalgia. [Internet] 2021
Fonte

6. Journal of Sports Sciencia and Medicine. (2012). Artículo científico. Zumba®: Is the “fitness-party” a good workout? . [Internet] 2021
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo cientifico
Fuente, B., Galdames, Cáceres , P., & amp; Ortiz, P. (2020, March 26). Artículo científico . Efectos de un programa de Zumba® sobre niveles de ansiedad-rasgo, ansiedad-estado y condición física en estudiantes universitarias chilenas. [Internet] 2021
Ir para a fonte
Artigo cientifico
Viva, C., & amp; Gómez, P. (2018). Artículo científico. BENEFICIOS PARA LA SALUD DE ZUMBA: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA. [Internet] 2021
Ir para a fonte
Artigo cientifico
Capa, D. (n.d.). Artículo Científico. Bajar de peso: Qué hacer... ¿Aeróbico o pesas? [Internet] 2021
Ir para a fonte
Artigo cientifico
Palacios, I. (2015). Beneficios Psicológicos del zumba en ESO. [Internet] 2021
Ir para a fonte
Artigo cientifico
Norouzi, E., Puhse, U., Gerber, M., Brand, S., & Hosseini, F. (2020, August). Artículo científico . Zumba dancing and aerobic exercise can improve working memory, motor function, and depressive symptoms in female patients with Fibromyalgia. [Internet] 2021
Ir para a fonte
Artigo cientifico
Journal of Sports Sciencia and Medicine. (2012). Artículo científico. Zumba®: Is the “fitness-party” a good workout? . [Internet] 2021
Ir para a fonte
Resenhas